segunda-feira, 5 de setembro de 2022

São Paulo incentiva elétricos

Divulgação   Medida deverá ser oficializada nas próximas semanas

Nelson Tucci

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou a possibilidade de utilização dos créditos gerados em favor dos proprietários de veículos elétricos, ou movidos a hidrogênio, para o pagamento do IPTU. A medida deverá ser oficializada nas próximas semanas, mesmo no caso de modelos acima de R$ 150 mil. O valor a ser creditado será de até 103 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), o equivalente a R$ 3.292,91.

Nunes esteve na cerimônia de abertura do VE – Veículo Elétrico Latino-Americano e do C-Move – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, dia 1 último, no Expo Center Norte. A medida será oficializada por decreto municipal, regulamentando a Lei nº 17.563/2021 (de autoria dos vereadores Antonio Donato (PT), Rodrigo Goulart (PSD) e Ricardo Teixeira (DEM), que alterou a Lei nº 15.997/2014). Atualmente, o teto do valor dos veículos é de até R$ 150 mil, valor considerado baixo para a compra de um modelo dotado de tecnologia elétrica ou a hidrogênio (abaixo deste valor não existe nenhum 0 km). São Paulo repassa os 50% do valor do IPVA a que teria direito aos proprietários desses veículos, como forma de incentivo.


O VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, que é conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica, terminou no sábado, 3, e a expectativa da organização era receber 10 mil visitantes.


LICENCIAMENTOS – A Bright Consulting incorpora novas tecnologias e métodos para entender o mercado automotivo brasileiro que vão do aprendizado de máquina até modelagens estatísticas e econométricas suportados pelas análises de seus consultores. Previsões da consultoria têm sido reflexo deste empenho, resultando em volumes, segmentos e evolução tecnológica da indústria, de forma acurada.

O fechamento das vendas do mês de agosto no Brasil traz boas notícias ao mercado:

. Emplacamento de 194.125 unidades no período contra uma previsão de 193.255 veículos – precisão de 99,5%. Melhor volume mensal do ano, superando as 175 mil unidades de carros e comerciais leves de maio.

. Vendas diárias de 8.440 unidades, melhor ritmo do ano, 4,8% superior às 8.050 vendas diárias de julho e 17,1% maior que as 7.207 unidades diárias vendidas em agosto de 2021.

. 53% de vendas diretas, novo recorde para o setor, superando os 51% alcançados em julho. Este número reflete novas condições comerciais negociadas entre montadoras e locadoras e a aceleração de venda direta a pessoa física e contratos de assinatura. A Bright Consulting estima que 34-35 pontos percentuais dessas vendas diretas tiveram destino as locadoras, que ora recompõem seus estoques – aqui também um novo recorde que faz prever uma continuidade nos próximos meses.

. Veículos eletrificados continuam no mesmo patamar, com 2,1% (agosto) versus 2,2% no acumulado do ano – ante 1,5% no mesmo período de 2021. A aceleração das vendas de eletrificados nos últimos dois meses, e que deve se intensificar em setembro, deve-se à necessidade das montadoras de vender veículos mais eficientes para a qualificação de eficiência energética que tem data limite em 30 de setembro.

. Entre as montadoras, Fiat, VW e GM aceleram no mês, marcando participações de respectivamente 22,8%; 16,8% e 15,7%, valores maiores do que no acumulado do ano. Perdem Hyundai e a Toyota.

. Projeção Bright de volume para 2022 continua em 1,97 milhão de unidades, trazendo um perfil de vendas mais normalizado no ano, com 57% do volume no segundo semestre, enquanto 2021 com grandes problemas de suprimentos e logística atingiu 49% nesse período.


VELHINHOS – O Radar Autos, conteúdo produzido pelo Data OLX Autos, aponta que automóveis com mais de 13 anos tiveram um aumento nas vendas, alcançando 36% do total de veículos usados e seminovos no mês de julho último. Enquanto isso, houve uma redução da participação de venda de seminovos e usados com tempo de até três anos, chegando a 13%.

O relatório, que conta com especialistas para análise exclusiva de dados de mercado, com fontes como Fenabrave, IBGE e Fenauto, destaca que a venda de automóveis usados teve aumento de 3,3% nas vendas de julho em comparação a junho de 2022, mas 17,9% aquém do desempenho registrado em julho do ano passado. Já a comercialização de veículos novos aumentou 4,1%, utilizando a mesma comparação de período interanual.

O Radar Autos também indica que foram fabricadas 203 mil unidades de automóveis e comerciais leves no Brasil em julho deste ano, o que representa uma expansão de 38% em comparação com o mesmo mês em 2021.


ANFAVEA – A associação das montadoras fará coletiva junto à imprensa especializada, divulgando números mensais, no próximo dia 9.


RIO-SANTOS – A concessionária CCR RioSP inicia a prestação de serviços médicos e mecânicos no trecho da BR-101 conhecido por Rio-Santos. A novidade, já em operação, é que os/as motoristas que utilizam os 270 km de rodovia entre Ubatuba/SP e a capital fluminense, ainda terão à disposição guinchos, veículos de inspeção e ambulâncias de resgate.

Outro serviço inédito e inovador que os usuários da BR-101 passam a contar é o atendimento via WhatsApp – (11) 2795.2238. Esse serviço já existe na Via Dutra desde julho deste ano e o/a motorista poderá obter informações sobre condições de tráfego e solicitar serviços como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências na rodovia, além da possibilidade de enviar sua localização em qualquer ponto da rodovia, agilizando assim o tempo de atendimento de uma ocorrência.


Divulgação   Planta recebeu mais de R$ 200 MM para se modernizar

2º TURNO – A Stellantis resolveu apostar firme no Citroen C3. Para tanto anunciou a contratação de 340 novos empregados, a partir de setembro, na abertura de novo turno de trabalho na fábrica fluminense de Porto Real. “O processo de atração, seleção e capacitação já começou e, de acordo com os princípios de Diversidade & Inclusão aplicados pela Stellantis, as contratações buscam equilíbrio entre os gêneros e todos os grupos sociais, a fim de assegurar igualdade de oportunidades para todos os interessados em participar do processo”, destaca a montadora ao confirmar a volta do 2º turno de trabalho naquela unidade.

A unidade industrial de Porto Real, que reúne uma fábrica de veículos e uma de motores, foi inaugurada em fevereiro de 2001, e hoje produz os modelos Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008. A planta recebeu investimentos de R$ 220 milhões para a implementação de uma variante da nova plataforma global CMP (Common Modular Platform), altamente flexível e que pode ser usada como base para a produção de veículos a combustão ou elétricos.

O novo modelo (remasterizado) custará entre R$ 69 mil e R$ 98 mil. Além do brasileiro, a montadora pretende abastecer outros mercados com o novo C3, como os vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai. Até 2024 a marca pretende conquistar 4% do mercado (com lançamentos de um sedã e um SUV na mesma plataforma), quadruplicando o atual market share. A ver.


Divulgação                    Novos modelos custam mais de R$ 1,1 milhão

LUXO – Em um segmento que não conhece crise, a Land Rover celebra a chegada da nova geração do SUV Range Rover ao Brasil, veículo de mais alto luxo da marca. O modelo chega neste mês de setembro, sendo o primeiro veículo da marca totalmente criado sob o conceito “Modern Luxury”, oferecendo um grau de sofisticação nunca antes visto e design mais limpo e puro, tendo o estilo reducionista como um de seus pilares centrais. Referência há mais 50 anos no mundo todo, o novo SUV de luxo da Land Rover teve sua apresentação de gala realizada em São Paulo e será oferecido em quatro novas versões: Range Rover SE, Autobiography, First Edition e SV.

Divulgação                              Sobra sofisticação no Range Rover

O veículo chegará ao país com duas opções de motorização: o D350 MHEV Ingenium de seis cilindros em linha a diesel e o poderoso P530 V8 a gasolina. As versões híbridas (PHEV) estão previstas para chegarem no país em 2023, e as elétricas (BEV) em 2024.


AMARELO – Setembro começou e é um mês muito importante, no qual a Dana promove ações para valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O tema da Campanha Setembro Amarelo deste ano é “Uma campanha pela vida” que tem o objetivo de sensibilizar para este assunto sempre delicado: um problema de saúde pública que sempre começa como um problema de saúde mental pessoal.

“Os números dão a noção do tamanho do problema, mas neste caso a estatística é o que menos importa. Aos poucos, este assunto vai deixando de ser tratado com preconceitos e como tabu” explica Luis Pedro Ferreira, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana.

A campanha reforça a necessidade de mostrar que, para você, aquela pessoa faz diferença, que você se importa. Esta atitude faz toda a diferença. Converse, pergunte, sugira que a pessoa busque ajuda. O primeiro passo é vencer o próprio preconceito, ter coragem de falar e assim procurar a ajuda de um profissional.


Divulgação        Veículos circularam em trajeto curto e sem passageiros

BUSÃO – A Marcopolo participou do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes. Nele, a fabricante mostrou o seu novo ônibus 100% elétrico Attivi, que começou a ser produzido mês passado em Caxias do Sul/RS.

Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, participou do painel de Veículos Pesados no Congresso, abordando o tema “Soluções Tecnológicas – Qual a tecnologia embarcada nos veículos pesados pelos fabricantes”.

A abordagem foi centrada no projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.


Divulgação  No Brasil há 65 anos, empresa visa o lixo zero

CIRCULAR – A Scania fomenta a economia circular e se torna primeira fabricante de veículos a aderir ao Movimento Circular que, faz, entre outras coisas, uniformes descartados se transformarem em matéria-prima para o revestimento de cabinas de caminhões, caixas de madeira que iriam para o lixo se tornam novas embalagens de peças e camisas promocionais virarem máscaras. Tais produtos ainda geraram renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de uniformes que seriam incinerados e foram transformados em cobertores para pessoas em situação de rua.

Essas são algumas iniciativas da Scania Latin America para reduzir o impacto ambiental, transformando passivo ambiental em ativo econômico com impacto positivo para a sociedade. “Nossas ações de reaproveitamento de resíduos da fábrica ou de reuso de materiais colocam o pensamento circular no centro de nossa estratégia de sustentabilidade. É apenas o começo, porque a ambição é ir mais longe”, explica Patricia Acioli, responsável por Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da companhia.

A Scania agora aderiu oficialmente ao Movimento Circular (criado há dois anos e que se transformou na maior iniciativa aberta de educação para economia circular da América Latina e referência no assunto para o mundo), formalizada durante o Circular Experience, evento realizado em parceria com a cooperativa de coleta seletiva Coopercaps e participação da comunidade para a construção de um mundo sem lixo. “Fomos a primeira fabricante de veículos pesados a ter as metas para reduzir emissões aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi). Buscar parceiros de credibilidade e compromissos públicos são formas de gerar valor para nosso negócio. Agora, como membro do Movimento Circular, iremos contribuir para fortalecer a cultura e a prática da circularidade dentro e fora da Scania”, diz Patricia.


Divulgação           Modelo de 42 pés está avaliado em R$ 2,7 milhões

NÁUTICA – A exportação de barcos fabricados no Brasil cresceu 107% no primeiro semestre deste ano e Santa Catarina é responsável por mais de 95% das exportações no período de janeiro a junho.

Os olhos dos investidores internacionais têm crescido para o mercado náutico brasileiro. Reflexo é o crescimento superior a 107% no número de exportações de barcos fabricados no Brasil no primeiro semestre de 22, gerando negócios de US$ 11,9 milhões, ante os US$ 5,7 milhões registrados no mesmo período de 2021 (de acordo com números do Ministério da Economia).

O CEO do estaleiro Armatti Yachts, Fernando Assinato, constata a procura por embarcações da marca, principalmente por compradores dos Estados Unidos, Austrália, Turquia, Paraguai, Portugal e outros países onde a marca tem revendas. Este ano, a projeção de crescimento da sua marca, em exportação, em relação ao ano anterior deve chegar a 30%, especialmente aos países como Austrália e Estados Unidos.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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