Nelson Tucci
O
prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou a possibilidade de
utilização dos créditos gerados em favor dos proprietários de veículos
elétricos, ou movidos a hidrogênio, para o pagamento do IPTU. A medida deverá
ser oficializada nas próximas semanas, mesmo no caso de modelos acima de R$ 150
mil. O valor a ser creditado será de até 103 Unidade Fiscal do Estado de São
Paulo (Ufesp), o equivalente a R$ 3.292,91.
Nunes
esteve na cerimônia de abertura do VE – Veículo Elétrico Latino-Americano e do
C-Move – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, dia 1 último, no Expo
Center Norte. A medida será oficializada por decreto municipal, regulamentando
a Lei nº 17.563/2021 (de autoria dos vereadores Antonio Donato (PT), Rodrigo
Goulart (PSD) e Ricardo Teixeira (DEM), que alterou a Lei nº 15.997/2014).
Atualmente, o teto do valor dos veículos é de até R$ 150 mil, valor considerado
baixo para a compra de um modelo dotado de tecnologia elétrica ou a hidrogênio
(abaixo deste valor não existe nenhum 0 km). São Paulo repassa os 50% do valor
do IPVA a que teria direito aos proprietários desses veículos, como forma de
incentivo.
O VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, que é conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica, terminou no sábado, 3, e a expectativa da organização era receber 10 mil visitantes.
LICENCIAMENTOS – A Bright Consulting incorpora novas tecnologias e métodos para entender o mercado automotivo brasileiro que vão do aprendizado de máquina até modelagens estatísticas e econométricas suportados pelas análises de seus consultores. Previsões da consultoria têm sido reflexo deste empenho, resultando em volumes, segmentos e evolução tecnológica da indústria, de forma acurada.
O
fechamento das vendas do mês de agosto no Brasil traz boas notícias ao mercado:
.
Emplacamento de 194.125 unidades no período contra uma previsão de 193.255
veículos – precisão de 99,5%. Melhor volume mensal do ano, superando as 175 mil
unidades de carros e comerciais leves de maio.
.
Vendas diárias de 8.440 unidades, melhor ritmo do ano, 4,8% superior às 8.050
vendas diárias de julho e 17,1% maior que as 7.207 unidades diárias vendidas em
agosto de 2021.
.
53% de vendas diretas, novo recorde para o setor, superando os 51% alcançados em
julho. Este número reflete novas condições comerciais negociadas entre
montadoras e locadoras e a aceleração de venda direta a pessoa física e
contratos de assinatura. A Bright Consulting estima que 34-35 pontos
percentuais dessas vendas diretas tiveram destino as locadoras, que ora
recompõem seus estoques – aqui também um novo recorde que faz prever uma
continuidade nos próximos meses.
.
Veículos eletrificados continuam no mesmo patamar, com 2,1% (agosto) versus
2,2% no acumulado do ano – ante 1,5% no mesmo período de 2021. A aceleração das
vendas de eletrificados nos últimos dois meses, e que deve se intensificar em
setembro, deve-se à necessidade das montadoras de vender veículos mais
eficientes para a qualificação de eficiência energética que tem data limite em
30 de setembro.
.
Entre as montadoras, Fiat, VW e GM aceleram no mês, marcando participações de
respectivamente 22,8%; 16,8% e 15,7%, valores maiores do que no acumulado do
ano. Perdem Hyundai e a Toyota.
.
Projeção Bright de volume para 2022 continua em 1,97 milhão de unidades,
trazendo um perfil de vendas mais normalizado no ano, com 57% do volume no
segundo semestre, enquanto 2021 com grandes problemas de suprimentos e
logística atingiu 49% nesse período.
VELHINHOS – O Radar Autos, conteúdo produzido pelo Data OLX Autos, aponta que automóveis com mais de 13 anos tiveram um aumento nas vendas, alcançando 36% do total de veículos usados e seminovos no mês de julho último. Enquanto isso, houve uma redução da participação de venda de seminovos e usados com tempo de até três anos, chegando a 13%.
O
relatório, que conta com especialistas para análise exclusiva de dados de
mercado, com fontes como Fenabrave, IBGE e Fenauto, destaca que a venda de
automóveis usados teve aumento de 3,3% nas vendas de julho em comparação a
junho de 2022, mas 17,9% aquém do desempenho registrado em julho do ano
passado. Já a comercialização de veículos novos aumentou 4,1%, utilizando a
mesma comparação de período interanual.
O
Radar Autos também indica que foram fabricadas 203 mil unidades de automóveis e
comerciais leves no Brasil em julho deste ano, o que representa uma expansão de
38% em comparação com o mesmo mês em 2021.
ANFAVEA – A associação das montadoras fará coletiva junto à imprensa especializada, divulgando números mensais, no próximo dia 9.
RIO-SANTOS – A concessionária CCR RioSP inicia a prestação de serviços médicos e mecânicos no trecho da BR-101 conhecido por Rio-Santos. A novidade, já em operação, é que os/as motoristas que utilizam os 270 km de rodovia entre Ubatuba/SP e a capital fluminense, ainda terão à disposição guinchos, veículos de inspeção e ambulâncias de resgate.
Outro
serviço inédito e inovador que os usuários da BR-101 passam a contar é o atendimento
via WhatsApp – (11) 2795.2238. Esse serviço já existe na Via Dutra desde julho
deste ano e o/a motorista poderá obter informações sobre condições de tráfego e
solicitar serviços como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências na
rodovia, além da possibilidade de enviar sua localização em qualquer ponto da
rodovia, agilizando assim o tempo de atendimento de uma ocorrência.
2º TURNO – A Stellantis
resolveu apostar firme no Citroen C3. Para tanto anunciou a contratação de 340
novos empregados, a partir de setembro, na abertura de novo turno de trabalho
na fábrica fluminense de Porto Real. “O processo de atração, seleção e
capacitação já começou e, de acordo com os princípios de Diversidade &
Inclusão aplicados pela Stellantis, as contratações buscam equilíbrio entre os
gêneros e todos os grupos sociais, a fim de assegurar igualdade de
oportunidades para todos os interessados em participar do processo”, destaca a
montadora ao confirmar a volta do 2º turno de trabalho naquela unidade.
A
unidade industrial de Porto Real, que reúne uma fábrica de veículos e uma de
motores, foi inaugurada em fevereiro de 2001, e hoje produz os modelos Citroën
C4 Cactus e Peugeot 2008. A planta recebeu investimentos de R$ 220 milhões para
a implementação de uma variante da nova plataforma global CMP (Common Modular Platform), altamente
flexível e que pode ser usada como base para a produção de veículos a combustão
ou elétricos.
O
novo modelo (remasterizado) custará entre R$ 69 mil e R$ 98 mil. Além do
brasileiro, a montadora pretende abastecer outros mercados com o novo C3, como
os vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai. Até 2024 a marca pretende conquistar
4% do mercado (com lançamentos de um sedã e um SUV na mesma plataforma),
quadruplicando o atual market share. A ver.
LUXO – Em um
segmento que não conhece crise, a Land Rover celebra a chegada da nova geração
do SUV Range Rover ao Brasil, veículo de mais alto luxo da marca. O modelo chega
neste mês de setembro, sendo o primeiro veículo da marca totalmente criado sob
o conceito “Modern Luxury”, oferecendo um grau de sofisticação nunca antes
visto e design mais limpo e puro, tendo o estilo reducionista como um de seus
pilares centrais. Referência há mais 50 anos no mundo todo, o novo SUV de luxo
da Land Rover teve sua apresentação de gala realizada em São Paulo e será
oferecido em quatro novas versões: Range Rover SE, Autobiography, First Edition
e SV.
O
veículo chegará ao país com duas opções de motorização: o D350 MHEV Ingenium de
seis cilindros em linha a diesel e o poderoso P530 V8 a gasolina. As versões
híbridas (PHEV) estão previstas para chegarem no país em 2023, e as elétricas
(BEV) em 2024.
AMARELO – Setembro começou e é um mês muito importante, no qual a Dana promove ações para valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O tema da Campanha Setembro Amarelo deste ano é “Uma campanha pela vida” que tem o objetivo de sensibilizar para este assunto sempre delicado: um problema de saúde pública que sempre começa como um problema de saúde mental pessoal.
“Os
números dão a noção do tamanho do problema, mas neste caso a estatística é o
que menos importa. Aos poucos, este assunto vai deixando de ser tratado com
preconceitos e como tabu” explica Luis Pedro Ferreira, diretor de Relações
Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana.
A
campanha reforça a necessidade de mostrar que, para você, aquela pessoa faz
diferença, que você se importa. Esta atitude faz toda a diferença. Converse,
pergunte, sugira que a pessoa busque ajuda. O primeiro passo é vencer o próprio
preconceito, ter coragem de falar e assim procurar a ajuda de um profissional.
BUSÃO
– A Marcopolo participou do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades
Inteligentes. Nele, a fabricante mostrou o seu novo ônibus 100% elétrico
Attivi, que começou a ser produzido mês passado em Caxias do Sul/RS.
Renato
Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo,
participou do painel de Veículos Pesados no Congresso, abordando o tema
“Soluções Tecnológicas – Qual a tecnologia embarcada nos veículos pesados pelos
fabricantes”.
A
abordagem foi centrada no projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de
um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a
tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades.
Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com
elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira,
acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com
metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a
redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e
robustez.
CIRCULAR – A Scania
fomenta a economia circular e se torna primeira fabricante de veículos a aderir
ao Movimento Circular que, faz, entre outras coisas, uniformes descartados se
transformarem em matéria-prima para o revestimento de cabinas de caminhões,
caixas de madeira que iriam para o lixo se tornam novas embalagens de peças e
camisas promocionais virarem máscaras. Tais produtos ainda geraram renda para
mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de uniformes que seriam
incinerados e foram transformados em cobertores para pessoas em situação de
rua.
Essas
são algumas iniciativas da Scania Latin America para reduzir o impacto
ambiental, transformando passivo ambiental em ativo econômico com impacto
positivo para a sociedade. “Nossas ações de reaproveitamento de resíduos da
fábrica ou de reuso de materiais colocam o pensamento circular no centro de
nossa estratégia de sustentabilidade. É apenas o começo, porque a ambição é ir
mais longe”, explica Patricia Acioli, responsável por Comunicação Corporativa e
Sustentabilidade da companhia.
A
Scania agora aderiu oficialmente ao Movimento Circular (criado há dois anos e
que se transformou na maior iniciativa aberta de educação para economia
circular da América Latina e referência no assunto para o mundo), formalizada
durante o Circular Experience, evento realizado em parceria com a cooperativa
de coleta seletiva Coopercaps e participação da comunidade para a construção de
um mundo sem lixo. “Fomos a primeira fabricante de veículos pesados a ter as
metas para reduzir emissões aprovadas pelo Science
Based Targets initiative (SBTi). Buscar parceiros de credibilidade e
compromissos públicos são formas de gerar valor para nosso negócio. Agora, como
membro do Movimento Circular, iremos contribuir para fortalecer a cultura e a
prática da circularidade dentro e fora da Scania”, diz Patricia.
NÁUTICA
– A exportação de barcos fabricados no Brasil cresceu 107% no primeiro semestre
deste ano e Santa Catarina é responsável por mais de 95% das exportações no
período de janeiro a junho.
Os
olhos dos investidores internacionais têm crescido para o mercado náutico
brasileiro. Reflexo é o crescimento superior a 107% no número de exportações de
barcos fabricados no Brasil no primeiro semestre de 22, gerando negócios de US$
11,9 milhões, ante os US$ 5,7 milhões registrados no mesmo período de 2021 (de
acordo com números do Ministério da Economia).
O
CEO do estaleiro Armatti Yachts, Fernando Assinato, constata a procura por
embarcações da marca, principalmente por compradores dos Estados Unidos,
Austrália, Turquia, Paraguai, Portugal e outros países onde a marca tem
revendas. Este ano, a projeção de crescimento da sua marca, em exportação, em
relação ao ano anterior deve chegar a 30%, especialmente aos países como
Austrália e Estados Unidos.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário