Nelson
Tucci
As
concessionárias de serviços, em geral, podem (muito) contribuir com uma
sociedade melhor. E algumas destas têm respostas rápidas sempre que instadas a
fazê-lo – ou, eventualmente, por iniciativa própria. No caso da campanha
“Direitos iguais: chega de machismo, chega de preconceito, chega de
feminicídio”, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, a
Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aderiu a este esforço e
propôs o engajamento às concessionárias de rodovias.
A
CCR ViaOeste e CCR RodoAnel já aderiram. Até o mês de junho serão divulgadas
mensagens nos painéis eletrônicos instalados no sistema formado pelas rodovias
Castello Branco e Raposo Tavares, além do trecho oeste do Rodoanel,
administrado pelas duas concessionárias. As ações são um alerta sobre a
necessidade de combater a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher.
Serão
veiculadas as seguintes mensagens nas rodovias durante os próximos dois meses:
.
Não à violência doméstica. Denuncie: (11) 3291.2621
.
Feminicídio: fique atenta aos sinais.
.
Feminicídio destrói a família. Combata!
Devido
à pandemia, as ações serão virtuais. A população, no entanto, tem a oportunidade
de conhecer todos os programas e as coordenadorias da Secretaria da Justiça e
Cidadania pelo site www.justica.sp.gov.br
COMPROMISSO – Em seu Relatório de Sustentabilidade recém-divulgado, a General Motors se compromete com a neutralidade das emissões de carbono até 2040; com lançamentos 100% zero emissão a partir de 2035; com a inclusão e, no Brasil, com avanço da redução de embalagens e resíduos, bem como o reuso da água.
A
companhia anunciou também a inscrição de 100% de seus principais fornecedores
no Programa de Sustentabilidade do Fornecedor da GM. Cabe destacar que continua
o trabalho nos objetivos anunciados anteriormente, incluindo a geração de
eletricidade 100% renovável em suas operações globais até 2035 e nos EUA até
2030; redução do uso de água em 35% até 2035, em comparação com a linha de base
de 2010; e buscar ter pelo menos 50% de materiais sustentáveis nos veículos da
GM até 2030.
A
GM vem compartilhando seus dados anuais em diversas estruturas de relatórios
ESG, incluindo o CDP (Carbon Disclosure
Project, ou Projeto Carbono Transparente), o Global Reporting Initiative (Iniciativa Global de Informação), Task Force on Climate-related Financial
Disclosures (Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao
Clima), Sustainability Accounting
Standards Board (Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade),
o Pacto Global da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O
documento pode ser visualizado pelo link www.GMsustainability.com
COMEMORA – O primeiro
SUV compacto da Chevrolet fabricado no Brasil acaba de completar 100 mil
unidades produzidas. O feito alcançado pelo Novo Tracker acontece cerca de um
ano após o seu lançamento, o que demonstra também a aceitação do produto no
mercado local e regional, já que um terço do volume foi destinado à exportação.
O
segmento dos SUVs é hoje o que mais cresce no país, com um incremento superior
a 20% nas vendas, considerando os números do fechamento do primeiro trimestre
deste ano. E o Tracker foi o veículo que mais cresceu em volume de
emplacamentos, com um incremento de quase 12 mil unidades comparado ao mesmo
período do ano passado.
O
Novo Tracker utiliza uma nova arquitetura global que traz importantes avanços
em dirigibilidade e tecnologias para um veículo de sua categoria, o que inclui
motorização turbo de alto desempenho e eficiência energética, além de itens de
conectividade, como o wi-fi nativo, itens de comodidade, como o assistente de
estacionamento automático, e itens de segurança, entre eles o alerta de colisão
com sistema de frenagem autônoma de emergência. Para fabricar um carro com
tantas inovações é necessária uma linha de produção igualmente moderna e, por
esta razão, o complexo da GM em São Caetano do Sul/SP passou p ela maior
reformulação da sua história. As obras levaram dois anos e foram resultado de
um grande investimento.
DESAFIO – Aceito o
desafio global de minimizar os impactos ambientais causados pela emissão de
gases poluentes, a Marcopolo, líder no segmento de ônibus no país, reforça a
sua atuação na produção de veículos sustentáveis. A companhia produziu o primeiro
veículo leve sobre pneus (VLP) 100% elétrico do Brasil, em parceria com a BYD,
e já forneceu cerca de 370 unidades elétricas e híbridos para diversos países,
incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil circulam 75 destes veículos.
A
redução da emissão de gases de efeito estufa é um compromisso de vários países,
firmado no Acordo de Paris, e reforçado pelo presidente norte-americano, Joe
Biden, recentemente, na Cúpula do Clima, com a participação de 40 nações. No
encontro, foram reforçados os compromissos com as medidas que vão ajudar a
evitar que a temperatura do planeta se eleve acima de 1,5°C em 100 anos.
Diante
desse cenário, a Marcopolo se compromete a seguir em busca de tecnologias de
energia limpa que ajudem a frear o aquecimento global. A expectativa da empresa
é que outras 400 unidades estarão em circulação em toda América Latina até
2022.
CONEXÃO – A Hyundai
Motor Brasil avança com sua visão corporativa de “Progresso para a Humanidade”
e anuncia a chegada do sistema de carro conectado no país. Trata-se do
Bluelink, seu conceito global de veículo conectado que combina em um único
pacote tecnologias que proporcionam mais conforto, segurança e conveniência aos
condutores. A novidade estará disponível inicialmente nos modelos 2022 do HB20.
A
mesma solução tecnológica já consolidada em mercados tradicionais da Hyundai
chega agora ao Brasil com foco em cinco grupos de serviço: segurança e
assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados
com o carro. Os consumidores brasileiros poderão desfrutar deste pacote de
maneira gratuita nos seis primeiros meses de uso, após o que haverá cobrança de
mensalidade de R$ 29,90. A Vivo Empresas foi escolhida como parceira da Hyundai
para esse sistema.
“A
tecnologia dos serviços de conectividade veicular do Hyundai Bluelink traz uma
série de recursos para melhorar a experiência de condução e proporcionar maior
tranquilidade para nossos clientes. Acreditamos fortemente que será amplamente
aceito e reconhecido por seu grande valor agregado e praticidade de uso. O
Bluelink vai promover a democratização dos serviços de conectividade ao ser
lançado a partir do veículo mais acessível e popular da marca no Brasil, o
nosso campeão de vendas HB20”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai
para as Américas Central e do Sul.
CAMINHÃO – A família
Constellation alcança o marco de 15 anos desde suas primeiras unidades
entregues. Hoje são mais de 230 mil veículos em operação, alçando a linha ao
posto de mais vendida do país. Para marcar essa trajetória exitosa, a
Volkswagen Caminhões e Ônibus lança um convite a seus clientes para que contem
sua história à bordo deste gigante das pistas e concorram a um Constellation
24.280 V-Tronic com carroceria furgão carga geral e serviços de telemetria RIO
gratuitos pelo período de 36 meses e emplacado.
Os
clientes interessados em participar da campanha devem enviar um vídeo
compartilhando sua experiência a bordo do VW Constellation pelo Instagram, via
mensagem direta, para @vwcaminhoes e postar em suas redes sociais usando a
hashtag #Constellation15anos. O vídeo deve ser gravado em um ambiente bem
iluminado e não pode passar de um minuto.
Uma
comissão de jurados da empresa vai escolher os 15 finalistas com base em sua
criatividade, e a eleição do grande vencedor ficará a cargo de todos os
colaboradores da VWCO, que serão convidados a participar da votação. No dia 7
de junho, será anunciado o campeão dessa campanha que celebra os 15 anos da
família Constellation.
PORTO – A VLI,
empresa que administra o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita
(Tiplam), no porto de Santos, movimentou, em 2020, 12,6 milhões de toneladas
entre grãos, açúcar e fertilizantes. Esse volume é 16,3% maior do que as 10,9
milhões de toneladas movimentadas no terminal em 2019 e 31,4% maior do que os
9,6 milhões movimentados em 2018.
O
acumulado de produtos do agronegócio exportados pelo terminal, como soja, milho
e açúcar, supera 8 milhões de toneladas, ou seja, representa mais de 63,5% do
total das 12,6 milhões de toneladas de 2020. O aumento no volume transportado
pela empresa no Tiplam em 2020 é puxado pela alta de 26,7% na movimentação de
soja (2,5 milhões de toneladas, ante 2,0 milhões em 2019); e açúcar, produto
que teve alta no volume transportado de 29,9% no período (3,9 milhões de
toneladas ante 3,0 milhões em 2019).
No
Tiplam, a integração com o modal ferroviário e a chegada de 100% da carga
exportada pelos trilhos tornam o processo de escoamento de produtos mais ágil e
permite, por dia, o recebimento médio de três composições, cada uma com 80
vagões.
CONSÓRCIO – A Rodobens fechou o primeiro trimestre de 2021 com recorde de vendas de consórcios. A empresa registrou o melhor 1º trimestre da história com um crescimento de 52%, em relação ao mesmo período de 2020. Este é um novo recorde, já que no ano passado havia registrado um resultado 14% acima do esperado no fechamento do segundo semestre, e com isso consolida o consórcio como um investimento financeiro.
Dados
divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Consórcio (ABAC)
confirmam a boa performance do segmento, com um balanço que apontou um
crescimento de 30% do setor no primeiro bimestre, atingindo 7,92 milhões de
participantes ativos.
De
acordo com Sebastião Cirelli, diretor da Rodobens, o crescimento tem relação
com uma mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia e com o
aumento do ticket médio: “Com as pessoas trabalhando em home office, elas
passaram a ter menos gastos e, com isso, começaram a procurar por investimentos
a longo prazo que consideram mais seguros. O consórcio continua sendo uma boa
opção, principalmente para quem precisa de disciplina para guardar dinheiro”.
RECALL – O Procon-SP informa a ocorrência de três recalls. Veja abaixo os links dos chamamentos ou acesse o site da instituição onde existe um banco de dados de recalls desde o ano de 2002 (http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/).
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Honda comunica recall de motos modelo CRF 450R
www.procon.sp.gov.br/honda-comunica-recall-de-motos-modelo-crf-450r/
.
Honda Automóveis do Brasil convoca recall: Civic Touring, Accord, CR-V, HR-V
Touring
www.procon.sp.gov.br/honda-automoveis-do-brasil-convoca-recall/
.
KIA convoca recall modelo Carnival
www.procon.sp.gov.br/kia-convoca-recall/
PASTILHAS – A Cobreq
apresenta ao mercado as pastilhas de freio para atender ao novo modelo HB20, da
marca Hyundai, nas versões sedan e hatch 1.6 e 1.0. Os lançamentos são: N-2131
para versões 1.0 e N-2120 para versões 1.6. “O lançamento das pastilhas para o
novo HB20 reforça o compromisso de atender com agilidade ao mercado de
reposição na sua totalidade e complexidade da crescente frota de veículos”,
ressalta João Sampaio, gerente de Marketing marca da TMD Friction, empresa do
grupo Nisshinbo.
As
pastilhas são desenvolvidas com base em um extenso plano de validação, ensaios
e exposições, a fim de homologar os produtos antes de seu lançamento. “Como um
dos maiores fornecedores para montadoras, temos como precaução desenvolver
produtos que atendam aos requisitos de alta qualidade para o setor”, diz
Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da empresa.
REPINTURA – A PPG,
fabricante mundial de tintas e revestimentos, apresenta uma nova identidade
visual para seus produtos destinados à repintura automotiva. O projeto de
redesign das embalagens, assinado pela agência AG22, foi desenvolvido com foco
na marca.
A
categoria de alta tecnologia ganhou layout minimalista e moderno, enquanto as
linhas convencionais mantiveram as cores azul e preta, uma combinação muito bem
avaliada pelo mercado e em pesquisas de campo por transparecer a qualidade
premium e destacar os produtos entre outras marcas disponíveis no varejo.
"Trabalhamos
com uma identidade visual atrativa e que destaca o produto no ponto de venda,
revitalizando a experiência de marca do usuário final. Isso foi possível graças
a uma pesquisa de amostra no varejo que realizamos, tanto sobre as nossas
embalagens quanto sobre a experiência do consumidor com a nossa marca e as
demais disponíveis no ponto de venda", explica Fabricio Vieira, diretor Comercial
e de Marketing de Repintura Automotiva América Latina Sul.
PARADA – Entre hoje 3 e o próximo dia 12, devido à pandemia, a Yamaha suspenderá as atividades em suas linhas de produção no Brasil, informou a companhia em nota à imprensa. Com isto, espera ajustar o fluxo de recebimento de insumos. A produção dos motores de popa continuará normalmente, no período.
BATERIAS – Completando
nove décadas de existência neste ano, a Heliar, do grupo Clarios, destaca-se
como fabricante de baterias no Brasil, produzindo mais de 10 milhões de
baterias ao ano. Hoje, de cada 10 motos produzidas em território brasileiro,
nove saem de fábrica com baterias Heliar e a cada 10 carros, cinco usam a
marca. De acordo com a fabricante, no item pesados, oito em cada 10 caminhões
também são equipados pela marca.
A
Heliar está presente desde 1931 junto à frota de veículos que circula no país.
“Nessa trajetória, a marca tornou-se sinônimo de inovação, tecnologia de ponta,
qualidade, durabilidade e sustentabilidade, estando sempre à frente”, comenta
Alex Pacheco, vice-presidente e diretor geral da marca no Brasil.
FEIRA – Para apresentar as oportunidades que o seguro de transportes reserva a corretores e empresas que atuam no segmento, a Fetransporte Brasil, empresa de soluções de serviços para corretores, e a Educa Seguros, realizarão a segunda edição da Fetransporte Brasil Conference. O maior evento online de seguros de transporte de cargas do país acontecerá de 7 a 10 de junho, com a expectativa de reunir 5 mil profissionais interessados no setor.
Já
estão confirmados mais de 40 profissionais, como palestrantes e apresentadores,
todos eles relevantes players no segmento. Além da plenária online, os
participantes terão como novidade um dia exclusivo para acessar as três salas
de negócios e entrar em contato com os representantes das principais
seguradoras atuantes no país, como forma de estreitar o relacionamento com os
principais tomadores de decisão do setor.
As inscrições são gratuitas em https://conference.fetransportebrasil.com.br
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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