Nelson Tucci
No próximo dia 25 de abril Santos, no litoral de São Paulo,
sediará o 1º Congresso Nacional Aduaneiro. O evento é uma oportunidade para
autoridades e profissionais de comércio exterior discutirem mudanças nas
legislações, regulamentações e novas práticas de despacho aduaneiro. Idealizado
pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, o congresso
ocorrerá das 8 às 13 horas, no auditório da Delegacia da Receita Federal, na Avenida
Bernardino de Campos, 17, Vila Belmiro.
Com o objetivo de aprimorar o conhecimento, promover o
networking entre profissionais portuários e desenvolver melhorias para o
mercado aduaneiro no país, o congresso espera reunir aproximadamente 200
pessoas, incluindo despachantes aduaneiros, importadores, exportadores e
executivos do setor logístico.
O evento contará com as presenças de Roberto Lorena, chefe do
MAPA do Porto de Santos; Cleverson Freitas, coordenador-geral do Sistema de
Vigilância Agropecuária Internacional; Ricardo Drago, presidente da Agesbec;
Fabiano Coelho, Subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal;
Márcia Schiffer, coordenadora de Gestão e Conhecimento do Procomex; Angelino
Caputo, presidente da Abtra; e Hugo Evangelista, diretor da SDAS.
Os ingressos são gratuitos e limitados, em www.eventbrite.com.br/e/1o-congresso-nacional-aduaneiro-tickets-1271799359119?aff=oddtdtcreator
IMPOSTO – O presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), Marcelo Godoy, manifestou sua contrariedade a quaisquer tentativas de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%.
“Em 2023 foi acordado o ‘faseamento’ do imposto de importação
para veículos importados eletrificados, por meio do qual em julho de 2026 a
alíquota chegará a 35%, igualando-se ao porcentual de veículos a combustão.
Hoje, a incidência do imposto é de 18% (carros elétricos), de 24% (híbridos plug-in)
e 25% (híbridos). Em julho deste ano, as alíquotas vão subir, respectivamente,
para 25%, 28% e 30%. Nossas associadas já contam com essa previsibilidade, o
que é muito salutar. É relevante ressaltar que é imprescindível respeitar os
clientes/consumidores brasileiros, que têm o direito ao acesso e a escolha por
tecnologias de ponta”, argumenta Godoy.
Na luta contra as
montadoras por aqui estabelecidas, que pedem ao governo brasileiro barreiras
mais fortes contra importados – sobretudo aos elétricos chineses –, a Abeifa reforça
o argumento de que “políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil”.
Godoy destaca: “Nos anos 1990, não fosse a abertura do
mercado interno para veículos importados, o País não teria o parque industrial
de hoje com algumas dezenas de fabricantes. Medidas protecionistas ou barreiras
alfandegárias artificiais são ineficazes. A médio e longo prazos, são
prejudiciais a toda a cadeia automotiva. Mas em especial ao Brasil”. Para ele, "a
indústria local deveria se preocupar em aumentar suas exportações, ao agregar
mais tecnologias e produtividade, em lugar de restringir as importações, que
tanto contribuem para o desenvolvimento do país”.
FEVEREIRO – As 10 marcas filiadas à Abeifa registraram em fevereiro último aumento de vendas de 5,8% ante janeiro de 2025, quando foram comercializadas 8.526 unidades. Comparado a fevereiro de 2024, a alta é de 46,8%: 9.021 unidades contra 6.147 veículos.
Ainda em fevereiro, do total de 9.021 unidades emplacadas por
associadas à entidade, 8.270 veículos são eletrificados, o equivalente a 91,6%.
“Esse dado é muito importante para o setor de importação de autoveículos. Nos
mostra uma tendência inequívoca de contribuição dos importados rumo à
descarbonização”, afirma o presidente Marcelo Godoy.
AFTERMARKET – Em movimento inédito no setor automotivo, a Aliança promoverá o 1º Congresso Aliança do Aftermarket Automotivo, um encontro estratégico que reunirá os principais líderes, especialistas e executivos do mercado. O evento acontecerá no dia 23 de abril próximo, no Mezzanino do São Paulo Expo, durante a Automec 2025, a maior feira de autopeças da América Latina.
O congresso surge como um marco para o setor, abordando temas
essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade do aftermarket. Com um
formato dinâmico de painéis e talks, o evento trará especialistas nacionais e
internacionais para debater Right to Repair, Inspeção Técnica Veicular, Reforma
Tributária, Descarbonização da Frota e Inteligência Artificial no Aftermarket.
A Aliança do Aftermarket Automotivo Brasil é uma coalizão
formada por entidades representativas do setor de reposição automotiva,
incluindo a Andap/Sicap, Anfape, Asdap, Conarem e Sincopeças Brasil.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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site www.jornalperspectiva.com.br
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