Reprodução Site funcionará com informações
em tempo real
Nelson Tucci
O
governo de São Paulo lançou na última semana um site com informações essenciais
para orientar os caminhoneiros durante o período da pandemia do coronavírus,
nas estradas. É o www.abastecimentoseguro.sp.gov.br
"O
trabalho dos caminhoneiros é fundamental para o bem-estar da população,
principalmente neste difícil período de quarentena. Por isso, o governo
paulista tem adotado uma série de medidas para dar apoio e auxiliar o dia a dia
desses profissionais, garantindo a eles a segurança necessária para que possam
desenvolver bem a sua rotina", disse o secretário estadual de Logística e
Transportes, João Octaviano Machado Neto.
O
site funcionará como um grande mapa com marcadores que informarão a localização
exata e a situação dos postos de abastecimento e dos locais de distribuição de
kits. Com a ajuda do site, os caminhoneiros podem saber, por exemplo, se o
estabelecimento está aberto, fechado ou com atividade restrita. O mapa
informará em tempo real os locais onde têm restrição de circulação dos veículos
ou bloqueios municipais.
BLOQUEIOS
–
O governo do estado já havia lançado o Canal de Denúncias voltado aos
caminhoneiros, que atende pelo 0800 055 5510, bem como o e-mail abastecimentoseguro@sp.gov.br, 24
horas. Por esses canais, a categoria pode avisar sobre o fechamento de serviços
essenciais e bloqueios em rodovias, por exemplo.
As
medidas fazem parte de um conjunto de ações criadas pela Força Tarefa do Estado
formada pelas Secretarias de Logística e Transportes, Agricultura e
Abastecimento, Governo, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos,
Desenvolvimento Econômico, além de órgãos como a Dersa, Artesp, DER, Invest SP
e Polícia Militar.
RECUO
–
Impactada pela pandemia do coronavírus, com a consequente paralisação quase que
absoluta das concessionárias de veículos em todo o Brasil, o setor da
distribuição de veículos sofreu forte retração nas vendas, em março, revertendo
a curva de crescimento que vinha sendo registrado no primeiro bimestre deste
ano.
De
acordo com o levantamento da Fenabrave, em março, foram licenciados 249.158
veículos (considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus,
motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), o que reflete
retração de 15,02% na comparação com fevereiro, quando foram emplacadas 293.211
unidades. Já na comparação com os 305.510 veículos, licenciados em março do ano
passado, a baixa foi ainda maior: 18,45%.
Para
o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mês de março foi
impactado, drasticamente, em função da pandemia: “Nosso setor, que representa
4,5% do PIB e gera, diretamente, mais de 315 mil empregos, por meio de 7,3 mil
concessionárias, está praticamente paralisado, em função dos decretos de
quarentena. Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para
atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de
primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”.
SOLIDARIEDADE
–
A Volkswagen do Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores
Volkswagen (Assobrav), vai oferecer até 31 de junho serviços de reparo em suas
concessionárias para veículos da marca pertencentes às Secretarias de Saúde dos
estados de São Paulo e do Paraná – localidades onde a empresa possui fábricas
–, que estão sendo utilizados no combate à Covid-19.
A
mão de obra dos serviços é gratuita e as peças são cobradas a preço de custo.
Para agendar os reparos e saber quais concessionárias farão o atendimento nos
dois estados, os clientes devem entrar em contato pelo telefone (11) 4435.1006.
A ação será extensiva aos reparos dos 100 veículos disponibilizados pela
Volkswagen que já estão sendo utilizados pelas prefeituras de São Bernardo do
Campo/SP, Taubaté/SP, São Carlos/SP, São José dos Pinhais/PR e pelo governo
paulista para ajudar no combate à epidemia.
"Esta
parceria com a Assobrav reforça que a Volkswagen está mobilizando toda a sua
equipe e a força de sua rede de concessionárias para apoiar a sociedade no
combate à Covid-19, com o objetivo de ajudar a salvar vidas", afirma Pablo
Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
ESTÁGIO
–
A Volkswagen adiou o processo de seleção para o Programa de Estágio 2020 em
função do atual cenário econômico e seus impactos. A empresa informa que
comunicará nova data assim que for definida.
Divulgação Melhorias na orla para
quando o isolamento social acabar
CICLOVIA
–
Um total de 96 totens de localização e outros seis informativos, com mapa,
estão sendo instalados em toda a extensão da ciclovia da orla de Santos. A
implantação na pista que margeia as avenidas Presidente Wilson, Vicente de
Carvalho e Bartolomeu de Gusmão faz parte da segunda etapa de reurbanização da
pista.
"Os
trabalhos começaram nas proximidades do Aquário e avançaram até a Fonte do
Sapo", diz a arquiteta Marta Flores. Os totens têm um metro de altura e 20
centímetros de largura. Nos modelos de identificação está escrito “Ciclovia da
orla”, na cor azul.
Já
no cruzamento com outras pistas são instalados totens em outra cor, com o nome
da ciclovia que começa naquele ponto, como por exemplo na altura do canal 6
(totem amarelo, ciclovia canal 6). Já os seis totens com mapa serão instalados
nas proximidades de equipamentos turísticos e marcarão o ponto exato da pista
onde o ciclista está.
Divulgação Montadora alemã tornou-se
sinônimo de carros de luxo
MERCEDES
–
Há 120 anos o nome de uma menina de 11 anos de idade se tornou a síntese dos
carros e deu nome à primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de
abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de
Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek.
Divulgação Menina Mercédès inspirou a
marca
O
empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e
os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome – o
Mercedes 35 OS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de
1901. Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a
época – que permitiu vencer várias corridas por lá –, mas também pelo seu
design elegante. O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel
moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a
indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile
Club of France, disse após a semana da corrida: "Entramos na era da
Mercedes".
A
partir de então, as letras curvas de "Mercédès" passaram a decorar os
radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca
comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro
daquele mesmo ano. Desde então, o nome da marca – que foi alterado para
Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926 – tem
sido uma expressão do compromisso com a sofisticação e a inovação.
GARANTIA
–
A Mercedes-Benz aplica com rapidez as medidas de prevenção da Organização
Mundial da Saúde (OMS) em todas as suas unidades de negócio, visando a proteção
dos seus funcionários, clientes e parceiros diante do atual cenário do novo
coronavírus. Levando em consideração esse contexto, a marca anuncia a
prorrogação do prazo de garantia dos automóveis por três meses.
Adicionalmente,
para proporcionar mais tranquilidade aos clientes, foi também estabelecido o
aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo
da garantia contratual. O prazo, que antes era de 30 dias ou 1.000 km, passa
para 90 dias ou 3.000 km. Vale destacar que as medidas são válidas para
veículos com final de garantia ou prazo de revisão expirando entre 1º/03/2020 e
o final do período de quarentena.
No
caso de solicitações de reparo ou demais necessidades, a recomendação da marca
é que o cliente contate a Central de Relacionamento por meio do número 0800 970
9090.
Divulgação BR7 Mobilidade pertence ao
Grupo ABC
ABC
–
A BR7 Mobilidade é a nova operadora de transporte coletivo público de São
Bernardo do Campo/SP. A empresa foi declarada pela Prefeitura do Município a
vencedora da licitação para prestar os serviços de transporte coletivo pelos
próximos 25 anos.
Pertencente ao Grupo ABC, que tem mais de
100 anos de atuação no setor de transporte coletivo no Grande ABC, a empresa
começou a operar no município no dia 1º de abril. Segundo Milena Braga Romano,
diretora da BR7, “a missão é desafiadora, pois o transporte coletivo é
essencial para a mobilidade urbana, para o bem-estar da população e precisa
contar com a adesão da grande maioria das pessoas”. O nome BR origina-se de
“Brasil” e também das iniciais das famílias Setti e Braga, que têm grande experiência
e tradição no setor de transporte brasileiro”, enfatiza.
Segundo
a assessoria da empresa, a família Setti Braga começou nos negócios no início
do século passado, tendo o primeiro serviço de transporte de pessoas surgido
com João Setti que, na época (1910), transportava passageiros com um tilburi
(espécie de carruagem coberta de lona) puxado por dois cavalos. Em 1920,
iniciou os serviços com táxi e jardineira fazendo a ligação entre a Estação de
Santo André a São Bernardo do Campo. Sempre inovando, a família Setti Braga
hoje detém o Grupo Auto Viação ABC, que reúne as empresas SBCtrans, Metra e
Eletra, entre outras, sob o comando dos irmãos João Antonio e Maria Beatriz
Setti Braga e, mais recentemente, dos filhos Milena e Zeca.
RETOMADA
–
A Toyota do Brasil informa que vai retomar a produção das quatro fábricas da
empresa no dia 22 deste mês de abril. Segundo a empresa, a medida visa “atenuar
os riscos à saúde de seus colaboradores e de seus familiares pelo avanço da
pandemia de coronavírus, e leva em consideração demanda e disponibilidade de
fornecedores e cadeia logística”.
Processos
como o fornecimento de peças de reposição para veículos, incluindo aqueles
utilizados por órgãos públicos, estão funcionando normalmente. A Toyota informa
ainda que segue monitorando o assunto e avaliando a situação momento a momento,
conforme as orientações das autoridades locais.
DOAÇÃO
–
Como parte do trabalho coletivo de enfrentamento à disseminação da Covid-19, a
Marcopolo, juntamente com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e
de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e as empresas Randon uniram
esforços para apoiar a estruturação da rede de saúde em Caxias do Sul/RS e
região. Por meio dessa parceria, serão doados cerca de R$ 3 milhões para a
campanha “Caxias contra a Covid-19”, liderada pela CIC Caxias, Mobi e prefeitura.
Os
recursos deverão ser aplicados, de forma prioritária, na aquisição de 20
respiradores mecânicos para serem doados a Caxias do Sul. Os equipamentos devem
ser destinados para as unidades de tratamento intensivo em estruturação nos
hospitais da cidade. Caso a aquisição dos respiradores não seja viabilizada,
dada a alta demanda por esse mecanismo em meio ao quadro de pandemia, os recursos
obtidos nesta ação conjunta serão destinados para aquisição de equipamentos de
proteção individuais (EPIs) aos profissionais da saúde e demais necessidades
listadas pela coordenação da campanha.
PRÊMIO
–
O Auto Posto Saveiros, com 32 anos de mercado, alia excelência no atendimento
com produtos de qualidade para cativar clientes na cidade litorânea de
Itanhaém/SP. Este foi eleito o melhor da Rede ALE em 2019, agora anunciado.
Cabe
notar que grande parte dos postos de combustíveis e serviços no país é gerida
por uma empresa familiar, que tem em sua essência a paixão pelo setor. Desde o
início das operações, em 23 de janeiro de 1988, é isso o que tem movido o Auto
Posto Saveiros, um dos 1,5 mil postos de bandeira ALE – atualmente a quarta
maior distribuidora de combustíveis do país. O empreendedorismo familiar,
iniciado à época pelo pai do empresário Nelson Rodrigues, é um dos fatores de
destaque do posto na cidade e que o levou a conquistar, pela primeira vez, o
título de melhor posto ALE do ano.
“Esta
é a primeira vez que um posto no estado de São Paulo recebe o título de melhor
do ano e está fazendo história. Sabemos do empenho, da motivação e do trabalho
em família”, declarou o diretor comercial da ALE, Renato Rocha.
Divulgação Bronzinas Takao: fabricação 100%
nacional
LANÇAMENTO
–
A Takao introduziu no mercado de reposição bronzinas para o novo motor 1.0L
Turbo de 3 cilindros da Volks, além de anéis para motor 1.0 da Renault,
comandos de válvulas da Chevrolet (1.4 e 1.8) e pistões para Hyundai/Kia
1.8/2.0 e Jeep 2.0, neste último mês de março. A marca, 100% brasileira, atua
no segmento de peças de reposição para motores da linha automotiva há nove
anos.
A
empresa está lançando novas peças para 6 marcas e 14 modelos, revelando que
após um detalhado estudo de mercado, que objetiva atualizar seu portifólio, a
lista inclui anéis, bronzinas, comandos de válvulas e pistões.
Divulgação Green Bonds começam a ganhar
musculatura no país
GREEN
BONDS –
Os green bonds ganham força no Brasil, país que tem potencial de títulos verdes
estimado em US$ 1,3 trilhão, de acordo com a Climate Bonds Initiative (CBI). O
alto valor de aporte, porém, é um desafio ao investidor comum, como afirmou
recentemente a ministra da agricultura, Tereza Cristina. A Radix Florestal
possibilita o acesso a este mercado, ao unir o combate às mudanças climáticas e
o retorno financeiro.
Em
um ano que começou com a queda da Selic, as aplicações sustentáveis da
greentech têm ainda mais destaque, com rendimento previsto pela Radix de 12% ao
ano, representando “retorno 659% maior que a poupança em um comparativo de
longo prazo”. A empresa abre a quinta rodada de crowdfunding de títulos verdes,
com investimento florestal a partir de R$ 480.
A
Radix anuncia possuir 70 hectares de mogno africano cultivados em áreas
degradadas de Roraima e Minas Gerais, hoje usadas para a plantação da madeira
nobre. “Ao atingir o ponto de comercialização, em 18 anos, o valor investido em
cada fração do plantio é multiplicado entre seis e oito vezes. O governo tem as
green bonds como linha de ação para captação de recursos internacionais para
preservação e capitalização de florestas nativas e projetos sustentáveis, mas
nós somos uns dos precursores, já começamos a transformar ativos florestais em
financeiros em 2015", diz Gilberto Derze, sócio-fundador da empresa,
acrescentando que “já são 477 os investidores, dos quais 38% deles adquiriram
uma cota única e 59% aplicaram menos de R$ 1.000”. E conclui: “Nossa taxa de
recorrência é de 31% – pessoas que fazem
mais de um aporte, com valores mais altos. E perfis diversificados, como a alta
participação feminina, de 14.9% do total".
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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