segunda-feira, 6 de abril de 2020

Apoio a caminhoneiros


Reprodução               Site funcionará com informações em tempo real

Nelson Tucci

O governo de São Paulo lançou na última semana um site com informações essenciais para orientar os caminhoneiros durante o período da pandemia do coronavírus, nas estradas. É o www.abastecimentoseguro.sp.gov.br
"O trabalho dos caminhoneiros é fundamental para o bem-estar da população, principalmente neste difícil período de quarentena. Por isso, o governo paulista tem adotado uma série de medidas para dar apoio e auxiliar o dia a dia desses profissionais, garantindo a eles a segurança necessária para que possam desenvolver bem a sua rotina", disse o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O site funcionará como um grande mapa com marcadores que informarão a localização exata e a situação dos postos de abastecimento e dos locais de distribuição de kits. Com a ajuda do site, os caminhoneiros podem saber, por exemplo, se o estabelecimento está aberto, fechado ou com atividade restrita. O mapa informará em tempo real os locais onde têm restrição de circulação dos veículos ou bloqueios municipais.

BLOQUEIOS – O governo do estado já havia lançado o Canal de Denúncias voltado aos caminhoneiros, que atende pelo 0800 055 5510, bem como o e-mail abastecimentoseguro@sp.gov.br, 24 horas. Por esses canais, a categoria pode avisar sobre o fechamento de serviços essenciais e bloqueios em rodovias, por exemplo.
As medidas fazem parte de um conjunto de ações criadas pela Força Tarefa do Estado formada pelas Secretarias de Logística e Transportes, Agricultura e Abastecimento, Governo, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico, além de órgãos como a Dersa, Artesp, DER, Invest SP e Polícia Militar.

RECUO – Impactada pela pandemia do coronavírus, com a consequente paralisação quase que absoluta das concessionárias de veículos em todo o Brasil, o setor da distribuição de veículos sofreu forte retração nas vendas, em março, revertendo a curva de crescimento que vinha sendo registrado no primeiro bimestre deste ano.
De acordo com o levantamento da Fenabrave, em março, foram licenciados 249.158 veículos (considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o que reflete retração de 15,02% na comparação com fevereiro, quando foram emplacadas 293.211 unidades. Já na comparação com os 305.510 veículos, licenciados em março do ano passado, a baixa foi ainda maior: 18,45%.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mês de março foi impactado, drasticamente, em função da pandemia: “Nosso setor, que representa 4,5% do PIB e gera, diretamente, mais de 315 mil empregos, por meio de 7,3 mil concessionárias, está praticamente paralisado, em função dos decretos de quarentena. Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”.

SOLIDARIEDADE – A Volkswagen do Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav), vai oferecer até 31 de junho serviços de reparo em suas concessionárias para veículos da marca pertencentes às Secretarias de Saúde dos estados de São Paulo e do Paraná – localidades onde a empresa possui fábricas –, que estão sendo utilizados no combate à Covid-19.
A mão de obra dos serviços é gratuita e as peças são cobradas a preço de custo. Para agendar os reparos e saber quais concessionárias farão o atendimento nos dois estados, os clientes devem entrar em contato pelo telefone (11) 4435.1006. A ação será extensiva aos reparos dos 100 veículos disponibilizados pela Volkswagen que já estão sendo utilizados pelas prefeituras de São Bernardo do Campo/SP, Taubaté/SP, São Carlos/SP, São José dos Pinhais/PR e pelo governo paulista para ajudar no combate à epidemia.
"Esta parceria com a Assobrav reforça que a Volkswagen está mobilizando toda a sua equipe e a força de sua rede de concessionárias para apoiar a sociedade no combate à Covid-19, com o objetivo de ajudar a salvar vidas", afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

ESTÁGIO – A Volkswagen adiou o processo de seleção para o Programa de Estágio 2020 em função do atual cenário econômico e seus impactos. A empresa informa que comunicará nova data assim que for definida.

Divulgação   Melhorias na orla para quando o isolamento social acabar

CICLOVIA – Um total de 96 totens de localização e outros seis informativos, com mapa, estão sendo instalados em toda a extensão da ciclovia da orla de Santos. A implantação na pista que margeia as avenidas Presidente Wilson, Vicente de Carvalho e Bartolomeu de Gusmão faz parte da segunda etapa de reurbanização da pista.
"Os trabalhos começaram nas proximidades do Aquário e avançaram até a Fonte do Sapo", diz a arquiteta Marta Flores. Os totens têm um metro de altura e 20 centímetros de largura. Nos modelos de identificação está escrito “Ciclovia da orla”, na cor azul.
Já no cruzamento com outras pistas são instalados totens em outra cor, com o nome da ciclovia que começa naquele ponto, como por exemplo na altura do canal 6 (totem amarelo, ciclovia canal 6). Já os seis totens com mapa serão instalados nas proximidades de equipamentos turísticos e marcarão o ponto exato da pista onde o ciclista está.

Divulgação        Montadora alemã tornou-se sinônimo de carros de luxo

MERCEDES – Há 120 anos o nome de uma menina de 11 anos de idade se tornou a síntese dos carros e deu nome à primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek.

Divulgação                 Menina Mercédès inspirou a marca

O empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome – o Mercedes 35 OS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de 1901. Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a época – que permitiu vencer várias corridas por lá –, mas também pelo seu design elegante. O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: "Entramos na era da Mercedes".
A partir de então, as letras curvas de "Mercédès" passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele mesmo ano. Desde então, o nome da marca – que foi alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926 – tem sido uma expressão do compromisso com a sofisticação e a inovação.

GARANTIA – A Mercedes-Benz aplica com rapidez as medidas de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) em todas as suas unidades de negócio, visando a proteção dos seus funcionários, clientes e parceiros diante do atual cenário do novo coronavírus. Levando em consideração esse contexto, a marca anuncia a prorrogação do prazo de garantia dos automóveis por três meses.
Adicionalmente, para proporcionar mais tranquilidade aos clientes, foi também estabelecido o aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo da garantia contratual. O prazo, que antes era de 30 dias ou 1.000 km, passa para 90 dias ou 3.000 km. Vale destacar que as medidas são válidas para veículos com final de garantia ou prazo de revisão expirando entre 1º/03/2020 e o final do período de quarentena.
No caso de solicitações de reparo ou demais necessidades, a recomendação da marca é que o cliente contate a Central de Relacionamento por meio do número 0800 970 9090.

Divulgação                  BR7 Mobilidade pertence ao Grupo ABC

ABC – A BR7 Mobilidade é a nova operadora de transporte coletivo público de São Bernardo do Campo/SP. A empresa foi declarada pela Prefeitura do Município a vencedora da licitação para prestar os serviços de transporte coletivo pelos próximos 25 anos.
Pertencente ao Grupo ABC, que tem mais de 100 anos de atuação no setor de transporte coletivo no Grande ABC, a empresa começou a operar no município no dia 1º de abril. Segundo Milena Braga Romano, diretora da BR7, “a missão é desafiadora, pois o transporte coletivo é essencial para a mobilidade urbana, para o bem-estar da população e precisa contar com a adesão da grande maioria das pessoas”. O nome BR origina-se de “Brasil” e também das iniciais das famílias Setti e Braga, que têm grande experiência e tradição no setor de transporte brasileiro”, enfatiza.
Segundo a assessoria da empresa, a família Setti Braga começou nos negócios no início do século passado, tendo o primeiro serviço de transporte de pessoas surgido com João Setti que, na época (1910), transportava passageiros com um tilburi (espécie de carruagem coberta de lona) puxado por dois cavalos. Em 1920, iniciou os serviços com táxi e jardineira fazendo a ligação entre a Estação de Santo André a São Bernardo do Campo. Sempre inovando, a família Setti Braga hoje detém o Grupo Auto Viação ABC, que reúne as empresas SBCtrans, Metra e Eletra, entre outras, sob o comando dos irmãos João Antonio e Maria Beatriz Setti Braga e, mais recentemente, dos filhos Milena e Zeca.

RETOMADA – A Toyota do Brasil informa que vai retomar a produção das quatro fábricas da empresa no dia 22 deste mês de abril. Segundo a empresa, a medida visa “atenuar os riscos à saúde de seus colaboradores e de seus familiares pelo avanço da pandemia de coronavírus, e leva em consideração demanda e disponibilidade de fornecedores e cadeia logística”.
Processos como o fornecimento de peças de reposição para veículos, incluindo aqueles utilizados por órgãos públicos, estão funcionando normalmente. A Toyota informa ainda que segue monitorando o assunto e avaliando a situação momento a momento, conforme as orientações das autoridades locais.

DOAÇÃO – Como parte do trabalho coletivo de enfrentamento à disseminação da Covid-19, a Marcopolo, juntamente com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e as empresas Randon uniram esforços para apoiar a estruturação da rede de saúde em Caxias do Sul/RS e região. Por meio dessa parceria, serão doados cerca de R$ 3 milhões para a campanha “Caxias contra a Covid-19”, liderada pela CIC Caxias, Mobi e prefeitura.
Os recursos deverão ser aplicados, de forma prioritária, na aquisição de 20 respiradores mecânicos para serem doados a Caxias do Sul. Os equipamentos devem ser destinados para as unidades de tratamento intensivo em estruturação nos hospitais da cidade. Caso a aquisição dos respiradores não seja viabilizada, dada a alta demanda por esse mecanismo em meio ao quadro de pandemia, os recursos obtidos nesta ação conjunta serão destinados para aquisição de equipamentos de proteção individuais (EPIs) aos profissionais da saúde e demais necessidades listadas pela coordenação da campanha.

PRÊMIO – O Auto Posto Saveiros, com 32 anos de mercado, alia excelência no atendimento com produtos de qualidade para cativar clientes na cidade litorânea de Itanhaém/SP. Este foi eleito o melhor da Rede ALE em 2019, agora anunciado.
Cabe notar que grande parte dos postos de combustíveis e serviços no país é gerida por uma empresa familiar, que tem em sua essência a paixão pelo setor. Desde o início das operações, em 23 de janeiro de 1988, é isso o que tem movido o Auto Posto Saveiros, um dos 1,5 mil postos de bandeira ALE – atualmente a quarta maior distribuidora de combustíveis do país. O empreendedorismo familiar, iniciado à época pelo pai do empresário Nelson Rodrigues, é um dos fatores de destaque do posto na cidade e que o levou a conquistar, pela primeira vez, o título de melhor posto ALE do ano.
“Esta é a primeira vez que um posto no estado de São Paulo recebe o título de melhor do ano e está fazendo história. Sabemos do empenho, da motivação e do trabalho em família”, declarou o diretor comercial da ALE, Renato Rocha.

Divulgação                 Bronzinas Takao: fabricação 100% nacional

LANÇAMENTO – A Takao introduziu no mercado de reposição bronzinas para o novo motor 1.0L Turbo de 3 cilindros da Volks, além de anéis para motor 1.0 da Renault, comandos de válvulas da Chevrolet (1.4 e 1.8) e pistões para Hyundai/Kia 1.8/2.0 e Jeep 2.0, neste último mês de março. A marca, 100% brasileira, atua no segmento de peças de reposição para motores da linha automotiva há nove anos.
A empresa está lançando novas peças para 6 marcas e 14 modelos, revelando que após um detalhado estudo de mercado, que objetiva atualizar seu portifólio, a lista inclui anéis, bronzinas, comandos de válvulas e pistões.

Divulgação        Green Bonds começam a ganhar musculatura no país

GREEN BONDS – Os green bonds ganham força no Brasil, país que tem potencial de títulos verdes estimado em US$ 1,3 trilhão, de acordo com a Climate Bonds Initiative (CBI). O alto valor de aporte, porém, é um desafio ao investidor comum, como afirmou recentemente a ministra da agricultura, Tereza Cristina. A Radix Florestal possibilita o acesso a este mercado, ao unir o combate às mudanças climáticas e o retorno financeiro.
Em um ano que começou com a queda da Selic, as aplicações sustentáveis da greentech têm ainda mais destaque, com rendimento previsto pela Radix de 12% ao ano, representando “retorno 659% maior que a poupança em um comparativo de longo prazo”. A empresa abre a quinta rodada de crowdfunding de títulos verdes, com investimento florestal a partir de R$ 480.
A Radix anuncia possuir 70 hectares de mogno africano cultivados em áreas degradadas de Roraima e Minas Gerais, hoje usadas para a plantação da madeira nobre. “Ao atingir o ponto de comercialização, em 18 anos, o valor investido em cada fração do plantio é multiplicado entre seis e oito vezes. O governo tem as green bonds como linha de ação para captação de recursos internacionais para preservação e capitalização de florestas nativas e projetos sustentáveis, mas nós somos uns dos precursores, já começamos a transformar ativos florestais em financeiros em 2015", diz Gilberto Derze, sócio-fundador da empresa, acrescentando que “já são 477 os investidores, dos quais 38% deles adquiriram uma cota única e 59% aplicaram menos de R$ 1.000”. E conclui: “Nossa taxa de recorrência é de 31%  – pessoas que fazem mais de um aporte, com valores mais altos. E perfis diversificados, como a alta participação feminina, de 14.9% do total".

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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