Nelson Tucci
A Autoridade Portuária de Santos (APS) exige atestado de
conformidade com as regras internacionais de destinação das águas de lastro
para os navios que chegam ao maior porto da América Latina. Caso não o façam,
estes não poderão atracar – diz determinação assinada no dia 21 último. A
medida é referente ao problema mundial da bioinvasão por espécies exóticas, que
ameaçam a vida marinha e afetam a pesca de subsistência de populações da
costa.
Essencial para a segurança das embarcações, a água de lastro
é um peso líquido utilizado em navios com pouca ou nenhuma carga que ajuda a
manter as hélices propulsoras submersas e dá estabilidade à embarcação,
impedindo que ela naufrague ou parta ao meio. A quantidade de água de lastro
coletada depende da quantidade da carga, portanto, quanto menos carga, mais
água de lastro, e vice-versa. Quando a embarcação é carregada, a água é
descartada.
No entanto, esse lastro pode conter esgoto, materiais tóxicos
e até mesmo espécies que acabam sendo transportados para várias regiões do
planeta e provocando problemas de saúde pública e ambientais. Para fiscalizar
os navios serão utilizadas ferramentas tecnológicas, como Inteligência
Artificial, GPS, entre outras, que permitem constatar se os navios descartaram
a água de lastro em áreas permitidas ou adotaram o sistema de filtragem. Ambos
os procedimentos são determinados pela Organização Marítima Internacional e
seguem a Norma 401/DPC da Marinha.
CONVENÇÃO – De acordo com a
advogada marítima Cristina Wadner, do ponto de vista legal, a norma está
fundamentada no decreto federal nº 10.980/2022 que internalizou a convenção
internacional de controle e gerenciamento da água de lastro. A lei já foi
regulamentada.
“A questão que será levantada, se a discussão já não começou
internamente pelos armadores e agentes marítimos, é com relação à empresa que
prestará o serviço de atestar a conformidade. Isso porque esta norma também
estabelece os procedimentos para credenciamento das empresas que vão expedir
esse atestado de conformidade”, aponta Cristina.
A Autoridade Portuária, no entanto, credenciou apenas uma
empresa para ser responsável pela conformidade das normas. A especialista
afirma que, pela norma, é critério do armador e seu agente marítimo escolher
entre as empresas credenciadas qual fará a inspeção. “Antigamente, a inspeção
era feita por amostragem. Obviamente, com estas novas tecnologias, este
controle é muito mais eficaz”, conclui a advogada.
LANÇAMENTO – A Mercedes-Benz
veicula em suas mídias sociais oficiais no Brasil a campanha global “SO AMG”,
focada nos veículos Mercedes-AMG, marca de alta performance do grupo
alemão.
Os destaques ficam para os modelos recentemente lançados no
Brasil, Mercedes-AMG SL 63 e Mercedes-AMG C 63 S. Ideia é focar no “DNA
esportivo da marca”, diz sua assessoria.
UTILITÁRIO – O ano de 2024 ainda
está longe de acabar, mas a Fiat já antecipa a linha 2025, mostrando a nova
versão Ducato que, segundo o fabricante, traz “15+1 lugares e uma extensa lista
de itens de série para atender uma demanda de mercado”.
O modelo 2025 continuará com o motor 2.2 BlueHDI, de 140 CV e
340 Nm de torque, e o câmbio de 6 marchas. Cabe destacar que o Ducato possui
toda a versatilidade para transformações homologadas, como ambulância,
motorhome, veículo refrigerado para hortifrúti e minibus.
BUSÃO – Recém-lançado no mercado
automotivo, o Volksbus 22.260 S, vem conquistando diversos itinerários por todo
o país. “A nova versão do Volksbus é uma solução inovadora para o empresário
que necessita de um ônibus de 15m, se destaca no mercado pelos atributos de
confiabilidade, robustez, economia de combustível e baixo custo de manutenção”,
diz Ricardo Alouche, VP de Vendas.
Metade do volume lançado foi vendido imediatamente em
Goiânia/GO. Um dos primeiros clientes a receber 25 unidades do modelo foi
Edmundo de Carvalho Pinheiro, dono da HP Transportes. “Muitos detalhes deste
novo chassis chamaram a atenção, como o baixo nível de ruído, o conforto ao
dirigir, ergonomia, entre outros pontos positivos. Seguimos com essa parceria
com a VWCO e estamos muito felizes com a nova compra”, atesta.
ON-LINE – As formas de comprar um carro ou moto vêm mudando nos últimos anos, com o primeiro contato ocorrendo no ambiente digital. Não é novidade as plataformas on-line para negociar autos. Monitoramento feito pela Sondagem do Comércio do FGV IBRE mostra que houve aumento de 22,4% nas vendas online no segmento de veículos, motos e peças, no segundo trimestre do ano.
Ainda de acordo com esse levantamento, a tendência é de mais
crescimento, com consumidores e concessionárias se adaptando ao novo cenário e
investindo em estratégias de marketing digital. Para o Grupo Umuarama, o foco é
converter visitantes das plataformas digitais em clientes. “Após entender as
preferências, o atendimento passa para a equipe de fechamento de vendas,
poupando o tempo do cliente e garantindo a melhor entrega”, destaca Karina
Sato, gerente de marketing do Grupo Umuarama.
SELO – Pela terceira vez consecutiva, a Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas de baixo carbono, conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa que certifica a qualidade dos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O reconhecimento atesta o compromisso da companhia com a sustentabilidade em suas operações, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A certificação no Selo Ouro reconhece que o inventário
corporativo apresentado atingiu o nível de qualidade, por meio de um balanço
completo e auditado de suas emissões, reforçando a transparência com os seus
públicos de relacionamento.
C3 – A BorgWarner, líder em
turboalimentação flex na América Latina, equipa o novo Citroën C3 You! com seu
turbocompressor B01 produzido pela companhia em sua fábrica localizada em
Itatiba/SP. Outros veículos do grupo Stellantis também são equipados com
turbocompressores da série B01 da BorgWarner, como Fiat Strada, Pulse,
Fastback, Toro, Jeep Compass, Commander, Renegade, Peugeot 208 e o 2008 e o
Citroën C3 Aircross.
“A aplicação de turbocompressores em carros de passeio com
motorização de baixa cilindrada, amplia a gama e a acessibilidade a veículos
que reduzem consumo e emissões no mercado brasileiro. Estamos muito contentes
em produzir no país cerca de 50% dos turbos que equipam os veículos flex
nacionais”, afirma Melissa Mattedi, diretora geral da BorgWarner Turbos and
Thermal Technologies no Brasil.
CUMMINS – De 17 a 22 de setembro, os visitantes da Feira de Hannover, Alemanha, poderão conhecer uma variedade de soluções no estande da Cummins, como um motor diesel avançado com sistema de pós-tratamento pronto para atender às regulamentações Euro 7. Trata-se de motor de hidrogênio com emissão zero e as tecnologias de células de combustível e baterias de hidrogênio da Accelera by Cummins.
O portfólio de produtos da Cummins estará no evento,
incluindo o motor X10, pronto para Euro 7, e o motor de combustão interna de
hidrogênio X15H. Esses produtos acompanham um dos mais recentes sistemas de
pós-tratamento, a transmissão Eaton-Cummins e componentes como a suspensão
dianteira independente Meritor MIS-10, o eixo traseiro 17X HE e os freios a
disco Elsa 225 H, tecnologias projetadas para aumentar a eficiência do
combustível, reduzir emissões e melhorar o desempenho do veículo, apoiando a
transição do setor para as novas regulamentações.
MARKETPLACE – A Mobiauto, autotech do segmento automotivo e um dos três maiores marketplaces de veículos usados do Brasil, subiu 20 posições e entrou no ranking dos 50 marketplaces mais visitados do mundo, segundo o Automotive Markteplaces Annual 2024, relatório produzido e divulgado pela empresa de inteligência empresarial AIM Group – uma das maiores consultorias globais dos setores automotivo, imobiliário e recrutamento.
De acordo com o levantamento, entre julho de 2023 e maio de
2024, a Mobiauto saiu da 62ª para a 42ª posição, o maior crescimento entre os
marketplaces analisados mundialmente no período. O estudo destaca que esta
plataforma atinge 6,6 milhões de acessos mensais.
POSTOS – Aproximadamente, 42 mil postos brasileiros têm a receber, ao menos, R$ 7,56 bilhões dos cofres públicos. De acordo com levantamento feito pelo sistema Revizia, levando-se em consideração apenas o ICMS-ST (ICMS relativo à Substituição Tributária), cerca de 390 postos analisados possuem mais de R$ 70 milhões a serem ressarcidos, referente aos seus últimos 5 anos de operação. Além disso, existem créditos sobre despesas Administrativas e Essenciais e Relevantes para o PIS e a Cofins. O valor corresponde a R$ 180 mil por posto, mas dependendo do volume de vendas pode superar os R$ 300 mil.
“Em um dos estudos que fizemos com uma das maiores redes de
postos de combustíveis do Brasil identificamos R$ 10 milhões em recuperação
tributária de ICMS-ST referente aos seus últimos 5 anos de operação. Além
disso, por meio de trabalhos de oportunidades, observamos mais R$ 12 milhões de
créditos sobre despesas Administrativas e Essenciais e Relevantes para o PIS e
a Cofins”, destaca Vitor Santos, CEO do Revizia, ferramenta especializada em
auditoria e compliance fiscal.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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