segunda-feira, 26 de julho de 2021

Celular + volante = altos riscos


Divulgação   Estudo da Abramet avalia combinação desses dois equipamentos

Nelson Tucci

Se você usa o celular enquanto dirige, atenção: digitar uma mensagem de texto enquanto conduz um veículo, a 80 km/h, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Esta é uma das conclusões da diretriz "Riscos do uso do telefone celular na condução de veículos automotores", lançado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as causas de acidentes são, pela ordem, falta de atenção do (a) motorista; desobediência à sinalização; excesso de velocidade e consumo de álcool; só depois é que vêm os defeitos mecânicos.

Atualmente o Brasil acumula uma frota superior a 100 milhões de veículos e mais de 238,5 milhões de aparelhos de telefone celular ativos. "Os graves riscos da combinação desses dois equipamentos ganharam relevância para as ações de preservação da vida no trânsito e acenderam um sinal de alerta na Abramet", destaca Flavio Emir Adura, diretor científico da associação, líder do grupo de especialistas que estudou o assunto. O documento, inédito no Brasil, traz um panorama atualizado sobre a chamada Falha de Atenção ao Conduzir (FAC), qualificação técnica para o desvio da atenção do motorista que, entre outros fatores, inclui o uso do telefone.


ÀS CEGAS – "Celular e direção não combinam de jeito nenhum e esses sinistros podem (e devem) ser evitados. É preciso maior conscientização do condutor sobre isso, ter clareza de que ao usar o telefone enquanto dirige está colocando sua vida e dos demais usuários do trânsito em alto risco", acrescenta Adura: "O ato de digitar uma mensagem de texto, faz com que o veículo seja conduzido por diversos metros sem o olhar atento do condutor que chega a ficar, em média, 4,5 segundos sem prestar atenção na via e, dependendo da velocidade, poderá percorrer até 100 metros absolutamente desatento, tempo e distâncias suficientes para atropelar pedestres, ciclistas e colidir com outros veículos".

Quinto país no ranking de acidentes de transito, precedido por Índia, China, Estados Unidos e Rússia, o Brasil registra média anual de 30 mil óbitos em consequência de acidentes de trânsito. São Paulo, Minas, Paraná, Rio e Bahia são os estados campeões desta modalidade.

A diretriz da Abramet sinaliza medidas a serem adotadas pelos médicos, autoridades e sociedade geral. Entre elas está a adoção de iniciativas educacionais combinadas com medidas de conscientização, resultando em declínio do número de motoristas que enviam mensagens de texto. Outra proposta é incentivar a criação de novos aplicativos e configurações do smartphone, como "modo driver" (semelhante à "modo avião"), tentando restringir o uso do telefone celular enquanto o veículo está em movimento. Também orientam os condutores a bloquearem o uso do celular ao dirigir, medida simples e eficaz na redução da frequência de ligação e envio de mensagens.


Divulgação    Cubatão terá atendimento de terça a quinta-feira

ATENDIMENTO – O Detran.SP ampliou em 440% a quantidade de provas teóricas de habilitação realizadas na cidade de Cubatão, na Baixada Santista. Com esta ação, agora são ofertadas 162 vagas semanais para quem necessita fazer o exame teórico da CNH. Até então eram 30.

Para o (a) candidato (a) fazer o exame é necessário que todas as aulas teóricas estejam concluídas, o certificado do curso emitido, além da taxa de agendamento quitada. Para agendar acesse o site www.poupatempo.sp.gov.br ou o link do Detran.SP em https://bit.ly/3iFw5LS Os exames são feitos de terça a quinta-feira, na região central de Cubatão. Vale lembrar que nas salas onde os testes são aplicados, todos os protocolos sanitários e de segurança são mantidos, na Avenida Nove de Abril, s/nº, Novo Parque Anilinas, Centro. Terça, quarta-feira e quinta-feira, das 9 às 11 horas. A duração da prova é de 40 minutos.


CURIOSIDADE – No último domingo, 25, comemorou-se o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Como curiosidade, destaque-se que o santo da Igreja Católica está com alta demanda. De acordo com dados do Detran, somente o estado de São Paulo tem 25,85 milhões de condutores habilitados, número que representa 34% dos motoristas registrados no país. Deste total 62% são homens e 38% mulheres.

Sobre o padroeiro (segundo o site www.conventodapenha.org.br), Cristóvão não é o seu nome de batismo e carrega o significado de “condutor de Cristo” além de também representar uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica e do Brasil. Seu verdadeiro nome era Réprobo e pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananéia e, por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse.

Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar a margem do rio. Cristóvão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristóvão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

Após o episódio da criança no rio, Réprobo assumiu o nome de Cristóvão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes.


Divulgação    Flagramos o Bolt 22 sendo testado em São Paulo: em breve será lançado pela GM

LANÇAMENTOS – Depois de anunciar a retomada dos investimentos de R$ 10 bilhões no país e de confirmar o desenvolvimento da futura geração da picape Montana, a GM vai revelar os quatro próximos produtos que lançará até o fim do ano no Brasil.

"A Chevrolet está preparando uma grande ofensiva no segundo semestre, que inclui novidades nos mais estratégicos e promissores segmentos do mercado. Vamos ter uma novidade por mês a partir de setembro", diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Além do Bolt (acima), que Veículos & Negócios já viu rodando, ainda neste ano serão mostradas as novas versões do Equinox, S10 e do Cruze, para a linha 2022.

Divulgação    Suaves e sugestivos perfis foram anunciados em foto semi definida

As novidades focam públicos com necessidades e anseios distintos, destaca a montadora, acrescentando que os novos veículos “vão inovar também ao incorporar tecnologias inéditas para a marca, reforçando o portfólio vencedor da Chevrolet no país”.


DEALER – Tecnologia com propósito, usada de maneira inteligente para tornar ainda melhor a experiência dos clientes na hora de comprar um veículo 0 km. Esse é o foco anunciado pela Nissan em seu programa de transformação digital do negócio. A marca está lançando o "Nissan Dealer+", que estará disponível já nos próximos dias em todas as suas 180 concessionárias do Brasil. A novidade tem como principal objetivo aprimorar e modernizar o processo de atendimento e apresentação de produtos, itens tecnológicos e condições comerciais.

Os vendedores das concessionárias da empresa de todo o país terão acesso ao Nissan Dealer+ por meio de tablets que serão usados como suporte no atendimento aos clientes. "O propósito dessa nova ferramenta é agilizar e dar transparência no processo de venda, além de assegurar a padronização do atendimento em todo o país para garantir a qualidade japonesa que está em nosso DNA. Queremos dar aos clientes tranquilidade, seja na negociação totalmente digital ou presencial em uma concessionária", explica Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da marca no Brasil.


Divulgação    Ônix perdeu vendas em modelos 0 km, mas cresceu em usados

SEMINOVOS – A OLX, plataforma online de compra e venda de automóveis, apontou crescimento de 33,2% nas vendas de automóveis seminovos e usados durante o primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Por sua vez, os volumes de anúncios e buscas registraram leve crescimento no comparativo com o mesmo período do ano passado, na ordem de 2% e 1,2% respectivamente.

“Este aumento expressivo nas vendas de seminovos e usados na OLX sobre os volumes de anúncios e buscas mostra um quadro de super liquidez neste mercado, considerando que os emplacamentos de zero quilômetro ainda sofrem com a majoração de preços e com a interrupção na produção, em razão da pandemia e da escassez de insumos, o mercado de usados e seminovos segue aquecido”, explica Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.

Os 10 modelos que mais cresceram em vendas na OLX, no primeiro semestre de 2021, anotaram crescimento médio de 24,4% em comparação aos seis primeiros meses do ano passado. O Chevrolet Onix encabeça a lista com 66,4% de variação, seguido pelo Ford Ka (44%), Toyota Corolla (42,1%), na 2ª e 3ª posições, respectivamente. O Honda Civic (40,4%) e o Ford Fiesta (34,3%) aparecem na sequência, ocupando o 4º e 5º lugares.


PREÇOS – O Volkswagen T-Cross foi o carro com a maior média de aumento de preço quando vendido como 0 km em junho deste ano. O SUV obteve variação de 6,48% de variação no período, como aponta a 15ª edição do Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados. Já entre as fabricantes, quem se destacou neste quesito foi a Honda, com aumento de 3,39%, superando todas as outras marcas.

Em junho, a média de variação de preço de carros 0 km foi de 0,61%, o que aponta estabilidade no comportamento dos preços praticados no mercado. Porém, diversos modelos ficaram acima da média dos reajustes no mês, além do VW T-Cross. Considerando os cinco carros com os maiores aumentos, temos uma lista composta por Nissan Frontier, Renault Kwid, Chevrolet S10 e Honda HR-V, como mostra a tabela abaixo.


Divulgação          Hyundai também enviou foto da silhueta do Novo Creta

PERFIL – A Hyundai disponibiliza em seus canais digitais no YouTube, Facebook, Instagram e em uma página exclusiva em seu website as primeiras imagens oficiais do Creta Nova Geração 2022. O vídeo, de cerca de um minuto, reforça os recursos de conectividade e tecnologia embarcada, muitos deles inéditos para a categoria, mantendo ainda certo suspense sobre as formas externas do veículo. A renovação do SUV Creta vem sendo aguardada ao longo deste ano e, pelo vídeo, é possível conferir a sofisticação diferenciada para o modelo que será produzido na fábrica da Hyundai em Piracicaba/SP.

A conectividade veicular a partir do Hyundai Bluelink abre o vídeo, que passa, na sequência, para a assinatura moderna das luzes diurnas em LED e dos faróis Full LED, marcando o estilo inconfundível e totalmente renovado do carro. Merece destaque a central multimídia blueNAV com a maior tela da categoria, de 10.25 polegadas, navegação embarcada e conexão para Apple Car Play e Android Auto

O Creta Nova Geração 2022 trará para o Brasil o Hyundai SmartSense, um pacote de segurança que reúne soluções inteligentes como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo, entre outros, que auxiliam em situações difíceis no trânsito e contribuem para uma experiência de condução mais tranquila e segura.


ÓLEO – Acompanhando a evolução dos sistemas de transmissões automáticas, que atualmente contam com até 10 velocidades para veículos com alto desempenho, a Valvoline também ampliou sua linha de fluidos e detém completa variedade para veículos nacionais e importados.

Entre os recentes lançamentos da marca, destaca-se o ULV (Ultra Low Viscosity) por ser o primeiro lubrificante do mundo com propriedades exclusivas para atender os carros sofisticados, com 10 velocidades. Este lubrificante produzido com alta tecnologia garante economia de combustível, proteção do hardware da transmissão, não permite que tenha buraco entre as marchas, faz com o que o carro troque mais rápido as primeiras marchas, evitando consumo excessivo de combustível. O produto também tem a função de alongar as últimas marchas, justamente as que economizam combustível.

No caso de transmissões com embreagens duplas (Dual Clutch) projetadas para veículos esportivos que possuem transmissões conhecidas como automatizadas, a Valvoline tem o DCT, com características próprias para proteger o sistema de transmissão, mantendo-o refrigerado, além de controlar o atrito. Fica a dica.


Divulgação             Conforto e conectividade são itens destacados no modelo

BUSÃO – A Marcopolo, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, com 51,6% de mercado, apresenta o aguardado lançamento de ônibus rodoviário: a Geração 8. Esta nova família representa um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motorista.

Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras e, a partir do mês de agosto, vão sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul/RS. "A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem", destaca James Bellini, CEO da Marcopolo.

A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo a tradição de design Marcopolo que preza pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros.


OTIMISMO – Operadores de viagens andam animados com a recuperação que se avizinha. Segundo o IBGE, o segmento do transporte terrestre registrou alta de 12,4% entre janeiro e maio deste ano, enquanto o de turismo comemora alta de 23,3%.

As empresas do transporte terrestre de passageiros, mesmo diante dos impactos financeiros provocados pela pandemia nos últimos 12 meses, têm procurado soluções para superar a crise e fidelizar seus clientes, com a aposta na retomada segura das viagens e nas atrações do turismo doméstico. Mantendo os investimentos voltados em frota, protocolos sanitários e tarifas atraentes, as viações lançam clubes de benefícios que oferecem desde pontos para obtenção de passagens à troca de pontuação por produtos de grandes redes varejistas, como Magalu e Ponto Frio, Lojas Americanas, C&A, Carrefour, Drogasil e Natura, com a vantagem do cashback na utilização do ambiente de marketplace. Exemplo disto é o programa do Grupo Guanabara, o VIVA.

O Grupo Guanabara, que reúne as empresas UTIL, Brisa, Sampaio, Real Expresso, Rápido Federal e Expresso Guanabara, responsáveis por grande parte das rotas interestaduais, lançou o Programa VIVA no primeiro semestre e tem a meta de fidelizar meio milhão de clientes/passageiros até o último trimestre deste ano. "O novo programa nasce como o maior do segmento rodoviário no Brasil e disponibiliza ao cliente uma extensa rede de parceiros. A cada R$ 1 gasto em passagens nas empresas do grupo, o cliente acumula 2,5 pontos. Esses pontos acumulados podem ser trocados por passagens, sem imposição de restrições de assentos, classes ou datas de viagem", explica a diretora de marketing Letícia Pineschi.

Os programas de recompensas também têm sido ampliados pelas demais empresas de ônibus, como o programa GIRO, do Grupo JCA; do Muviflex, da Planalto e Unesul; que dentre outros contribuem para agregar vantagens e promover viagens grátis aos viajantes fiéis.


REFORMA – O Monroe Club, programa de relacionamento da Monroe, tradicional fabricante de amortecedores, e da Monroe Axios, empresa referência na fabricação de componentes para suspensão, ganha mais novidades para se aproximar das redes autorizadas da marca, com a reformulação do programa de incentivo.

Na esteira das promoções e parcerias que as empresas, de modo geral, vêm desenvolvendo, o membro do clube em destaque se beneficiará da parceria da Monroe com a Via Varejo, permitindo a troca de pontos nos e-commerces das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

Os pontos são computados pelo cadastro de notas fiscais de produtos Monroe e Monroe Axios adquiridos de distribuidores e lançados até 60 dias após a compra em www.monroeclub.com.br


LÍTIO – A Basf foi selecionada pelo Cellforce Group (CFG), joint venture entre a Porsche e a Customcells, como parceira exclusiva de desenvolvimento de células para sua bateria de íon-lítio da próxima geração. Como parte da colaboração, a Basf fornecerá materiais catódicos de alta energia Hedtm NCM para contribuir com células de bateria de alto desempenho para carregamento rápido e elevada densidade energética. O Cellforce Group, com sede em Tübingen, Alemanha, produzirá a bateria de alto desempenho. Espera-se que sua planta de produção de baterias comece a operar em 2024 com uma capacidade inicial de pelo menos 100 MWh por ano, abastecendo 1.000 veículos de automobilismo e de alto desempenho.

“Estamos ansiosos pela colaboração com a Porsche e o Cellforce Group para desenvolvermos futuras baterias de alto desempenho para os veículos elétricos e trabalharmos juntos em direção ao nosso objetivo comum de mobilidade sustentável,” diz Markus Kamieth, membro da diretoria executiva da Basf SE: “Os materiais catódicos ativos da Basf serão adaptados às necessidades específicas da Porsche, alavancando nossas fortes capacidades de P&D. Com a reciclagem das baterias, podemos garantir que materiais valiosos sejam mantidos no ciclo de produção e reduzir ainda mais a pegada de CO2 de nossos materiais catódicos em um total esperado de até 60%”.

“A Porsche pretende ser neutra em relação a CO2 em seu balanço geral até 2030. Neste sentido, uma baixa pegada de CO2, reciclagem em circuito fechado e sustentabilidade estão cada vez mais em primeiro plano”, diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.


Divulgação       Aos 65 anos, empresa projeta crescer cima de 90% este ano

EIXOS – Líder do mercado de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, a Meritor Brasil celebra neste mês 65 anos de atuação no país. Em clima festivo, a companhia contabiliza um total de 8.700.065 de eixos produzidos, sendo 3.500.065 unidades dedicadas exclusivamente a veículos comerciais até o momento em seus dois polos industriais, localizados em Osasco/SP e Resende/RJ.

A representatividade da empresa no país, com 50% de participação em veículos comerciais acima de 6 toneladas, dá fôlego para a Meritor Brasil mirar um futuro promissor, promovendo um ambiente de transformações para o setor. O primeiro trem de força elétrico 14xe, desenvolvido pela Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade, começou a ser fabricado este mês.

“Por sermos uma empresa global e trabalharmos com as engenharias integradas, o 14xe, desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9t e 26t de PBT nas configurações 4x2 e 6x2 e entre 26t e 40t de PBTC na configuração 6x4, já está em fase de prospecção no Brasil”, diz Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para América do Sul. A companhia anuncia ainda nesta celebração o início do desenvolvimento dos próximos produtos da Blue Horizon, os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022. O trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6t e 19t de PBT, de até 200kW de potência contínua nas configurações 6x2 ou 4x2. Já o Powertrain 17Xe irá equipar caminhões entre 26-44t de PBTC e fornecendo até 430kW de potência contínua nas configurações 6x2 ou 4x2.


CADEIRAS – A Toyota do Brasil anuncia alterações em sua estrutura comercial. Com mais de 18 anos de experiência na empresa, José Ricardo Gomes, que ocupava até o mês passado o cargo de gerente de Operações na Toyota do Peru, foi repatriado ao Brasil como gerente geral Comercial. Para a área de pós-vendas, a gerência geral ficou a cargo de Jorge Mussi. Já o executivo Vladimir Centurião, antes diretor de Operação de Vendas, Pós-Vendas e Marketing, deixa o país para assumir a vice-presidência da Toyota do Peru.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário