Nelson Tucci
Agora
os usuários do Sistema Anhanguera-Bandeirantes contam com um novo canal de
atendimento. A CCR AutoBAn, concessionária responsável pelas rodovias, está no
WhatsApp. Por meio do aplicativo de mensagens é possível obter informações
sobre condições de tráfego e solicitar serviços como auxílio mecânico, resgate
ou informar ocorrências nas rodovias. O número é (11) 4589.3999
Segundo
o Gerente de Atendimento da concessionária, Fabiano Adami, o novo canal é um
serviço que passa a integrar o SOS Usuário, que já conta com o Disque CCR
AutoBAn, com atendimento telefônico a partir do número 0800 055 55 50 ou por
meio dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia, além
das câmeras de monitoramento de tráfego.
Nesta
nova ferramenta, o atendimento é feito por meio de Inteligência Artificial, que
a partir da interação entre o cliente e o aplicativo, fornece as informações
solicitadas pelos usuários ou direciona para um atendente humano, que dará
continuidade no processo por meio do próprio WhatsApp. “Em situações onde há
urgência, o nosso atendente humano, que está no Centro de Controle Operacional
da CCR AutoBAn, assume o imediatamente o atendimento, estratégia que adotamos
para mitigar qualquer risco de o cliente não ser atendido”, explica.
ECOFROTA – A Americanas
S.A. inicia a operação com automóveis elétricos neste mês. Animada com a ideia,
a companhia prevê encerrar o ano com uma frota ecoeficiente superior a 500
veículos. Além dos automóveis, a frota também será composta por 150 tuk-tuks e
170 bicicletas comuns e elétricas que atuam na última milha da logística de
entrega de produtos, o last mile.
A
iniciativa contribui para as metas da empresa de ter 10% do total de entregas
ecoeficientes em 2021, assim como neutralizar as emissões de carbono de toda a
companhia até 2025. Os compromissos fazem parte da estratégia ESG (em
português, Ambiental, Social e Governança) da Americanas S.A. para mitigar os
efeitos da mudança global do clima, tema do Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) 13 da Agenda 2030 da ONU.
"A
Americanas S.A. quer ser um player que ajuda a construir a logística do futuro.
Os veículos elétricos são mais um importante passo na estratégia de
sustentabilidade da companhia e uma alternativa logística para a redução das
emissões de carbono, contribuindo para o movimento de transição para uma
economia de baixo carbono", explica Welington Souza, diretor da LET'S,
plataforma de logística e fulfillment da Americanas S.A.: "Com a nova
operação, vamos evitar a emissão de mais de 350 toneladas de CO² equivalente no
meio ambiente entre junho e dezembro deste ano".
URUGUAI – A Volkswagen apresentou o modelo 100% elétrico VW e-up! no Uruguai. O país foi escolhido pela marca por oferecer a melhor infraestrutura de e-mobilidade na região. A América Latina está inserida dentro da estratégia global da VW, que prevê a neutralidade em carbono até 2050 e a eletrificação é um dos pilares para se alcançar esta meta. Este é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca a ser apresentado na região.
"O
VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na
América Latina, iniciada em 2019 com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e
destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser
apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos
próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos
seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é
o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir
do uso de biocombustíveis e híbridos", destacou Pablo Di Si, presidente e
CEO da Volkswagen América Latina.
A
cerimônia oficial, realizada em Montevidéu, contou com a presença de Luis
Lacalle Pou, presidente do Uruguai; Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen
América Latina; Jose Lestido e Ignacio de Posadas, ambos executivos da Julio
César Lestido S.A., entre outros.
As
primeiras unidades do e-up! foram entregues para a empresa de energia Direccion
Nacional del Energia (DNE). As demais unidades serão trabalhadas pela Lestido,
importadora com 70 anos de atuação naquele país, nesse primeiro momento, em
ações de marketing com clientes.
DIVERSIFICAÇÃO – A Volkswagen apresentou seu plano para transformação do Grupo numa empresa de mobilidade guiada por software com um foco em suas consagradas marcas e plataformas tecnológicas globais, gerando sinergias e escala de produção, assim como abrindo novas fontes de lucros.
"Estabelecemos
uma meta estratégica para nos tornarmos líderes globais de mercado em veículos
elétricos – e já estamos a caminho disso. Agora, estamos estabelecendo novos
parâmetros", declarou o CEO Herbert Diess durante a apresentação da New
Auto, estratégia do Grupo para até 2030: "Baseada em software, a próxima
mudança, muito mais radical, é a transição para carros mais seguros,
inteligentes e finalmente autônomos. Para nós, isso significa que tecnologia,
velocidade e escala terão mais importância que atualmente. O futuro dos carros
será brilhante!".
O
Grupo Volkswagen planeja reduzir sua pegada de carbono por carro em 30% ao
longo de sua vida útil (em comparação a 2018). Dentro do mesmo prazo
aproximado, o crescimento do compartilhamento de veículos elétricos a bateria
deverá aumentar para 50%, enquanto em 2040, quase 100% de todos os novos veículos
nos principais mercados deverão ter emissão zero. Até 2050, no máximo, a VW diz
que vai operar de forma totalmente neutra em relação ao clima.
COMEMORA – Neste mês de
julho a Porsche Brasil comemora seu sexto aniversário de fundação em meio a um
recorde nas vendas em um único semestre no mercado nacional. De janeiro a junho
deste ano, a marca realizou 1.753 entregas de automóveis no mercado brasileiro.
Esse número representa um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2020
e se constitui em recorde absoluto de entregas no mercado local.
O
resultado da alta nas vendas pode ser atribuído também à chegada de novos
produtos, principalmente o Taycan, que atualmente registra a liderança nas
vendas de modelos 100% elétricos no país. No total, o modelo registrou 217
unidades entregues.
O
911 permanece como o Porsche mais vendido no país. Neste ano, ele obteve a
marca de 593 unidades entregues. Já o Macan assumiu a vice-liderança (330
unidades, com aumento de 25%), enquanto o Cayenne foi o terceiro modelo mais
vendido (311 unidades) e o 718 Boxster, por sua vez, foi o quarto, com 145
entregas. Na sequência veio o Cayman (maior alta nas vendas de toda a linha,
com 87% de aumento) e 97 unidades entregues, e o Panamera, com 60 entregas.
HIDROGÊNIO – Com a finalidade de desenvolver oportunidades de negócios comercialmente viáveis em hidrogênio e outras fontes alternativas de energia, a Cummins e a Chevron USA, por meio de sua divisão Chevron Products Company, assinaram um memorando de entendimento para um trabalho conjunto nessa área.
De
acordo com os termos do documento anunciado na última sexta-feira, a
colaboração inicial entre as partes tem quatro objetivos principais, dentre os
quais o de avançar com as políticas públicas que promovam o hidrogênio como uma
solução descarbonizante para transporte e indústria.
Os
outros três contemplam a construção da demanda do mercado por veículos
comerciais e aplicações industriais movidos a hidrogênio, o desenvolvimento de
infraestrutura para apoiar o seu uso na indústria e em veículos com células de
combustível e, por fim, explorar oportunidades para aproveitar as tecnologias
de eletrolisador e célula de combustível Cummins em refinarias domésticas da
Chevron.
“A
Chevron está empenhada em desenvolver e fornecer energia acessível, confiável e
cada vez mais limpa e colaborar com a Cummins é um passo positivo em direção ao
nosso objetivo de construir um negócio de grande escala em uma área de baixo
carbono que seja complementar às nossas ofertas atuais”, destacou Andy Walz,
presidente da Chevron’s Americas Fuels & Lubricants.
RETORNO – Após adiar o retorno dos segundos e terceiros turnos do dia 12 para 26 de julho, a Hyundai informa agora que vai antecipar para esta segunda-feira, 19, a volta das suas operações normais na fábrica de Piracicaba/SP. O primeiro turno foi reativado na quinta-feira passada, três dias após do programado anteriormente.
A
falta de semicondutores tem desprogramado continuamente este mercado. Lembrando
que a Anfavea (associação das montadoras) prevê para o final do primeiro
semestre do ano que vem a volta à normalidade no abastecimento de componentes.
Em
nota, a Hyundai afirma: “A empresa segue monitorando a situação de
instabilidade no fornecimento e tomará as medidas necessárias para adaptar,
sempre que necessário, os volumes de sua produção”.
PESQUISA – Um dos três
maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto realizou
pesquisa em sua base de dados para verificar a lista dos modelos mais
procurados pelos internautas, tanto 0km como seminovos, neste primeiro semestre
de 2021. De um total de mais de 5 milhões de acessos mensais, os pesquisadores
apuraram dados interessantíssimos no comportamento de “intenção de compra” dos
consumidores.
Baseada
nesses dados, a Mobiauto revela algumas leituras surpreendentes: os SUVs fazem
tremendo sucesso. Mas, da lista dos 10 mais, são somente dois exemplares. Sucesso,
mesmo, faz a linha de picapes da Fiat: Strada e Toro correspondem a mais de 10%
de todos os cliques de consumidores em busca de modelos 0km. Por ser uma
plataforma recheada de modelos das mais diversas categorias, a Mobiauto atrai
também os clientes corporativos. E o Mercedes-Benz Sprinter é o grande
destaque.
Para
o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o
levantamento exclusivo executado pela empresa mostra a volatilidade do
comportamento de intenção de compra do cliente, traduz o “poder de fogo” das
marcas na mídia e os ciclos de lançamentos e reestilizações. “O SUV mais
acessado no nosso site é o Nissan Kicks, que é apenas o 7º mais vendido entre
os 0km. Como explicar isso? Simples: ele foi renovado há pouco tempo, o que
estimula o interesse”.
TRANSPORTE – A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1.051/2021, que cria o Documento Eletrônico de Transporte, DT-e, na forma de substitutivo apresentado pelo relator deputado Jeronimo Goergen que aperfeiçoa a medida enviada pelo Poder Executivo.
A
Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC) divulgou nota
afirmando que sempre defendeu a criação do DT-e como documento único de porte
obrigatório do transporte, substituindo todos os que são hoje exigidos,
inclusive licenças e documentos fiscais. O DT-e criado não será o único
documento de transporte. Ao menos não será exigido em papel o porte
obrigatório. Será exigida sua a emissão por meio digital, permitida a consulta e
fiscalização online.
A
emissão do DT-e será obrigação do Minfra que poderá delegar a outro órgão
público ou a particular, uma entidade geradora, mediante concessão. Embora
digital acarretará a obrigação de sua geração e inclusão de informações
relativas ao transporte, logo gerando custos, inclusive a com a cobrança de
tarifas pelo órgão emissor. As tarifas serão fixadas pelo Executivo, por DT-e
emitido.
EMBARCADOR – Ainda sobre o DT-e, cabe destacar que a sua geração será obrigação do embarcador, do proprietário da carga e da empresa transportadora, conforme a situação. “Cabe ao gerador fornecer e registar as informações cadastrais, contratuais, logísticas, de segurança, ambientais, comerciais, de pagamento, inclusive valor do frete e dos seguros. A lei estabelece que deverá ser assegurado o sigilo bancário, comercial e fiscal das informações, obrigando se seja efetuada segregação das informações de forma a permitir a cada um acesso apenas aos dados relativos ao contrato em que seja parte. Sendo a operação de transporte realizada por ETC, sem a subcontratação de TAC, a geração do DT-e será livremente acordada entre as partes. Ou seja, poderá ser gerada pelo embarcador ou pela transportadora”.
Havendo
a emissão do DT-e pelo embarcador e a subcontratação de TAC a ETC deverá anotar
a subcontratação no DT-e emitido. O transporte de carga fracionada terá o DT-e
gerado pela ETC, sendo um único para toda a operação. Haverá dispensa de
geração do DT-e na coleta de carga destinada a consolidação e na entrega da carga
após transferência e desconsolidação. Os custos do DT-e serão cobrados de forma
rateada dos embarcadores.
O
substitutivo aprovado inclui previsão de transformação significativa para o
transportador: aponta para a eliminação gradativa da obrigatoriedade do porte
de papel, adotando-se exclusivamente do DT-e. Inicialmente transformando o DT-e
em portal único de acesso e registro de todas as licenças no âmbito federal,
sem o porte obrigatório de qualquer delas. Em segundo momento mediante
convênios com estados e municípios acena com a substituição inclusive de
documentos fiscais no prazo de 12 meses de assinatura do convênio. A
implementação do DT-e dependerá de regulamentação a ser elaborada pelo Poder
Executivo, na qual definirá inclusive um cronograma a ser seguido.
LUZ – Dirigir à
noite tornou-se mais seguro e, por que não dizer, elegante com a nova linha
Philips Ultinon Pro5000 desenvolvida pela Lumileds. O produto gera uma luz até
160% mais brilhante e permite que você veja melhor e, assim, reaja mais rápido,
enquanto a temperatura de cor de até 6.000 K fornece ao seu veículo uma
aparência moderna.
Construída
de acordo com os padrões da Philips, esta lâmpada vem com um novo design
compacto, facilitando a instalação em uma variedade ainda maior de modelos de
automóveis. Com uma alta temperatura de cor de até 6.000 Kelvin, a Philips
Ultinon Pro5000 produz uma luz branca brilhante próxima à luz do dia. A visão
mais clara que isso proporciona torna mais fácil localizar obstáculos e
identificar a pista corretamente. A temperatura de cor ideal evita cansaço ou
esforço visual, proporcionando aos motoristas uma direção noturna mais
confortável e segura.
De
acordo com o fabricante, as luzes LED geram calor que deve ser gerenciado. A
tecnologia AirBoost é um sistema de resfriamento inteligente que desvia o calor
dos componentes críticos da lâmpada. A maior resistência ao calor permite que o
Philips Ultinon Pro5000 dure mais do que produtos concorrentes atualmente no mercado.
A Philips Ultinon Pro5000 dura até 3.000 horas de operação.
PORTA-MALAS – Na hora da
compra, o porta-malas é um item sempre valorizado pelo consumidor, que
considera o tipo de carga a transportar. Enquanto hatches e SUVs geralmente
oferecem a flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis, os sedãs
agradam quem busca um compartimento isolado da cabine e de proporções bem
generosas, por exemplo.
"Observamos
que o cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, nos
modelos da Chevrolet, o porta-malas é projetado com base no tipo de bagagem que
o público-alvo do veículo costuma transportar", explica Alex Santos,
engenheiro de Integração da GM América do Sul. A relação entre altura, largura
e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas
de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou uma bicicleta.
Apesar
de o consumidor observar o aproveitamento do espaço para bagagens, a métrica
utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. A medição
utiliza-se de um método amplamente difundido no mercado, que é o sistema VDA.
Blocos com um litro de capacidade cúbica são devidamente acomodados no
compartimento de carga. É permitido otimizar a distribuição dos blocos,
conforme o padrão ISO 3832. A medição é feita virtualmente e há depois uma
validação física, e a disposição dos blocos não pode interferir no processo de
abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro,
por exemplo. O Novo Onix, por exemplo, acomodou 303 blocos de um litro no
porta-malas do hatch, já no do sedã, essa capacidade sobe para 500 blocos.
TRIBUS – Está de volta
o Tribus da Viação Itapemirim, ícone da frota no passado. Na semana que passou,
a empresa recebeu um novo ônibus modelo Comil Invictus HD, equipado com chassi
Scania K400iB 6×2 e com a identidade visual dos antigos Tribus. O veículo traz
uma releitura da pintura usada a partir dos anos 1990 pela empresa, também
conhecida como a pintura das bandeiras.
Com
44 poltronas e com um espaçamento entre as fileiras, o Novo Tribus está
equipado com o serviço de semileito e não mais convencional como era no
passado. Além de contar com elevador para o embarque e desembarque de clientes
com mobilidade reduzida, e um bagageiro ampliado, os assentos do veículo contam
com porta-copo e entradas individuais para USB.
PRÊMIO – Dois alunos
de pós-graduação em Engenharia Automotiva e Mobilidade do Centro Universitário
Facens venceram o IV Prêmio AEA de Meio Ambiente 2021 na categoria
Responsabilidade Social. São eles: Thábata Prosdoskimis e Nelson Paulino, cujo
projeto premiado, Mobilidade Autônoma para PCDs, foi orientado pelo professor
Ricardo Takahira. Neste ano, em decorrência da pandemia, o Prêmio AEA aconteceu
virtualmente, desde a submissão dos trabalhos, até as premiações.
O
projeto da equipe une o conceito de veículos PCDs, com o dos carros autônomos,
visando uma locomoção independente para pessoas com deficiência física. "A
ideia é que, em parceria com o Lince Facens, que reúne expertise em veículos
autônomos, a gente consiga tirar a ideia do papel e desenvolver realmente o
projeto, para que ele possa ir para as ruas e impactar positivamente a vida de
muitas pessoas. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas
estamos dispostos e animados", afirma Nelson Paulino.
A
Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) é um órgão que reúne
montadoras, sistemistas, fornecedores e instituições de ensino, visando debate
e alinhamento entre indústria, academia e governo. O Prêmio AEA é um dos
maiores do setor automotivo nacional.
AÉREO – A Embraer assinou acordo de longo prazo para o Programa Pool com a CommutAir, operadora da United Express, para apoiar a frota de jatos ERJ 145 da companhia aérea. Esse novo contrato inclui cobertura total de reparação de componentes e peças, bem como acesso a um grande estoque de componentes no centro de distribuição da Embraer em Fort Lauderdale, na Flórida, nos EUA. Atualmente, o Programa Pool atende mais de 50 companhias aéreas em todo o mundo.
“O
grande crescimento da frota da CommutAir, juntamente com uma rede de rotas mais
ampla, requer uma sofisticada estratégia de componentes para maximizar a
confiabilidade da aeronave. Após uma cuidadosa revisão de múltiplos programas,
acreditamos que essa nova parceria com a Embraer irá preparar nossas equipes
para o sucesso de longo prazo”, disse Joel Raymond, vice-presidente executivo e
executivo chefe de Operações da CommutAir.
NÁUTICA – O Salão Náutico da Marina Itajaí, o maior do Sul do país, tem data confirmada para 2022. Com o aquecimento do mercado náutico brasileiro, a organização espera superar os números das edições anteriores e gerar mais de R$ 60 milhões em negócios. Deverão participar em torno de 80 marcas, com exposições de embarcações de tradicionais estaleiros nacionais e internacionais, produtos e serviços náuticos, além de marcas de luxo. A feira será realizada de 7 a 10 de julho do próximo ano nas instalações da Marina Itajaí, em Santa Catarina.
“A
cada nova edição do Salão Náutico Marina Itajaí percebemos a evolução e o
crescimento do número de negócios gerados. Para a próxima edição estamos com
uma expectativa ainda maior. Mesmo assim, seguimos acompanhando as restrições
necessárias por conta da pandemia e a retomada dos eventos presenciais”,
destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor náutico da Marina Itajaí.
A
quarta edição deste evento foi realizada em julho de 2019 e contou com a
participação de mais de 70 marcas e o volume de negócios ultrapassou R$ 50
milhões. Passaram pelo local cerca de 15 mil visitantes.
ARTIGO
Por que pagar mais caro pela
gasolina?
Por Rosangela Batista Gomes (*)
Neste
momento em que a inflação apresenta crescimento e no qual é prioritário
racionalizar o orçamento familiar e os custos dos transportes, é importante
buscar soluções para a redução dos preços de produtos e despesas fixas mensais.
Nesse contexto, cabe refletir sobre uma situação peculiar no Brasil, referente
à composição da gasolina (refinada ou formulada?), tema sobre o qual se
divulgam informações equivocadas, fazendo com que muita gente acabe pagando
mais caro por um item com peso significativo nas despesas das pessoas e no
IPCA.
Segundo
a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), todas as
gasolinas produzidas no Brasil, como no mundo, são formuladas, pois são
misturas de hidrocarbonetos. Podem ser fabricadas diretamente nas refinarias de
petróleo ou em formuladoras e centrais petroquímicas. Em nosso país, contudo,
criou-se um mito de que são diferentes e de que a chamada refinada seria
melhor.
Essas
informações incorretas, muitas vezes difundidas por postos de abastecimento,
acabam desorientando e enganando os consumidores. As empresas formuladoras são
responsabilidade pela excelência de seus produtos. As que operam dentro dos
padrões de legalidade, devem submetê-los ao controle de qualidade rigoroso
existente nas distribuidoras de combustíveis, conforme as normas da ANP. E isso
impede a adulteração.
O
que se chama de gasolina formulada no Brasil é a produzida fora das refinarias,
mas sua qualidade é igual e pode até ser superior. Depende dos atributos e
tipos de cada uma, como comum, aditivada ou premium. Os consumidores têm uma
alternativa de qualidade e preço mais baixo ao abastecerem seus veículos com
gasolinas fabricadas por formuladora. Por que pagar mais caro? Todo combustível
é formulado, seja de posto com bandeira ou não.
A
gasolina conhecida como formulada, independentemente de não ter sido fabricada
numa refinaria, também é boa, desde que atenda à legislação e aos padrões de
qualidade estabelecidos pela ANP. As adulterações de combustíveis não ocorrem
nas refinarias, nas empresas formuladoras ou nas distribuidoras, mas sim em
postos de abastecimento inescrupulosos. Por isso, o consumidor deve sempre dar
preferência aos varejistas de combustíveis de sua confiança. Os que trabalham
com seriedade e honestidade sempre oferecerão um produto de qualidade, seja de
refinaria ou de formuladora.
O
importante é saber que toda gasolina produzida, distribuída e comercializada
por empresas que primam pela lisura atendem aos requisitos exigidos pela ANP.
Nenhuma delas causa problemas no motor, reduz o desempenho e o nível de consumo
dos veículos. Sua composição depende dos hidrocarbonetos (naftas) e processos
de produção utilizados. São constituídas de misturas químicas criteriosamente
balanceadas, visando atender aos requisitos de performance.
Também
é importante saber que a gasolina produzida nas formuladoras não tem menos
densidade, que é estipulada pela ANP, com especificação mínima de 715,0 kg/m3.
Os produtores têm o dever de atender a essa especificação. Com a nova resolução
da agência, em vigor desde o dia 3 de agosto de 2020, as mudanças referentes à especificação
da gasolina em densidade mínima de 715,0 kg/m3, espera-se um rendimento cerca
de 5% maior por litro de combustível, conforme estudos realizados pela própria
agência.
Conhecendo-se
todas essas questões técnicas, muitas vezes não divulgadas publicamente, o
consumidor também pode aumentar o rendimento de seu dinheiro. Com cada real
gasto, será possível rodar alguns quilômetros a mais.
(*) Rosangela Batista Gomes é
bacharel em Química Tecnológica e supervisora de laboratório da Copape
Formuladora de Combustíveis.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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