segunda-feira, 20 de julho de 2015

Em agosto, festa, motos e rock’n’roll

Divulgação     Garage Sale: “brechó de primeira qualidade”

Nelson Tucci

Sábado, 1° de agosto, acontecerá a 6ª edição do Garage Sale, na cidade de Curitiba (PR). O evento vai rolar no América Motorcycles, na Rua João Negrão, 1.984, Rebouças, a partir das 9 horas.
Os amantes da lendária marca Harley-Davidson irão expor peças, roupas e acessórios que não utilizam mais como uma forma de “brechó de primeira qualidade”. A ideia do Garage Sale é colocar à venda acessórios, objetos e roupas que já não agradam mais, mas que podem servir para outras pessoas.
A festa será ao som da banda de rock Trouble Mary e a entrada é gratuita. Mais informações em www.americamotorcycles.com.br

Divulgação FCA: palestra destaca avanços na proteção ambiental

SUSTENTABILIDADE – Patrocinadora oficial da Expo Milão 2015, exposição universal que deve receber cerca de 20 milhões de visitantes na cidade italiana no período de maio a outubro, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) reafirma seu compromisso com a sustentabilidade no Brasil no gigantesco evento que abriu dia 14 passado. Cristiano Felix, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina apresentou, em palestra no Pavilhão Brasil, os avanços do grupo em termos de proteção ao meio ambiente e à biodiversidade, iniciativas voltadas ao desenvolvimento e valorização da comunidade local, do território e do bem-estar das pessoas que trabalham nas duas maiores, mais avançadas e sustentáveis fábricas do grupo no país, localizadas em Betim (MG), e em Goiana (PE).
Também participaram da palestra Laura Viada, gestora de Sustentabilidade FCA e Simone Cencetti, responsável por Meio Ambiente, Saúde e Segurança para o mercado EMEA (Europa) e coordenador global do tema para o Grupo FCA.
Cristiano Félix ressaltou a adoção de práticas avançadas do sistema de gestão ambiental na fábrica da Jeep em Pernambuco e apresentou o projeto de biodiversidade Nosso Verde, baseado em estudo para resgate histórico da flora da Zona da Mata Norte. Ao todo, foram inventariadas mais de 600 espécies nativas e, já no início do projeto de paisagismo, foram selecionadas cerca de 250 espécies diferentes, que estão sendo plantadas no entorno da fábrica.

POSTOS – Oferecer serviços ancorados na tecnologia, para as empresas que possuem grandes frotas de veículos e caminhões e necessitam de informações sobre o consumo diretamente do ponto de venda, é uma das novidades que os postos de combustíveis vêm implementando com o objetivo de melhorar o atendimento e fidelizar seus clientes. Esta tecnologia será um dos temas da ExpoPostos & Conveniência 2015, do setor de distribuição de combustíveis, que acontecerá entre 5 e 7 de agosto, em São Paulo.
 “Os postos de serviços vêm implantando tecnologias que permitem identificar o frotista e ajudam no controle do consumo médio dos veículos, enviando a informação diretamente para o gestor da frota”, conta Eduardo Hiluey, secretário-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (Abieps).

Divulgação Parceria visa mercado de reposição agrícola

AGRÍCOLA – A TVH-Dinamica firmou parceria com a fabricante Juntas Illinois para distribuir seus produtos no mercado brasileiro de reposição agrícola. Agora, a empresa vai comercializar os jogos completos de juntas para motores de máquinas agrícolas, bem como as juntas avulsas da linha MetalGraf. “Esta parceria é muito importante para a TVH-Dinamica já que no setor de reposição agrícola não há distribuidores no mercado nacional”, comenta Paulo Acosta, gerente comercial e de desenvolvimento de produtos da empresa.
Inicialmente, serão comercializadas juntas para o motor Agco Sisu Power e, em seguida, para MWM, Perkins, John Deere, New Holland e outros.

Vitor Leite e Gelson Mello da Costa    Marcopolo Viale BRS: pioneirismo

A HIDROGÊNIO – Três novos ônibus Marcopolo Viale BRS, movidos a hidrogênio, estão realizando o transporte urbano na Grande São Paulo, no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), inclusive no trecho Diadema/Morumbi. Os veículos fazem parte do pioneiro Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, o Brasil é o primeiro país do hemisfério sul a produzir um ônibus movido a hidrogênio. “Apenas Alemanha, Canadá, Estados Unidos e, agora o Brasil, possuem a capacidade de produzir este tipo de veículo. O grande destaque é que, graças ao trabalho da engenharia da Marcopolo, o veículo tem a mesma capacidade de passageiros que um modelo convencional a diesel, o que o diferencia de outros movidos a combustíveis limpos, onde a capacidade é bastante reduzida”, explica o executivo.

Vitor Leite e Gelson Mello da Costa Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio

Com 13,2 m de comprimento, o ônibus Marcopolo Viale BRS tem capacidade para transportar 27 passageiros sentados e 42 em pé. O veículo conta com sistemas de ar-condicionado e de audiovisual com monitores no salão de passageiros. Possui também espaço para cadeirantes, com cadeira adicional para o acompanhante e rampa de acesso.
O processo de propulsão funciona da seguinte forma: o hidrogênio reservado nos tanques é introduzido na célula, onde passa por um processo eletroquímico que produz energia elétrica pela agregação do hidrogênio com o oxigênio do ar, gerando água como subproduto. Essa energia elétrica é armazenada em baterias que alimentam o motor elétrico de tração (similar ao de um trólebus), instalado no eixo traseiro, que gera energia mecânica e movimenta o veículo.

Divulgação                NSA: recepcionando parceiros dos EUA

PNEUS – A NSA Pneutec recebeu dois representantes de companhias americanas da rede autorizada Vipal em sua fábrica em Santana de Parnaíba (SP). O encontro visou a troca de experiências e informações sobre os mercados brasileiro e norte-americano.
A NSA Pneutec é reformadora com mais de 60 anos no Brasil, e recebeu parceiros reformadores Vipal das empresas Tire Solutions e L&S Tire Company, ambas dos Estados Unidos. O vice-presidente Dominic Migliarese e o engenheiro sênior da Willie Ballard percorreram a fábrica em Parnaíba para conhecer como se faz a reforma de pneus 4G, que visa modernizar as etapas de recapagem com mais segurança e melhores resultados, e a UTI dos pneus, técnica que recupera exemplares que não possuíam mais vida útil e seriam descartados. “Foi uma troca muito enriquecedora, onde foi possível aprender com mercados tão parecidos, mas com execuções diferentes. Sem dúvida, foi uma experiência que proporcionou ótimos conhecimentos”, afirma o diretor da NSA Pneutec, Giulio César Claro.

FARMACÊUTICA – Apostando no crescimento do país, a subsidiária brasileira da Merck, a mais antiga empresa farmacêutica e química do mundo, de origem alemã, está investindo R$ 42 milhões na expansão de sua unidade fabril em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que neste ano completa 40 anos. A área de produção crescerá em mais de 30%, passando dos atuais 4.900 m2 para 6.500 m2.
A meta é chegar em 2018 com uma capacidade produtiva de 3,3 bilhões de comprimidos, um aumento de aproximadamente 80%, para suprir as demandas do Brasil e América Latina. As exportações devem crescer em 30%, atendendo na primeira fase aos mercados do Equador, Peru e Bolívia. Já na segunda fase, a farmacêutica prevê ampliar seu alcance para a Argentina, Colômbia e América Central. Hoje, a Merck Brasil exporta para Chile, México e Venezuela.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário