Nelson Tucci
Atenção:
se você comprou um carro que teve chamado para recall e não atendeu, no período
de um ano, não conseguirá licenciar o bólido. Isto porque a Lei nº 14.071/20,
que altera vários itens do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), e que está em
vigor desde abril último, prevê a obrigatoriedade de atendimento do recall, que
as montadoras fazem gratuitamente.
O
atendimento deverá constar do Certificado de Registro de Licenciamento de
Veículo (CRLV), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A
tecnologia, criada pelo Serpro em parceria com o Denatran, já está em
funcionamento e tem o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao
cidadão.
De
acordo com Lucélia Matsumoto, gerente da Divisão de Digitalização de Serviços
de Trânsito do Serpro, quem perdeu o prazo deverá retirar a notificação de
recall e contatar a concessionária, agendar a regularização do recall e, então,
levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça: “Quando o cidadão
regularizar a situação e a montadora der baixa no procedimento,
automaticamente, a observação de recall é retirada do CRLV-e e o proprietário
poderá ter acesso ao CRLV tranquilamente pela CDT”.
DIGITAL – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que durante o período de março de 2020 e março de 2021, durante a fase crítica da pandemia, emitiu 764.252 registros de emplacamentos de veículos novos no estado de São Paulo. Desse total, 32.218 foram atendimentos presenciais. O emplacamento digital de veículos 0km, que começou a ser oferecido a partir de 27 de maio de 2020, é uma alternativa ágil e rápida para o cidadão.
O
registro e emplacamento digital de veículos novo deve ser realizado por meio
dos canais digitais do órgão, contemplando todas as fases do processo:
pagamento de taxa de primeiro registro, envio dos documentos, recolhimento do
IPVA, impressão e download do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento
de Veículo – digital).
Para
requisitar a abertura do serviço, é necessário que o proprietário do veículo
realize o pagamento da taxa de primeiro registro, no valor de R$ 355,80, por
intermédio do aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou nas casas
lotéricas, informando o CPF/CNPJ no instante em que fizer o recolhimento da
taxa.
AUTOPEÇAS – As
“bocas-de-porco” estão com os dias contados. Pelo menos no segmento de
autopeças, que tem se organizado e se esforçado para melhorar a qualidade de
serviços, de uma forma geral. Neste sentido, a Comissão de Estudos da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) concluiu os trabalhos para
criação da norma técnica à atividade de Vendedor de Peças e Acessórios para
Veículos.
O
projeto foi deflagrado pelo Sincopeças-SP, sendo coordenado pelo presidente do
Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, com secretaria de Luiz Sérgio Alvarenga,
diretor da Alvarenga Projetos Automotivos. Para que tivesse a maior
representatividade possível, obteve também o apoio de profissionais do mercado,
como varejistas, atacadistas, indústrias de autopeças, instituições de
capacitação, entidades e até mesmo profissionais da imprensa especializada, que
contribuíram sobremaneira para o sucesso do trabalho em prol do comércio de
autopeças no Brasil.
Para
o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho, a norma objetiva buscar
resultados efetivos para as empresas de autopeças: “Entre as medidas mais
recentes que nossa entidade tem conquistado está a normatização para a
profissão de balconista do nosso segmento, hoje já denominados muito
apropriadamente Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos. Através da
regulamentação da ABNT, proporcionaremos a esses profissionais segurança e
assertividade para o exercício do trabalho, com objetivo premente de buscar
resultados promissores para as empresas de autopeças. Afinal, nosso país tem
uma frota de veículos que precisa de cuidados. Veículos que a cada dia ficarão
mais modernos e com mais tecnologia, garantindo aos usuários maior mobilidade e
segurança”.
PNEUS – Mercado automotivo compra menos pneus, informa a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), em seu balanço mensal. Segundo a entidade, as vendas de abril último registraram retração de 7,4% em relação a março. Foram comercializadas 4,6 milhões de unidades no mês, contra 4,97 milhões de pneus no mês anterior. O resultado mostra uma quebra na trajetória de altas nas vendas que vinha sendo registrada pelo setor desde janeiro.
Já
no acumulado do quadrimestre, a indústria contabiliza crescimento de 28,3% na
comparação com os quatro primeiros meses do ano passado. De janeiro a abril
foram vendidos 18,67 milhões de pneumáticos, enquanto no mesmo período de 2020
o total foi de 14,55 milhões.
A
balança comercial do setor apresenta déficit de US$ 24 milhões. Em abril
passado, as importações de pneus contabilizaram US$ 347,74 milhões, enquanto as
exportações somaram US$ 323,64 milhões. Contabilizadas em unidades, foram
trazidos 15,68 milhões de pneus, enquanto exportou-se 4,7 milhões de unidades.
ELÉTRICOS – A fim de contribuir para a melhora da mobilidade urbana e eletrificação da frota, a AES Brasil firma parceria com a BR Properties para instalação de dois carregadores elétricos na Torre Nações Unidas, na Avenida das Nações Unidas, 12.495, em São Paulo. Com o acordo, a companhia dá continuidade ao seu projeto de P&D Aneel de eletromobilidade, com duração de 30 meses e investimento previsto de R$ 5,4 milhões até 2 022.
Foram
instalados dois carregadores: um no piso térreo do edifício, que ficará à disposição
de qualquer condutor de veículo elétrico que queira abastecer no percurso, e
outro no subsolo, que poderá ser utilizado por pessoas que estacionam os
veículos na garagem.
TENDÊNCIAS – A crise sanitária, certamente, mudou muita coisa em nosso dia a dia, especialmente na mobilidade. Neste contexto, a empresa de tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros o Mercado Livre realizou pesquisa para entender as diferentes questões relacionadas com a forma de se locomover e identificar tendências no segmento de compra de veículos.
No
segundo semestre do ano passado houve um aumento de 35% na intenção de compra
de motos, em relação aos níveis pré-pandemia, aponta levantamento do
marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre. No caso dos
automóveis, os modelos mais buscados na plataforma são o hatch e o sedã
respectivamente. Já a demanda por SUVs novos teve um grande salto de 64%, se
comparado fevereiro de 2020 com o de 2021.
INÉDITO – A General
Motors anunciou, na última semana, a produção de um modelo inédito no complexo
industrial de São Caetano do Sul/SP. O produto é uma das novidades do atual
ciclo de investimento da empresa a ser aplicado até meados da década no estado
de São Paulo. Foram anunciados R$ 10 bilhões para a renovação do portfólio e
desenvolvimento de novas tecnologias.
"O
modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet. Além disso, vai
estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos
utilitários", explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
A
picape está neste momento em fase de desenvolvimento e será o próximo
integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas
atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Um dos objetivos da companhia é
ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes.
MOTOR
2.0 – Os novos modelos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback entram em
pré-venda no Brasil. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar em
setembro próximo, já como ano-modelo 2022. Em sua quarta geração na versão
Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é um veículo que possui uma rica
história: é o modelo mais vendido da história da marca no país e, no mundo, já
teve mais de 4 milhões de unidades comercializadas.
A
versão Performance Black será a única disponível no mercado brasileiro e os
interessados terão de desembolsar (a partir de) R$ 264.990, no que a
importadora chama de “condição especial”.
SONO – Quem trabalha
na área já sabe: o sono, o cansaço e a falta de concentração são grandes
inimigos dos motoristas, especialmente dos caminhoneiros. Para alertar esses
profissionais do transporte sobre o risco de dirigir durante longas jornadas,
especialmente à noite, a CCR RodoAnel anuncia a promoção de campanhas de sensibilização
na base do Serviço de Atendimento ao Usuário, localizada no km 16 (pista
interna) do trecho Oeste do Rodoanel, em Osasco, durante todo o mês de maio.
A
iniciativa é parte do Movimento Maio Amarelo, que neste ano traz o tema
“Respeito e Responsabilidade”, atitudes que todos devem tomar constantemente no
trânsito. As abordagens aos motoristas de caminhão acontecerão nos dias 19 e 26
de maio, das 4 às 7 horas. “A madrugada e início da manhã são períodos bastante
sensíveis para os caminhoneiros, pois muitos deles não realizam o descanso
necessário durante a jornada de trabalho. Com cansaço excessivo e o sono, o
risco de acidentes aumenta consideravelmente”, avalia o coordenador de tráfego
da CCR RodoAnel, Joelson Ferreira.
Durante
as abordagens que serão realizadas pelos profissionais da concessionária, os
motoristas serão orientados sobre a importância das pausas para descansar
durante a viagem, bem como receberão orientações sobre segurança no trânsito.
Os caminhoneiros também receberão kit de higiene, composto por sabonete, porta
sabonete, flanela e frasco de álcool gel, itens que ajudam no combate ao coronavírus.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos modelos XV e Forester abaixo identificados. A Subaru e a Caoa deverão apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação
– XV ano/modelo 2018 e 2019 data de fabricação: de 25/5/2017 a 23/5/2019
chassis (não sequenciais) de JGOO8O77 a KGO84651; Forester ano/modelo 2019 data
de fabricação: de 24/5/2018 a 25/4/2019 chassis (não sequenciais) de KGOO2O33 a
KGO28316.
A
empresa informa que o torque de aperto dos quatro parafusos do suporte da barra
estabilizadora pode ter ficado abaixo do especificado. Com a utilização do
veículo, estes parafusos podem se soltar e ocasionar, primeiramente, barulhos
na suspensão. Caso o usuário continue a trafegar com o veículo nestas
condições, os parafusos poderão cair e desprender o suporte, que eventualmente
poderá danificar as peças que estão ao seu redor, como a tubulação de freio, o
semieixo e o subchassi. Caso a tubulação de freio seja danificada, o veículo
poderá perder o freio, o que poderá causar acidentes graves ou fatais aos
ocupantes ou terceiros.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária da marca a inspeção do torque dos quatro parafusos de fixação
dos suportes da barra estabilizadora da suspensão traseira. Para agendamento e
mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 770 2011 e o site www.recall.subaru.com.br
RECALL 2 – Tem recall também dos veículos Land Rover New Discovery, ano/modelo 2021, fabricados entre 2/11/2020 e 11/3/2021, com números de chassis finais de M2448632 a M2451862.
A
empresa informa a possibilidade de os veículos afetados poderem com o tempo
afrouxar as fixações da junta, o que poderá causar um vazamento de gás quente
do escapamento no compartimento do motor. Em circunstâncias extremas, o
vazamento do gás pode levar a fumaça sob o capô e incêndio no veículo, o que
poderá aumentar o risco de acidentes, com possibilidade de danos físicos e/ou
materiais aos ocupantes e terceiros.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária da marca a regulagem do torque das fixações do tubo de
escapamento. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o
telefone 0800 012 2733, das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e-mail cliente@landrover.com.br e site www.landrover.com.br
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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