Nelson Tucci
As
vendas totais de pneus registraram queda de 9,6% em julho na comparação com o
mês anterior, caindo de 4,42 milhões para 3,99 milhões de unidades no período.
As vendas para montadoras recuaram 12,3% (saindo de 1,16 milhões para 1,01
milhões de unidades), enquanto o mercado de reposição caiu 8,7% (de 3,26
milhões para 2,98 milhões). No acumulado do ano, a queda foi de 6,1% em relação
a 2022. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação
Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Também
os pneus de carga apresentaram recuo em julho. Foram 10,4% a menos em relação
ao mês anterior. O segmento saiu de cerca de 540 mil unidades vendidas para 484
mil. Já as vendas de pneus para segmento de veículos de passeio tiveram o menor
recuo, mas mesmo assim houve baixa, com queda de 3,2%. O segmento passou de
2,19 milhões de unidades vendidas, em junho, para 2,12 milhões, em julho. O
recuo nas comercializações para montadoras foi de 6,6%, saindo de 647 mil para
605 mil pneus vendidos. Já no mercado de reposição os resultados foram 1,8%
menores, sendo 1.547.452 negociações em junho e 1.519.268 em julho.
Os
comerciais leves, por seu turno, saíram de 682 mil unidades comercializadas, em
junho, para 582 mil em julho. “O impacto negativo causado pelo desequilíbrio do
mercado, principalmente no segmento de pneus de carga, ainda não foi superado e
os resultados seguem abaixo dos registrados nos anos anteriores. Estamos
vivendo um dos piores cenários da história do setor", diz Klaus Curt Müller,
presidente executivo da ANIP.
USADOS – O tíquete médio das vendas de veículos usados ficou em R$ 74.706 em julho, apontando recuo de 8,6% em comparação ao mês anterior e atingiu o menor patamar dos últimos 12 meses. A maior queda de preço após as medidas governamentais de redução de impostos para os carros 0 km foi verificada em automóveis com mais de três anos de uso.
Quanto
aos seminovos, a desvalorização foi ainda mais forte nos segmentos de veículos
premium e sedans médios, enquanto os compactos hatch aumentaram a representatividade
nas vendas. Os dados são do Estudo Performance de Veículos Usados PVU,
realizado pela MegaDealer com base nos dados da Auto Avaliar e Instituto AAV. A
pesquisa abrange 2.410 concessionárias, de 21 marcas, cadastradas em todo o
Brasil, que representam cerca de 65% do volume total de vendas do país.
EXPORTAÇÃO
–
A Volare, marca produtora de micro-ônibus, do Grupo Marcopolo, registrou
crescimento de 57,6% nas exportações no primeiro semestre de 2023. Foram enviados
93 veículos para clientes estrangeiros, contra 59 unidades no mesmo período do
ano passado.
“Esse
desempenho é resultado do trabalho que estamos fazendo há alguns anos para
consolidar a marca em alguns dos principais mercados internacionais”, analisa
Vinicius Tregansin, gerente comercial de mercado externo da Marcopolo.
“Apesar
de todos os desafios que persistem nos países da América do Sul e África, mesmo
depois da pandemia, intensificamos nossa atuação visando conquistar novos
clientes e novos mercados. Hoje estamos presentes em mais de 30 países da
América Latina, Oriente Médio e África contando com mais de 20 pontos de
atendimento”, acrescenta.
PRÊMIO – A estratégia de lançamento para o mercado internacional dos ônibus rodoviários da Geração 8 da Marcopolo foi decisiva para o sucesso e o crescimento das exportações da marca em 2022, colaborando decisivamente na ampliação de mercado da fabricante brasileira e também no fortalecimento e presença ainda maior da marca em alguns dos principais mercados do mundo, como os países da América Latina, África e Oriente Médio. Esse desempenho garantiu à empresa a conquista do 51º Prêmio Exportação ADVB, nas categorias Branding Internacional e na inédita Case da Exportação 2023.
PRÊMIO 2 – O Programa Conectados da Rodobens, que tem como objetivo amplificar a cultura organizacional junto dos seus colaboradores, foi reconhecido, dentre 200 companhias com 415 projetos inscritos. A companhia recebeu o Certificado RH Inovador, entre os finalistas da categoria Cultura Organizacional, durante a premiação do Think Work Flash Innovations.
SOCIAL
–
Atrair, cuidar e reter cada vez mais mulheres à empresa é um dos pilares da
estratégia de diversidade e inclusão da Volkswagen Caminhões e Ônibus e neste
Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres, a
empresa se engaja nesta causa e cria um programa especial para a proteção das
colaboradoras da VWCO e Consórcio Modular.
O
objetivo deste programa é ir além do que está previsto em lei e garantir toda
uma estrutura de apoio para segurança social, jurídica e financeira numa
eventual situação em que sejam vítimas desse tipo de crime. A empresa
disponibiliza também um canal exclusivo de atendimento para suporte nesses
casos.
Apesar
de não ter registros de um panorama interno crítico, a VWCO está ciente do
crescimento desse tipo de violência na sociedade como um todo. O número de
feminicídios bateu recorde em 2022 no Brasil, com uma alta de 5% no último ano,
de acordo com levantamento do Monitor da Violência.
NÁUTICA
–
Uma gama de 13 embarcações, entre 18 e 42 pés, em um estande de 800 metros
quadrados. É assim que o estaleiro brasileiro Fibrafort, com as premiadas
lanchas Focker, pretende surpreender quem visitar os pavilhões do São Paulo
Expo na maior feira náutica da América Latina.
Durante
a 26ª edição do São Paulo Boat Show, de 21 a 26 de setembro, também está
confirmado um lançamento da marca para o país e exterior. A novidade será
mantida em sigilo até o primeiro dia do evento, em 21 de setembro, quando
haverá uma apresentação envolvendo clientes e convidados.
“A
Fibrafort é uma marca de alto reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior
e sabemos que nossos clientes e visitantes em geral esperam novidades como
habitualmente oferecemos”, conta a gerente comercial e de marketing da
Fibrafort, Barbara Martendal Yamamoto.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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