segunda-feira, 23 de março de 2020

Parada obrigatória!


Reprodução      Pelo bem da sua, da minha e da saúde de toda a comunidade

Nelson Tucci

O Brasil parou. Funcionam os serviços essenciais e alguns setores da economia, virtualmente. Há meia dúzia de irresponsáveis, sempre, que tratam a ameaça do novo coronavírus como uma “gripezinha”. Não, esse vírus, ainda sem vacinas e remédios de combate imediatos, não deve ser menosprezado. Pelo bem da sua, da minha e da saúde de toda a comunidade. Ele pode te derrubar, sim, e você não levantar nunca mais. Portanto, sejamos responsáveis. Cada um fazendo a sua parte. Ouça o que dizem os médicos e ignore conversas de outras patentes.

Com foco na segurança e na saúde dos familiares e funcionários das montadoras associadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, informa que, em função do agravamento da crise gerada pelo Covid-19, todas as empresas associadas analisavam, no final da semana que passou, ações de paralisação das suas fábricas no Brasil, e discutindo caso a caso com seus respectivos sindicatos.
Nos Estados Unidos, México e Canadá (a América do Norte), e maior parte da Europa, montadoras de automóveis já pararam. No Brasil o movimento tomou corpo nesta semana que passou. A General Motors – líder de vendas de veículos leves no mercado nacional com a marca Chevrolet – anunciou que dará férias coletivas para todos os seus funcionários do Brasil a partir de 30 de março (ainda!).
A Volkswagen do Brasil comunicou a suspensão de atividades de todas as suas unidades no país a partir de hoje, por três semanas. Já a Honda determinou que, a partir da quarta-feira, 25, as atividades produtivas em Sumaré e Itirapina/SP passarão por ajustes. A empresa irá suspender a produção por 20 dias, com retorno previsto para 14 de abril, podendo este ser postergado para 27 de abril. “A retomada da produção dependerá das orientações dos governos federal e estadual, das condições de segurança dos colaboradores e dos impactos da pandemia no mercado de automóveis”, informa em nota à imprensa. Durante esse período, os colaboradores envolvidos diretamente no processo produtivo entrarão em férias coletivas. Para os colaboradores que desempenham atividades administrativas vem sendo adotado o regime de home office.
A Mercedes para dia 30 de março, no Brasil, com previsão de retorno das atividades em 22 de abril, “dependendo da situação do país”. A empresa comunicou também que antecipará a sua campanha de vacinação contra a gripe: “A medida não tem relação direta com o coronavírus, mas ajuda a tranquilizar os colaboradores em casos de sintomas gripais”.
A Toyota do Brasil informa que suspenderá a produção de suas quatro plantas industriais no país a partir de amanhã com retorno previsto para 6 de abril. Enquanto a o Groupe PSA América Latina decidiu interromper a produção em sua fábrica de Porto Real/RJ, de amanhã a 21 de abril. A produção da Peugeot/Citroën será reiniciada dependendo da futura situação no país.

BLOQUEIO – Decisão assinada ontem, pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, suspendeu as medidas liminares que impunham bloqueios parciais nas rodovias que dão acesso às principais cidades do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo, entre elas a Rio-Santos, Tamoios e Oswald o Cruz.
Diz o despacho que as liminares favoráveis a alguns municípios desconsideram que medidas necessárias à contenção do vírus "precisam ser pensadas em um todo coerente, coordenado e sistêmico", sendo imprescindível que essa coordenação seja exercida pelo poder executivo.
Os pedidos de bloqueio e interdição das rodovias foram feitos pelos prefeitos da região e não seguiam as determinações feitas pelo governo de São Paulo.
"Mais do que nunca, precisamos trabalhar em harmonia para enfrentar uma situação inédita que é de emergência global. Nós, chefes de Poderes Públicos de São Paulo, temos que agir de forma rápida e sincroniza evitando decisões que podem nos levar a perder tempo precioso para salvar vidas", afirmou o governador paulista.

MOTOS – Em relação à planta de motocicletas Honda, localizada em Manaus/AM, no momento, as atividades produtivas seguem operando, “com medidas adicionais de prevenção”, diz a empresa. A parada da produção é uma alternativa em avaliação, em resposta ao provável avanço na disseminação do vírus no estado do Amazonas.

PORSCHE – A partir desta semana, a Porsche vai suspender a produção por um período inicial de duas semanas.
A fábrica principal, em Zuffenhausen, e a instalação de produção em Leipzig, ambas na Alemanha, foram fechadas no último sábado, 21.

PEÇAS – Entendendo a grave situação do atual cenário pandêmico do país, a GOOP, distribuidora de peças Takao, de reposição internas de motor, alterou a rotina de trabalho dos colaboradores. Algumas atividades como garantia, assistência técnica, expedição, financeiro são executadas em regime de home office, enquanto a área de vendas continuará atuando parcialmente na sede da empresa.
Paralelamente, a empresa informa, em nota à imprensa, que os eventos da Takao (próprios e participação nos de clientes); treinamentos internos e externos; reuniões em geral (internas e externas); viagens nacionais e internacionais estão suspensos até 17 de abril. As visitas de equipes de promotores de campo estarão paralisadas até o 31 próximo, incluindo o time técnico.

MARCOPOLO – A fabricante de carrocerias de ônibus informa que dará férias coletivas nas unidades do Brasil e que seguirá acompanhando o tema.

BALSAS – A Dersa restringe o número de pedestres e ciclistas transportados nos catamarãs em razão da atual pandemia do novo coronavírus. No litoral Norte, o sistema de São Sebastião/Ilhabela é atendido pelas lanchas LS 02 (capacidade de 370 pessoas) e a LS 05 (capacidade de 450 pessoas). Com a nova determinação, só será permitido o embarque de 50 pessoas na LS 02 e 70 na LS 05. Em caso de necessidade, os pedestres também poderão contar com as balsas de veículos.
Já na travessia Santos/Vicente de Carvalho a estratégia prevê o uso de quatro lanchas no horário de pico. Com a capacidade máxima garantida é possível aumentar a frequência de viagem e diminuir o número de pessoas nas embarcações. Fora do horário de pico, serão disponibilizadas três embarcações.
A lancha Paicará (capacidade de 728 pessoas), a Itapema (capacidade de 185 pessoas), LS 03 e LS 04 (ambas com capacidade de 370 pessoas) também terão seu embarque limitado. A Paicará irá transportar 220 usuários e a Itapema passará a permitir 80 pessoas. As duas LS passam a permitir 160 usuários cada.

CICLISTAS – Em Santos e Guarujá a travessia de ciclistas nas balsas será limitada a 150 usuários por viagem. As travessias contarão com o apoio da Polícia Militar. O objetivo é diminuir a propagação do vírus e atende às diretrizes do governo de São Paulo, que criou um Centro de Contingência.
A Dersa também reforçou a limpeza e a higienização das lanchas, que estão sendo feitas a cada viagem. Também foi disponibilizado material visual contendo informações sobre as medidas de prevenção.
A principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.

ACESSOS – Prefeituras do litoral Norte e Sul anunciaram decretos que restringem os acessos aos municípios, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Em Ilhabela, será limitado o acesso às balsas aos veículos de emergência como ambulâncias, viaturas e transportes de pacientes; aos veículos oficiais; veículos destinados aos serviços essenciais; aos veículos com placas de Ilhabela e São Sebastião, desde que sejam moradores ou trabalhadores.
Em Cananéia/Continente e Ilha Comprida, acessos aos veículos de emergência como ambulâncias, viaturas e transportes de pacientes; veículos destinados aos serviços essenciais; pedestres.

PNEUS – A Pirelli, tendo em vista a emergência relativa a Covid-19, anuncia a parada temporária da fábrica da Argentina (desde a semana passada) e das três unidades produtivas do Brasil a partir de hoje, o fornecimento aos clientes.

BATERIAS – O aumento do distanciamento social no Brasil é uma medida fundamental de prevenção ao avanço da Covid-19. Mas há um público que precisa estar nas ruas para atendimentos fundamentais e para essas pessoas, no caso de um imprevisto com a bateria de seus veículos, pode contar com a Moura para uma entrega ágil e sem mais deslocamentos. Através do www.mourafacil.com, a plataforma online de vendas, o consumidor consegue escolher do seu computador, tablet ou celular, o modelo adequado para o veículo e, em até 50 minutos, ter o produto entregue e instalado, garante o fabricante, em nota à imprensa.

ARGENTINA – O Grupo Volkswagen Argentina, em conformidade com os regulamentos emitidos pelo Poder Executivo, anunciou a suspensão de suas atividades de produção para seus centros industriais em Pacheco e Córdoba, de 20 a 31 de março.

VOOS – A TAP vai reduzir temporariamente a sua operação para o Brasil para 4 voos semanais, sendo 3 voos semanais Lisboa – São Paulo e um voo semanal Lisboa – Rio de Janeiro, entre hoje e 19 de abril.

PORTOS – A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) preparou, no último dia 19, um documento que reúne as principais medidas preventivas adotadas por seus associados no combate à pandemia.
Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa o material apresenta à sociedade as ações e boas práticas adotadas pelos Terminais Portuários Privados na luta para conter a disseminação do novo vírus e garantir a continuidade da prestação de serviços nos portos, “fundamental para a economia e, consequentemente, para toda a população”.
“Os TUPs estão atentos e atuantes neste momento delicado que o país atravessa, adotando uma série de protocolos para contribuir no combate ao Covid-19”, diz Barbosa.

ABRAFILTROS – A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros) cancelou as reuniões ordinárias de 26 de março (CSFI – Câmara Setorial Filtros Industriais; CSFA – Câmara Setorial Filtros Automotivos), além do Fórum de Debates e Ciclo de Palestras Abrafiltros, na mesma data.
Também estão suspensas as atividades na sede da Abrafiltros, reuniões e viagens previamente agendadas. O atendimento via telefone e online segue normalmente de maneira remota e no horário regular de expediente.

LOCADORAS – O balanço anual do setor de locação de veículos, divulgado na semana passada, reforça a mudança de comportamento do consumidor brasileiro em sua relação com o automóvel. Para a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), responsável pelo censo, o crescimento do número de diárias (43 milhões em 2018 para 49,6 milhões no ano passado) “ torna nítida a migração da cultura ‘da posse’ para uma nova cultura com foco no pagamento pela ‘utilização’ dos carros”.

LOGÍSTICA – O e-commerce brasileiro tem crescido: houve aumento de 20% no volume de pedidos e expansão no setor de 12% do primeiro semestre de 2019 relacionado ao mesmo período do ano anterior, segundo o 40º Webshoppers, e a tendência é que o cenário continue positivo, apesar do novo coronavírus.
A empresa Invent promete ajudar nesse processo, trazendo ao Brasil a tecnologia de ponta da EuroSort, uma das maiores fabricantes de sorters da Europa. "Somamos às nossas soluções os produtos deles, que são reconhecidos como líderes em classificadores de bandeja dividida e de bandeja push de alta performance", conta Ernesto Grassl, key account manager da empresa, especializada em automatização de processos logísticos.
O sistema faz o processamento e a triagem de artigos de acordo com seus destinos, dando suporte inclusive em picos sazonais, como fim de ano e datas comemorativas. Assim, dependendo da aplicação é indicado o melhor equipamento, seja na separação de pedidos, devoluções, triagem postal, montagem de kits ou reposição de lojas.

IMPORTADOS – Presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini encerrou seu mandato à frente da presidência da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). Gandini se despede da gestão após concluir sua quinta passagem pelo comando da entidade, desde 1998.
Ele foi substituído na presidência por João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil, em eleição com chapa única, formada por Divanildo Albuquerque (Jaguar Land Rover), vice-presidente, e Julia Boch Rios (Porsche), diretora financeira, para o mandato de 2020-2022.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário