segunda-feira, 13 de julho de 2015

Os baixos e altos do mercado automotivo...

Nelson Tucci

Comparando o 1° semestre de 2015 com igual período de 2014, a produção de carros no Brasil recuou mais de 18%. No mundo, o país caiu para o 7° posto. Mas o mercado Premium não se queixa (como já publicamos em nossa edição impressa de maio). A Audi, por exemplo, comemora o seu melhor semestre na terra brasilis. E a Toyota testa o motor a hidrogênio, com ZERO EMISSÃO de poluentes.

Divulgação           Toyota Mirai: emissão zero de poluentes

O modelo Toyota Mirai promete revolucionar o mercado. Movido a hidrogênio, percorreu 502 km (equivalente à distância entre São Paulo e Joinville) liberando apenas vapor. De acordo com o fabricante, este é o maior percurso já realizado por um automóvel nestas condições.
O modelo com tecnologia de célula de combustível a hidrogênio está pronto para abrir a nova era de eficiência na mobilidade urbana. Primeiro a ser produzido em escala comercial mundial, é movido por energia elétrica e utiliza o hidrogênio de sua célula e captação de oxigênio da atmosfera.
Entenda: dentro da célula acontece a divisão do hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando vapor d’água, que é eliminado pela válvula de escape, sem emitir gases poluentes.
Desde a década de 90 a montadora japonesa notou que a eletrificação de veículos seria o grande salto tecnológico para o futuro e pode comprovar isso acompanhando o desempenho do Mirai. “O sedã de quatro portas oferece um excelente consumo energético, além de permitir aos clientes desfrutarem da experiência de qualidade, durabilidade e confiabilidade da marca”, diz em nota a Toyota.
PARCERIA ASIÁTICA PODE SER EXEMPLO
Com o objetivo de fortalecer a tecnologia de célula combustível a hidrogênio, a Toyota Motor Corporation, a Nissan e a Honda anunciaram o acordo sobre incentivo ao desenvolvimento de infraestrutura de postos de hidrogênio no Japão.
As montadoras fornecerão apoio financeiro para a criação das estações de abastecimento e buscam formar uma rede que ofereça o melhor serviço possível aos proprietários de veículos movidos a hidrogênio.
A parceria também visa a divulgação e conscientização sobre importância do tema, a fim de encorajar outras companhias a participarem do fornecimento desse combustível. O patrocínio financeiro será distribuído por meio da Associação de Tecnologia e Pesquisa de Fornecimento e Utilização de Hidrogênio (Research Association of Hydrogen Supply/Utilization Technology – HySUT), a qual coordena ações de estímulo para a demanda de célula combustível a hidrogênio. O projeto também recebe apoio do governo japonês

Divulgação         Hofmann: CEO da AUDI do Brasil

RECORDE – A Audi do Brasil fechou o primeiro semestre com recorde de vendas no país, registrando 7.796 unidades comercializadas, o que representa um crescimento de 27% em relação ao mesmo período de 2014. Com isso, a Audi se mantém na liderança de vendas no segmento Premium no país.
A marca também obteve crescimento na comparação mensal, com avanço de 28,9% em relação a junho de 2014. Os campeões de vendas da Audi – colocados entre os carros mais comercializados no país no semestre – são o Q3 2.0 e o A3 Sedan 1.4, na primeira e terceira colocação, respectivamente.
“O crescimento da Audi no primeiro semestre é bastante acima da média do próprio segmento de luxo. Estamos trazendo clientes de outras marcas para o setor Premium e, com isso, impulsionando o desenvolvimento do próprio setor”, destaca Jörg Hofmann, CEO da Audi do Brasil.
Somente no pós-vendas, a Audi está destinando aportes de R$ 12 milhões em dois anos, que englobam a inauguração do Centro de Treinamento e Competência e a expansão do Centro de Distribuição e Peças, em Jundiaí, São Paulo.
“Acreditamos que este segmento irá triplicar até 2020 por aqui e por isso traçamos uma estratégia de longo prazo que vem se mostrando efetiva. Apesar do momento desafiador da economia, especialmente do setor automotivo, seguiremos com os nossos planos de investimentos”, finaliza Jörg Hofmann.

Divulgação               Nova versão Tucson: R$ 69.990,00

TUCSON – O utilitário esportivo Hyundai Tucson, sucesso de vendas no segmento Compact SUV, passa a ser oferecido também em uma nova versão por R$ 69.990,00. O modelo passa a contar com uma configuração com preço abaixo dos R$ 70 mil e preparada para atender também as específicas condições da legislação que permite descontos ao segmento PNE.
Com a nova versão, os Portadores de Necessidades Especiais poderão ser beneficiados com as isenções de impostos concedidas pelo governo, tais como desobrigação de pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamentos e do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no emplacamento e licenciamentos.
Equipado com motor 2.0 Flex, de 16 válvulas, quatro cilindros em linha, CVVT (Comando de Válvulas Variável), com cabeçote em alumínio e injeção MPFi (Multi Point Fuel Injection), capaz de gerar 142 cv quando abastecido com gasolina e 146 cv com etanol a 6.000 rpm, o Tucson utiliza transmissão automática de 4 velocidades.
O Hyundai Tucson é produzido pela CAOA Montadora de Veículos, em Anápolis (GO) e tem suspensão dianteira independente, amortecedores pressurizados a gás de dupla ação, e, na traseira, suspensão independente. Os freios são ABS de quatro canais de última geração e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). A direção possui assistência hidráulica progressiva.

LIDERANÇA – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) encerrou o primeiro semestre deste ano no topo do ranking de vendas do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. O grupo vendeu 246.026 unidades nos primeiros seis meses do ano, o que representa market share de 19,3%. Em junho foram licenciados 40.135 carros das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O Fiat Palio também mantém a liderança no ano, com 62.757 unidades vendidas nos primeiros seis meses do ano e 10.581 no mês passado. A picape Strada segue líder absoluta no segmento de comerciais leves, com 54.513 veículos vendidos no ano e 8.678 em junho.

PEUGEOT CITROËN – A PSA Peugeot Citroën premiou os melhores fornecedores no seu “Supplier Awards Latin America 2015”. Esta foi a quarta edição do evento, organizado pela Diretoria de Compras América Latina, e visou reconhecer e incentivar os seus fornecedores na região. Neste mês de julho também ocorreu a 11ª Cerimônia do “Troféu Fornecedores” da PSA Peugeot Citroën, na França.
Outra notícia da montadora francesa é que a sede da PSA Brasil e América Latina muda para o Centro do Rio de Janeiro. Desde 29 de junho a sede está na Avenida República do Chile.

QUEDA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou na semana passada os resultados de junho e do primeiro semestre da indústria automobilística. O levantamento aponta produção de 184 mil autoveículos no sexto mês do ano, que comparada com as 210,4 mil unidades fabricadas em maio significa queda de 12,5%.
No semestre a indústria encerrou o primeiro semestre com recuo de 18,5% frente ao mesmo período de 2014: 1,27 milhão de autoveículos produzidos este ano contra 1,56 milhão no ano anterior.
Já as exportações apresentaram resultado positivo no comparativo mensal. Em junho, 48,1 mil veículos deixaram o país, o que representa alta de 17,9% frente as 40,8 mil unidades de maio e de 96,8% se confrontado com junho de 2014 com 24,4 mil unidades. No semestre o crescimento foi de 16,6%, com 197,3 mil unidades exportadas este ano e 169,3 mil no ano passado.
Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, os dados resultam de uma série de fatores: “O país passa por cenário de baixa confiança dos investidores e consumidores, restrição ao crédito e expectativa pela conclusão dos ajustes na economia. Porém, acreditamos que os anúncios de algumas medidas, como o Plano Nacional de Exportações e o Plano Safra, são parte de uma agenda positiva”.

RANKING – A Jato Dynamics do Brasil, que atua no fornecimento de informações automotivas, divulgou release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até maio de 2015. A China já apresenta sinais de desaquecimento com apenas 1,6% de crescimento em maio de 2015 se comparado ao mesmo período de 2014. Os EUA ocuparam o 2º lugar com alta nas vendas de 1,5% ante maio do ano anterior. O Japão, na 3ª colocação, apresentou a mesma queda do mês anterior de 7,9% para maio, e no acumulado de 12,7% em relação ao ano anterior.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
A Alemanha mantém como o quarto maior mercado no ranking mensal e no acumulado, mas apresenta queda de 6,9% nas vendas do mês. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano registra alta de 3,7% em relação ao ano anterior. A Índia e a Grã Bretanha seguem atrás, ambos os países apresentando números positivos de 2,8% e 3,8% em maio de 2015 se comparado ao ano anterior, respectivamente.
Em meio à crise econômica, o Brasil caiu mais uma posição no ranking mensal e agora está na 7ª colocação e com retração de 26,2% em maio se comparado ao mesmo mês de 2014. Está atrás somente da Rússia, que apresentou queda de 38% no mês de referência influenciada pela desvalorização da moeda local.

OLÍMPICA – A partir de maio do próximo ano, a caravana do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai ganhar as estradas e ruas do Brasil, formada por uma frota de carros da Nissan.
O sedã médio Sentra, sucesso de vendas no país, está confirmado como um dos veículos que rodarão o Brasil acompanhando o revezamento da tocha. O modelo comporá uma parte do total de mais de 5 mil automóveis que a empresa cederá para serem usados na frota do revezamento das tochas Olímpica e Paralímpica e dos próprios Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, todos patrocinados pela Nissan

RECICLAGEM – A Dana, que atua no setor automotivo brasileiro há 68 anos, acaba de ser reconhecida, pela segunda vez, no Prêmio Benchmarking Brasil 2015. A fabricante ficou entre os projetos Top 10 com o case de Reciclagem de Borracha.
“É motivo de orgulho ter o nosso case de reciclagem de borracha entre os Top 10. É uma manifestação da força dos nossos valores corporativos e prova da dedicação dos nossos times. Isto nos inspira e fortalece”, comemora Raul Germany, country manager da Dana para o Brasil.
Esta foi a 13ª edição do Prêmio Benchmarking Brasil e a segunda vez que a Dana participa. Dos 58 cases apresentados, 28 foram classificados. O case vencedor foi o Mais Peixes, da Itaipu Binacional, seguido pela Cargill, com o case Pomarola. A diferença de pontuação entre os 10 primeiros foi mínima, de apenas 0,63 pontos, o que demonstra o equilíbrio da disputa.
Desde agosto de 2011, a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no Rio Grande do Sul, passou a reciclar cerca de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica.

INFRAESTRUTURA – O aprofundamento e a adaptação do modelo de parceria entre a holding Cantagalo General Grains (CGG), líder em inovação e melhores práticas no agronegócio, e a CorpFlex – especialista em outsourcing de TI e cloud computing – permitiram que a operação no Terminal de Grãos no Maranhão (Tegram), em Itaqui, inicie com os mais altos padrões de serviços de TI, em uma instalação com capacidade de movimentar até 10 milhões de toneladas.
Neste mês, a Corredor Logística e Infraestrutura S/A – empresa da holding CGG dedicada a projetos para mitigar o risco de gargalos de logística e infraestrutura do agronegócio brasileiro – ativa seu data center e toda a infraestrutura de TI em Itaqui, com alta disponibilidade e redundância. No TEGRAM, a CGG é uma das consorciadas, juntamente com o Terminal Corredor Norte, controlado pela NovaAgri com participação da CHS; a Glencore Serviços; e a joint venture da Amaggi com a Louis Dreyfus Commodities, onde cada uma é responsável pela gestão individual das suas operações. A partir da experiência da holding com seu provedor de serviços de TI, a CorpFlex desenhou o ambiente, implementou e assume a operação da infraestrutura de TI. Para a área de TI da Corredor Logística, a prioridade é a integridade e alta disponibilidade e a CorpFlex oferece um futuro tranquilo em relação à estabilidade, mão de obra e evolução do ambiente.
Desde o início de sua operação, a CGG Trading – voltada à produção, comercialização e escoamento logístico de grãos e algodão, com 150 mil hectares de terras próprias e comercialização de mais de 2 milhões de toneladas exportadas em 2012 – roda seus sistemas de informação nas plataformas providas pela CorpFlex.

PORTO PRIVADO – Desenvolvimento social, econômico e geração de empregos são promessas do mais novo terminal portuário privado do Brasil, aproximando o Paraná das grandes rotas de comércio. Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de mais de 600 mil m² – e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país.
O estado é o único de todo o Brasil que possui apenas um terminal de contêineres e o porto Pontal surge para, juntamente com Paranaguá, oferecer mais serviços e atrair mais cargas para estado. O novo porto prevê geração de mais de 7 mil empregos, diretos e indiretos, e projetos sociais no entorno.
Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. Sua localização privilegiada e estratégica para o Mercosul gera uma economia de mais de uma hora para atracação em relação ao porto de Paranaguá. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16 metros.
A primeira etapa da obra do Pontal tem finalização prevista para o segundo semestre de 2017 e vai envolver a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil TEUs. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de TEUs, com 56 RMG, 10 portêineres e 80 terminal tractors.
Em 2014, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos brasileiros movimentaram 969 milhões de toneladas. Deste total, 621 milhões, que correspondem a 64%, passaram pelos terminais privados.

EMPREENDEDORISMO – A Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), em parceria com a CCI France Internacional, abre inscrições para o II Prêmio de Empreendedorismo e o IX Prêmio de Comércio Exterior. A proposta é destacar as empresas brasileiras que conquistaram o mercado francês, ressaltar as companhias francesas que se destacam no Brasil e incentivar os projetos e o desenvolvimento do empreendedorismo no País.
O II Prêmio de Empreendedorismo tem como objetivo de evidenciar as atividades inovadoras das empresas brasileiras e francesas que tenham demonstrado resultados positivos, com projetos e ações inovadoras. Já o IX Prêmio de Comércio Exterior França-Brasil ressalta o nível de sucesso das empresas francesas e brasileiras na relação entre os dois países.

TÊXTIL – Lançamentos, tendências e as últimas novidades do setor têxtil para a casa estarão reunidos na 8ª Têxtil House Fair, entre os dias 13 e 16 de agosto de 2015, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira reunirá cerca de 130 empresas expositoras de Cama, Mesa, Banho, Colchões e Travesseiros, Aromatizantes, Cortinas e Acessórios, Tapetes e Carpetes, Tecidos e Revestimentos para Decoração, que apresentarão as novidades para a moda da casa.
As empresas que expõem na feira são oriundas dos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo, mostrando a identidade de cada região do País e grande diversidade de cores, fibras, fios, padrões e texturas.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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