segunda-feira, 12 de abril de 2021

Montadoras têm desempenho esperado

Divulgação             Emplacamentos em março fecharam com alta de 8,26%

Nelson Tucci

O desempenho do mercado brasileiro de automóveis no primeiro trimestre de 2021 está em linha com as projeções feitas pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No primeiro trimestre do ano foram vendidos no país 527,9 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, representando queda de 5,4% sobre o mesmo período de 2020, quando a pandemia afetou duramente o mercado a partir da segunda quinzena de março.

Este ano, apesar da sensível piora nos índices de contágio e mortes pela Covid-19, com adoção de medidas de isolamento social e de restrição ao comércio, o mercado está melhor adaptado com a doença e os emplacamentos seguiram estáveis, de 8 mil a 9 mil por dia útil, mas abaixo do que era registrado antes da pandemia no ano passado. Para Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade, os números de vendas, exportação e produção até o momento “são aceitáveis”, diante do agravamento da pandemia associada a todos os problemas econômicos e políticos que o país enfrenta.

Já a confiança do consumidor está caindo, o desemprego registra altas históricas acima de 14 milhões de desempregados e outros 30 milhões de desalentados ou subutilizados, enquanto os preços dos veículos não param de subir, alimentados pela alta do dólar e reajustes elevados de insumos. “Nenhum consumidor aguenta pagar tantos aumentos”, admite Moraes, citando outro fator que eleva preços e reduz vendas: “O aumento da alíquota do ICMS aplicado a veículos novos no Estado de São Paulo, que em janeiro subiu de 12% para 13,3% e agora em abril foi novamente elevado para 14,5%. Tentamos convencer o governo paulista que este não é o momento para aumentar impostos, que vai provocar queda nas vendas no maior mercado do país e reduzir a arrecadação do Estado...”, disse Luiz Carlos Moraes, em coletiva virtual para a imprensa especializada.


MARÇO – De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos, considerando todos os segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), fecharam o último mês de março com alta de 8,26% sobre março/2020, chegando a 269.944 unidades vendidas, contra 249.357 unidades.

Se comparado com fevereiro deste ano, o desempenho de março/21 foi ainda melhor, com alta de 11,52% nos emplacamentos. “Muitas dessas vendas já tinham sido realizadas, nos meses anteriores, e os clientes estavam aguardando a entrega dos veículos, pelos fabricantes, o que ocorreu em março. Isso justifica o bom desempenho do mês, mesmo com o fechamento do comércio em estados importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo”, explica o presidente da federação, Alarico Assumpção Júnior.

Por outro lado, o resultado do trimestre é de queda, de 6,55%, no acumulado de janeiro a março/2021, quando foram emplacadas 786.083 unidades, contra 841.173 veículos, comercializados no primeiro trimestre de 2020.


IMPORTADOS – A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), que completa 30 anos, divulgou balanço das vendas de março e do primeiro trimestre, mostrando recuo forte das marcas sem produção local e desempenho positivo das que têm fábrica no Brasil. No acumulado dos primeiros três meses, houve queda de 16,1% no volume de carros importados, que no comparativo interanual baixaram de 7.140 unidades para 6.013. O índice é bem maior do que o registrado no mercado total de automóveis e comerciais leves, cujas vendas recuaram 6,5% no trimestre.

Já os emplacamentos de veículos nacionais das associadas da Abeifa subiram 11%, saltando de 8.142 no primeiro trimestre de 2020 para 9.040 veículos no mesmo período deste ano. Somados os nacionais e importados, o desempenho foi levemente negativo – queda de 1,7%, de 15.312 mil para 15.053 unidades. Além do dólar em alta, também o desabastecimento mundial no setor contribuiu para a queda na venda dos importados, justificou o presidente da Abeifa, João Henrique Oliveira.

Os importadores não estão conseguindo repor estoque, ou seja, as vendas poderiam ter sido melhores não fosse a falta de peças e insumos que afeta a produção de suas matrizes. Dentre as marcas que não produzem no Brasil, a Kia, por exemplo, viu suas vendas recuarem 39,9% no trimestre, de 1.676 no ano passado para 1.007 em 2021. O mesmo já não aconteceu com as marcas que atuam no segmento premium, como a Volvo Car, que ampliou vendas em 5,7%, de 1.662 para 1.756 automóveis, e Porsche, de 713 para 749 unidades, alta de 5%. Tem peso importante nesses casos a oferta cada vez maior de veículos elétricos e híbridos.

Perguntado sobre o lockdown, por Veículos & Negócios, Oliveira afirmou que a associação não tem posição sobre isto porque nunca discutiu o tema institucionalmente. Mas ele, pessoalmente, concorda “porque sou a favor da vida”.


Davi Piza/Divulgação            Recorde histórico no primeiro trimestre de 2021

FLORIPA – O Floripa Airport Cargo, terminal internacional de cargas do Aeroporto de Florianópolis, administrado pela Zurich Airport Brasil, informa em nota que registrou no primeiro trimestre de 2021 um recorde histórico. O crescimento no valor CIF das mercadorias chegou a 105%, e o terminal registrou 462 toneladas movimentadas no período.

Ações comerciais de prospecção junto a importadores e agentes de cargas de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo foram fatores determinantes para a alavancagem tanto no volume quanto na receita, justifica a companhia. O segmento de tecnologia lidera o movimento do terminal, seguido por equipamentos médicos e hospitalares e do setor têxtil.

Após investimentos de infraestrutura realizados pela concessionária, o Floripa Airport Cargo atingiu um novo patamar, com uma rota cargueira semanal internacional, entre Miami e Florianópolis. O Boeing 767-300 da Latam Cargo pousa semanalmente em Florianópolis, mantendo 100% de regularidade desde o início da operação em agosto de 2020.


ITAIPU – Em dia de leilão da concessão de 22 aeroportos, na B3, o presidente Jair Bolsonaro participou de solenidade, na quarta, 7, que marcou o término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR. A obra teve um investimento de R$ 53,9 milhões, sendo 80% do valor repassado pela Itaipu Binacional e os outros 20% pela Infraero. Agora com 2.795 metros de comprimento, este passa a ter a maior pista de pousos e decolagens do sul do país.

O leilão de aeroportos atraiu interessados para os três blocos e garantiu ao governo federal uma arrecadação inicial de R$ 3,3 bilhões. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o ágio médio foi de 3.822%, o que representou uma arrecadação R$ 3,1 bilhões acima do mínimo fixado pelo edital para o valor de contribuição inicial (R$ 18 6,2 milhões). Além do valor à vista, as regras do leilão preveem uma outorga variável, a ser paga a partir do quinto ano de contrato até o fim da concessão. O investimento total nesses aeroportos é estimado em R$ 6 bilhões durante os 30 anos de concessão.


Divulgação                                  Dois motores elétricos + um 2.0 a combustão

HÍBRIDO – A Honda do Brasil anunciou o lançamento do novo Accord híbrido, primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã de luxo é um dos três híbridos que a montadora planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local.

Como parte da estratégia global, a Honda investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento e tem por objetivo ostentar 2/3 das vendas globais por meio de veículos eletrificados até 2030, com a perspectiva de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Em linha com esse compromisso, foi criada a marca Honda e:Technology, para identificar as tecnologias de eletrificação de alta eficiência que visam criar uma sociedade livre de carbono ao gerar, utilizar e conectar energia de maneira mais eficaz.


Divulgação                                                Linha Audi Sport vai bem, obrigado

RECORDE – Em apenas três meses, Audi do Brasil bate recorde anual de vendas dos modelos RS, com 273 unidades comercializadas da linha Audi Sport.

Para Daniel Rojas, responsável pela área de vendas na Audi do Brasil, nos últimos três anos foi feita “a maior renovação tecnológica da história da marca no país. São 20 lançamentos até agora, dos quais nove são da linha R e RS”, disse ele, destacando que mesmo em um período atípico, em virtude da pandemia, a marca encontrou “um formato seguro para os clientes conhecerem os produtos”.

A Audi do Brasil prepara também a chegada de dois novos esportivos com motorização elétrica para 2021: Audi RS e-tron GT e Audi e-tron S Sportback, sendo que o primeiro tem início de pré-venda programado para fim deste mês de abril. O Audi RS e-tron GT é a nova referência da empresa alemã.


Divulgação                                    Audi Q4 e-tron: elétrico será lançado, online, dia 14

SUV – Em busca de se tornar cada vez mais eletrificada, a Audi promoverá a estreia mundial do Audi Q4 e-tron, veículo que combina design inovador com tecnologias de ponta e um grande espaço. O primeiro veículo totalmente elétrico da marca no segmento dos SUVs compactos será revelado ao mundo de forma totalmente online no próximo dia 14.

A apresentação do evento terá a participação de Markus Duesmann, CEO da Audi AG, Hildegard Wortmann, membro do Board para Vendas e Marketing, dos atores Regé-Jean Page e Olivia Wilde e das atletas Anna Gasser e Malaika Mihambo.


RECALL – A Volkswagen comunica recall da picape Amarok para instalação de fixação adicional do estepe. De acordo com a montadora, há risco de ruptura do sistema de fixação da roda reserva se soltar na via, o que pode provocar acidentes graves ou mesmo fatais aos ocupantes e a terceiros. Os veículos envolvidos foram fabricados de 19 de agosto de 2016 a 1º de junho de 2020 com número de chassi não sequencial:

WV1DB22H1HA002152 até WV1SD42H1HA042714,

WV1ZZZ2HZJA000117 até WV1DB42H5JA065885,

WV1DB42H9KA002077 até WV1SD42H0KA048270,

WV1DA22H4LA002187 até WV1DA22H5LA021931.

A VW orienta o proprietário o procurar a Central de Relacionamento do Cliente pelo 0800 019 8866 ou acessar o site www.vw.com.br para se certificar do envolvimento do veículo no recall e, em caso positivo, posterior agendamento na rede de concessionárias para o reparo.


Divulgação                          Linha completa de molas para mais de 80 modelos

MOLAS – A Nakata, líder em componentes para o sistema de suspensão no mercado de reposição, disponibiliza uma linha completa de molas para mais de 80 modelos de veículos nacionais e importados, como Toyota Hillux, Fiat Toro ou Volkswagen Passat. Com o lançamento, a marca completa o portfólio de itens para suspensão.

As molas de suspensão Nakata são produzidas sob rigoroso controle de qualidade, 100% testadas durante e após a fabricação realizada a partir de uma barra de aço especial, enrolada e protegida com pintura epóxi, garantindo assim proteção contra corrosão. Desta forma, garantem a função principal na suspensão: absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso, suportar o peso e conferir a altura do veículo, além de oferecer segurança e conforto.

No momento, as molas Nakata atendem a veículos das seguintes marcas: BMW, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jac Motors, Jeep, Kia Motors, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot, Renault, SsangYong, Toyota, Volkswagen e Volvo. Com este lançamento da linha de molas, a empresa complementa o amplo portfólio de componentes de suspensão para o mercado de reposição, garantindo qualidade e variedade de produtos nesse segmento.


POSITIVO – A partir desta segunda-feira, 12, os bons motoristas poderão ser beneficiados caso não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses. É quando entra em vigor o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), uma das novidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que contempla mudanças nas normas, viabilizadas por meio da aprovação da Lei nº 14071/20. Para esclarecer este e outros assuntos, o Detran.SP vem trazendo, desde a semana passada, uma série de conteúdos explicativos para sanar as dúvidas dos cidadãos.

Com a criação do RNPC, estados e municípios poderão utilizar o cadastro para concessão de benefícios tarifários e tributários, como, por exemplo, desconto no IPVA. Para ter acesso aos benefícios, o condutor precisa autorizar previamente a abertura do cadastro no sistema. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) será responsável por organizar e atualizar os registros mensalmente .

Segundo o CTB, o condutor, se houver interesse, poderá retirar seu nome do registro nacional. Ele também poderá ser excluído nas seguintes situações: quando for atribuída ao cadastrado pontuação por infração, se o cadastrado tiver o direito de dirigir suspenso, quando a CNH do cadastrado estiver cassada ou com validade vencida há mais de 30 dias ou, ainda, se o condutor estiver cumprindo pena privativa de liberdade.


CURSOS – A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais (Abrafiltros) firmou convênio com o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa para que as empresas associadas possam oferecer a seus colaboradores cursos em diversas áreas com valores diferenciados. Com a parceria, que concede as mesmas condições dos cursos oferecidos aos filiados ao Sindipeças, os associados da Abrafiltros poderão realizar cursos abertos presenciais ou online. “Iniciativas como esta podem ajudar a melhorar a performance das empresas por meio da capacitação do capital humano, e, assim, auxiliar a obter resultados mais expressivos na produtividade, atendimento a clientes e fornecedores e na gestão do negócio”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros.

Há cursos de vários assuntos, como Classificação Fiscal de Mercadorias, Tributação, Gestão do tempo e Produtividade, Negociação Comercial, Gestão de Fornecedores, KPIs Financeiros, Compras, Matemática Financeira, Inteligência de Mercado, Transformação Digital, entre outros. Com o convênio, também há a possibilidade de solicitar cursos in company.


BARCOS – Maior feira online de embarcações do Brasil, o Virtual Bombarco Show acontecerá de 16 a 19 próximos. Haverá modalidade de financiamento durante a feira. A exposição contará com mais de 150 embarcações de estaleiros nacionais de diferentes partes do Brasil, como Azov Yachts, Estaleiro Müller, FBM Boats, Fibrafort, Lanchas Coral, Lanchas Millenium, Mastro D'Ascia, Mestra Boats, NX Boats, NHD Boats, Sec Boats e Triton Yachts.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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