segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Pé no freio

Divulgação     Vendas totais de pneus registraram queda de 9,6% em julho

Nelson Tucci

As vendas totais de pneus registraram queda de 9,6% em julho na comparação com o mês anterior, caindo de 4,42 milhões para 3,99 milhões de unidades no período. As vendas para montadoras recuaram 12,3% (saindo de 1,16 milhões para 1,01 milhões de unidades), enquanto o mercado de reposição caiu 8,7% (de 3,26 milhões para 2,98 milhões). No acumulado do ano, a queda foi de 6,1% em relação a 2022. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).   

Também os pneus de carga apresentaram recuo em julho. Foram 10,4% a menos em relação ao mês anterior. O segmento saiu de cerca de 540 mil unidades vendidas para 484 mil. Já as vendas de pneus para segmento de veículos de passeio tiveram o menor recuo, mas mesmo assim houve baixa, com queda de 3,2%. O segmento passou de 2,19 milhões de unidades vendidas, em junho, para 2,12 milhões, em julho. O recuo nas comercializações para montadoras foi de 6,6%, saindo de 647 mil para 605 mil pneus vendidos. Já no mercado de reposição os resultados foram 1,8% menores, sendo 1.547.452 negociações em junho e 1.519.268 em julho.  

Os comerciais leves, por seu turno, saíram de 682 mil unidades comercializadas, em junho, para 582 mil em julho. “O impacto negativo causado pelo desequilíbrio do mercado, principalmente no segmento de pneus de carga, ainda não foi superado e os resultados seguem abaixo dos registrados nos anos anteriores. Estamos vivendo um dos piores cenários da história do setor", diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.   


USADOS – O tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706 em julho, apontando recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses. A maior queda de preço após as medidas governamentais de redução de impostos para os carros 0 km foi verificada em automóveis com mais de três anos de uso.

Quanto aos seminovos, a desvalorização foi ainda mais forte nos segmentos de veículos premium e sedans médios, enquanto os compactos hatch aumentaram a representatividade nas vendas. Os dados são do Estudo Performance de Veículos Usados PVU, realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV. A pesquisa abrange 2.410 concessionárias, de 21 marcas, cadastradas em todo o Brasil, que representam cerca de 65% do volume total de vendas do país.


Divulgação                      Crescem as vendas Volare para o exterior

EXPORTAÇÃO – A Volare, marca produtora de micro-ônibus, do Grupo Marcopolo, registrou crescimento de 57,6% nas exportações no primeiro semestre de 2023. Foram enviados 93 veículos para clientes estrangeiros, contra 59 unidades no mesmo período do ano passado.

“Esse desempenho é resultado do trabalho que estamos fazendo há alguns anos para consolidar a marca em alguns dos principais mercados internacionais”, analisa Vinicius Tregansin, gerente comercial de mercado externo da Marcopolo.

“Apesar de todos os desafios que persistem nos países da América do Sul e África, mesmo depois da pandemia, intensificamos nossa atuação visando conquistar novos clientes e novos mercados. Hoje estamos presentes em mais de 30 países da América Latina, Oriente Médio e África contando com mais de 20 pontos de atendimento”, acrescenta.


PRÊMIO – A estratégia de lançamento para o mercado internacional dos ônibus rodoviários da Geração 8 da Marcopolo foi decisiva para o sucesso e o crescimento das exportações da marca em 2022, colaborando decisivamente na ampliação de mercado da fabricante brasileira e também no fortalecimento e presença ainda maior da marca em alguns dos principais mercados do mundo, como os países da América Latina, África e Oriente Médio. Esse desempenho garantiu à empresa a conquista do 51º Prêmio Exportação ADVB, nas categorias Branding Internacional e na inédita Case da Exportação 2023.


PRÊMIO 2 – O Programa Conectados da Rodobens, que tem como objetivo amplificar a cultura organizacional junto dos seus colaboradores, foi reconhecido, dentre 200 companhias com 415 projetos inscritos. A companhia recebeu o Certificado RH Inovador, entre os finalistas da categoria Cultura Organizacional, durante a premiação do Think Work Flash Innovations.


Divulgação                      VW: empresa se engaja contra violência à mulher

SOCIAL – Atrair, cuidar e reter cada vez mais mulheres à empresa é um dos pilares da estratégia de diversidade e inclusão da Volkswagen Caminhões e Ônibus e neste Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres, a empresa se engaja nesta causa e cria um programa especial para a proteção das colaboradoras da VWCO e Consórcio Modular.

O objetivo deste programa é ir além do que está previsto em lei e garantir toda uma estrutura de apoio para segurança social, jurídica e financeira numa eventual situação em que sejam vítimas desse tipo de crime. A empresa disponibiliza também um canal exclusivo de atendimento para suporte nesses casos.

Apesar de não ter registros de um panorama interno crítico, a VWCO está ciente do crescimento desse tipo de violência na sociedade como um todo. O número de feminicídios bateu recorde em 2022 no Brasil, com uma alta de 5% no último ano, de acordo com levantamento do Monitor da Violência.


Divulgação      Modelos expostos custam entre R$ 174 mil a R$ 2,5 milhões

NÁUTICA – Uma gama de 13 embarcações, entre 18 e 42 pés, em um estande de 800 metros quadrados. É assim que o estaleiro brasileiro Fibrafort, com as premiadas lanchas Focker, pretende surpreender quem visitar os pavilhões do São Paulo Expo na maior feira náutica da América Latina.

Durante a 26ª edição do São Paulo Boat Show, de 21 a 26 de setembro, também está confirmado um lançamento da marca para o país e exterior. A novidade será mantida em sigilo até o primeiro dia do evento, em 21 de setembro, quando haverá uma apresentação envolvendo clientes e convidados. 

“A Fibrafort é uma marca de alto reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior e sabemos que nossos clientes e visitantes em geral esperam novidades como habitualmente oferecemos”, conta a gerente comercial e de marketing da Fibrafort, Barbara Martendal Yamamoto.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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