Divulgação Há risco da dissolução do
parque industrial, diz Anfavea
Nelson Tucci
Em
mais uma coletiva de imprensa online, na última sexta-feira, 5, o presidente da
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz
Carlos Moraes, voltou a pedir ao governo para ajudar nos empréstimos a toda a
cadeia automotiva – das pequenas autopeças às grandes montadoras, passando
pelas concessionárias. “Se não saírem em, no máximo, três semanas, o problema
se agravará, com risco da dissolução do parque industrial”, disse.
O
setor, que praticamente paralisou as atividades em 100% no mês de abril (em
razão da pandemia e do consequente isolamento social), apresentou seu pior maio
desde 1992. A produção encolheu 84,4%, em relação ao mesmo mês do ano passado.
“Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos, sem
dúvida, o pior trimestre da história do setor automotivo”, previu o dirigente
da Anfavea. Para ele, os empréstimos devem ser "para ontem" e sem
estes o prejuízo será não apenas do setor automotivo, mas de toda a economia
nacional.
O
volume de veículos produzido em maio, ainda que abaixo da média do setor,
mostrou aumento de 2.232,4 % quando comparado com o mês anterior de abril.
Apesar da maioria das fábricas já estar em atividade, inclusas as de caminhões,
Moraes prevê que 2020 deverá registrar produção 40% menor que o ano anterior.
Divulgação Setor melhorou em maio em
relação a abril
USADOS
–
Na esteira dos últimos acontecimentos econômicos do país, o setor da
Distribuição de Veículos apresentou balanço refletindo alta de 11,97% em
relação a abril. No acumulado do ano os números mostram queda de 35,64%, em relação
a igual período de 2019.
A
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta
que o setor (automóveis, comerciais leves, caminhões,
ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), melhorou em maio, em
relação a abril, totalizando 100.427 unidades emplacadas, contra 89.687 no
mês anterior. Já na comparação com maio de 2019, quando foram licenciadas
358.438 unidades, houve retração de 71,98%. “Isso significa dizer que ficamos
na 29ª colocação entre os meses de maio de toda a nossa história de vendas”,
destacou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
No
acumulado de janeiro a maio a queda foi de 35,64%, com 1.031.324 unidades
emplacadas, contra 1.602.524 no mesmo período de 2019, representando a 17ª
colocação, nos acumulados de janeiro a maio, de todos os tempos.
Divulgação Sentido horário, fábricas
Anchieta, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais
TOTAL
–
Com o retorno da produção nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté,
ocorrida no dia 1º deste mês, a Volkswagen do Brasil retoma a produção de todas
as unidades no país. Mais de 80 regras e medidas de higiene e saúde foram
adotadas para o retorno dos empregados de forma segura.
“A
prioridade para o retorno nas fábricas continua sendo a saúde e segurança dos
empregados”, diz a nota distribuída à imprensa, ao destacar que tais medidas
foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das fábricas do grupo
na China e na Alemanha, “em conformidade com os protocolos internacionais e
também alinhadas às determinações do governo”. A equipe administrativa
continuará realizando suas atividades de forma remota.
SOCIAL
–
A Fundação Grupo Volkswagen tornou-se um dos parceiros de conteúdo da
plataforma “Aprendendo Sempre”. A iniciativa foi criada por meio de uma
coalizão de organizações sociais para apoiar gestores educacionais, professores
e famílias a garantir que todos os estudantes continuem aprendendo e se
desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas em todo o
Brasil.
A
plataforma reúne uma curadoria de conteúdos e soluções para auxiliar nesta
tarefa. Estão disponíveis indicações de ferramentas com conteúdo pedagógico
alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além disso, há tecnologias
que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas on-line e uma agenda de
eventos, cursos e atividades à distância. Para as famílias, há recomendações de
ferramentas e atividades, além de dicas para ajudar crianças e adolescentes em
casa. Entre os conteúdos disponibilizados pela fundação, estão publicações,
materiais acessíveis e cursos sobre mobilidade urbana.
A
coalizão responsável pela plataforma inclui Fundação Roberto Marinho, Instituto
Ayrton Senna, Unicef, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Itaú Social,
entre outras organizações. Como parceiros de conteúdo, além da Volkswagen,
estão o Instituto Votorantim, Sebrae, Fundação Grupo Boticário, Mais
Diferenças, entre outros. Acesse a plataforma Aprendendo Sempre e conheça as
soluções gratuitas.
PETRÓLEO
–
A Total está testando um sistema inovador para a realização de operações de
transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do
tipo CTV (Cargo Transfer Vessel), o navio Sealoader-1, que foi
construído especificamente para essa atividade.
O
projeto está em fase de testes operacionais iniciados neste mês no Campo de
Lapa (pré-sal da Bacia de Santos), o primeiro ativo em produção operado pela
Total no Brasil. O objetivo é analisar a integração e a funcionalidade do CTV
nas operações de transferência de petróleo a partir do FPSO Cidade de
Caraguatatuba.
O
conceito operacional do CTV está na vanguarda das operações de transferência de
petróleo offshore. Na nova forma de offloading que está sendo testada
pela Total no Campo de Lapa, toda operação é realizada na locação do campo: o
petróleo é transferido do FPSO através do CTV para o navio-tanque que leva a
carga até o seu destino final. Enquanto na operação convencional com uso de
navio do tipo DPST (Dynamic Positioning Shuttle Tanker), atualmente uma
das mais usadas pelas empresas de E&P no Brasil, o petróleo é transferido
do FPSO para o DPST, na locação do campo, e depois é realizada uma operação de
transbordo (ship-to-ship), para, então, transferir o petróleo para o
navio-tanque.
ONLINE
–
A diretoria executiva da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA)
anunciou que os cinco eventos presenciais de 2020 serão realizados, no segundo
semestre, em plataforma online e seu principal encontro técnico anual, o Simpósio
Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), foi adiado de agosto deste ano
para março de 2021, em evento presencial de dois dias.
SHOPPING
–
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) fez uma pesquisa com
103 associados e concluiu que durante o processo de reabertura do comércio a
circulação de pessoas nos estabelecimentos caiu cerca de 60% e o faturamento
foi reduzido a até 70% nesta primeira abordagem aos comerciantes associados.
"A
queda do movimento já era esperada por conta do receio natural de sair com a
recomendação de se ficar em casa –, além da queda de renda e desemprego que são
consequências da crise causada pelo novo coronavírus", disse Nabil
Sahyoun, presidente da associação.
Atualmente,
230 dos 577 shoppings do país retomaram suas atividades. No estado de São
Paulo, 40 empreendimentos foram reabertos no interior. O protocolo solicitado
pela prefeitura da capital, com 20 medidas sanitárias, foi entregue pelos
shoppings e a associação aguarda resposta para a reabertura das lojas na
cidade. A entidade solicita a reabertura em São Paulo no horário das 12 às 20 horas,
e não somente por 4 horas, como defende a prefeitura.
DENÚNCIA
–
No último 4 de junho, Dia Mundial contra a Agressão Infantil, as empresas
ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) aderiram à Campanha
"Não se Cale! Violência contra a criança é covardia, é crime!
Denuncie!", promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A
intenção é usar o potencial de estações, terminais, trens e ônibus por onde
circulam milhões de pessoas diariamente para alertar, incentivar e orientar as
denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
CPTM,
Metrô, EMTU, Estrada de Ferro Campos do Jordão e as concessionárias ViaQuatro e
ViaMobilidade, que operam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô,
respectivamente, vão afixar cartazes de apoio à campanha nas estações e
terminais, além de usar suas mídias eletrônicas para difundir a campanha. O Disque
100, mantido pelo governo federal, recebe, encaminha e monitora denúncias de
violação de direitos humanos. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou
celular e é gratuita.
As
empresas e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos vão divulgar a campanha
em suas redes sociais com vídeos e postagens. A campanha "Não se
Cale!" foi lançada há duas semanas e agora ganha apoio dos transportes
metropolitanos. "Por conta do isolamento social durante a pandemia,
pessoas vulneráveis têm ainda mais dificuldade de buscar ajuda. Participar
dessa campanha é importante para alertar as pessoas e difundir os canais de
denúncia que podem salvar crianças e adolescentes de um destino perverso",
comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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