Nelson
Tucci
Veículos
de maior porte, tipo SUVs e camionetes, estão em destaque no mercado. A
Volkswagen Argentina, por exemplo, comunica o início da produção do Taos,
primeiro SUV que a marca produz no vizinho país. "Ver esse projeto
concretizado, que contou muitos anos de negociações e desenvolvimento, é uma
fonte muito grande de orgulho para toda a Volkswagen. Hoje não apenas
adicionamos um novo produto à linha de produção, mas demonstramos que nossas
plantas enfrentam os desafios globais exigidos pelo grupo. Isso é resultado do
esforço e comprometimento de todos os nossos colaboradores em conjunto com os
representantes dos trabalhadores e o governo", afirma Pablo Di Si, CEO da
companhia na América Latina.
O
Volkswagen Taos é um novo modelo – após 10 anos sem lançamento local – a sair
da linha de produção da fábrica em Pacheco, somando-se assim à bem sucedida
picape Amarok, também produzida por lá. O novo SUV, que contou com o investimento
de US$ 650 milhões no Centro Industrial de Pacheco, será exportado para toda a
região.
DEMANDA – Campanha da
Nova Chevrolet S10 começa a ser veiculada para destacar o atual momento do
produto, que coincide com a chegada da linha 2022 e o plano de retomada da
produção em ritmo acelerado. O intuito, assinalado pela montadora, é poder
atender à demanda pela picape, que tem uma longa relação com o agronegócio,
setor com vitalidade no país.
A
chegada da linha 2022 da picape Chevrolet coincide com o plano de retomada da
produção em ritmo acelerado do produto a partir da segunda quinzena de maio, já
que a fábrica de São José dos Campos/SP foi parcialmente impactada pelo
desabastecimento que atinge a cadeia de suprimentos de todo o setor em razão da
pandemia. Até então, a Nova S10 liderava os emplacamentos da categoria.
"Existe
uma forte demanda pela Nova Chevrolet S10, principalmente pelas versões mais
equipadas, que hoje superam mais da metade das vendas. Isso mostra que, além de
confiabilidade, robustez e potência, o consumidor de picapes está buscando o
mais alto nível de segurança e conectividade", explica Rodrigo Fioco,
diretor de Marketing de produto da GM. A S10 está disponível em três opções de
carroceria: cabine dupla, cabine simples e chassis cab e duas opções de
motorização: 2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel.
MOTOR – A picape
Toro, de bonito design, mas com motorização a desejar, promete ser diferente. O
novo modelo traz o propulsor Turbo 270, com geração de 185 cv de potência
máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm abastecido com etanol.
Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime,
assim como o torque.
Produzido
no Polo Automotivo de Betim/MG, o motor Turbo 270 da Nova Toro é resultado da
evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados
desempenho e potência. O sistema eletro-hidráulico permite o controle
totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do
controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para
reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
O
Turbo 270 também conta com um sistema avançado de sobrealimentação; isto é, o
turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o
coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. Equipados com
um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada unitária, o
propulsor utiliza injeção direta de combustível. Este é um item que reduz a
temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à
detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de
combustível e melhor desempenho.
ELEIÇÃO – Até o SUV
elétrico da VW tem mundial, menos o... já sabe, né?, diriam os torcedores de
futebol para zuar com os
palmeirenses. Mas, brincadeiras à parte, o fato é que o "Carro Mundial do
Ano de 2021” é o novo e totalmente elétrico SUV ID.4, superando uma forte
concorrência na disputa global World Car Awards. Os prêmios do World Car Awards
são decididos por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais
especializados em automóveis, representando 24 países, que escolhem entre as
melhores inovações do mercado mundial.
"Estamos
especialmente contentes por nosso ID.4 ter sido escolhido World Car of the
Year", afirmou Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen: "Não
apenas por este ser um dos mais importantes prêmios automotivos do mundo, mas
pelo júri ter também homenageado uma grande ideia e uma grande equipe. O
primeiro modelo ID. para os mercados-chave da Europa, China e Estados Unidos
leva nossa ofensiva elétrica para todo o mundo. Um carro convincente, uma
grande ideia e agora com o prêmio. Tudo isso caminha junto e bem para nós!”
DESIGN – O Land Rover Defender foi nomeado com o prêmio World Car Design of the Year no World Car Awards. É a terceira vez que a marca conquista o cobiçado prêmio, após a vitória do Range Rover Velar, em 2018, e a do Range Rover Evoque, em 2012.
“Estamos
muito felizes em receber mais esse reconhecimento para o Defender, um veículo
que tem marcado gerações por seu design marcante e sua robustez para enfrentar
os mais rigorosos desafios. Este prêmio nos estimula a continuar trabalhando
neste projeto e comprova que estamos no caminho certo”, diz Paulo Manzano,
diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.
ROTA 2030 – O Centro
Universitário FEI acaba de assinar o Acordo de Parceria com o Programa
Prioritário do Governo Federal Rota 2030, que tem como objetivo incentivar o
desenvolvimento tecnológico, a competividade, a inovação, a segurança veicular,
a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos
automóveis fabricados no Brasil.
O
projeto aprovado prevê aumentar a eficiência energética em motores flex por
meio de enriquecimento de hidrogênio obtido por reforma catalítica embarcada. O
estudo propõe a utilização de mistura etanol-hidrogênio para obter maior
rendimento e menor emissão de gases poluentes. Também conta com o aporte de R$
3 milhões da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e cerca de R$ 2,4
milhões de contrapartida econômica do setor privado e das ICTs participantes.
Além da FEI, também participam do acordo o Instituto Nacional de Tecnologia
(INT) e a Universidade Federal de Minas Gerais, assim como as empresas AVL e Sabo.
"A
mistura etanol-hidrogênio tem a vantagem de poder ser aplicada diretamente no
motor sem grandes modificações estruturais. Além de atender uma demanda da
indústria automobilística brasileira, o projeto tem o potencial de mobilizar
diversos setores produtivos dentre eles, o setor químico, petroquímico e de
materiais, favorecendo o desenvolvimento de tecnologias nacionais e a expansão
do mercado e a exploração de novas aplicações industriais", diz o
coordenador geral do programa, professor Ricardo Belchior Torres, do curso de
Engenharia Química da FEI. A instituição tem a expectativa que este processo
possa ser utilizado mundialmente, com exportação de tecnologia brasileira.
CARBONO – Da Audi à Volkswagen Veículos Comerciais, com o Dia da Terra, comemorado em 22 último, as 12 marcas do Grupo Volkswagen e seus 660 mil empregados entraram firmes no #Project1Hour. Interromperam o trabalho por uma hora para aprender sobre proteção climática e desenvolver melhorias concretas.
O
grupo em um passado recente protagonizou o chamado “dieselgate”, em que
milhares de carros foram manipulados para fraudar testes de emissões. A justiça
alemã multou a empresa em 1 bilhão de euros, a empresa acatou e se desculpou
publicamente; agora assume compromisso com o acordo climático de Paris. As 12
empresas pretendem ser neutras em carbono até 2050. Para isso, a Volkswagen
está focada na eletrificação de seus produtos e na redução de CO2 da cadeia de
suprimentos para reciclagem, diz a companhia em nota distribuída à imprensa.
ÉTICA – A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, assinou o “Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Ethos e coroa a implementação de diversas ações da VLI ao longo dos seus 10 anos – a exemplo do Programa de Ética mantido pela empresa, que inclui diversas ferramentas, como treinamentos periódicos, Código de Conduta para empregados e fornecedores, entre outras iniciativas.
O
pacto é um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas e
tem por objetivo uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético, além
de reduzir as diferentes formas de corrupção. De acordo com o Instituto Ethos,
ao se tornarem signatárias do pacto, elas assumem o compromisso de divulgar a
legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a
fim de que seja cumprida integralmente. Além disso, comprometem-se a vedar
qualquer forma de suborno e a primar pela transparência de informações e
colaboração em investigações, quando necessário.
e-COMMERCE – A
transformação digital tem promovido intensas mudanças na jornada da mobilidade,
que podem aproximar as pessoas das oportunidades. Praticidade e conveniência
são cada vez mais importantes no dia a dia e, com esse propósito, nasce Cart,
nova plataforma de e-commerce da Stellantis, que já está em teste e chegará aos
consumidores no início do segundo semestre deste ano. O anúncio de Cart foi
feito durante o lançamento da Nova Fiat Toro.
“Mais
do que mobilidade, o carro pode ser entendido como uma plataforma de negócio,
ou seja, um ponto de partida para novas soluções na experiência do consumidor
por meio da conectividade. A Nova Fiat Toro já está pronta para esse futuro. No
início do segundo semestre, seus clientes estarão entre os primeiros a ter
acesso à experiência e benefícios do Cart na central multimídia”, afirma Mateus
Silveira, gerente de Inovação, Infotainment e Conectividade da Stellantis para
a América do Sul.
Iniciativa
pioneira no setor automotivo, Cart conta com uma solução de pagamento segura e
integrada, permitindo que marcas parceiras ofereçam produtos, serviços e
experiências ao cliente através de um aplicativo compatível com a central
multimídia dos carros. Desenvolvida pelo time da Stellantis, de forma
colaborativa com empresas de diferentes setores, como Visa do Brasil,
McDonald’s e ConectCar, a plataforma reúne em um único lugar serviços de
alimentação, estacionamento, pedágio, abastecimento, entre outros.
VAGAS – A Cummins Brasil inicia dois novos Programas de Estágios, um regular e o outro exclusivo para o público PCD, ambos nas cidades de Guarulhos/SP e Macaé/RJ. São 29 novas vagas abertas para universitários, sendo seis vagas dedicadas aos candidatos PCDs. Para fortalecer a diversidade e a inclusão na sua força de trabalho, a empresa vai ainda, no programa regular, priorizar a contratação de estudantes do Ensino Superior que contribuam com a pluralidade e intercâmbio cultural no processo (mulheres, negros, LGBTQ+, refugiados e candidatos seniores).
De
acordo com Majara Bosco, supervisora de Recrutamento e Seleção da Cummins para
América do Sul, a organização quer atrair “os mais diversos talentos que se
identifiquem com os objetivos e valores da empresa. E o nosso objetivo em
dividir os programas, sendo um dedicado ao grupo PCD, é fazer com que o
candidato seja avaliado dentro das suas potencialidades, embora o processo de
seleção seja o mesmo para ambos os grupos”.
Para
inscrição e outras informações acesse o link http://epartner.vagas.com.br/v2189367
(Programa de Estágio Regular) e o http://epartner.vagas.com.br/v2190575
(Programa de Estágio PCDs).
ANTIVIRAL – Após um ano entre desenvolvimento, testes e registros necessários, a empresa de filtros e purificadores MIL lança o primeiro filtro antiviral para ar-condicionado de veículos do Brasil. Batizado de Mil Protect, o produto da empresa paranaense traz uma solução atestada por laudo técnico como eficaz contra o novo coronavírus, garante a assessoria em nota distribuída à imprensa.
O
filtro foi desenvolvido especialmente para conter a proliferação de agentes
contaminantes como bactérias e vírus. Além da barreira física que detém poeiras
e gotículas, o produto possui um tratamento químico especial para reter
qualquer impureza que circule pela cabine do veículo. A novidade permite maior
segurança aos passageiros, uma vez que atua diretamente na circulação de ar de
carros e de ônibus.
Para
se certificar que ofereça a filtração do ar de forma segura, o filtro recebe um
agente antiviral em toda a sua superfície. Vale destacar que o produto é
comprovadamente atóxico, tanto para seres humanos quanto para pets. “De acordo
com o laudo técnico da Unicamp, o novo filtro antiviral para ar condicionado da
MIL garante proteção contra vírus, incluindo contra o vírus Covid-19”, destaca
a empresa.
LOGÍSTICA – A Senior Sistemas realiza mais uma aquisição no mercado de logística. A empresa passa a integrar em seu portfólio a GKO, referência em TMS Embarcador. Com cerca de 40% das operações de e-commerce no Brasil passando pelos seus sistemas de WMS (gestão de armazenagem) e TMS (gestão de transportes), a Senior Sistemas vem se consolidando como uma das principais fornecedoras de tecnologia para otimização de operações logísticas no país.
“A
GKO está em algumas das maiores empresas consumidoras de serviços de frete e
transporte do Brasil e presente em diversos segmentos. Essa união reforça nossa
atuação em praticamente todos os campos da cadeia logística, com possibilidade
de cross-selling em várias direções. Além disso, colaboramos de forma
significativa com as operações da indústria, onde temos clientes de alta
relevância no mercado”, destaca o CEO da Senior Sistemas, Carlênio Castelo
Branco.
FRETAMENTO – A pandemia e
as restrições de mobilidade, distanciamento social e viagens continuam a
prejudicar o desempenho financeiro de vários setores da economia nacional,
entre os quais a indústria de ônibus. Mas o segmento de fretamento, em
contrapartida, tem obtido relevância neste cenário.
Líder
no setor de carrocerias de ônibus, com 52,7% de participação de mercado, a
Marcopolo já mostra aquecimento nas vendas de veículos destinados para este
fim. Até o fim de abril, a encarroçadora entregará mais de 200 unidades
destinadas ao transporte de trabalhadores em áreas urbanas e nos setores de
mineração e agronegócios, em diversos estados.
Entre
elas, estão as 10 unidades do modelo Marcopolo Ideale 800 entregues à
Transporte Thomas por meio da filial Paraná.
MIL – Quando Pelé
marcou 1.000 gols (no longínquo 1969), a comemoração foi grande. Guardadas as
devidas proporções, a Tursan, tradicional empresa de fretamento, chega em 2021
a seus 60 anos e celebra, com muita alegria, um marco histórico, a aquisição do
milésimo ônibus. E para comemorar o feito, anuncia uma grande renovação em sua
frota: são 80 novos Volksbus 17.230 ODS, equipados com tecnologia de ponta para
o conforto e eficiência na operação.
“Há
mais de 20 anos os modelos da Volkswagen são os escolhidos pela Tursan em razão
de seu baixo custo de manutenção, associado à durabilidade dos chassis,
constante inovação e atendimento diferenciado”, diz a companhia, justificando a
parceria: “O que nos motivou nessa fidelidade à VWCO foi que, trabalhando com
outras marcas antes, tivemos oportunidade de comparar o custo-benefício. Na
Volkswagen, encontramos sempre o modelo ideal, que se adequa perfeitamente às
necessidades de nossos clientes, à plena satisfação dos usuários, que preza
pelo conforto, segurança e o menor custo de manutenção”, explica João Martins,
diretor executivo da Tursan.
Com
uma frota 100% Volkswagen, que soma 300 veículos, a empresa percorre mais de um
milhão de quilômetros por mês. Diariamente, cerca de 13 mil pessoas viajam a
bordo dos ônibus VW da Tursan. A renovação atual atingirá 25% dos chassis da
empresa.
STOCK-CAR – A Takao
continuará caminhando ao lado da principal categoria do automobilismo
brasileiro. Durante a temporada 2021 da Stock-Car, a única marca do mercado de
reparação automotiva que atende a todos os componentes internos do motor estará
presente no Chevrolet Cruze da equipe Blau Motorsport, pilotado por Allam
Khodair. A parceria entre a Takao e Khodair ingressa em seu terceiro ano
consecutivo.
Para
o gerente de Marketing da empresa, Claudio Amadio, a parceria é fundamental
para a ampliação dos negócios da marca no país: “Temos hoje o maior portfólio
de peças internas de motores do país. São mais de 23 mil itens disponíveis, que
possibilitam a reposição de componentes a 95% da frota circulante de veículos.
Mesmo assim, a disposição é continuar crescendo. E a parceria com o Allam será
estratégica para isso”. O corredor é conhecido como o primeiro “piloto verde”
do país, por uma ação criada em 2007, quando teve a ideia de neutralizar com
créditos de carbono as emissões de poluentes de seu carro. “Ele é uma
referência da Stock”, diz Amadio.
ARTIGO
A importância dos dispositivos
de rastreamento
Por André Saliba (*)
No
Brasil, o mercado de rastreamento veicular aparece como uma ótima opção para
quem quer empreender e outros aspectos contribuem para que essa tecnologia
ganhe cada vez mais relevância e espaço no país. Isso porque esse segmento está
em crescente expansão, pois é fortemente impactado também pelo aumento na
produção de automóveis.
Segundo
levantamento realizado pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores, depois de três anos seguidos, o setor registrou aumento
de 25,2% no surgimento de carros novos no mercado, chegando a 2,7 milhões.
Analisando os aspectos positivos do cenário para investimento, de acordo com o
Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, ao todo, o país já registrou mais
de 90 milhões de veículos, desses somente 2,3 milhões possuem sistema de
monitoramento e rastreamento.
Isso
comprova que há um oceano azul de oportunidades para se investir em
dispositivos de rastreamento como uma forma de proteção, segurança e também
para recuperação do veículo em caso de roubo e furto. Quando falamos sobre
logística, sua importância vai um pouco além, já que a sua eficiência está
pautada na hora de realizar a gestão da frota à distância, redução de custos
com manutenção ou em sanar falhas operacionais, entre outros pontos.
Devido
ao alto risco nas estradas, por exemplo, torna-se fundamental a aquisição de
ferramentas que proporcionam benefícios para redução de custo e suporte ao
motorista. Atualmente, já é possível encontrar algumas empresas de rastreamento
que possuem cunho tecnológico que disponibilizam soluções que sanam diversos
problemas de forma assertiva, além de estarem preocupadas em facilitar o dia a
dia de quem está na estrada, fazendo um gerenciamento completo.
Por
fim, a tecnologia de rastreio já é uma realidade e um caminho sem volta para
quem quer garantir melhor produtividade logística. Aqueles que optarem por não
investir nessas soluções podem perder muito, tanto financeiramente quanto em
captação de novos clientes. Afinal, a qualidade do serviço que é oferecido está
baseada na segurança que a empresa proporciona ao cliente, não importa seu
segmento de atuação e o que ele oferece. Vale ficar de olho nas atualizações e
buscar por aquilo que melhor se encaixe ao seu objetivo em seu negócio.
(*) André Saliba é diretor
comercial da Getrak, provedora de tecnologia para rastreamento na América
Latina.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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