segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Julho é bom de vendas

Divulgação        Caminhões e ônibus também mostraram boa performance

Nelson Tucci

O recém-encerrado julho foi o melhor mês do ano para emplacamentos de veículos. Houve crescimento de 4,9% sobre o mês anterior (junho), com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) registrando 419.829 unidades. Todos os segmentos, à exceção de motocicletas, tiveram alta em relação ao mês anterior e, também, sobre julho de 2023, impulsionados pelo maior número de dias úteis do mês (23, em julho, ante os 20 de junho).

“Apesar da sazonalidade de meio de ano, o resultado foi excelente, tanto que este foi o melhor mês de julho desde 2014. O acumulado dos sete meses revela crescimento em linha com nossas projeções para 2024”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave, acrescentando que a oferta de crédito continua a ter influência positiva nas vendas.

Caminhões e ônibus também mostraram boa performance (veja quadro) e a expectativa é fechar 2024 com números maiores que os registrados no período de 2023.


Divulgação                  Fiat está preparada para “conquistas ainda maiores”

SEMESTRE – No ano do seu 125º aniversário, a Fiat celebra os resultados nas vendas semestrais, solidificando sua posição como a principal marca da Stellantis em termos de volumes. Com mais de 660 mil unidades vendidas globalmente, a marca alcançou um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A marca assinala que está preparada para “conquistas ainda maiores”. Foram antecipados projetos importantes: após o Verão europeu, o Fiat Grande Panda – o novo modelo global que marca o retorno da Fiat ao mercado global predominante – terá suas encomendas abertas e, em seguida, o Abarth 600e e o Fiat 500e Giorgio Armani.

Na América do Sul a participação de mercado é de 14%, depois de computado o aumento de 2,3% no acumulado do ano. Na região, a Fiat alcançou resultados excepcionais no Brasil, onde mantém sua liderança há 42 meses consecutivos. A participação de mercado por aqui é de 20,4%.


BEM-BOLADO – A Nissan, a Honda e a Mitsubishi assinaram um memorando de entendimento para discutir em conjunto o contexto para os próximos sistemas de eletrificação e inteligência dos veículos, com base no acordo estabelecido entre Nissan e Honda em 15 de março último.

As japonesas Nissan e Honda trabalham para acelerar as iniciativas com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono, bem como um nível zero de acidentes de trânsito. Existem discussões em grande escala em torno das áreas de colaboração, como tecnologias ambientais, tecnologias de eletrificação e desenvolvimento de softwares.


CONSÓRCIO – Ao longo do primeiro semestre, os negócios realizados no mercado de consórcios ultrapassaram R$ 170 bilhões no Brasil, valor 18,4% superior ao mesmo período de 2023, segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Na Energy Group, da qual faz parte a X1 Solutions – empresa de consultoria em projetos de consórcio estruturado –, por exemplo, os resultados também foram de expansão. “Somente na companhia, registramos crescimento na ordem de 35% nos primeiros seis meses de 2024 no comparativo com o ano passado”, confirma o CEO Fabio Ongaro.

O executivo explica que os setores que alavancaram este aumento na companhia foram o imobiliário, que cresceu 55% e, na sequência, o de veículos leves, que representou 45%. Para Ongaro, o mercado de consórcios no Brasil tem demonstrado potencial robusto e resiliente, “mesmo em tempos de incerteza econômica”.

De acordo com os dados da ABAC no fechamento do semestre, foram mais de 2,1 milhões de cotas vendidas em todo o país, sendo cerca de 850 mil de veículos leves e 419,3 mil de imóveis.


SEGUROS – A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em junho último, crescimento de 3,35%, em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma. Já na comparação com o mês anterior, maio, houve um segundo recuo consecutivo, desta vez de 3,30%.

O cenário geral, no entanto, reforça o bom momento do setor, aquecido pelo mercado de veículos novos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (veja quadro acima, nesta coluna), o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 12,7% em junho. Dados da B3 também corroboram o entusiasmo deste mercado.


Divulgação                       Modelo tem preços a partir de R$ 358.990 (SUV)

LANÇAMENTO – A Audi, que completa 30 anos de Brasil, anuncia a chegada da nova versão Performance Black Plus para a família Q3, modelo da marca das quatro argolas montado na fábrica em São José dos Pinhais/PR. A nova versão topo de linha já está disponível na rede de concessionárias a preços a partir de R$ 358.990 (SUV) e R$ 378.990 (Sportback).

A nova versão Performance Black Plus ganhou detalhes na carroceria que deixaram colaboram com um visual mais esportivo. Entre as novidades estão o acabamento preto brilhante nos frisos decorativos, Audi Rings e nas inscrições do modelo. Já os para-choques S Line ganharam pintura na região inferior na cor da carroceria, além dos arcos que realçam as rodas Audi Sport de 20 polegadas.

Internamente, o modelo ganhou duas opções de cores para revestimento dos bancos em couro sintético (preto e cinza), além de pacote de luzes customizáveis que transformam a experiência de condutor e passageiros a bordo do cockpit.


AÉREO – Terminal de cargas aéreo internacional que mais cresceu no Brasil em 2023, o Floripa Airport Cargo encerrou o primeiro semestre deste ano com números animadores. Nos primeiros seis meses deste ano, o terminal superou em 72% o recorde conquistado em 2023 na tonelagem de cargas movimentadas, em aproximadamente 7 mil embarques aéreos.

No ano passado, na contramão do mercado nacional, que apresentou queda de 24% na movimentação de mercadorias, o terminal de cargas de Florianópolis/SC registrou crescimento de 23% comparado com o mesmo período de 2022.

A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o terminal, investiu R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos para utilização no terminal de cargas.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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