segunda-feira, 17 de março de 2025

Stellantis lidera América Latina

Divulgação              Evento discutirá novas práticas de despacho aduaneiro

Nelson Tucci

A Stellantis mantém a liderança do mercado automotivo na América do Sul. No acumulado do primeiro bimestre (janeiro e fevereiro), a empresa vendeu 153,9 mil veículos na região, obtendo 24,2% de participação de mercado, o que é um avanço de 0,8 % em relação ao mesmo período do ano passado.

No Brasil são 104,7 mil unidades comercializadas nos primeiros meses do ano, arrebatando 31,3% do mercado – o que representa, na prática, um avanço de 0,5 % na participação da Stellantis em relação ao ano anterior.

 

CHINAS – Polêmicas à parte com o alegado excesso de importados pelas montadoras locais, o fato é que o interesse dos brasileiros pelos veículos de origem chinesas cresceu nos últimos 12 meses. É o que revela estudo do Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, com base no comportamento dos usuários da plataforma.

Segundo o levantamento, no período entre março de 2024 e março de 2025, os modelos das quatro fabricantes chinesas mais vendidas no país (BYD, CAOA Chery, GWM e JAC Motors) cresceram 51,4% no número de visitas registradas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Quando somado o total de visitas que os veículos das quatro marcas consideradas no levantamento registraram na plataforma, a CAOA Chery, que é brasileira, mas tem seus modelos desenvolvidos pela chinesa Chery, lidera com 47,9%, seguida pela BYD (31,9%), GWM (12,5%) e JAC Motors (7,59%).

Divulgação   Brasil e Itália: reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação

CNH – No último mês de fevereiro, o Senado Federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 683/2024, que ratifica o acordo entre Brasil e Itália para o reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação. Celebrado em junho de 2024 entre os governos dos dois países, o tratado substitui o acordo anterior, vigente de 2018 a 2023, e tem como objetivo facilitar a vida de brasileiros na Itália e de italianos que residem no Brasil.

Segundo Renata Bueno, advogada, ex-parlamentar italiana e presidente do Instituto Cidadania Italiana, essa é uma grande conquista para a comunidade brasileira na Itália e também para os italianos que vivem no Brasil. “A possibilidade de converter a CNH sem passar por um novo processo exaustivo de aprendizagem é um direito que deveria ter sido garantido há muito tempo. Essa medida reduz burocracias e garante mais segurança e comodidade para todos”, argumenta.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o PDL permite que brasileiros e italianos que possuam CNH válida e residam há menos de seis anos no outro país possam solicitar a conversão do documento sem a necessidade de frequentar autoescolas ou realizar exames teóricos e práticos. Essa mudança beneficia diretamente mais de 159 mil brasileiros que vivem na Itália e cerca de 800 mil cidadãos com nacionalidade italiana no Brasil, conforme dados da Embaixada da Itália.


Divulgação                             Movidos a hidrogênio seguem para o Uruguay

EXPORTAÇÂO – O Uruguai avança na integração do hidrogênio verde em sua matriz energética por meio do Projeto Kahirós, consórcio que inclui a Hyundai Fidocar – importadora da Hyundai no Uruguai; o Banco Santander; a Ventus – empresa especializada em energia renovável e infraestrutura – e a Fraylog, fornecedora líder de logística de madeira naquele país. No projeto, seis caminhões Hyundai FCEV do modelo Xcient Fuel Cell 6x4 Tractor serão utilizados para transportar madeira por distâncias superiores a 700 km com uma única recarga de hidrogênio.

Com um investimento de cerca de US$ 40 milhões do Banco Santander, o projeto estabelecerá a primeira instalação de hidrogênio verde do Uruguai, próxima à cidade de Fray Bentos. A construção está prevista para começar até o final deste ano, com a instalação inicial de um parque solar fotovoltaico de 4,8 MW, destinado a alimentar uma usina de eletrólise.

Esta fábrica produzirá 77 toneladas de hidrogênio anualmente, que serão armazenadas e fornecidas para os caminhões Hyundai FCEV, disponíveis para operações no primeiro semestre de 2026. Mais informações sobre o Projeto Kahirós em www.kahiros.com.u


COMMODITIES – O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), operado pela VLI, companhia de soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, acaba de ser habilitado para exportar milho ao mercado chinês, consolidando-se como um importante elo na cadeia logística brasileira. A conquista reflete não apenas o atendimento aos rigorosos protocolos fitossanitários exigidos pela China, mas, também, o potencial de crescimento do Arco Norte (Amapá, Amazonas, Maranhão, Par á e Rondônia) como rota estratégica para as exportações nacionais.

A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu significativamente após 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o abastecimento de grãos na região. Diante disso, a China expandiu seus contratos comerciais e, a partir de 2023, implementou protocolos de exigências quarentenárias, incluindo critérios rigorosos relacionados a sementes e pragas de ocorrência no Brasil.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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