Nelson
Tucci
Principal
fórum de debates técnicos do setor automotivo brasileiro, o Simea 2023 –
Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, chega a sua 30ª edição, com o
tema “O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade”. Promovido pela Associação
Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em evento presencial nos dias 16 e
17 de agosto, terá lugar no Novotel Center Norte, em São Paulo.
“Esta
edição pretende destacar que o Brasil precisa e deve se preparar para a
mobilidade sustentável em busca de soluções inteligentes que se encaixem no
mercado brasileiro, mas também aplicáveis no contexto global. Por isso,
procuramos ampliar o debate ao abordar o futuro sustentável da mobilidade para
um país que possui uma vasta plataforma de soluções energéticas e não somente a
elétrica, sem – no entanto - descartar essa possibilidade”, enfatiza Paulo
Jorge Santo Antonio, diretor de Emissões e Consumo de Veículos Pesados da AEA e
coordenador do Simea 2023.
Em
dois dias de evento, o simpósio contará com dois painéis, três palestras
especiais e uma mesa redonda no auditório principal e a apresentação de 60
trabalhos nas quatro salas destinadas às sessões técnicas. Entre os
participantes estarão um representante do Ministério das Minas e Energia (visão
do Governo), o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite (visão dos
fabricantes de veículos) e do presidente do Sindipeças, Claudio Sahad (visão da
indústria de autopeças e componentes). Ao final das palestras o painel
promoverá debate, com a mediação de Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.
A
sessão de encerramento será conduzida por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da
AEA, e por Gastón Diaz Perez, presidente de honra do Simea 2023. Inscrições e
programação completa em www.simea.org.br/2023/pb
PICAPE
–
A Ford F-150 foi a picape líder de vendas no último mês de julho, emplacando
249 unidades e 25,5% de participação no segmento, segundo o Renavam. As
primeiras unidades deste modelo começaram a chegar ao mercado brasileiro em
maio e hoje soma 640 emplacamentos no ano, até aqui.
No
Brasil, a F-150 é oferecida nas versões Lariat e Platinum, com preço de R$
479.990 e R$ 519.990, respectivamente. Ambas são equipadas com motor Coyote V8
5.0 de 405 cv, transmissão automática de 10 marchas, tração 4x4, pacote off-road
FX4 e oito modos de condução. O acabamento tem alto padrão e a tecnologia
embarcada de última geração são pontos destacados pela montadora.
NOVIDADE – A Hyundai Brasil apresenta novas versões para o Hyundai HB20, ampliando a gama de configurações do hatch produzido em Piracicaba/SP. A denominação “Plus” ou “Safety” é acrescentada para identificar os novos produtos.
O
HB20 Sense Plus 1.0 MT traz mudanças no pacote visual exterior, como maçanetas
externas e retrovisores na cor do veículo, além de acabamento preto fosco nas
molduras das portas e também na coluna B. Já o Limited Plus 1.0 MT (com base no
HB20 Limited), tem nova configuração no painel de instrumentos digital
Supervision Cluster, chave presencial Smart Key, console central revestido em
couro e maçanetas externas cromadas.
O
Comfort Plus TGDI AT oferece equipamentos de conforto e segurança, como câmera
de ré, acendimento automático dos faróis e volante com regulagem de altura e
profundidade, enquanto o modelo Platinum Safety TGDI AT (baseado no HB20
Platinum), apresenta pacote de segurança avançada Smartsense, com funções como
frenagem automática (FCA), assistente de permanência e centralização em faixa
(LFA e LKA), farol alto adaptativo (HBA) e detector de fadiga (DAW). Outra
novidade da versão são os bancos revestidos em couro na cor preta com
acabamento perfurado, além dos equipamentos já presentes na configuração
Platinum, como 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle de
estabilidade, painel digital Supervision Cluster, rodas de liga leve de 16”
diamantadas, retrovisores de rebatimento elétrico, chave presencial Smart Key
com partida do motor por botão, lanternas em LED e Bluelink.
RESULTADOS – Nesta segunda, 7, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estará apresentando e comentando o desempenho da indústria automobilística no mês de julho.
CENTROS – A General Motors amplia seu escopo de negócio por meio da Divisão ACDelco, com o lançamento de centros automotivos pelo país. Focado em serviços mecânicos em geral para carros usados de várias marcas, eles se diferenciam pelo uso de peças originais, mão-de-obra especializada e equipamentos de diagnóstico computadorizado de última geração – destaca a assessoria da montadora, assinalando que a ACDelco é líder global em peças de reposição e serviços automotivos há mais de 100 anos.
Amplia-se
a variedade do seu portfólio, agora composto por mais 750 produtos,
distribuídos em 18 linhas, entre eles pastilhas de freio, amortecedores,
baterias, lubrificantes, velas e filtros para os principais modelos do mercado.
Esta nova unidade de negócio da ACDelco estreia num momento em que o segmento
de reparação automotiva está aquecido, impulsionado principalmente pelo
comércio de carros usados. Há também muitos consumidores optando por investir
na manutenção do veículo atual em vez de trocar por um mais novo. A expectativa
da GM é abrir no país 30 unidades até o final deste ano.
DIREITO – O Right to Repair (Direito de Reparar), movimento que visa garantir o direito do consumidor de escolher em que local realizará o conserto e a manutenção dos seus automóveis e demais meios de locomoção, foi destaque na reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (Cbcpave), realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, dia 25 de julho último.
Capitaneado
por empreendedores do segmento automotivo, com adesão de lojas e oficinas
independentes, o Right to Repair se coloca como um contraponto às
montadoras de automóveis que restringem o acesso ao reparo independente, com a
justificativa de que a prática violaria o direito à propriedade dos dados.
Para
o coordenador da Cbcpave, Ranieri Leitão, o pleno funcionamento do segmento
passa fundamentalmente pelo fim deste tipo de restrição: “Automóveis
recém-fabricados e comuns no Brasil já não permitem que o mecânico independente
acesse o sistema de reparo, obrigando o consumidor a guinchar o carro para a
concessionária da montadora, sem direito de escolha. É uma preocupação de apelo
popular que merece a atenção urgente dos parlamentares”.
O
presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap),
Rodrigo Carneiro, frisou que reduzir o acesso ao reparo independente afronta a
legislação brasileira e o incentivo à livre concorrência: “A defesa do direito
do consumidor de escolher onde reparar o bem deve ser preservada, um bem que é
de sua propriedade. Estamos passando, de forma nítida, por um processo de
obsolescência programada”.
DESCONTOS
–
A Mini também aderiu à política de descontos e oferece vantagens para seu
público. O Mini Cooper SE – Sport modelo 2023, por exemplo, é um desses
modelos. Elétrico, é vendido a R$ 259.990 (desconto de R$ 26 mil). Há também
bônus na troca de seminovos, de R$ 15 mil, e pacote Mini Service Inclusive que
inclui manutenção de três anos ou 40 mil km.
RACIAL – A Volkswagen do Brasil aderiu ao Movimento Mulher 360 e à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em cerimônia realizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP. O evento contou com as presenças do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom; do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Douglas Pereira; de representantes dos dois movimentos, da Representação Interna dos Empregados e de pessoas colaboradoras que integram os cinco grupos de diálogo da Volkswagen do Brasil, entre as quais as pessoas voluntárias em prol da equidade de gênero e igualdade racial na VW.
“A
adesão da Volkswagen do Brasil ao Movimento Mulher 360 e à Iniciativa
Empresarial pela Igualdade Racial demonstra o forte compromisso da empresa com
o tema Diversidade & Inclusão. Recentemente, também nos tornamos
signatários do Fórum de Empresas e Direitos Lgbti+. A proximidade da Volkswagen
do Brasil com esses importantes movimentos permite evoluirmos cada vez mais em
nossas metas e no fortalecimento da estratégia em prol das pessoas, tornando a
Volkswagen uma empresa cada vez mais humana e diversa”, afirma Ciro Possobom,
CEO da Volkswagen do Brasil.
COMUNICAÇÃO – A Audi e a VW do Brasil anunciaram mudanças em seus times de comunicação. Cláudio Rawicz assumirá, a partir do dia 14 deste mês, a Gerência Executiva de Comunicação da Volkswagen e reportará à Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil (responsável pela área desde junho de 2022). Gerold Pillekamp substituirá Cláudio Rawicz como Head de Marketing e Comunicação na segunda quinzena de agosto.
Fernando
Campoi, atual gerente da VW, assumirá um novo posto ainda a ser noticiado.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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