segunda-feira, 19 de abril de 2021

Borracha também é escassa

Divulgação              Produto natural (extraído da seringueira) anda sumido

Nelson Tucci

Não é de hoje que a indústria automobilística vem sofrendo com a falta de componentes. O arrefecimento das vendas, ano passado, e a retomada repentina levaram ao gargalo de toda a cadeia e, assim, obrigaram algumas fábricas à paralisação por falta de insumos.

Depois dos semicondutores agora é a borracha que está em falta. Material obrigatório para pneus, tapetes, tubos e materiais isolantes diversos, a borracha natural (extraída da seringueira) anda sumida. Tailândia, Malásia e Vietnã, grandes produtores mundiais, não estão dando conta e a sintética (a partir do petróleo) é mais cara, além de ter aplicações específicas. Enfim, mais um capítulo a ser resolvido nesta intrincada situação da pandemia x economia.


VALORIZAÇÃO – Na lista dos SUVs mais valorizados durante a pandemia, a Mobiauto apurou que o “top ten” é composto integralmente por modelos importados, tendo o Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT como campeão. Vendido a R$ 193.990 em março de 2020, o SUV premium atingiu o preço médio de R$ 228.057, com 17,56% de valorização.

“Nada mal adquirir um SUV luxuoso e recheado de alta tecnologia, como a linha Lexus UX-250h, com versões que ocupam as três primeiras posições da pesquisa, desfrutar do veículo durante um ano e, ainda, ver que seu capital aumentou cerca de R$ 30 mil a R$ 35 mil na hora da venda!”, destaca o consultor Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto.

Ele explica que a totalidade de modelos importados entre os 10 mais valorizados pode ser explicada parcialmente pelos reajustes nos preços dos modelos 0km devido à alta do dólar: “Mas isso não é tudo. O consumidor percebeu o movimento das montadoras em dotar seus SUVs com tecnologia de ponta, transformando essa classe não só em SUVs premium, mas nos mais avançados veículos à venda no país. Não está sendo à toa que os SUVs dominaram também o segmento de luxo”.

Abaixo, confira o preço 0km em março de 2020 e o preço usado em março passado, com respectiva valorização:

Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid – 193.990 – 228.057 – 17,56%

Lexus UX-250h F-Sport 2.0 Hybrid – 214.990 – 252.698 – 17,54%

Lexus UX-250h Dynamic 2.0 Hybrid – 173.450 – 203.772 – 17,48%

Jeep Wrangler Sahara Overland – 283.540 – 332.770 – 17,36%

Lexus NX-300h Luxury 2.5 Hybrid – 232.650 – 268.745 – 15,51%

Mercedes-Benz GLC220 Diesel – 299.580 – 345.049 – 15,18%

Mercedes-Benz GLC300 Coupé – 360.580 – 412.189 14,31%

Jeep Wrangler Sahara – 2.0 – 269.100 – 306.781 – 14%

Toyota RAV4 2.5 S Hybrid – 176.962 – 201.455 – 13,84%

Mercedes-Benz GLC63 S AMG – 599.720 – 681.666 – 13,66%

Já na lista dos SUVs que mais desvalorizaram neste período de Covid-19, a Mobiauto localizou nove modelos nacionais, puxados pelo Renault Duster (16,65%), seguido do Ford EcoSport (16,03%) e do Jeep Renegade (13,93%).


Divulgação                Modelo da Mercedes tem autonomia de 770 km

EQS – O EQS foi apresentado mundialmente na quinta-feira última, pela Mercedes. Por sua nova arquitetura ganhou conceito de design: com linhas laterais e design “fastback”, o EQS é claramente diferente dos demais modelos com motores à combustão logo à primeira vista. Isso é ainda mais enfatizado pelo painel frontal e pelo design das luzes dianteiras e traseiras.

O veículo elétrico EQS é o modelo mais luxuoso e vanguardista da Mercedes-EQ. Com autonomia de até 770 quilômetros (WLTP) e uma potência de até 524 cv e 855 Nm, o trem de força elétrico (eATS) do EQS também atende a todas as expectativas de um sedã no segmento superior por performance e conforto. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h.


Divulgação                    Primeiro modelo elétrico esportivo da Volkswagen

GTX – Com a apresentação do novo ID.4 GTX no dia 28 de abril, a Volkswagen mostrará seu primeiro modelo elétrico esportivo top de linha. Na Europa, os modelos de alto desempenho da Família ID. trarão no futuro o logotipo GTX. De forma semelhante aos logos GTI e GTE, ele se destaca por sua marca específica de produtos, incrementando o mundo da eletromobilidade da Volkswagen com uma nova esportividade.

"Há muito tempo, as letras GT representam prazer ao dirigir", diz Klaus Zellmer, membro do board da Volkswagen, responsável por Marketing e Vendas: "O acréscimo do X, agora, cria uma ponte para a mobilidade do futuro. Sustentabilidade e esportividade não são qualidades mutuamente exclusivas – elas se complementam de forma inteligente".

A marca quer se tornar a mais desejada para mobilidade elétrica e visa aumentar a participação dos carros puramente elétricos na Europa para 70% das vendas até 2030. Cerca de 16 bilhões de euros serão investidos em mobilidade elétrica, hibridização e digitalização até 2025.


FILTROS – A Tecfil, fabricante de filtros automotivos na América Latina, anuncia a nova linha de filtros para câmbio automático. Composta inicialmente por 25 produtos, a linha é aplicável em mais de 230 modelos de veículos nacionais e importados, e ganhará novas opções ao longo deste ano.

O lançamento integra a estratégia da companhia para manter-se com o portfólio mais completo possível e atende à demanda crescente do mercado e dos profissionais que atuam com manutenção e reparação de sistemas de câmbio automático. O filtro do câmbio automático é importante para o perfeito funcionamento do sistema de transmissão do veículo. Responsável por reter as partículas provenientes da fricção das peças móveis, que compõem o sistema de transmissão, o filtro evita o desgaste excessivo dos componentes internos.


MARCAS – A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotivos (Abeifa) anunciou a filiação de duas novas marcas: a Aston Martin e a McLaren, ambas representadas no Brasil pela UK Motors, controlada pelo Grupo Eurobike e Stuttgart.

No Brasil desde 2018, a McLaren comercializa os superesportivos GT, 720S Coupé, 720S Spider e anunciou recentemente a chegada do modelo Artura no segundo semestre deste ano. Em 2021, a UK Motors ratificou a importação oficial da Aston Martin que, também no segundo semestre, inicia a venda dos esportivos DB11, DBS, Vantage e do SUV DBX.

“É com muita honra que recebemos a Aston Martin e a McLaren aos quadros associativos da entidade, respectivamente por sua tradicionalidade no segmento premium e por sua tecnologia e desempenho das pistas para as ruas. Mas sobretudo porque essas marcas trazem a essência dos veículos importados, o balizamento de inovações”, afirma João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, para quem fortalece ainda mais a imagem da entidade, que em março último completou 30 anos.


Divulgação                                             Nova linha de produção de cames

COMPONENTES – A Thyssenkrupp expande sua fábrica de Poços de Caldas/MG com uma nova linha de produção de cames. Estes componentes, que antes eram importados, abastecerão a linha de montagem dos eixos de comando de válvulas que a empresa fornece às principais montadoras de veículos do país.

"Um maior índice de nacionalização dos componentes contribuirá para aumentar nossa competitividade e reduzir o tempo de entrega de produtos aos nossos clientes", afirma Roberval Calca, diretor de vendas e marketing da divisão Camshafts da empresa na América Latina.


Ilustração            Diferenças entre os óleos semissintéticos e minerais

LUBRIFICANTES – A Valvoline, fabricante mundial de lubrificantes há 150 anos, destaca as diferenças e propriedades entre os óleos semissintéticos e minerais e como a frota circulante reflete no consumo dos dois produtos.

Os óleos lubrificantes minerais atendem as necessidades básicas para o motor, enquanto os semissintéticos são produzidos para maior proteção, aumentar a vida útil do motor e garantir bom desempenho. Com todas essas vantagens, o custo-benefício desses últimos, acaba compensando, principalmente também porque o intervalo entre as trocas é maior do que com os minerais, diz o fabricante.


Divulgação                       Moderna linha de montagem da Porsche

VEDAÇÃO – A Porsche desenvolveu um novo processo de produção em sua matriz, em Zuffenhausen, em colaboração com a Tesa SE. Com esse processo, os orifícios na carroceria do veículo, que são necessários para evitar a corrosão, podem agora ser vedados de forma muito mais efetiva. A solução inovadora: adesivos de vedação no lugar de plugues de plástico. O Porsche Taycan totalmente elétrico é o primeiro carro no mundo a se beneficiar desse novo processo. Um robô posiciona mais de 100 adesivos de vedação automaticamente de forma rápida e confiável, vedando os orifícios da carroceria e otimizando a eficiência na produção da Porsche.

“A inovação tem sido uma impulsionadora do nosso sucesso comercial,” declarou Albrecht Reimold, membro da diretoria responsável pela Produção e Logística na Porsche AG. “As inovações precisam ser refinadas. E isso demanda coragem e liberdade criativa. A gestão tem como função garantir que essa atmosfera seja estimulada nas operações diárias da empresa”.

A Gestão de Inovação da Porsche cuidou da adoção dos adesivos de vedação e em julho de 2020 mais de dois terços de aproximadamente 150 plugues na linha de pintura do Taycan foram eliminados. A linha de pintura na fábrica de Leipzig também adotará a mudança no verão de 2021.


RECALL – A Toyota do Brasil faz Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Toyota Camry e Lexus NX300, RX350 e ES300h, fabricados entre 2017 e 2019.

Segundo a marca japonesa, a campanha abrange um total de 179 unidades dos modelos envolvidos.

A íntegra do comunicado está disponível no link www.toyotacomunica.com.br/campanha-de-chamamento-preventiva-veiculos-toyota-modelo-camry-e-lexus/


RECALL 2 – A Honda do Brasil convoca os proprietários dos automóveis Civic Touring modelo 2019 a 2020, Accord modelo 2019, CR-V modelo 2019 e HR-V Touring modelo 2020 a comparecerem a uma das concessionárias autorizadas da marca para realizar o reparo da bomba de combustível.

A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone: 0800.701.3432, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas, horário de Brasília.

Para conferir os endereços das concessionárias Honda Automóveis, acesse www.honda.com.br/concessionarias


SETE – O Complexo Industrial da Nissan em Resende/RJ completa neste mês sete anos de atividades. Inaugurada em 2014 e já tendo recebido mais de R$ 3 bilhões em investimentos, a unidade é uma das mais modernas da marca.


Divulgação                              Empresa amplia atuação no país

EXPRESS – A Total Express, empresa privada com completo portfólio logístico, anuncia novo marco de abrangência do seu serviço no Brasil. Desde o dia 15 último a transportadora passa a ter atendimento direto em 3.230 cidades.

“A nova abrangência visa garantir excelência no atendimento de milhares de consumidores. Queremos seguir como a empresa privada em soluções logísticas com a maior cobertura de entrega do Brasil”, afirma o CEO da Total Express, Felipe Lima.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário