Nelson Tucci
A General Motors encerrou o primeiro semestre do ano com
lucro apurado. Conforme o balanço da companhia, divulgado na semana que passou,
seu lucro é de US$ 5,9 bilhões no período, registrando aumento de 19,2% sobre
igual período de 2023.
Já o faturamento bruto bateu nos US$ 90,9 bilhões, nos seis
primeiros meses do ano, sendo 7,4% maior que o registrado no primeiro semestre
do ano passado. Em carta aos acionistas, a CEO Mary Barra agradeceu os
fornecedores e parceiros, em geral, pelo desempenho.
A montadora atribuiu a performance às vendas de SUVs equipados com motores à combustão no Norte
das Américas, bem como ao recorde de modelos elétricos e à política de preços
em seus principais mercados.
Já na parte Sul do Continente, destaque para o Brasil que
encerrou o semestre com 12,3% de participação no mercado nacional, com volume
comercializado de 141 mil unidades. Isto é algo 5,4% menor que o registrado em
igual período no ano passado.
LANÇAMENTOS – A Mercedes-Benz Cars
& Vans do Brasil amplia seu portfólio de automóveis compactos no Brasil com
a chegada da linha 2025, neste final de julho. Os novos CLA 200 e GLA 200
oferecem a linha de acabamento Progressive, a fim de que cada cliente encontre
a versão que melhor represente seu estilo de vida.
A nova se caracteriza por um padrão de acabamento externo e
interno remetendo ao refinamento e ao luxo em cada detalhe, com novas
combinações de materiais e cores. No exterior, a grade do radiador segue o
padrão Mercedes-Benz com acabamento cromado, saídas de escapamento cromadas, um
spoiler traseiro com faixa decorativa em cromo e rodas AMG de liga leve de 18’
(CLA) e 19’ (GLA).
No interior, o acabamento em alumínio e os detalhes cromados
no volante e nas saídas de ar enfatizam um estilo mais dinâmico e requintado.
“A ampliação de nosso portfólio de automóveis compactos é
mais um passo na busca para oferecer automóveis que se adaptem aos desejos dos
clientes. Eles se encaixam perfeitamente no estilo de vida daqueles que buscam
um veículo que entregue requinte e conforto para a sua rotina diária”, define
Evandro Bastos, Head de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans
Brasil.
BATERIAS – A Svolt, subsidiária
do grupo Great Wall Motor (GWM) na China, anuncia linha
de baterias short blade (lâmina curta), objetivando revolucionar o
segmento de dispositivos de armazenagem de energia para veículos.
Para o mercado de veículos 100% elétricos (EVs), foi lançada
a bateria de lítio de carregamento ultrarrápido Svolt 6C, do tipo
níquel-cobalto-manganês (NCM), que recarrega em surpreendentes 5 minutos e
oferece autonomia de até 600 km – de acordo com o fabricante. Além disso, tem
versões que chegam a uma capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh,
o que fornece um alcance máximo de mais de 1.000 km.
O outro lançamento para EVs é a bateria Svolt 5C, de lítio
short blade do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP) “mais avançada do setor”, que
reduz o tempo de carregamento de 10% a 80% para 10 minutos e possui um ciclo de
vida superior a 3.500 ciclos. De acordo com a Svolt, ela seria capaz de rodar
mais de 1 milhão de quilômetros. A produção deverá ser iniciada em dezembro
deste ano.
PEÇAS – O primeiro semestre deste ano foi duro para o setor de autopeças, apontando saldo negativo de US$ 6,2 BI, número 22% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando chegou a pouco mais de US$ 5 BI.
A informação é do Sindipeças, relatando que as exportações
enfrentam dificuldades com retrações nas vendas de veículos no mercado
latino-americano. A isto acrescente-se as compras externas de componentes em
volumes 3,5% maiores, com desembolso de US$ 9,9 BI.
Entre janeiro e junho último, as exportações de componentes
totalizaram US$ 3,7 BI, com desempenho negativo de 17,5% sobre os US$ 4,5 BI do
primeiro semestre de 2023.
ASSINATURA – O mercado de assinatura de veículos estava indo muito bem, obrigado, até que a inadimplência chegou. Mesmo quadro já é verificado junto aos financiamentos. Para enfrentar o desafio de virar este jogo, as locadoras de veículos apelam para novas estratégias a fim de proteger seus negócios e garantir a continuidade das operações.
Uma das principais mudanças foi a exigência do cadastro de um
cartão de crédito, além das opções tradicionais de pagamento como boleto
bancário e PIX. Empresas do setor passaram a exigir comprovação de renda, com
extratos bancários, para assegurar que os clientes tenham capacidade financeira
de honrar os compromissos.
Milton Walsinir, CEO da byecar, plataforma de assinatura de
veículos do Brasil, destaca os desafios enfrentados: "Mesmo com maior
restrição ao crédito e redução na taxa de aprovação no último trimestre, a
inadimplência continua aumentando. As locadoras enfrentam dificuldades nas
análises de crédito, que muitas vezes não são tão precisas quanto aquelas
realizadas por bancos, devido à falta de informações detalhadas”, diz ele,
emendando: “Acredito que o setor poderia se beneficiar de soluções como o open
banking ou caução, já utilizadas no mercado imobiliário, para mitigar riscos”.
CARTILHA – O Instituto Julio
Simões, braço social do Grupo Simpar, lança o programa “Direção Certa”,
dedicado à educação financeira de motoristas. Os conteúdos detalham orientações
de especialistas sobre gerenciamento do dinheiro do frete, manutenção do
caminhão, compras de insumos e outras formas de gestão dessa “empresa” chamada
caminhão, e que fazem parte da vida de milhares de profissionais autônomos em
todo o Brasil.
De acordo com Pesquisa CNT - Perfil dos Caminhoneiros, de
2019, cerca de 36% dos motoristas autônomos admitem estar endividados. Desses,
40% têm débitos superiores a R$ 21 mil. Para minorar a situação, o Direção
Certa chega capacitando os caminhoneiros na gestão das finanças.
“Os caminhoneiros administram um ativo muito valioso tanto
financeira como economicamente”, diz Bia Andari, gerente do Instituto Julio
Simões: “Um conjunto completo com cavalo mecânico e carreta de 3 eixos com três
anos de uso, por exemplo, tem valor médio de mercado entre R$ 350 mil e 600 mil
reais, superior a muitos outros negócios geridos por pequenos empreendedores.
Portanto, fazer a gestão dessas empresas é fundamental para garantir a
rentabilidade e qualidade de vida dos profissionais”.
PORTOS – Com a implantação do Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed) no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra de Coqueiros, em Aracaju/SE, todos os portos próprios da companhia passam a contar com essa ferramenta pioneira, que promove mais eficiência nas operações de carga e descarga dos navios. A tecnologia já estava implantada no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista, e no Terminal Portuário São Luiz/MA, ambos da VLI.
Com essa otimização dos processos nos portos próprios, a
companhia contabiliza uma redução mensal de 50 horas no tempo de operação. Os
principais ganhos com esta ferramenta são a melhora na eficiência operacional
do embarque e desembarque de navios, além da geração de mais capacidade de
movimentação de carga nos portos.
PODCAST – Nesta semana a psicóloga Patrícia Ansarah fala sobre Segurança Psicológica no POD+Empresas, o podcast apresentado por este colunista no Youtube toda terça-feira. Assista. Inscreva-se.
https://www.youtube.com/watch?v=1OQ03d3bpnM
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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