segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Honda mostra soluções de baixo carbono

Nelson Tucci

Sob o conceito “gerar, utilizar e ficar conectado”, montadora japonesa propõe hidrogênio como fonte principal de energia para redução das emissões de CO2

A Honda participa da La Galerie by WE (World Efficiency), exposição de soluções de baixo carbono que se encerrará nesta quarta-feira, durante a 21ª edição da Conferência do Clima de Paris, na França. A empresa apresenta as tecnologias desenvolvidas no Japão que contribuem para uma sociedade em que as pessoas possam “gerar” e “usar” hidrogênio como principal fonte de energia e se “manter conectadas” a partir desse recurso.
Os resultados dos testes de veículos elétricos na República das Ilhas Marshall, onde o avanço do nível do mar associado ao aquecimento global tem sido um grande problema, está entre os casos a serem apresentados com o objetivo de propor novas soluções para questões ambientais globais.
Será demonstrada ainda a original Estação Inteligente de Hidrogênio, equipada com um eletrolisador de alta pressão que gera energia a partir de fontes renováveis; um FCV – veículo movido à célula de hidrogênio; o Power Exporter 9000, gerador de energia externa; e o Honda Power Manager, carregador que fornece energia para casas e outras instalações, mantendo a sociedade “conectada”.

LIDERANÇA – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) mais uma vez liderou o mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil em novembro. O grupo vendeu 36.423 veículos no mês passado, o que correspondeu a um market share de 19,2%. No ano, a FCA já licenciou 439.043 unidades, obtendo participação de 19,4% no mercado. Os números incluem os resultados das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram e foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricante de Veículos Automotores (Anfavea).
Um dos destaques do grupo no mês foi o Jeep Renegade, que assumiu a liderança no segmento de SUVs compactos, com 6.079 unidades vendidas, 8% a mais do que em outubro.

SUAPE – A Toyota do Brasil iniciou as atividades de seu novo centro de distribuição, localizado próximo à área portuária de Suape, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife (PE), dia 30 último. Na ocasião, estiveram presentes Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, acompanhado de outros executivos da montadora e Paulo Câmara, governador do estado de Pernambuco, com demais autoridades do governo e prefeituras.
O centro de distribuição da Toyota em Suape recebeu investimento inicial de R$ 2,4 milhões e começa a operar neste mês. Com área total de 23 mil metros quadrados e capacidade para receber cerca de 40 mil unidades por ano, o novo empreendimento irá aprimorar aspectos técnicos da operação logística da Toyota no Nordeste do país, atendendo de forma ainda mais eficiente os consumidores da marca na região.
A unidade de Suape distribuirá para os concessionários da região Nordeste os veículos nacionais Corolla e Etios, produzidos no interior de São Paulo, e Hilux e SW4, fabricados na planta de Zárate, Argentina.

Divulgação        Land Rover Defender: modelo emblemático da marca

LEILÃO – O exemplar de número 2.000.000 do Land Rover Defender, modelo mais emblemático em toda a história da marca britânica de SUVs premium será colocado em exibição na renomada casa de leilões Bonhams, em Londres, nos próximos dias 15 e 16.
A exibição do modelo antecede o leilão beneficente que ocorrerá no mesmo local neste dia 16, evento em que o veículo será leiloado. A exposição marca as comemorações dos 67 anos de produção do modelo na fábrica de Solihull, no Reino Unido e mostrará ao público toda a jornada percorrida pelo Defender até ele se tornar um ícone da indústria automotiva mundial.
Fotos históricas do modelo sendo conduzido pela Sua Majestade a Rainha da Inglaterra e pelo mais emblemático primeiro ministro britânico, Sir Winston Churchill, serão exibidas na exposição, que também ilustrará a jornada do Defender e seu papel fundamental em expedições de ajuda humanitária aos mais remotos locais do planeta.

RECALLs – O Procon-SP, órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, informa recalls das montadoras Porsche e FCA. E tem mais a Land Rover. Veja os links dos chamamentos ou acesse o site do Procon-SP onde existe um banco de dados de recalls desde o ano de 2002 (http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/).
1) Porsche comunica recall nos modelos Macan S e Turbo por problema na linha de baixa pressão de combustível www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=4458
2) FCA comunica recall dos veículos Fiat Freemont www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=4459
3) Land Rover comunica recall no modelo Range Rover Sport por problema nos mecanismos de reclinagem do assento.
Para mais informações, a Land Rover disponibiliza o telefone 0800 012 2733, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, o e-mail cliente@landrover.com.br e o site www.landrover.com.br

Marcio Bruno     José Alberto Matos, da Agrale, recebe a premiação
            de Flávio Benatti, presidente da Fetcesp

TRANSPORTE – A Agrale conquistou o “Prêmio Maiores & Melhores do Transporte 2015”, da OTM Editora. A companhia foi premiada pelo primeiro lugar no ranking das indústrias montadoras de veículos do país.
Segundo José Alberto da Rosa de Matos, gerente de marketing da Agrale, a conquista reflete “o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, além da sua liderança no segmento de chassis leves para ônibus há mais de 17 anos”.
Organizada pelas revistas Transporte Moderno, Technibus e Global, segundo a classificação no ranking Maiores e Melhores do Transporte e Logística, a premiação aconteceu no último dia 24, em São Paulo.

CARSUGHI – Neste ano tivemos a estreia do “Prêmio Carsughi L'Auto Preferita”, que leva o nome do jornalista.
Foram os seguintes os premiados:
Carro motor 1.0: Volkswagen up! TSI
Carro motor 1.3 a 1.6: Audi A3 Sedan
Carro motor 1.8 a 2.0: Renault Sandero RS
Carro motor acima de 2.0: Subaru WRX STi
SUV/Crossover pequeno: Jeep Renegade
SUV/Crossover médio: Honda HR-V
SUV/Crossover grande: Ford Edge
Picapepequena: RenaultDusterOroch
Picapemédia: ToyotaHilux
LuxoPremium: AudiTT
Projeto socioambiental: Parque eólico da Honda

Divulgação          Prêmio à especialização do varejista de autopeças

BALCONISTA – Comemorado no dia 26 de novembro, o Dia do Balconista de Autopeças, estabelecido por meio da lei nº 15.322/10, mostra o reconhecimento de uma das categorias mais importantes para o setor de reposição e que precisou acompanhar as transformações devido ao aumento do número de modelos e marcas de veículos ao longo dos últimos anos.
As mudanças nas últimas décadas revolucionaram várias atividades, inclusive o varejo de autopeças o balconista, hoje, tem um grande desafio: se manter sempre atualizado sobre os componentes e, respectivas, aplicações para conseguir oferecer suporte aos reparadores e consumidores. “O balconista é o profissional peça-chave no varejo e seu nome deveria passar a ser ‘gestor de clientes, compras e vendas’”, completa Sabrina Carbone, gerente de marketing da Affinia, que detém as marcas Nakata, Spicer e Wix.
Segundo a gerente, ao longo do tempo, a profissão evoluiu junto com o mercado. Hoje, mais do que um profissional com conhecimento técnico, é necessário ter experiência para atender à multiplicidade de perfis de clientes que vão á loja, incluindo desde o mecânico altamente qualificado até o consumidor que vai procurar uma peça.

PASTILHAS – O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, alerta fabricantes e importadores para o prazo da certificação compulsória de pastilhas e lonas de freios, que termina em janeiro. Conforme a portaria Inmetro nº 55, publicada em 28 de janeiro de 2014, materiais de atrito para freios de veículos rodoviários, fabricados ou importados, deverão apresentar o selo de qualidade.
Com foco em segurança, a medida visa a prevenção de acidentes. “Como organismo de certificação acreditado pela CGCRE do Inmetro, o IQA oferece todo o suporte no processo de certificação. Itens de segurança veicular devem apresentar níveis de qualidade adequados, de acordo com normas técnicas atualizadas, para evitar que o consumidor coloque a vida em risco com a utilização de produtos de baixa qualidade”, afirma Joe Tolezano, coordenador técnico do IQA.
Fabricantes e importadores devem zerar os estoques dos produtos sem certificação até junho de 2016. Já o prazo do comércio varejista é junho de 2017, quando só poderá comercializar produtos certificados. De acordo com o Inmetro, quem descumprir as regras da portaria e não atender aos prazos estará sujeito a penas previstas na lei, que são apreensão dos produtos e multa.

INFRAERO – A Panalpina conquista mais um importante prêmio do mercado de logística no Brasil: melhor agente de cargas no Segmento Recof, o Regime Aduaneiro de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado.
 A conquista faz parte do Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2015 (PIEL), no Aeroporto Internacional de Curitiba - São José dos Pinhais/Afonso Pena, no Paraná, que já está em sua segunda edição. Foram premiadas as empresas que se destacaram pela eficiência da gestão de processos logísticos das operações de comércio exterior e que atuam no terminal de cargas do aeroporto paranaense no período de setembro de 2014 a agosto de 2015.
Ainda em novembro, a Panalpina teve destaque no Prêmio Viracopos de Excelência Logística, que tem como objetivo valorizar o desempenho logístico das empresas que atuam no comércio exterior pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, estimulando a eficiência.

E-JETS – A Embraer entregou na semana passada, em São José dos Campos, o jato de número 1.200 da família de E-Jets. A aeronave comemorativa, do modelo E195, foi recebida pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., empresa que opera a maior frota de jatos desse tipo no mundo.
“É uma alegria poder dividir um momento tão importante do programa de E-Jets com os nossos amigos da Azul”, disse Paulo Cesar Silva, presidente & CEO, Embraer Aviação Comercial. “Assim como os E-Jets foram chave no crescimento e na consolidação da Azul, a empresa aérea foi fundamental na popularização dos E-Jets junto aos passageiros brasileiros, que descobriram um novo jeito de voar, com TV ao vivo e sem o assento do meio, entre outras inovações. Juntas, as duas empresas elevaram os conceitos de eficiência e conforto na aviação brasileira. A entrega deste E-Jet é uma demonstração do carinho e da admiração da Embraer, e de seus funcionários, com todos os que transformaram a Azul em um grande sucesso.”

LITORAL – As temperaturas aumentam e a vontade de cair na estrada também. Se o destino for o litoral paulista, a atenção deve ser redobrada. Análise da Bem Mais Seguro utilizando dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, aponta 11% mais incidentes (roubo e furto) na Baixada Santista no primeiro trimestre de 2015, em comparação com os outros dois trimestres já fechados deste ano.
Com o grande fluxo de pessoas indo para a praia nos dias quentes de verão, a corretora Bem Mais Seguro, líder online do setor, orienta como proteger o seu automóvel durante a viagem. Confia no site www.bemmaisseguro.com

ELEFANTE – O Elefante Verde, startup e rede de franquias que oferece serviço de marketing digital para pequenas e médias empresas, foi a única do franchising selecionada para fazer parte do Cubo, Centro de Empreendedorismo Tecnológico subsidiado pelo Itaú e pela Redpoint, com colaboração da Ambev e a Accenture. O espaço foi inaugurado dia 10 do mês passado e está localizado na capital paulista reunindo 50 startups e 250 empreendedores.
“Foram escolhidas as 32 melhores startups do Brasil. Ser parte deste seleto grupo e ser o único representante do franchising é motivo de muito orgulho,” conta o sócio-diretor do Elefante Verde, Fabio Duran. A sede do Cubo tem mais de 5.000 m², além do ambiente de coworking, auditório para 130 pessoas, salas para cursos e um espaço para eventos.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário