Nelson
Tucci
Não
é de hoje que a indústria automobilística vem sofrendo com a falta de
componentes. O arrefecimento das vendas, ano passado, e a retomada repentina
levaram ao gargalo de toda a cadeia e, assim, obrigaram algumas fábricas à
paralisação por falta de insumos.
Depois
dos semicondutores agora é a borracha que está em falta. Material obrigatório
para pneus, tapetes, tubos e materiais isolantes diversos, a borracha natural
(extraída da seringueira) anda sumida. Tailândia, Malásia e Vietnã, grandes
produtores mundiais, não estão dando conta e a sintética (a partir do petróleo)
é mais cara, além de ter aplicações específicas. Enfim, mais um capítulo a ser
resolvido nesta intrincada situação da pandemia x economia.
VALORIZAÇÃO – Na lista dos SUVs mais valorizados durante a pandemia, a Mobiauto apurou que o “top ten” é composto integralmente por modelos importados, tendo o Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT como campeão. Vendido a R$ 193.990 em março de 2020, o SUV premium atingiu o preço médio de R$ 228.057, com 17,56% de valorização.
“Nada
mal adquirir um SUV luxuoso e recheado de alta tecnologia, como a linha Lexus
UX-250h, com versões que ocupam as três primeiras posições da pesquisa,
desfrutar do veículo durante um ano e, ainda, ver que seu capital aumentou
cerca de R$ 30 mil a R$ 35 mil na hora da venda!”, destaca o consultor Sant Clair
Castro Jr, CEO da Mobiauto.
Ele
explica que a totalidade de modelos importados entre os 10 mais valorizados
pode ser explicada parcialmente pelos reajustes nos preços dos modelos 0km
devido à alta do dólar: “Mas isso não é tudo. O consumidor percebeu o movimento
das montadoras em dotar seus SUVs com tecnologia de ponta, transformando essa
classe não só em SUVs premium, mas nos mais avançados veículos à venda no país.
Não está sendo à toa que os SUVs dominaram também o segmento de luxo”.
Abaixo, confira o preço 0km em março de 2020 e o preço usado em março passado, com respectiva valorização:
Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid – 193.990 – 228.057 – 17,56%
Lexus UX-250h
F-Sport 2.0 Hybrid – 214.990 – 252.698 – 17,54%
Lexus UX-250h
Dynamic 2.0 Hybrid – 173.450 – 203.772 – 17,48%
Jeep Wrangler
Sahara Overland – 283.540 – 332.770 – 17,36%
Lexus NX-300h
Luxury 2.5 Hybrid – 232.650 – 268.745 – 15,51%
Mercedes-Benz
GLC220 Diesel – 299.580 – 345.049 – 15,18%
Mercedes-Benz
GLC300 Coupé – 360.580 – 412.189 14,31%
Jeep Wrangler Sahara – 2.0 – 269.100 –
306.781 – 14%
Toyota RAV4 2.5 S Hybrid – 176.962 – 201.455
– 13,84%
Mercedes-Benz GLC63 S AMG – 599.720 – 681.666
– 13,66%
Já
na lista dos SUVs que mais desvalorizaram neste período de Covid-19, a Mobiauto
localizou nove modelos nacionais, puxados pelo Renault Duster (16,65%), seguido
do Ford EcoSport (16,03%) e do Jeep Renegade (13,93%).
EQS – O EQS foi apresentado mundialmente na quinta-feira última, pela Mercedes. Por sua nova arquitetura ganhou conceito de design: com linhas laterais e design “fastback”, o EQS é claramente diferente dos demais modelos com motores à combustão logo à primeira vista. Isso é ainda mais enfatizado pelo painel frontal e pelo design das luzes dianteiras e traseiras.
O
veículo elétrico EQS é o modelo mais luxuoso e vanguardista da Mercedes-EQ. Com
autonomia de até 770 quilômetros (WLTP) e uma potência de até 524 cv e 855 Nm,
o trem de força elétrico (eATS) do EQS também atende a todas as expectativas de
um sedã no segmento superior por performance e conforto. A velocidade máxima é
limitada a 210 km/h.
GTX – Com a apresentação do novo ID.4 GTX no dia 28 de abril, a Volkswagen mostrará seu primeiro modelo elétrico esportivo top de linha. Na Europa, os modelos de alto desempenho da Família ID. trarão no futuro o logotipo GTX. De forma semelhante aos logos GTI e GTE, ele se destaca por sua marca específica de produtos, incrementando o mundo da eletromobilidade da Volkswagen com uma nova esportividade.
"Há
muito tempo, as letras GT representam prazer ao dirigir", diz Klaus
Zellmer, membro do board da Volkswagen, responsável por Marketing e Vendas:
"O acréscimo do X, agora, cria uma ponte para a mobilidade do futuro.
Sustentabilidade e esportividade não são qualidades mutuamente exclusivas – elas
se complementam de forma inteligente".
A
marca quer se tornar a mais desejada para mobilidade elétrica e visa aumentar a
participação dos carros puramente elétricos na Europa para 70% das vendas até
2030. Cerca de 16 bilhões de euros serão investidos em mobilidade elétrica,
hibridização e digitalização até 2025.
FILTROS – A Tecfil, fabricante de filtros automotivos na América Latina, anuncia a nova linha de filtros para câmbio automático. Composta inicialmente por 25 produtos, a linha é aplicável em mais de 230 modelos de veículos nacionais e importados, e ganhará novas opções ao longo deste ano.
O
lançamento integra a estratégia da companhia para manter-se com o portfólio
mais completo possível e atende à demanda crescente do mercado e dos
profissionais que atuam com manutenção e reparação de sistemas de câmbio
automático. O filtro do câmbio automático é importante para o perfeito
funcionamento do sistema de transmissão do veículo. Responsável por reter as
partículas provenientes da fricção das peças móveis, que compõem o sistema de
transmissão, o filtro evita o desgaste excessivo dos componentes internos.
MARCAS – A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotivos (Abeifa) anunciou a filiação de duas novas marcas: a Aston Martin e a McLaren, ambas representadas no Brasil pela UK Motors, controlada pelo Grupo Eurobike e Stuttgart.
No
Brasil desde 2018, a McLaren comercializa os superesportivos GT, 720S Coupé,
720S Spider e anunciou recentemente a chegada do modelo Artura no segundo
semestre deste ano. Em 2021, a UK Motors ratificou a importação oficial da
Aston Martin que, também no segundo semestre, inicia a venda dos esportivos
DB11, DBS, Vantage e do SUV DBX.
“É
com muita honra que recebemos a Aston Martin e a McLaren aos quadros
associativos da entidade, respectivamente por sua tradicionalidade no segmento
premium e por sua tecnologia e desempenho das pistas para as ruas. Mas
sobretudo porque essas marcas trazem a essência dos veículos importados, o
balizamento de inovações”, afirma João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa,
para quem fortalece ainda mais a imagem da entidade, que em março último
completou 30 anos.
COMPONENTES – A
Thyssenkrupp expande sua fábrica de Poços de Caldas/MG com uma nova linha de
produção de cames. Estes componentes, que antes eram importados, abastecerão a
linha de montagem dos eixos de comando de válvulas que a empresa fornece às
principais montadoras de veículos do país.
"Um
maior índice de nacionalização dos componentes contribuirá para aumentar nossa
competitividade e reduzir o tempo de entrega de produtos aos nossos
clientes", afirma Roberval Calca, diretor de vendas e marketing da divisão
Camshafts da empresa na América Latina.
LUBRIFICANTES – A Valvoline,
fabricante mundial de lubrificantes há 150 anos, destaca as diferenças e
propriedades entre os óleos semissintéticos e minerais e como a frota
circulante reflete no consumo dos dois produtos.
Os
óleos lubrificantes minerais atendem as necessidades básicas para o motor,
enquanto os semissintéticos são produzidos para maior proteção, aumentar a vida
útil do motor e garantir bom desempenho. Com todas essas vantagens, o
custo-benefício desses últimos, acaba compensando, principalmente também porque
o intervalo entre as trocas é maior do que com os minerais, diz o fabricante.
VEDAÇÃO – A Porsche
desenvolveu um novo processo de produção em sua matriz, em Zuffenhausen, em
colaboração com a Tesa SE. Com esse processo, os orifícios na carroceria do
veículo, que são necessários para evitar a corrosão, podem agora ser vedados de
forma muito mais efetiva. A solução inovadora: adesivos de vedação no lugar de
plugues de plástico. O Porsche Taycan totalmente elétrico é o primeiro carro no
mundo a se beneficiar desse novo processo. Um robô posiciona mais de 100
adesivos de vedação automaticamente de forma rápida e confiável, vedando os
orifícios da carroceria e otimizando a eficiência na produção da Porsche.
“A
inovação tem sido uma impulsionadora do nosso sucesso comercial,” declarou
Albrecht Reimold, membro da diretoria responsável pela Produção e Logística na
Porsche AG. “As inovações precisam ser refinadas. E isso demanda coragem e
liberdade criativa. A gestão tem como função garantir que essa atmosfera seja estimulada
nas operações diárias da empresa”.
A
Gestão de Inovação da Porsche cuidou da adoção dos adesivos de vedação e em
julho de 2020 mais de dois terços de aproximadamente 150 plugues na linha de
pintura do Taycan foram eliminados. A linha de pintura na fábrica de Leipzig
também adotará a mudança no verão de 2021.
RECALL – A Toyota do Brasil faz Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Toyota Camry e Lexus NX300, RX350 e ES300h, fabricados entre 2017 e 2019.
Segundo
a marca japonesa, a campanha abrange um total de 179 unidades dos modelos
envolvidos.
A
íntegra do comunicado está disponível no link www.toyotacomunica.com.br/campanha-de-chamamento-preventiva-veiculos-toyota-modelo-camry-e-lexus/
RECALL 2 – A Honda do Brasil convoca os proprietários dos automóveis Civic Touring modelo 2019 a 2020, Accord modelo 2019, CR-V modelo 2019 e HR-V Touring modelo 2020 a comparecerem a uma das concessionárias autorizadas da marca para realizar o reparo da bomba de combustível.
A
consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall O agendamento
pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento
ao Cliente, por meio do telefone: 0800.701.3432, de segunda a sexta-feira, das 8
às 20 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas, horário de Brasília.
Para
conferir os endereços das concessionárias Honda Automóveis, acesse www.honda.com.br/concessionarias
SETE – O Complexo Industrial da Nissan em Resende/RJ completa neste mês sete anos de atividades. Inaugurada em 2014 e já tendo recebido mais de R$ 3 bilhões em investimentos, a unidade é uma das mais modernas da marca.
EXPRESS – A Total Express,
empresa privada com completo portfólio logístico, anuncia novo marco de
abrangência do seu serviço no Brasil. Desde o dia 15 último a transportadora
passa a ter atendimento direto em 3.230 cidades.
“A
nova abrangência visa garantir excelência no atendimento de milhares de
consumidores. Queremos seguir como a empresa privada em soluções logísticas com
a maior cobertura de entrega do Brasil”, afirma o CEO da Total Express, Felipe
Lima.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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