segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Vem aí mais R$ 5 bi para a indústria automobilística

Nelson Tucci

O governo anunciou uma nova injeção para o setor, disponibilizando créditos via bancos públicos. Até o final do ano o Banco do Brasil poderá liberar R$ 3,1 bilhões para os chamados fornecedores estratégicos das montadoras.
O anúncio foi feito nesta semana que passou, com a Caixa Econômica Federal já firmando convênio com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para apoio ao setor automotivo. O convênio prevê ações para contribuir com o desenvolvimento do setor e sua cadeia produtiva.
A Caixa vai oferecer condições especiais nas linhas de capital de giro e investimento, além de condições diferenciadas em linhas de crédito e outros produtos e serviços do banco, beneficiando as micro e as grandes empresas. “O objetivo é contribuir para a melhoria do fluxo de caixa das empresas e fornecedores do setor, auxiliando no pagamento de despesas, salários, tributos e reposição de estoques”, diz a assessoria da CEF.
Para a presidente do banco, Miriam Belchior, “as excelentes condições oferecidas pela Caixa contribuem para apoiar um dos setores que mais empregam, gerando as condições necessárias para garantir suas atividades, equilibrando seus negócios, conforme a necessidade de cada empresa”, comentou. Já Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, disse que "uma ação desta magnitude tem grande potencial para impulsionar o mercado e auxiliar a indústria automobilística a superar as complexidades do panorama atual”.
Com taxas de juros a partir de 0,83% a.m., as linhas de capital de giro oferecidas têm prazo de 60 meses e carência de até 6 meses para o início do pagamento das prestações. Assim, as empresas fornecedoras podem se programar para o aumento de despesas comum nos últimos meses do ano, como necessidade de recursos para pagamento do 13º salário de empregados, de tributos, e estocagem, dentre outros.

Divulgação                  Romi-Isetta: o 1° brazuca em série

ROMI-ISETTA – Pra quem nunca viu, fica a dica. O Shopping Metrópole, no ABC paulista, abrigará a “Exposição Romi-Isetta”, primeiro carro de passeio fabricado em série no País, lançado em 5 de setembro de 1956. Com modelos de colecionadores, a mostra vai de 25 de agosto a 13 de setembro.
Além das relíquias, textos e painéis com fotos extraídos do Centro de Documentação Histórica (CEDOC) da Fundação Romi completam essa viagem aos incríveis Anos 50. Evento é gratuito, na Praça Samuel Sabatini, 200, Centro, São Bernardo do Campo, Grande ABC.

PETRÓLEO – A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras cresceu 1,8% em julho na comparação com o mês anterior e atingiu 2,796 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed).
Em junho, a produção da companhia foi de 2,746 milhões de boed, sendo 3,6% superior à registrada em julho de 2014 (2,699 milhões de boed). Em 8 de julho, foi atingido o recorde de produção de petróleo diária operada pela Petrobras no pré-sal: 865 mil barris por dia (bpd). Essa produção não inclui a extração de gás natural. A produção mensal foi de 798 mil bpd, 6,9% acima do recorde histórico obtido no mês de junho.
O crescimento reflete a entrada em produção de novos poços nas plataformas P-58, no Parque das Baleias, e P-62, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos; e no FPSO Cidade de Mangaratiba, ancorado na área de Iracema Sul, no pré-sal da Bacia de Santos. FPSO é a sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

LUBRIFICANTES – Com o objetivo de trazer novas soluções e alternativas biodegradáveis para o mercado nacional, a MCassab acaba de incorporar mais um parceiro, a Total Lubrificantes do Brasil. A empresa será sua nova fornecedora da gama especial de emolientes para aquela indústria.
O escopo dessa parceria envolve a linha de fluídos especiais denominada Gemseal, linha de Alcanos especiais que possuem diversas aplicações na indústria cosmética como melhoradores de sensorial. A fusão operacional terá início este mês.
Há 87 anos no mercado, a MCassab possui três grandes áreas de negócios: Distribuição, Consumo e Incorporação que, juntas, englobam 14 unidades de negócios e 1,2 mil colaboradores diretos. A empresa, cuja matriz está em São Paulo (SP), está presente nas grandes capitais do Brasil, Miami (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes), Xangai (China), Argentina e Uruguai.
A Total está entre as quatro maiores companhias de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe altamente capacitada, com mais de 96 mil colaboradores, as suas atividades abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização internacional de petróleo bruto e produtos finais.

ESTÁGIOS – A Mercedes-Benz do Brasil está com as inscrições abertas para o Programa de Estágios 2016. Para participar, o estudante deverá estar, em 2016, no penúltimo ou último ano de graduação nos cursos que envolvem as áreas de Engenharia, Finanças & Controlling, Recursos Humanos, Vendas & Marketing, Comunicação, Administração e Tecnologia da Informação.
Para participar, o jovem precisa ter nível intermediário de inglês, sendo desejável conhecimento de alemão e/ou espanhol. Ser proativo, organizado e criativo será considerado como diferencial.
As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro de 2015 pelo site www.mercedes-benz.com.br/carreira

DESAFIOS – Os desafios da tecnologia no cenário de baixa economia serão o assunto do painel Máquinas Agrícolas e de Construção do 24º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, de 22 a 24 de setembro, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
O painel se realizará dia 23 de setembro, no Auditório SAE Brasil MWM Motores Diesel, Pavilhão Azul do Expo Center Norte. Entre os painelistas convidados estão Antonio Chueire, presidente da Volvo; Odair Renosto, presidente da Caterpillar; Paulo Herrmann, presidente da John Deere; Thiago Malagrino, gerente técnico e comercial da Arkema; e Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial America Latina. Mediador: Fred Carvalho, diretor de Assuntos Institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Presidido por Roberto Cortes, presidente da Man, o Congresso inclui o total de 23 painéis e fóruns: três âncoras - Engenheiros-chefe, Internacional e Presidentes - e os demais painéis nas diferentes áreas: 4º Fórum R&D, Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos.

ONDA VERDE – A implementação da consciência ambiental no processo produtivo fez com que a Zen, maior fabricante mundial independente de impulsores de partida, conquistasse o 22º Prêmio Expressão de Ecologia. Certificada pelo Ministério do Meio Ambiente como a principal do Brasil, a premiação promovida pela Editora Expressão ocorreu no dia 14 de agosto, em Florianópolis, na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).
A Zen foi uma das vencedoras com o projeto P + L (Produção + Limpa), que aumenta a eficiência no uso dos recursos naturais como água, energia, gás, óleo e resíduos de Classe 1, durante os processos de fabricação.
Segundo o Diretor Industrial, Eduardo Bertolini, além de o Programa P+L atender ao cumprimento de regras ambientais, auxilia a empresa na redução de custos e desperdícios. Bertolini ressalta que a empresa conta com um Comitê responsável pelos resultados de projetos dessa área, que melhorou o indicador de desempenho ambiental em 7% com relação aos resultados de 2013.
Desde a implantação do P+L, a Zen reduziu em 21,4% a geração de resíduos sólidos contaminados, além de obter uma economia de 550MW no consumo de energia elétrica e 2,05% no consumo de água.

Divulgação             Nova Linha Idea: 2016, em três versões

IDEA – Bem completo, com ótima posição de dirigir, excelente acabamento, amplo espaço interno e um grande porta-malas de 380 litros. É isso que promete a Fiat ao apresentar a nova linha Idea, que chega ao mercado com sua linha 2016 trazendo novidades em suas três versões: Attractive 1.4 Flex, Essence 1.6 16V Flex, Adventure 1.8 16V Flex.
O Fiat Idea 2016 ganha em sua lista de equipamentos retrovisores externos elétricos com nova função Tilt down — com ela o espelho do lado direito inclina quando acionada a ré (nas versões Adventure e Essence este conteúdo é de série). Já as versões Attractive e Essence da linha 2016 trazem novo volante, com design mais moderno e melhor empunhadura, oferecendo uma melhor dirigibilidade.

SCANIA – Após o lançamento do cavalo mecânico 8x2 em julho, a Scania apresenta mais uma novidade ao mercado. Já está à venda o Griffin Edition, série limitada inspirada no símbolo da empresa, o grifo. Os caminhões disponíveis são o R 440, campeão de vendas da marca, e o R 480 nas configurações de rodas 6x2, 6x4 e 8x2. Apenas 300 unidades serão produzidas, e o período de encomendas irá até dezembro.
O grifo é um animal mitológico e lendário, com corpo e patas traseiras de leão; cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Em razão de o leão ser considerado o rei dos animais, e a águia, a rainha das aves, o grifo é sinônimo de criatura especialmente poderosa e majestosa. O grifo está nos escudos da cidade sueca de Malmo, onde a Scania começou sua história de sucesso.
“Com o lançamento do Griffin Edition queremos reforçar todas as características de um caminhão Scania, desde a economia de combustível, do amplo pacote de serviços, do conforto e estilo da cabine até na força de uma marca que está há quase 60 anos no Brasil e há 125 anos no mundo”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

SERVIÇOS – O Sindirepa-SP lança o www.portaldarepacao.com.br neste mês de agosto. O novo portal foi totalmente reformulado e está cheio de novidades. Além de um novo projeto gráfico, mais moderno e dinâmico, as informações e acessos foram organizados para levar até os internautas o que há de mais atual no mundo da reparação automotiva.

Divulgação Fundação VW beneficiou mais de 1,3 milhão de alunos

AMIGA DA CRIANÇA – A Volkswagen do Brasil acaba de receber, pelo 14º ano consecutivo, o título de “Empresa Amiga da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). O título reconhece as empresas que desenvolvem ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos de funcionários e de comunidades, nas áreas de assistência social, educação e saúde.
“A Volkswagen do Brasil trabalha com a premissa de realizar suas atividades de negócio de uma maneira responsável e de longo prazo, buscando o crescimento em equilíbrio com o benefício de todos. Por isso, tem incentivado, há vários anos a erradicação do trabalho infantil na sua cadeia de valor, assim como também investido fortemente em projetos de educação infanto-juvenil, por meio da Fundação Volkswagen”, afirma Eduardo Barros, superintendente da Fundação e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.
A Fundação Volkswagen é responsável por coordenar os investimentos sociais da empresa no Brasil há mais de 35 anos, oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados.

CARGAS – A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, bateu um novo recorde de movimentação de cargas refrigeradas (reefer), atingindo 15.640 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em julho passado. Do total de contêineres movimentados, 95% foram destinados para exportação e 5% para importação. No acumulado do ano (janeiro a julho), o número chega a 91.036 TEUs, contra 75.236 TEUs do ano anterior, volume 21% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi maior que observado na área de influência Este desempenho deve se manter até o final de 2015.
Em comparação com os portos de sua área de influência – que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai e que cresceu 4% entre janeiro e julho-, a TCP tem o terminal com a maior movimentação de cargas reefer. “O crescimento está alicerçado no aumento no número de exportações, em virtude da alta no preço do dólar, bem como na conquista de novos clientes oriundos de outros portos para Paranaguá”, destaca Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP, frisando que modal ferroviário vem sendo um importante diferencial competitivo para o Terminal: “Com o investimento na ampliação e modernização do modal ferroviário, que é responsável por 100% do transporte de contêineres por ferrovias via Porto de Paranaguá, temos convertido cargas de estados como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que acessam o Paraná pelas regiões Norte e Oeste. Isto vem significando uma redução de aproximadamente 15% no valor do transporte de carga”.

SEGURANÇA – O governador Geraldo Alckmin lançou na quinta-feira última o “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. O comitê constituído por nove secretarias é responsável por construir um conjunto de políticas públicas para reduzir o número de vitimas de acidentes de trânsito no Estado. Serão realizadas ações com objetivo de reduzir pela metade as vitimas fatais até 2020. O programa é um desdobramento do decreto nº 61138/2015, que determinou a elaboração de medidas para diminuir o número de vitimas do trânsito.
“Estamos instalando hoje um grande trabalho, um conjunto de medidas para diminuição de acidentes de trânsito. Já temos hoje um número menor de mortes em acidentes de trânsito, mas podemos reduzir enormemente”, disse Alckmin.
O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto pelas secretarias da Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos e Planejamento e Gestão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP).
A ONU aprovou uma resolução em 2014 (“melhorar a segurança viária global”) e incentiva a inclusão da segurança viária na agenda de desenvolvimento pós-2015, somando-se aos Oito Objetivos Globais do Milênio, da ONU: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir mortalidade infantil; melhorar saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e; todos trabalhando pelo desenvolvimento. Os custos mundiais decorrentes de acidentes de trânsito são estimados pela OMS em aproximadamente US$ 518 bilhões por ano.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário