segunda-feira, 22 de junho de 2020

Fim de papo


Divulgação           Fábrica esteve em São Bernardo do Campo desde 1967

Nelson Tucci

A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo/SP deverá ser substituída por galpões logísticos. Isto porque desde o anúncio de sua desativação, em fevereiro de 2019, muito se cogitou em instalar alí uma outra montadora de automóveis, mas a ideia não vingou. De acordo com o Plano Diretor da cidade, aquele espaço, no bairro do Taboão, é destinado a montadoras e operações logísticas.
Na última sexta-feira a Ford distribuiu comunicado à imprensa – o que a prefeitura local já tinha feito antes, na semana – revelando a assinatura de um contrato com a Construtora São José, empresa especializada em empreendimentos imobiliários logísticos e comerciais de alto padrão. No mesmo comunicado, a Ford diz que “a conclusão final desse processo depende da realização de uma diligência conjunta, que deve ser completada no prazo de aproximadamente 90 dias”. E completa, por meio de seu presidente para a América do Sul, Lyle Watters: “A assinatura desse memorando de intenções é um passo importante para a concretização da venda da fábrica de São Bernardo”. Embora nessa nota não tenha sido divulgado nenhum numerário, especula-se que o valor da transação seja de R$ 550 milhões.
Foi na avenida do Taboão, 899, que se instalou a Willys Overland do Brasil, ainda na década de 1950. Com a sua aquisição, em 1967, a Ford transferiu do bairro do Ipiranga, na Capital, a produção para lá. E instalou, também, a sede administrativa. Das linhas de montagens em São Bernardo do Campo saíram o famoso Jeep Willys, a Rural e, depois, o Corcel, Maverick, Del Rey, Pampa, Escort, Ka, Courier e o Fiesta Street, além dos caminhões.

Divulgação             Trecho turístico do Gonzaga está sendo remodelado

MODERNIZAÇÃO – O cenário na Avenida Marechal Deodoro, proximidades da Praça da Independência, em Santos, amanheceu diferente neste fim de semana. O tráfego de automóveis cedeu lugar a três máquinas asfálticas, três caminhões e 12 operários que trabalhavam na pavimentação. A obra faz parte da modernização do trecho turístico do Gonzaga.
Na Marechal Deodoro foram executados novos passeios no padrão Calçada para Todos, guias, sarjetas e drenagem. Para esta próxima semana está programada a pavimentação da Rua Pereira Barreto. A intervenção é parte da revitalização do quadrilátero turístico do Gonzaga, formado pelas avenidas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, ruas Pereira Barreto, Euclides da Cunha e Marcílio Dias. Os serviços envolvem reformulação do desenho das calçadas, modernização da iluminação e implantação de acessibilidade, entre outras melhorias.

Ivor Braga/Divulgação               Carros elétricos representam inovação na mobilidade

MOBILIDADE – Pouco antes do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a Mobillis Veículos Elétricos estruturou sua sede em Florianópolis/SC. Os três primeiros lotes já saíram vendidos da linha de produção. “Sempre oferecemos forte apoio às universidades para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil e constantemente éramos procurados por startups para consultorias pontuais voltadas para projetos de inovação no setor”, conta o sócio da startup, Mahatma Marostica.
Com a demanda crescente de empreendedores com muitas ideias e pouca verba para colocá-las em prática, a Mobilis lançou o Mob.Fab e o Mob.Labs, dois projetos oferecendo know-how e infraestrutura para impulsionar negócios. Além da consultoria, a empresa disponibiliza a fábrica localizada no bairro Carianos, ao lado do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, para produção em baixa escala.
“Sempre vimos na Mobilis vocação para ser uma propulsora de inovação, não apenas com foco no nosso negócio, mas também com vistas para ajudar mais empreendedores que acreditam que o futuro da mobilidade brasileira está no modal elétrico”, declara Erico dos Reis, sócio e diretor comercial da Mobilis.

Divulgação                              Modelo RS 6 aporta no Brasil

LANÇAMENTO – A Audi do Brasil confirma a chegada de cinco veículos da linha esportiva, de uma só vez. São eles os novos RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3 nas carrocerias SUV e Sportback e RS Q8. Com o objetivo de oferecer uma experiência de direção antes da decisão de compra, a marca trouxe as novidades da Europa para uma ação exclusiva, no início de julho, junto a um pequeno grupo de clientes.
A Audi do Brasil também importou temporariamente uma unidade do novo R8, já confirmado para este ano. O superesportivo da marca está em período de pré-vendas e os primeiros clientes puderam personalizar diversos itens antes da produção para ter o veículo exatamente como queriam.
De acordo com Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, “os novos veículos representam o que há de melhor na gama de esportivos, com design marcante, dirigibilidade, esportividade e inovação característicos da marca”.

NIVUS – Na próxima quinta-feira, 25, a Volkswagen fará o lançamento do Nivus, via plataforma online, para a imprensa especializada. Agradecemos o convite e aguardamos para ver o que vem de novo por aí. Sabe-se que o veículo tem 70% de seus componentes nacionalizados.

VOLTA – A Toyota do Brasil retoma a produção de suas fábricas no estado de São Paulo de maneira gradual a partir desta segunda-feira, 22. As unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz retomam suas atividades produtivas já, enquanto a planta de Sorocaba retornará na sexta-feira, 26.
Para o pessoal administrativo ficou definido um rodízio, em que 50% da força-tarefa será feita de forma presencial, segundo as normas de segurança estabelecidas, com um distanciamento mínimo de um metro. Já as reuniões serão feitas por videoconferência. Às sextas-feiras, o trabalho remoto é para 100% dos colaboradores. Além disso, cada colaborador receberá um kit com 10 máscaras para serem usadas durante o expediente.

RIO – A Peugeot e a Citroen, atuando através do Groupe PSA, anuncia a retomada gradual da produção da unidade de Porto Real/RJ a partir desta terça-feira, 23.
A empresa afirma que o “Protocolo Reforçado de Medidas de Proteção” implementado no Polo Industrial Brasil, em Porto Real, e em todas nossas unidades, propicia um alto nível de proteção para nossos colaboradores e é o primeiro critério analisado ao reiniciarmos as operações em nossas unidades de produção”.

CMP – O Groupe PSA acaba de produzir a primeira unidade da sua nova plataforma CMP (Common Modular Platform) na fábrica de Porto Real/RJ, na última quinta-feira, 18. A CMP é plataforma global, da qual serão feitos os novos carros, a partir de 2021.
Por conta da pandemia, a unidade fluminense esteve paralisada, mas uma equipe permaneceu trabalhando no projeto, cujo investimento foi anunciado como superior a R$ 220 milhões.

BAHIA – A Ford vai retomar a produção na fábrica de Camaçari/BA nesta segunda-feira, 22, bem como em Taubaté/SP. Medidas rígidas de segurança e proteção foram adotadas, com base em processos globais da Ford, para criar um ambiente seguro e saudável para os empregados, informa a empresa.

GRADUAL – A Honda Automóveis anuncia a retomada gradual das atividades produtivas de suas unidades fabris em Sumaré e Itirapina, no interior de São Paulo, a partir de 13 de julho. No momento a operação segue restrita, exclusivamente com a fabricação de componentes de motores, para atendimento ao mercado de exportação.
O período de suspensão do contrato de trabalho dos colaboradores, nos termos da medida provisória 936/2020, será finalizado em 25 de junho. Entre 29 de junho e 18 de julho já estavam previstas férias coletivas para a instalação de novos maquinários. E a fim de atender a demanda mercadológica, a empresa antecipará o retorno às atividades em uma semana, de 20 para 13 de julho.
As linhas de produção serão reativadas gradualmente para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança, que foram estabelecidos tendo como referência as melhores práticas adotadas globalmente pela marca.

SONHOS – Visando estimular a participação de um maior número de crianças e adolescentes em todo o Brasil, a Toyota prorrogou até 30 de outubro as inscrições para o tradicional concurso de arte "Carro dos Sonhos". A oitava edição da competição irá premiar os desenhos mais criativos de carros, divididos em três categorias, de acordo com a faixa etária, de 4 a 7 anos, de 8 a 11 anos e de 12 a 15 anos.
Os desenhos, que estavam sendo entregues em concessionárias da Toyota, por conta da quarentena, serão aceitos em formato digital (jpeg ou pdf) no e-mail dreamcarartcontest@toyota.com.br As imagens deverão ter boa resolução (máximo de 5 MB), iluminação e todos que optarem por essa modalidade de inscrição devem guardar o desenho original, pois os nove selecionados deverão ser entregues posteriormente. Além disso, os participantes devem informar no assunto do e-mail o número de cadastro que é gerado no momento da inscrição feita previamente pelo site: www.toyotadreamcar.com.br

MOTO – A Triumph lançou a motocicleta Tiger 900, dia 17 último, para competir no segmento Adventure. Transformado, o modelo foi desenvolvido para substituir a Tiger 800 e tem como objetivo tornar-se referência no segmento das motocicletas Adventure. Há no mercado duas versões: Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e Tiger 900 Rally Pro (R$ 59.990,00).
“Estamos muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato Fabrini, general manager da Triumph.

Pedro Lapi/Divulgação     Leandro: investimentos em infraestrutura e tecnologia

ARTIGO
As principais ferramentas trazidas pela nova logística

Por Leandro Gerken (*)

Considerada parte da 4ª revolução industrial, a logística 4.0 vem forte dando ênfase na automatização dos processos e, consequentemente, tornando o mercado mais exigente quanto a agilidade das informações, processos e rentabilidade. Com o intuito de aprimorar processos internos, assegurar a qualidade das informações fornecidas a clientes e oferecer um atendimento personalizado, várias empresas do seguimento vêm adotando essa nova prática logística e já sentindo os seus efeitos positivos.
Vista como fator de sucesso para a aplicação de inovações, a computação em nuvem – Cloud Computing –, hoje assume um papel fundamental no desenvolvimento da logística. Possuir uma estrutura de dados ligada à nuvem, traz ganhos significativos no que tange a otimização de tempo para aplicação de processos, além de deixar evidente a melhoria nos resultados finais e a diminuição acentuada de possíveis erros.
Ao contribuir para o desenvolvimento de cada um dos setores presentes em empresas de logística, a ferramenta tecnológica Business Intelligence (BI), auxilia na junção de dados, que são determinantes para a definição de decisões estratégicas, o que acaba impulsionando a apresentação de resultados reais de maneira rápida e de fácil entendimento. Com essa ferramenta, por exemplo, é possível realizar a compilação de dados, como o Net Promoter Score (NPS). Essa ação possibilita que empresas da área atuem de forma direta e rápida juntos aos seus clientes, tendo por base resultados claros e objetivos, sem dar espaço para o surgimento de brechas ou dúvidas.
Outra inovação é o Customer Service, que permite a otimização de informações para a configuração de um trabalho mais customizado e atento às demandas dos clientes, desde o escopo inicial até a execução. É essencial salientar a importância extrema da busca constante por ferramentas que personalizem o atendimento, pois dessa forma os clientes adquirem um maior controle sobre a identificação e acompanhamento de possíveis gargalos, e as empresas também têm a oportunidade de sugerir e atuar de forma preventiva, antes mesmo que surjam possíveis questionamentos. De forma geral, as organizações devem estar sempre atentas a novas tecnologias, que possam ser incorporadas em suas operações e que contribuam para a dinamização e eficiência do trabalho oferecido.
Quando falamos de inovação sustentável, podemos citar, como exemplo, o emprego de veículos automotivos 100% elétricos no transporte de cargas. Hoje, diversas empresas estão buscando estabelecer parceiras estratégicas com colaboradores e fornecedores que valorizem iniciativas de cunho sustentável, pois a maioria dos consumidores está voltando as suas atenções para o respeito a este conceito, fazendo disso um diferencial importante.
Também é preciso ressaltar que em uma realidade regida pelas práticas da logística 4.0, as empresas do segmento devem ainda permanecerem atentas as necessidades de cada um de seus colaboradores, provendo ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois somente assim, será possível caminhar para o desenvolvimento dessa nova abordagem.
Os constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia alinhados com o fit cultural de cada empresa são de suma importância para o desenvolvimento das práticas e inovações trazidas pela logística 4.0. Esse movimento não só ajuda a impulsionar o crescimento de empreendimentos do segmento logístico, como também ajuda no aprimoramento de seus serviços, aumento do potencial de competitividade e exaltação de seus diferenciais.
(*) Por Leandro Gerken é administrador de empresas e gerente comercial da Transcota - Logística e Transporte.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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