segunda-feira, 17 de maio de 2021

Atraso no recall trava licença

Divulgação  Atendimento deverá constar do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo

Nelson Tucci

Atenção: se você comprou um carro que teve chamado para recall e não atendeu, no período de um ano, não conseguirá licenciar o bólido. Isto porque a Lei nº 14.071/20, que altera vários itens do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), e que está em vigor desde abril último, prevê a obrigatoriedade de atendimento do recall, que as montadoras fazem gratuitamente.

O atendimento deverá constar do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A tecnologia, criada pelo Serpro em parceria com o Denatran, já está em funcionamento e tem o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao cidadão.

De acordo com Lucélia Matsumoto, gerente da Divisão de Digitalização de Serviços de Trânsito do Serpro, quem perdeu o prazo deverá retirar a notificação de recall e contatar a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça: “Quando o cidadão regularizar a situação e a montadora der baixa no procedimento, automaticamente, a observação de recall é retirada do CRLV-e e o proprietário poderá ter acesso ao CRLV tranquilamente pela CDT”.


DIGITAL – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que durante o período de março de 2020 e março de 2021, durante a fase crítica da pandemia, emitiu 764.252 registros de emplacamentos de veículos novos no estado de São Paulo. Desse total, 32.218 foram atendimentos presenciais. O emplacamento digital de veículos 0km, que começou a ser oferecido a partir de 27 de maio de 2020, é uma alternativa ágil e rápida para o cidadão.

O registro e emplacamento digital de veículos novo deve ser realizado por meio dos canais digitais do órgão, contemplando todas as fases do processo: pagamento de taxa de primeiro registro, envio dos documentos, recolhimento do IPVA, impressão e download do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – digital).

Para requisitar a abertura do serviço, é necessário que o proprietário do veículo realize o pagamento da taxa de primeiro registro, no valor de R$ 355,80, por intermédio do aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou nas casas lotéricas, informando o CPF/CNPJ no instante em que fizer o recolhimento da taxa.


Divulgação                  Comércio de peças automotivas se organiza melhor

AUTOPEÇAS – As “bocas-de-porco” estão com os dias contados. Pelo menos no segmento de autopeças, que tem se organizado e se esforçado para melhorar a qualidade de serviços, de uma forma geral. Neste sentido, a Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) concluiu os trabalhos para criação da norma técnica à atividade de Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos.

O projeto foi deflagrado pelo Sincopeças-SP, sendo coordenado pelo presidente do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, com secretaria de Luiz Sérgio Alvarenga, diretor da Alvarenga Projetos Automotivos. Para que tivesse a maior representatividade possível, obteve também o apoio de profissionais do mercado, como varejistas, atacadistas, indústrias de autopeças, instituições de capacitação, entidades e até mesmo profissionais da imprensa especializada, que contribuíram sobremaneira para o sucesso do trabalho em prol do comércio de autopeças no Brasil.

Para o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, a norma objetiva buscar resultados efetivos para as empresas de autopeças: “Entre as medidas mais recentes que nossa entidade tem conquistado está a normatização para a profissão de balconista do nosso segmento, hoje já denominados muito apropriadamente Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos. Através da regulamentação da ABNT, proporcionaremos a esses profissionais segurança e assertividade para o exercício do trabalho, com objetivo premente de buscar resultados promissores para as empresas de autopeças. Afinal, nosso país tem uma frota de veículos que precisa de cuidados. Veículos que a cada dia ficarão mais modernos e com mais tecnologia, garantindo aos usuários maior mobilidade e segurança”.


PNEUS – Mercado automotivo compra menos pneus, informa a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em seu balanço mensal. Segundo a entidade, as vendas de abril último registraram retração de 7,4% em relação a março. Foram comercializadas 4,6 milhões de unidades no mês, contra 4,97 milhões de pneus no mês anterior. O resultado mostra uma quebra na trajetória de altas nas vendas que vinha sendo registrada pelo setor desde janeiro.

Já no acumulado do quadrimestre, a indústria contabiliza crescimento de 28,3% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado. De janeiro a abril foram vendidos 18,67 milhões de pneumáticos, enquanto no mesmo período de 2020 o total foi de 14,55 milhões.

A balança comercial do setor apresenta déficit de US$ 24 milhões. Em abril passado, as importações de pneus contabilizaram US$ 347,74 milhões, enquanto as exportações somaram US$ 323,64 milhões. Contabilizadas em unidades, foram trazidos 15,68 milhões de pneus, enquanto exportou-se 4,7 milhões de unidades.


ELÉTRICOS – A fim de contribuir para a melhora da mobilidade urbana e eletrificação da frota, a AES Brasil firma parceria com a BR Properties para instalação de dois carregadores elétricos na Torre Nações Unidas, na Avenida das Nações Unidas, 12.495, em São Paulo. Com o acordo, a companhia dá continuidade ao seu projeto de P&D Aneel de eletromobilidade, com duração de 30 meses e investimento previsto de R$ 5,4 milhões até 2 022.

Foram instalados dois carregadores: um no piso térreo do edifício, que ficará à disposição de qualquer condutor de veículo elétrico que queira abastecer no percurso, e outro no subsolo, que poderá ser utilizado por pessoas que estacionam os veículos na garagem.


TENDÊNCIAS – A crise sanitária, certamente, mudou muita coisa em nosso dia a dia, especialmente na mobilidade. Neste contexto, a empresa de tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros o Mercado Livre realizou pesquisa para entender as diferentes questões relacionadas com a forma de se locomover e identificar tendências no segmento de compra de veículos.

No segundo semestre do ano passado houve um aumento de 35% na intenção de compra de motos, em relação aos níveis pré-pandemia, aponta levantamento do marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre. No caso dos automóveis, os modelos mais buscados na plataforma são o hatch e o sedã respectivamente. Já a demanda por SUVs novos teve um grande salto de 64%, se comparado fevereiro de 2020 com o de 2021.


Divulgação                    Unidade está sendo readequada por etapas

INÉDITO – A General Motors anunciou, na última semana, a produção de um modelo inédito no complexo industrial de São Caetano do Sul/SP. O produto é uma das novidades do atual ciclo de investimento da empresa a ser aplicado até meados da década no estado de São Paulo. Foram anunciados R$ 10 bilhões para a renovação do portfólio e desenvolvimento de novas tecnologias.

"O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet. Além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários", explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

A picape está neste momento em fase de desenvolvimento e será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Um dos objetivos da companhia é ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes.


Divulgação   Sportback, de 4,3 m de comprimento, está chegando ao Brasil

 MOTOR 2.0 – Os novos modelos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback entram em pré-venda no Brasil. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar em setembro próximo, já como ano-modelo 2022. Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é um veículo que possui uma rica história: é o modelo mais vendido da história da marca no país e, no mundo, já teve mais de 4 milhões de unidades comercializadas.

A versão Performance Black será a única disponível no mercado brasileiro e os interessados terão de desembolsar (a partir de) R$ 264.990, no que a importadora chama de “condição especial”.


Divulgação  Motoristas são orientados ao descanso e recebem kits de higiene

SONO – Quem trabalha na área já sabe: o sono, o cansaço e a falta de concentração são grandes inimigos dos motoristas, especialmente dos caminhoneiros. Para alertar esses profissionais do transporte sobre o risco de dirigir durante longas jornadas, especialmente à noite, a CCR RodoAnel anuncia a promoção de campanhas de sensibilização na base do Serviço de Atendimento ao Usuário, localizada no km 16 (pista interna) do trecho Oeste do Rodoanel, em Osasco, durante todo o mês de maio.

A iniciativa é parte do Movimento Maio Amarelo, que neste ano traz o tema “Respeito e Responsabilidade”, atitudes que todos devem tomar constantemente no trânsito. As abordagens aos motoristas de caminhão acontecerão nos dias 19 e 26 de maio, das 4 às 7 horas. “A madrugada e início da manhã são períodos bastante sensíveis para os caminhoneiros, pois muitos deles não realizam o descanso necessário durante a jornada de trabalho. Com cansaço excessivo e o sono, o risco de acidentes aumenta consideravelmente”, avalia o coordenador de tráfego da CCR RodoAnel, Joelson Ferreira.

Durante as abordagens que serão realizadas pelos profissionais da concessionária, os motoristas serão orientados sobre a importância das pausas para descansar durante a viagem, bem como receberão orientações sobre segurança no trânsito. Os caminhoneiros também receberão kit de higiene, composto por sabonete, porta sabonete, flanela e frasco de álcool gel, itens que ajudam no combate ao coronavírus.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos modelos XV e Forester abaixo identificados. A Subaru e a Caoa deverão apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Identificação – XV ano/modelo 2018 e 2019 data de fabricação: de 25/5/2017 a 23/5/2019 chassis (não sequenciais) de JGOO8O77 a KGO84651; Forester ano/modelo 2019 data de fabricação: de 24/5/2018 a 25/4/2019 chassis (não sequenciais) de KGOO2O33 a KGO28316.

A empresa informa que o torque de aperto dos quatro parafusos do suporte da barra estabilizadora pode ter ficado abaixo do especificado. Com a utilização do veículo, estes parafusos podem se soltar e ocasionar, primeiramente, barulhos na suspensão. Caso o usuário continue a trafegar com o veículo nestas condições, os parafusos poderão cair e desprender o suporte, que eventualmente poderá danificar as peças que estão ao seu redor, como a tubulação de freio, o semieixo e o subchassi. Caso a tubulação de freio seja danificada, o veículo poderá perder o freio, o que poderá causar acidentes graves ou fatais aos ocupantes ou terceiros.

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a inspeção do torque dos quatro parafusos de fixação dos suportes da barra estabilizadora da suspensão traseira. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 770 2011 e o site www.recall.subaru.com.br


RECALL 2 – Tem recall também dos veículos Land Rover New Discovery, ano/modelo 2021, fabricados entre 2/11/2020 e 11/3/2021, com números de chassis finais de M2448632 a M2451862.

A empresa informa a possibilidade de os veículos afetados poderem com o tempo afrouxar as fixações da junta, o que poderá causar um vazamento de gás quente do escapamento no compartimento do motor. Em circunstâncias extremas, o vazamento do gás pode levar a fumaça sob o capô e incêndio no veículo, o que poderá aumentar o risco de acidentes, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a regulagem do torque das fixações do tubo de escapamento. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 012 2733, das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e-mail cliente@landrover.com.br e site www.landrover.com.br


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário