segunda-feira, 10 de março de 2025

1º Congresso Aduaneiro em Santos

Divulgação               Evento discutirá novas práticas de despacho aduaneiro

Nelson Tucci

No próximo dia 25 de abril Santos, no litoral de São Paulo, sediará o 1º Congresso Nacional Aduaneiro. O evento é uma oportunidade para autoridades e profissionais de comércio exterior discutirem mudanças nas legislações, regulamentações e novas práticas de despacho aduaneiro. Idealizado pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, o congresso ocorrerá das 8 às 13 horas, no auditório da Delegacia da Receita Federal, na Avenida Bernardino de Campos, 17, Vila Belmiro.

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento, promover o networking entre profissionais portuários e desenvolver melhorias para o mercado aduaneiro no país, o congresso espera reunir aproximadamente 200 pessoas, incluindo despachantes aduaneiros, importadores, exportadores e executivos do setor logístico.

O evento contará com as presenças de Roberto Lorena, chefe do MAPA do Porto de Santos; Cleverson Freitas, coordenador-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional; Ricardo Drago, presidente da Agesbec; Fabiano Coelho, Subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal; Márcia Schiffer, coordenadora de Gestão e Conhecimento do Procomex; Angelino Caputo, presidente da Abtra; e Hugo Evangelista, diretor da SDAS.

Os ingressos são gratuitos e limitados, em www.eventbrite.com.br/e/1o-congresso-nacional-aduaneiro-tickets-1271799359119?aff=oddtdtcreator


IMPOSTO – O presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), Marcelo Godoy, manifestou sua contrariedade a quaisquer tentativas de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%.

“Em 2023 foi acordado o ‘faseamento’ do imposto de importação para veículos importados eletrificados, por meio do qual em julho de 2026 a alíquota chegará a 35%, igualando-se ao porcentual de veículos a combustão. Hoje, a incidência do imposto é de 18% (carros elétricos), de 24% (híbridos plug-in) e 25% (híbridos). Em julho deste ano, as alíquotas vão subir, respectivamente, para 25%, 28% e 30%. Nossas associadas já contam com essa previsibilidade, o que é muito salutar. É relevante ressaltar que é imprescindível respeitar os clientes/consumidores brasileiros, que têm o direito ao acesso e a escolha por tecnologias de ponta”, argumenta Godoy.

Na luta contra as montadoras por aqui estabelecidas, que pedem ao governo brasileiro barreiras mais fortes contra importados – sobretudo aos elétricos chineses –, a Abeifa reforça o argumento de que “políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil”.

Godoy destaca: “Nos anos 1990, não fosse a abertura do mercado interno para veículos importados, o País não teria o parque industrial de hoje com algumas dezenas de fabricantes. Medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são ineficazes. A médio e longo prazos, são prejudiciais a toda a cadeia automotiva. Mas em especial ao Brasil”. Para ele, "a indústria local deveria se preocupar em aumentar suas exportações, ao agregar mais tecnologias e produtividade, em lugar de restringir as importações, que tanto contribuem para o desenvolvimento do país”.


FEVEREIRO – As 10 marcas filiadas à Abeifa registraram em fevereiro último aumento de vendas de 5,8% ante janeiro de 2025, quando foram comercializadas 8.526 unidades. Comparado a fevereiro de 2024, a alta é de 46,8%: 9.021 unidades contra 6.147 veículos.

Ainda em fevereiro, do total de 9.021 unidades emplacadas por associadas à entidade, 8.270 veículos são eletrificados, o equivalente a 91,6%. “Esse dado é muito importante para o setor de importação de autoveículos. Nos mostra uma tendência inequívoca de contribuição dos importados rumo à descarbonização”, afirma o presidente Marcelo Godoy.


AFTERMARKET – Em movimento inédito no setor automotivo, a Aliança promoverá o 1º Congresso Aliança do Aftermarket Automotivo, um encontro estratégico que reunirá os principais líderes, especialistas e executivos do mercado. O evento acontecerá no dia 23 de abril próximo, no Mezzanino do São Paulo Expo, durante a Automec 2025, a maior feira de autopeças da América Latina.

O congresso surge como um marco para o setor, abordando temas essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade do aftermarket. Com um formato dinâmico de painéis e talks, o evento trará especialistas nacionais e internacionais para debater Right to Repair, Inspeção Técnica Veicular, Reforma Tributária, Descarbonização da Frota e Inteligência Artificial no Aftermarket.

A Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil é uma coalizão formada por entidades representativas do setor de reposição automotiva, incluindo a Andap/Sicap, Anfape, Asdap, Conarem e Sincopeças Brasil.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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