Nelson
Tucci
Em uma conta bem simples, a formação de preço do frete rodoviário pode ser dividida em três partes: 47% de custos gerais, 40% de intermediários e 13% no bolso do caminhoneiro. O cálculo foi apresentado pelo ministério da Economia, durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto.
De
acordo com a Agência 61, esta ação do governo federal engloba dois decretos e
duas medidas provisórias “criando novos ambientes de infraestrutura,
regulamentação e qualidade de vida para motoristas de transporte de cargas”. Inclui-se
ainda nesta ação maior a MP 1.051/21, que disciplina o Mercado de Antecipação
de Recebíveis de Frete.
Com
este novo instrumento, o autônomo poderá negociar a antecipação de valores
junto a um agente financeiro, como já faz o empresário do comércio por exemplo.
“Isto cria um mercado potencial de R$ 120 bilhões por ano, que é o valor do
mercado de frete para a transportadora autônoma”, disse Adolfo Sachsida,
secretário de Política Econômica, que completou: “A intenção é colocar mais
dinheiro no bolso do caminhoneiro. Nós criamos uma contratação transparente sob
taxas mais baixas. O caminhoneiro agora, quando receber o frete, não precisa
mais parar naquele posto que era obrigado a parar. Agora ele pode ir à Caixa
Econômica e descontar o valor do frete, que será antecipado numa taxa muito
mais baixa para o caminhoneiro. Estamos falando de um ganho líquido de renda
entre 15 e 20%”.
RELAÇÃO – A Tegma Gestão Logística diz, em nota distribuída à imprensa, reconhecer a importância do trabalho dos motoristas – tanto os contratados quanto prestadores de serviço – para a eficácia de suas operações. “Por esta razão, em 2008 criou o Programa Forte, reunindo uma série de iniciativas regulares e planejadas para dar suporte aos profissionais, por meio de comunicação, treinamento e estrutura de atendimento em todos os pátios da empresa espalhados pelo país”.
Um
dos pilares desse programa são as Casas do Carreteiro instaladas junto a cada
um dos pátios de operações da empresa. Recentemente foi inaugurada a ampliação
da unidade de Sorocaba/SP, dotada da infraestrutura de apoio aos motoristas que
precisam permanecer por horas ou até mesmo pernoitar no local. “Em todas essas
Casas temos local para refeições, lanchonete, churrasqueira, salas de
convivência e vestiários masculinos e femininos”, explica Cláudio Henrique
Gonçalves de Castro, gerente de Relacionamento da empresa e um dos
coordenadores do programa.
As
ações de comunicação são desenvolvidas por meio de diversos canais e tem o
objetivo de transmitir da maneira mais ágil e eficiente possível informações e
orientações que auxiliam o dia a dia do profissional na estrada, como avisos
sobre trechos interditados ou danificados e horários de atendimento de
concessionárias e montadoras. Com a ocorrência da pandemia, esse tema também
foi abordado em vários comunicados. “Temos diversos meios para conversar com o
motorista, desde e-mail e Whatsapp até o Portal do Forte e o boletim mensal
Forte na Estrada, que vai para os transportadores e também para gestores e
nossas filiais”, completa Castro.
PRODUÇÃO – A Volvo anunciou a retomada do segundo turno de produção de sua linha de caminhões pesados e semipesados no complexo industrial do grupo no Paraná.
A
montadora afirmou que a retomada do segundo turno ocorre em meio a um aumento
na demanda pelo modelo, sendo o mais vendido da companhia e foi totalmente
desenvolvido no Brasil, em 2003, informou a Volvo.
“Estamos
adequando nossa produção à forte demanda dos clientes por esse modelo, que vem
crescendo de forma consistente desde o ano passado e continua dando sinais
positivos em 2021”, disse o diretor executivo de caminhões da Volvo, Alcides
Cavalcanti.
DIGITAL – O setor de transporte de carga e pessoas está passando por uma das maiores transformações de sua história, em meio a um cenário disruptivo e repleto de oportunidades e desafios. “Desde o início da sua história com a fabricação de bicicletas e vagões de trem, passando pelo motor a combustão até os atuais, com o desenvolvimento de tecnologias para um transporte e logística limpos, a Scania se reinventa”, resume Fabricio Babler, diretor de Tecnologia da Informação da Scania Latin America: “Agora, esta transformação é a digital e está acontecendo em todos os lugares da empresa – seja nas soluções para clientes, seja em nossos processos e produtos e em nosso ambiente de trabalho”.
Este
será o tema da TechWeek, evento digital que reunirá executivos globais da
Scania e convidados especiais, entre hoje e sexta-feira, para debater a cultura
e o mundo dos negócios a partir da perspectiva da digitalização. “O que muda? O
que desaparece? Qual o panorama no curto, médio e longo prazo? São algumas das
perguntas em torno das quais construímos a dinâmica, acreditamos que este é o
melhor exercício para reflexão”, diz Patricia Acioli, responsável por Relações
Corporativas e Sustentabilidade da Scania América Latina: “A agenda foi criada
em torno da participação de pessoas de diferentes setores, nacionalidades e b
ackgrounds, voltando o olhar para curiosidade de estudantes e de nossos
colaboradores”.
De
acordo com Babler, a digitalização faz parte da estratégia da Scania para
atingir o seu propósito de liderar a descarbonização do setor de transporte e
logística – além de ser uma necessidade. “Desde a criação da experiência do
cliente, passando pela automação comercial, desenvolvimento de produtos,
processos e logística, a transformação digital está presente para melhorar o
modelo de negócios e ancorar as disrupções que estamos vivendo”, ressalta:
“Este é um caminho sem volta, mas para ser bem sucedida, precisa enraizar a
partir da cultura da empresa, do entendimento das pessoas sobre seu papel, ac
abou o ‘o silo de IT’’.
AÇO – O preço do aço deve aumentar. As siderúrgicas já cantaram a bola: a partir de agora vão renovar seus contratos com as montadoras por períodos trimestrais ou semestrais e não mais anuais, como era o padrão no setor. Informação é da agência Estado e não foi desmentida.
A
notícia não deixa de ser preocupante para o segmento, já que o preço do produto
mais do que dobrou no último ano, como é o caso da bobina de aço laminado a
quente.
TRATORES – A New Holland anunciou o lançamento de dois novos modelos de tratores, das famílias T8 e T9. E já avisa que a produção está totalmente vendida até o final deste ano. É certo que ainda há problemas com a falta de componentes, mas a companhia (que não revelou seus números absolutos) espera crescer até 15% neste ano.
REVENDA – A Honda
conquistou dois títulos na premiação Melhor Valor de Revenda 2021, realizada
pela Kelley Blue Book Brasil (KBB), especializada na avaliação e pesquisa de
preços de automóveis, em parceria com a revista Quatro Rodas. O estudo indica os modelos que menos desvalorizaram
no último ano.
Foram
avaliados os preços de 141 modelos vendidos no Brasil, em 22 categorias, entre
janeiro de 2020 e janeiro de 2021. Todos os modelos produzidos nacionalmente
pela Honda tiveram destaque na premiação. Na categoria sedã compacto de
referência, o City apresentou a menor desvalorização do mercado, com 16,81%. Já
o WR-V conquistou o bicampeonato no segmento SUV compacto de acesso, com
19,25%, sendo o único da categoria a registrar depreciação abaixo de 20%.
O
Fit foi o segundo colocado entre as station wagon/monovolume, com
desvalorização de 19,01%. O HR-V também garantiu a segunda posição na categoria
SUV compacto de referência, com 20,51%. Entre os sedãs médios, o Civic ficou em
terceiro lugar, com 18,40%. "O valor de revenda é um aspecto fundamental
na decisão de compra. Essa premiação reforça o compromisso constante da Honda
com o consumidor, tanto em relação à durabilidade, qualidade e confiança de
nossos veículos, como em todo o serviço pós-vendas", afirma Roberto
Akiyama, vice-presidente Comercial da Honda Automóveis do Brasil.
EXCELÊNCIA – O Grupo Traton foi homenageado com o prêmio "EFMD Excellence in Practice (EiP)" pelo desenvolvimento e a execução do melhor programa de desenvolvimento de talentos. O prêmio global reconhece parcerias cliente-fornecedor de destaque e impactantes nas áreas de Desenvolvimento de Liderança, Profissional, Talento e Organizacional.
O
Grupo Traton (Scania, Man, VWCO e Rio) recebeu, no dia 20 último, o prêmio Gold
por seu Programa de Excelência na Gestão, que se provou capaz de mudar o
comportamento dos participantes e gerar resultados de negócios claros. O júri
da EFMD apreciou o programa de Excelência na Gestão e o quão rápido ele se
adaptou às novas circunstâncias acarretadas pela pandemia.
CRESCIMENTO – As aéreas estão recuperando valor. De acordo com a Consultoria Economática, o maior valor de mercado pré-pandemia, consolidado de 21 empresas aéreas de Latam USA e empresas com ADRs nos USA, foi no dia 20 de janeiro de 2020 com US$ 186,6 bilhões e dessa data para 15 de maio de 2020 as empresas perderam US$ 117,3 bilhões.
O
novo pico aconteceu em 17 de março de 2021 quando as mesmas empresas atingem
US$ 190 bilhões, ultrapassando o pico pré-pandemia. O crescimento do valor de
mercado de 15 de maio de 2020 até 17 de março de 2021 é de US$ 120,6 bilhões.
Leia
a edição de maio do Jornal Perspectiva,
que circulará nesta semana, com matéria sobre o crescimento do PIB brasileiro.
EXPRESS – Em função dos
desafios impostos pela pandemia da Covid-19, que inclui o respeito às
orientações das autoridades para que as pessoas fiquem em casa mantendo o
distanciamento social, a Hyundai Motor Brasil lançou em maio de 2020 – em
parceria com a Abrahy, a Associação Brasileira dos Concessionários Hyundai, e
sua rede de concessionárias em todo o território nacional – o Hyundai Express,
serviço digital para a compra dos modelos HB20 e Creta de maneira totalmente
remota. Neste mês, a ferramenta completou um ano de uso, ultrapassando 1,1
milhão de visitas e tornando-se o canal de interesse de compra digital com a
maior taxa de conversão da marca.
“O
cenário que se estabeleceu com a chegada da pandemia desafiou o modo de
consumidores e revendas de carros fazerem negócio. Nossa rede de
concessionárias respondeu prontamente a isso com uma série de iniciativas online
e em domicílio, mas faltava, naquele começo, uma plataforma que reunisse todas
essas soluções de maneira organizada e contemplasse todas as etapas do
processo. Além de incorporar o contato digital para a venda de um veículo, o
Hyundai Express permite ao cliente fazer simulações de crédito e até mesmo
avaliar seu veículo usado”, declara Angel Martinez, vice-presidente comercial
da Hyundai Motor Brasil.
ADEUS – O Mitsubishi
Pajero Full, um dos mais emblemáticos veículos da marca dos três diamantes,
está se despedindo em todo o mundo. Ao longo de seus 39 anos de história, o SUV
se tornou um dos mais queridos da marca.
Para
marcar a despedida do modelo, a Mitsubishi preparou a série especial Legend
Edition, limitada a apenas 100 unidades. O modelo, apresentado ao mercado,
também ganhou uma campanha publicitária que homenageia todo o seu legado.
MAIO AMARELO – Segundo o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a situação da segurança viária no mundo, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking do número de mortes no trânsito, em todo o mundo, posicionando-se atrás apenas da China, Índia e Nigéria.
De
acordo com o Painel de Acidentes Rodoviários, elaborado pela Confederação
Nacional do Transporte (CNT), que utiliza dados da Polícia Rodoviária Federal,
entre 2010 e 2020 foram registrados mais de 1,4 milhão de acidentes nas
rodovias federais no país. Diversos são os fatores que causam esse tipo de
ocorrência: falhas humanas, problemas veiculares, deficiências viárias.
BIO – No Dia
Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, a Stellantis
reforçou seu compromisso com o meio ambiente, celebrando o marco de 112 mil
mudas plantadas através do Programa de Biodiversidade Jeep. O projeto tem como
objetivo resgatar e promover a conservação da Mata Atlântica, bioma nativo da
região em que está instalado o Polo Automotivo Jeep, em Goiana/PE. Para marcar
a data, a Stellantis produziu um vídeo para suas redes sociais que acompanha
desde o trabalho de localização de sementes até a conscientização das novas
gerações.
“Há
seis anos, no início da operação da fábrica de veículos, o Polo se tornou
também uma fábrica de mudas”, diz Danubia Lima, analista de Meio Ambiente da
Jeep e responsável pelo Programa de Biodiversidade. O que teve início como uma
ideia de fazer o paisagismo do Polo com mudas nativas, se tornou uma ação com o
objetivo realizar o plantio de 208 mil mudas até 2024, para formar uma área
verde de 304 hectares e garantir a preservação da Mata Atlântica na região.
DIVERSIDADE – A advogada Nathalia Molina, atual diretora Jurídica e de Recursos Humanos (RH) da Meritor Brasil, é a primeira mulher na região a assumir o comando de uma unidade de negócios. A executiva, 34 anos, é a nova diretora do aftermarket da empresa para a América do Sul.
“A
chegada de Molina ao cargo só reforça nossa crença e nossa jornada em elevar a
presença feminina em cargos de liderança em nossa corporação, nos tornando uma
empresa cada dia mais diversa e inclusiva”, diz Adalberto Momi, vice-presidente
da Meritor para a América do Sul.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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