segunda-feira, 8 de junho de 2020

Montadoras pedem dinheiro


Divulgação       Há risco da dissolução do parque industrial, diz Anfavea

Nelson Tucci

Em mais uma coletiva de imprensa online, na última sexta-feira, 5, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, voltou a pedir ao governo para ajudar nos empréstimos a toda a cadeia automotiva – das pequenas autopeças às grandes montadoras, passando pelas concessionárias. “Se não saírem em, no máximo, três semanas, o problema se agravará, com risco da dissolução do parque industrial”, disse.
O setor, que praticamente paralisou as atividades em 100% no mês de abril (em razão da pandemia e do consequente isolamento social), apresentou seu pior maio desde 1992. A produção encolheu 84,4%, em relação ao mesmo mês do ano passado. “Embora junho sinalize algum retorno mais efetivo às atividades, teremos, sem dúvida, o pior trimestre da história do setor automotivo”, previu o dirigente da Anfavea. Para ele, os empréstimos devem ser "para ontem" e sem estes o prejuízo será não apenas do setor automotivo, mas de toda a economia nacional.
O volume de veículos produzido em maio, ainda que abaixo da média do setor, mostrou aumento de 2.232,4 % quando comparado com o mês anterior de abril. Apesar da maioria das fábricas já estar em atividade, inclusas as de caminhões, Moraes prevê que 2020 deverá registrar produção 40% menor que o ano anterior.

Divulgação                   Setor melhorou em maio em relação a abril

USADOS – Na esteira dos últimos acontecimentos econômicos do país, o setor da Distribuição de Veículos apresentou balanço refletindo alta de 11,97% em relação a abril. No acumulado do ano os números mostram queda de 35,64%, em relação a igual período de 2019.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) aponta que o setor (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), melhorou em maio, em relação a abril, totalizando 100.427 unidades emplacadas, contra 89.687 no mês anterior. Já na comparação com maio de 2019, quando foram licenciadas 358.438 unidades, houve retração de 71,98%. “Isso significa dizer que ficamos na 29ª colocação entre os meses de maio de toda a nossa história de vendas”, destacou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
No acumulado de janeiro a maio a queda foi de 35,64%, com 1.031.324 unidades emplacadas, contra 1.602.524 no mesmo período de 2019, representando a 17ª colocação, nos acumulados de janeiro a maio, de todos os tempos.

Divulgação  Sentido horário, fábricas Anchieta, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais

TOTAL – Com o retorno da produção nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, ocorrida no dia 1º deste mês, a Volkswagen do Brasil retoma a produção de todas as unidades no país. Mais de 80 regras e medidas de higiene e saúde foram adotadas para o retorno dos empregados de forma segura.
“A prioridade para o retorno nas fábricas continua sendo a saúde e segurança dos empregados”, diz a nota distribuída à imprensa, ao destacar que tais medidas foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das fábricas do grupo na China e na Alemanha, “em conformidade com os protocolos internacionais e também alinhadas às determinações do governo”. A equipe administrativa continuará realizando suas atividades de forma remota.

SOCIAL – A Fundação Grupo Volkswagen tornou-se um dos parceiros de conteúdo da plataforma “Aprendendo Sempre”. A iniciativa foi criada por meio de uma coalizão de organizações sociais para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantir que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas em todo o Brasil.
A plataforma reúne uma curadoria de conteúdos e soluções para auxiliar nesta tarefa. Estão disponíveis indicações de ferramentas com conteúdo pedagógico alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além disso, há tecnologias que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas on-line e uma agenda de eventos, cursos e atividades à distância. Para as famílias, há recomendações de ferramentas e atividades, além de dicas para ajudar crianças e adolescentes em casa. Entre os conteúdos disponibilizados pela fundação, estão publicações, materiais acessíveis e cursos sobre mobilidade urbana.
A coalizão responsável pela plataforma inclui Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Unicef, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Itaú Social, entre outras organizações. Como parceiros de conteúdo, além da Volkswagen, estão o Instituto Votorantim, Sebrae, Fundação Grupo Boticário, Mais Diferenças, entre outros. Acesse a plataforma Aprendendo Sempre e conheça as soluções gratuitas.

PETRÓLEO – A Total está testando um sistema inovador para a realização de operações de transferência de petróleo (offloading) com o uso de uma embarcação do tipo CTV (Cargo Transfer Vessel), o navio Sealoader-1, que foi construído especificamente para essa atividade.
O projeto está em fase de testes operacionais iniciados neste mês no Campo de Lapa (pré-sal da Bacia de Santos), o primeiro ativo em produção operado pela Total no Brasil. O objetivo é analisar a integração e a funcionalidade do CTV nas operações de transferência de petróleo a partir do FPSO Cidade de Caraguatatuba.
O conceito operacional do CTV está na vanguarda das operações de transferência de petróleo offshore. Na nova forma de offloading que está sendo testada pela Total no Campo de Lapa, toda operação é realizada na locação do campo: o petróleo é transferido do FPSO através do CTV para o navio-tanque que leva a carga até o seu destino final. Enquanto na operação convencional com uso de navio do tipo DPST (Dynamic Positioning Shuttle Tanker), atualmente uma das mais usadas pelas empresas de E&P no Brasil, o petróleo é transferido do FPSO para o DPST, na locação do campo, e depois é realizada uma operação de transbordo (ship-to-ship), para, então, transferir o petróleo para o navio-tanque.

ONLINE – A diretoria executiva da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) anunciou que os cinco eventos presenciais de 2020 serão realizados, no segundo semestre, em plataforma online e seu principal encontro técnico anual, o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), foi adiado de agosto deste ano para março de 2021, em evento presencial de dois dias.

SHOPPING – A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) fez uma pesquisa com 103 associados e concluiu que durante o processo de reabertura do comércio a circulação de pessoas nos estabelecimentos caiu cerca de 60% e o faturamento foi reduzido a até 70% nesta primeira abordagem aos comerciantes associados.
"A queda do movimento já era esperada por conta do receio natural de sair com a recomendação de se ficar em casa –, além da queda de renda e desemprego que são consequências da crise causada pelo novo coronavírus", disse Nabil Sahyoun, presidente da associação.
Atualmente, 230 dos 577 shoppings do país retomaram suas atividades. No estado de São Paulo, 40 empreendimentos foram reabertos no interior. O protocolo solicitado pela prefeitura da capital, com 20 medidas sanitárias, foi entregue pelos shoppings e a associação aguarda resposta para a reabertura das lojas na cidade. A entidade solicita a reabertura em São Paulo no horário das 12 às 20 horas, e não somente por 4 horas, como defende a prefeitura.

DENÚNCIA – No último 4 de junho, Dia Mundial contra a Agressão Infantil, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) aderiram à Campanha "Não se Cale! Violência contra a criança é covardia, é crime! Denuncie!", promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A intenção é usar o potencial de estações, terminais, trens e ônibus por onde circulam milhões de pessoas diariamente para alertar, incentivar e orientar as denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
CPTM, Metrô, EMTU, Estrada de Ferro Campos do Jordão e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, vão afixar cartazes de apoio à campanha nas estações e terminais, além de usar suas mídias eletrônicas para difundir a campanha. O Disque 100, mantido pelo governo federal, recebe, encaminha e monitora denúncias de violação de direitos humanos. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou celular e é gratuita.
As empresas e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos vão divulgar a campanha em suas redes sociais com vídeos e postagens. A campanha "Não se Cale!" foi lançada há duas semanas e agora ganha apoio dos transportes metropolitanos. "Por conta do isolamento social durante a pandemia, pessoas vulneráveis têm ainda mais dificuldade de buscar ajuda. Participar dessa campanha é importante para alertar as pessoas e difundir os canais de denúncia que podem salvar crianças e adolescentes de um destino perverso", comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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