segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Volare Acess dará mais acessibilidade a Santos

Ana Paula Pimenta     Volare Acess: elevado padrão de qualidade

Nelson Tucci

A cidade de Santos é a primeira do Brasil a contar em seu transporte coletivo urbano com o novo modelo Volare Access, miniônibus produzido no país com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática. As três primeiras unidades foram entregues pela fabricante no final de agosto para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o diretor da Guaiúba Transportes, José Roberto Sobral.
Segundo Mateus Ritzel, diretor comercial da Volare – Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros –, Santos é a primeira cidade a incorporar o Volare Access em suas linhas. “O veículo foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à crescente demanda nacional por transporte coletivo, seletivo e escolar, com o mais elevado padrão de qualidade. Um dos destaques é o maior espaço interno e configuração com área exclusiva para PCDs e banco para acompanhante”, explica o executivo.
O modelo conta com 25 poltronas reclináveis em tecido e com cinto de segurança abdominal, vidros colados, que acompanham a altura dos bancos, proporcionando uma visão panorâmica durante o trajeto, monitor de entretenimento, som ambiente e internet sem fio (wifi) gratuita para os passageiros. O Volare Acesss também possui sistema de ar-condicionado, com evaporadores e condensador no teto e distribuição por dutos modulares, com sua eficiência otimizada, além de permitir fácil processo de limpeza interna.

IRREGULAR – O balanço mensal da Checkauto, empresa do Grupo Dekra Brasil, especializada em consultas sobre o histórico online de veículos seminovos e usados, apontou restrições em 10% dos carros consultados em julho, evitando aos bolsos dos consumidores um prejuízo de R$ 198,9 milhões.
Do total das consultas que retornaram com algum tipo de alerta, 22% referem-se a veículos com histórico de recall. Em seguida, com 14%, veículos com restrição de arrendamento. Por fim, roubo e furto em aberto, com 9%.
A Checkauto possui amplo banco de dados, de fontes públicas e privadas, fornecendo até 40 tipos de informações do histórico do veículo.

Divulgação               Apple CarPlay: mobilidade e segurança


TECNOLOGIA – Acaba de chegar ao mercado brasileiro a tecnologia Apple CarPlay, assim como as novas centrais multimídias AVIC F970TV e AVIC F70TV, da Pioneer, que já dispõem desse recurso. A grande novidade, desenvolvida pela própria Apple, é capaz de integrar o iPhone aos automóveis e não está mais restrita apenas aos carros mais sofisticados. Agora, aqui no Brasil, basta uma multimídia Pioneer.
A novidade já havia sido apresentada mundialmente em 2014, pela Pioneer, primeira empresa do mercado de som automotivo a disponibilizar essa tecnologia no mundo. Já disponível em todos os iPhones a partir da versão 5, o Apple CarPlay, permite que os aplicativos do celular sejam acessados na tela multimídia, garantindo assim, de maneira inteligente, mobilidade e segurança enquanto o motorista utiliza todos os recursos que a tecnologia proporciona.
Entre as atividades oferecidas pelo Apple CarPlay, estão, realizar ou receber ligações, ouvir músicas pré-programadas ou podcasts e enviar e receber mensagens.

USADOS – Chega esse mês ao mercado o primeiro portal focado em veículos com mais de 10 anos de uso. Inovador no segmento, o Meu Usado Novo (MUN) foi criado para agilizar e fomentar o relacionamento entre clientes e lojistas na comercialização de motos, carros e caminhões. Além disso, o MUN irá fomentar uma série de serviços para atender uma demanda de aproximadamente três milhões de brasileiros que querem adquirir um veículo dentro deste perfil.
Os veículos serão expostos por lojistas no Portal, que tem a Omni Financeira como parceira e possibilita comparativos de preços, traz um sistema de geoprocessamento para filtrar os usuários e ofertas por região, entre outros diferenciais, que fazem do Meu Usado Novo uma alternativa relevante no mercado automotivo, já que é o único especializado em veículos fabricados há dez anos ou mais.
Segundo pesquisa Data Popular para a empresa, o mercado nacional tem 40 milhões de veículos para venda com mais de dez anos de uso. “A ideia é disponibilizar o que o cliente deseja, ou seja, um carro, uma moto ou um caminhão novo para ele. Na prática, é a valorização de cada detalhe, de um veículo que não é zero, é dez. E ainda oferecer serviços a quem tem um veículo com esse perfil, como, por exemplo, um guia de oficinas filtradas pelo tipo de reparo necessário, assistência 24 horas, certificações e conteúdos específicos sobre o nicho em que atuamos. É mais do que um portal, é uma comunidade para os fãs de carros antigos”, afirma o diretor de Marketing da Omni Financeira, Rodrigo Del Claro.

ELÉTRICOS – A Multiplan e o BMW Group Brasil selaram parceria para oferecer pontos de recarga gratuita para automóveis elétricos e híbridos da marca BMW i nos estacionamentos dos shopping centers da rede. Ao todo, já são dez shoppings Multiplan que possuem os pontos de recarga: em São Paulo, o Shopping AnáliaFranco, o MorumbiShopping e o Shopping VilaOlímpia; no Rio, o BarraShopping e o VillageMall; em Belo Horizonte, o BH Shopping, o DiamondMall e o Pátio Savassi, em Curitiba, o ParkShoppingBarigui; e em Ribeirão Preto, o RibeirãoShopping.
Agora, proprietários dos modelos BMW i3 e BMW i8, além de outros veículos elétricos compatíveis com o dispositivo, poderão ir até os locais contemplados e utilizar o BMW i Wallbox gratuitamente. Como exemplo, são necessárias três horas para uma carga completa do BMW i3, o que permite uma autonomia de 160 quilômetros ou de até 300 quilômetros, quando o tanque de 9 litros de gasolina que abastece seu motor auxiliar à combustão estiver completo.
Em 2014, o BMW Group vendeu cerca de 2.118 milhões de automóveis e 123.000 motocicletas em todo o mundo.

Divulgação        Fiat Safe-key: chave de carro para salvar vidas

NO BAFO – Com objetivo de fazer os motoristas pensarem duas vezes antes de dirigir depois de consumir álcool, a Isobar está desenvolvendo junto com a Fiat o projeto “Fiat Safe Key”. A Safe Key é a primeira chave de carro do mundo desenvolvida para salvar vidas. O produto, que por enquanto é um protótipo, consiste em uma chave-canivete especial com bafômetro integrado. Para abri-la, o usuário deve soprar a Fiat Safe Key. Em menos de um segundo, ela analisa as partículas do sopro do motorista e só libera a chave do carro caso não sejam identificados traços de álcool.
Além de servir como um alerta para o motorista, a Safe Key oferece opções de suporte: quando constata traços de álcool no sopro do usuário, o dispositivo se conecta ao smartphone do motorista via Bluetooth low energy, abre um aplicativo de táxi e envia uma mensagem SMS para um contato pré-cadastrado. E, para garantir a duração da bateria por mais de um ano de uso, o sopro do motorista é o que liga a Fiat Safe Key.
“Resolvemos fazer mais que uma campanha. Criamos um acessório inovador com o objetivo de provocar uma mudança efetiva no hábito dos motoristas”, aponta João Ciaco, Head of Brand Marketing Communication da FCA Brasil e América Latina.

Leandro Figueira - SCS/PMI  Esporte Cidadão: apresentação de taekwondo

TOYOTA – Pelo segundo ano consecutivo, a Toyota do Brasil realiza apoio ao projeto Esporte Cidadão, reforçando seu compromisso social com a comunidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A montadora promoveu na última semana a entrega de mais de 32 mil artigos esportivos entre uniformes e outros materiais beneficiando mais de 7 mil crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas.
Recentemente, a iniciativa foi apontada pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef) como referência nacional na área do esporte educacional. Em dois anos de parceria público-privada, a montadora já doou para a ação socioeducacional mais de 77 mil itens esportivos e contratou 50 profissionais capacitados para atender crianças e jovens entre seis e 17 anos. As aulas de 20 modalidades esportivas são oferecidas gratuitamente em 18 núcleos esportivos da Prefeitura.
As inscrições acontecem sempre no início de cada semestre. O participante deve estar regularmente matriculado na rede escolar pública ou privada de Indaiatuba. Mais informações pelo fone (19) 3825.6270.

CELTA – O Celta, chamado “carro de entrada” da linha GM, sumiu. Oficialmente ainda não foi feita a comunicação, mas o modelo saiu do site da montadora e, nas lojas, quando procurado também não existe. Vendedores costumam oferecer o Ônix aos interessados. 

CONSÓRCIO – O Consórcio Nacional Honda fechou os sete primeiros meses de 2015 com aumento de 75% nas vendas de cotas para automóveis em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado está acima da média do mercado de veículos leves, que cresceu 65% nos últimos cinco anos, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Entre os motivos que impulsionaram esse crescimento a Honda aponta a “boa aceitação do line-up renovado da marca”. O HR-V, novo modelo nacional da empresa, também é um dos responsáveis pela alta demanda. Já nos quatro primeiros meses de comercialização, o modelo registrou 21% de participação nas vendas do CNH. O Fit continua sendo o campeão, correspondendo a 39% do total comercializado no período.

FUSÕES – Durante o primeiro semestre deste ano, o setor de Alimentos, bebidas e fumo contabilizou 30 operações. O registro corresponde a um crescimento de quase 43% em comparação com as 21 transações realizadas no mesmo período do ano passado.
Os dados constam na pesquisa de fusões e aquisições, que avalia 43 setores do mercado, realizada e divulgada trimestralmente pela KPMG. Considerando o bom resultado apresentado nesses primeiros seis meses, o setor aparece em terceiro lugar no ranking, mantendo-se entre os segmentos de maior interesse aos investidores.
“Como de costume, esse segmento apresenta ótimos resultados e se mantém sob o olhar de investidores nacionais e estrangeiros. Espera-se que o número de transações se mantenha alto no segundo semestre de 2015”, observa o sócio-líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, Luís Mott.

FIDELIDADE – A Multiplus, rede de fidelidade líder no setor, e o Marriott Rewards, programa de fidelidade da Marriott International, líder global de hospedagem, acabam de anunciar parceria. A partir deste mês, os participantes Multiplus – e sócios do Marriott Rewards – que se hospedarem nos hotéis do grupo, no Brasil ou pelo mundo, poderão acumular até dois pontos Multiplus a cada dólar gasto em estadas e serviços de hospedagem (sem taxas e impostos). O acordo é válido para mais de 4 mil hotéis participantes da rede.
Para acumular pontos se hospedando nos hotéis da rede Marriott, entre as 17 marcas distintas, o participante Multiplus deve estar inscrito no Marriott Rewards e optar por receber pontos Multiplus.
“Ampliar a nossa rede de parceiros no segmento hoteleiro, ainda mais com uma marca de relevância internacional como a Marriott, mostra que estamos sempre atentos às necessidades do nosso participante”, afirma Roberto Medeiros, presidente da Multiplus.

LIMPEZA – Chega ao mercado a microfranquia social KoalaCar, prometendo baixo custo, rápido retorno e consciência ecológica. A partir dessas diretrizes, o diretor da rede, Marco Lisboa comenta: “O coala não bebe água, todo o líquido que ele consome vem das plantas. Então achamos ideal associar o animal à nossa marca. Numa lavagem convencional consome-se mais 300 litros de água, na KoalaCar, zero”. Os preços também são competitivos. Variam de R$ 29 e R$ 45, dependendo do tamanho do veículo.
“É um negócio de baixo custo e risco, pois funciona no modelo home based”, sublinha o executivo, destacando que o franqueado pode operar através de um CNPJ criado pelo Microempreendedor Individual (MEI) e ter até um funcionário.

NEXTEL – Francisco Valim é o novo presidente da Nextel Brasil. O executivo acumula experiências em grandes empresas como Via Varejo, Oi, Serasa Experian e NET, entre outras, e vem com a missão de conduzir os negócios da Nextel e liderar as operações diárias da empresa.
Ele substitui Gokul Hemmady, que estava na presidência da operadora desde 2012 e que foi responsável pelo lançamento dos serviços 3G e a expansão da Nextel no mercado brasileiro. A mudança na gestão da companhia foi planejada desde a conclusão do processo de reestruturação da NII Holdings, no final de junho. Com o foco voltado para a operação brasileira, os novos acionistas da NII Holdings optaram pela nomeação de um CEO também brasileiro.

FRANCHISING – A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou crescimento do setor, apurados na Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising. O estudo indica que o faturamento do setor cresceu nominalmente 11,2% no primeiro semestre de 2015 comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,885 bilhões ante R$ 57,464 bilhões registrados nos seis primeiros meses de 2014. Já no 2º trimestre deste ano, o crescimento foi de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, cuja receita subiu de R$ 28,774 bilhões para R$ 32,537 bilhões.
De acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco, os cuidados já tomados pelos franqueadores antes mesmo do agravamento da retração econômica e a relação colaborativa entre franqueador e franqueado beneficiam a indústria do franchising. “O franqueador tem feito nos últimos doze meses sua lição de casa: reduziu custos, otimizou processos, motivou ainda mais a força de vendas, renegociou com fornecedores, alterou o mix de produtos, além de manter as práticas do bom franchising, como o treinamento e a capacitação dos colaboradores”, afirma.
Dentre aqueles que mais cresceram no 1º semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, Esporte, Saúde, Beleza e Lazer alcançou faturamento 24% maior, saltando de R$ 9,311 bilhões para R$ 11,505 bilhões no período.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário