Divulgação Fábrica esteve em São
Bernardo do Campo desde 1967
Nelson Tucci
A
fábrica da Ford em São Bernardo do Campo/SP deverá ser substituída por galpões
logísticos. Isto porque desde o anúncio de sua desativação, em fevereiro de
2019, muito se cogitou em instalar alí uma outra montadora de automóveis, mas a
ideia não vingou. De acordo com o Plano Diretor da cidade, aquele espaço, no
bairro do Taboão, é destinado a montadoras e operações logísticas.
Na
última sexta-feira a Ford distribuiu comunicado à imprensa – o que a prefeitura
local já tinha feito antes, na semana – revelando a assinatura de um contrato
com a Construtora São José, empresa especializada em empreendimentos
imobiliários logísticos e comerciais de alto padrão. No mesmo comunicado, a
Ford diz que “a conclusão final desse processo depende da realização de uma diligência
conjunta, que deve ser completada no prazo de aproximadamente 90 dias”. E
completa, por meio de seu presidente para a América do Sul, Lyle Watters: “A
assinatura desse memorando de intenções é um passo importante para a
concretização da venda da fábrica de São Bernardo”. Embora nessa nota não tenha
sido divulgado nenhum numerário, especula-se que o valor da transação seja de
R$ 550 milhões.
Foi
na avenida do Taboão, 899, que se instalou a Willys Overland do Brasil, ainda
na década de 1950. Com a sua aquisição, em 1967, a Ford transferiu do bairro do
Ipiranga, na Capital, a produção para lá. E instalou, também, a sede
administrativa. Das linhas de montagens em São Bernardo do Campo saíram o
famoso Jeep Willys, a Rural e, depois, o Corcel, Maverick, Del Rey, Pampa,
Escort, Ka, Courier e o Fiesta Street, além dos caminhões.
Divulgação Trecho turístico do Gonzaga
está sendo remodelado
MODERNIZAÇÃO
–
O cenário na Avenida Marechal Deodoro, proximidades da Praça da Independência,
em Santos, amanheceu diferente neste fim de semana. O tráfego de automóveis
cedeu lugar a três máquinas asfálticas, três caminhões e 12 operários que
trabalhavam na pavimentação. A obra faz parte da modernização do trecho
turístico do Gonzaga.
Na
Marechal Deodoro foram executados novos passeios no padrão Calçada para Todos,
guias, sarjetas e drenagem. Para esta próxima semana está programada a
pavimentação da Rua Pereira Barreto. A intervenção é parte da revitalização do
quadrilátero turístico do Gonzaga, formado pelas avenidas Marechal Deodoro e
Floriano Peixoto, ruas Pereira Barreto, Euclides da Cunha e Marcílio Dias. Os
serviços envolvem reformulação do desenho das calçadas, modernização da
iluminação e implantação de acessibilidade, entre outras melhorias.
Ivor Braga/Divulgação Carros elétricos
representam inovação na mobilidade
MOBILIDADE
–
Pouco antes do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a Mobillis
Veículos Elétricos estruturou sua sede em Florianópolis/SC. Os três primeiros
lotes já saíram vendidos da linha de produção. “Sempre oferecemos forte apoio
às universidades para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil e
constantemente éramos procurados por startups para consultorias pontuais
voltadas para projetos de inovação no setor”, conta o sócio da startup, Mahatma
Marostica.
Com
a demanda crescente de empreendedores com muitas ideias e pouca verba para
colocá-las em prática, a Mobilis lançou o Mob.Fab e o Mob.Labs, dois projetos
oferecendo know-how e infraestrutura para impulsionar negócios. Além da
consultoria, a empresa disponibiliza a fábrica localizada no bairro Carianos,
ao lado do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, para produção em baixa
escala.
“Sempre
vimos na Mobilis vocação para ser uma propulsora de inovação, não apenas com
foco no nosso negócio, mas também com vistas para ajudar mais empreendedores
que acreditam que o futuro da mobilidade brasileira está no modal elétrico”,
declara Erico dos Reis, sócio e diretor comercial da Mobilis.
Divulgação Modelo RS 6 aporta no Brasil
LANÇAMENTO
–
A Audi do Brasil confirma a chegada de cinco veículos da linha esportiva, de
uma só vez. São eles os novos RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3 nas carrocerias
SUV e Sportback e RS Q8. Com o objetivo de oferecer uma experiência de direção
antes da decisão de compra, a marca trouxe as novidades da Europa para uma ação
exclusiva, no início de julho, junto a um pequeno grupo de clientes.
A
Audi do Brasil também importou temporariamente uma unidade do novo R8, já
confirmado para este ano. O superesportivo da marca está em período de
pré-vendas e os primeiros clientes puderam personalizar diversos itens antes da
produção para ter o veículo exatamente como queriam.
De
acordo com Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, “os novos
veículos representam o que há de melhor na gama de esportivos, com design
marcante, dirigibilidade, esportividade e inovação característicos da marca”.
NIVUS
–
Na próxima quinta-feira, 25, a Volkswagen fará o lançamento do Nivus, via
plataforma online, para a imprensa especializada. Agradecemos o convite e
aguardamos para ver o que vem de novo por aí. Sabe-se que o veículo tem 70% de
seus componentes nacionalizados.
VOLTA
–
A Toyota do Brasil retoma a produção de suas fábricas no estado de São Paulo de
maneira gradual a partir desta segunda-feira, 22. As unidades de São Bernardo
do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz retomam suas atividades produtivas já,
enquanto a planta de Sorocaba retornará na sexta-feira, 26.
Para
o pessoal administrativo ficou definido um rodízio, em que 50% da força-tarefa
será feita de forma presencial, segundo as normas de segurança estabelecidas,
com um distanciamento mínimo de um metro. Já as reuniões serão feitas por
videoconferência. Às sextas-feiras, o trabalho remoto é para 100% dos
colaboradores. Além disso, cada colaborador receberá um kit com 10 máscaras
para serem usadas durante o expediente.
RIO
–
A Peugeot e a Citroen, atuando através do Groupe PSA, anuncia a retomada
gradual da produção da unidade de Porto Real/RJ a partir desta terça-feira, 23.
A
empresa afirma que o “Protocolo Reforçado de Medidas de Proteção” implementado
no Polo Industrial Brasil, em Porto Real, e em todas nossas unidades, propicia
um alto nível de proteção para nossos colaboradores e é o primeiro critério
analisado ao reiniciarmos as operações em nossas unidades de produção”.
CMP
–
O Groupe PSA acaba de produzir a primeira unidade da sua nova plataforma CMP (Common
Modular Platform) na fábrica de Porto Real/RJ, na última quinta-feira, 18.
A CMP é plataforma global, da qual serão feitos os novos carros, a partir de
2021.
Por
conta da pandemia, a unidade fluminense esteve paralisada, mas uma equipe
permaneceu trabalhando no projeto, cujo investimento foi anunciado como
superior a R$ 220 milhões.
BAHIA
–
A Ford vai retomar a produção na fábrica de Camaçari/BA nesta segunda-feira,
22, bem como em Taubaté/SP. Medidas rígidas de segurança e proteção foram adotadas,
com base em processos globais da Ford, para criar um ambiente seguro e saudável
para os empregados, informa a empresa.
GRADUAL
–
A Honda Automóveis anuncia a retomada gradual das atividades produtivas de suas
unidades fabris em Sumaré e Itirapina, no interior de São Paulo, a partir de 13
de julho. No momento a operação segue restrita, exclusivamente com a fabricação
de componentes de motores, para atendimento ao mercado de exportação.
O
período de suspensão do contrato de trabalho dos colaboradores, nos termos da
medida provisória 936/2020, será finalizado em 25 de junho. Entre 29 de junho e
18 de julho já estavam previstas férias coletivas para a instalação de novos
maquinários. E a fim de atender a demanda mercadológica, a empresa antecipará o
retorno às atividades em uma semana, de 20 para 13 de julho.
As
linhas de produção serão reativadas gradualmente para adaptação aos novos
protocolos de saúde e segurança, que foram estabelecidos tendo como referência
as melhores práticas adotadas globalmente pela marca.
SONHOS
–
Visando estimular a participação de um maior número de crianças e adolescentes
em todo o Brasil, a Toyota prorrogou até 30 de outubro as inscrições para o tradicional
concurso de arte "Carro dos Sonhos". A oitava edição da competição
irá premiar os desenhos mais criativos de carros, divididos em três categorias,
de acordo com a faixa etária, de 4 a 7 anos, de 8 a 11 anos e de 12 a 15 anos.
Os
desenhos, que estavam sendo entregues em concessionárias da Toyota, por conta
da quarentena, serão aceitos em formato digital (jpeg ou pdf) no e-mail dreamcarartcontest@toyota.com.br
As imagens deverão ter boa resolução (máximo de 5 MB), iluminação e todos que
optarem por essa modalidade de inscrição devem guardar o desenho original, pois
os nove selecionados deverão ser entregues posteriormente. Além disso, os
participantes devem informar no assunto do e-mail o número de cadastro que é
gerado no momento da inscrição feita previamente pelo site: www.toyotadreamcar.com.br
MOTO
–
A Triumph lançou a motocicleta Tiger 900, dia 17 último, para competir no
segmento Adventure. Transformado, o modelo foi desenvolvido para substituir a
Tiger 800 e tem como objetivo tornar-se referência no segmento das motocicletas
Adventure. Há no mercado duas versões: Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e Tiger
900 Rally Pro (R$ 59.990,00).
“Estamos
muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos
últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da
Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato
Fabrini, general manager da Triumph.
Pedro Lapi/Divulgação Leandro: investimentos
em infraestrutura e tecnologia
ARTIGO
As
principais ferramentas trazidas pela nova logística
Por
Leandro Gerken (*)
Considerada
parte da 4ª revolução industrial, a logística 4.0 vem forte dando ênfase na
automatização dos processos e, consequentemente, tornando o mercado mais
exigente quanto a agilidade das informações, processos e rentabilidade. Com o
intuito de aprimorar processos internos, assegurar a qualidade das informações
fornecidas a clientes e oferecer um atendimento personalizado, várias empresas
do seguimento vêm adotando essa nova prática logística e já sentindo os seus
efeitos positivos.
Vista
como fator de sucesso para a aplicação de inovações, a computação em nuvem – Cloud
Computing –, hoje assume um papel fundamental no desenvolvimento da
logística. Possuir uma estrutura de dados ligada à nuvem, traz ganhos
significativos no que tange a otimização de tempo para aplicação de processos,
além de deixar evidente a melhoria nos resultados finais e a diminuição
acentuada de possíveis erros.
Ao
contribuir para o desenvolvimento de cada um dos setores presentes em empresas
de logística, a ferramenta tecnológica Business Intelligence (BI),
auxilia na junção de dados, que são determinantes para a definição de decisões
estratégicas, o que acaba impulsionando a apresentação de resultados reais de
maneira rápida e de fácil entendimento. Com essa ferramenta, por exemplo, é
possível realizar a compilação de dados, como o Net Promoter Score
(NPS). Essa ação possibilita que empresas da área atuem de forma direta e
rápida juntos aos seus clientes, tendo por base resultados claros e objetivos,
sem dar espaço para o surgimento de brechas ou dúvidas.
Outra
inovação é o Customer Service, que permite a otimização de informações
para a configuração de um trabalho mais customizado e atento às demandas dos
clientes, desde o escopo inicial até a execução. É essencial salientar a
importância extrema da busca constante por ferramentas que personalizem o
atendimento, pois dessa forma os clientes adquirem um maior controle sobre a
identificação e acompanhamento de possíveis gargalos, e as empresas também têm
a oportunidade de sugerir e atuar de forma preventiva, antes mesmo que surjam
possíveis questionamentos. De forma geral, as organizações devem estar sempre
atentas a novas tecnologias, que possam ser incorporadas em suas operações e
que contribuam para a dinamização e eficiência do trabalho oferecido.
Quando
falamos de inovação sustentável, podemos citar, como exemplo, o emprego de
veículos automotivos 100% elétricos no transporte de cargas. Hoje, diversas
empresas estão buscando estabelecer parceiras estratégicas com colaboradores e
fornecedores que valorizem iniciativas de cunho sustentável, pois a maioria dos
consumidores está voltando as suas atenções para o respeito a este conceito,
fazendo disso um diferencial importante.
Também
é preciso ressaltar que em uma realidade regida pelas práticas da logística
4.0, as empresas do segmento devem ainda permanecerem atentas as necessidades
de cada um de seus colaboradores, provendo ferramentas para o seu
desenvolvimento pessoal e profissional, pois somente assim, será possível
caminhar para o desenvolvimento dessa nova abordagem.
Os
constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia alinhados com o fit
cultural de cada empresa são de suma importância para o desenvolvimento das
práticas e inovações trazidas pela logística 4.0. Esse movimento não só ajuda a
impulsionar o crescimento de empreendimentos do segmento logístico, como também
ajuda no aprimoramento de seus serviços, aumento do potencial de
competitividade e exaltação de seus diferenciais.
(*)
Por Leandro Gerken é administrador de empresas e gerente comercial da Transcota
- Logística e Transporte.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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