segunda-feira, 27 de abril de 2020

Cargas encolhem 28%


Divulgação    Na comparação anual dados apontam para cenário negativo

Nelson Tucci

A AT&M Tecnologia, empresa que detém mais de 90% do mercado de seguros de transporte de cargas, com mais de 26 mil transportadoras e embarcadores, registrou a primeira queda na movimentação de cargas em 2020. Durante a primeira quinzena de abril foram registrados R$ 195 bilhões em movimentação de cargas no país, representando queda de 28% na comparação com a primeira quinzena de março último, quando foram registrados R$ 271 bilhões. Além disso foram contabilizados 20,8 milhões de averbações (registro de todas as cargas movimentadas) representando queda de 11% em relação a março, quando foram registrados mais de 23,3 milhões de documentos averbados.
Na comparação anual, os dados registrados também apontam para um cenário negativo. A primeira quinzena de abril teve queda de 19% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram contabilizados R$242 bilhões em movimentação de cargas e 18 milhões de documentos averbados.
De acordo com Vagner Toledo, sócio fundador da companhia, o setor de transporte de carga resistiu em março porque ainda sentia os efeitos das compras de fevereiro e da primeira quinzena de março impulsionado pelo aumento do consumo em supermercados, medicamentos e e-commerce. No entanto, em abril o segmento de transporte e logística já começou a sentir a desaceleração por conta da pandemia do novo coronavírus. “Infelizmente, os reflexos da pandemia afetaram também o segmento de transportes e os indicadores reforçam a tendência de queda até o final do mês”, destaca ele.

TI – Pedro Neves é o novo diretor executivo de Tecnologia da Informação e Transformação Digital da BBM Logística. Com mais de 15 anos de experiência em liderança na área, o executivo iniciou sua carreira em tecnologia para indústria naval no Rio de Janeiro. Em São Paulo comandou equipes de tecnologia no segmento de logística no Grupo Coimex, Marimex e Tegma.

TROCA – A Mitsubishi Electric, tradicional companhia de automação industrial no mundo, anuncia o novo presidente da organização no Brasil. É Hiroyuki Mizutani, que substitui Koji Miyashita, ocupante do cargo desde 2016 – que agora retornará ao Japão para assumir novas responsabilidades. Mizutani está na companhia desde 1990 e, antes de ser promovido, ocupava o cargo de vice-presidente executivo no país desde 2019.

LANÇAMENTO – Na próxima quarta-feira, 29, a Audi apresentará o SUV elétrico da marca no Brasil. Evento de lançamento será uma live, com participação do CEO Johannes Roscheck.

Divulgação              Reforço na linha de higienização da Autoshine

DESINFECÇÃO – A Autoshine, tradicional fabricante nacional de produtos Car Care, reforça, nesta semana, a linha de higienização e desinfecção de superfície. Antes destinada somente às áreas internas de veículos automotores, agora são de uso geral, com o objetivo de atender à alta demanda por produtos de combate à expansão da pandemia pelo novo coronavírus.
Esse reforço teve início na última semana de março com o lançamento da linha Purifi Care. O primeiro produto – álcool etílico 70º GL – está disponível em aerosol de 300 ml. Agora a empresa coloca no mercado brasileiro o mesmo produto em sachê lenço umedecido (dose única). Ambos se destinam ao uso geral em higienização e desinfecção de superfícies.
“Por ser uma tradicional empresa de produtos Car Care, inicialmente pensamos em lançar um produto que pudesse desinfetar maçanetas, volante e outros componentes que motoristas e passageiros costumam ter contatos. Pensamos também para os profissionais de aplicativos de mobilidade compartilhada. Mas, com o avanço exponencial da pandemia, decidimos lançar produtos que atendam ao uso geral de limpeza e desinfecção de superfícies”, explica Kazuo Matsui, diretor de Marketing da Autoshine.

SERVIÇO – A Caoa, que sempre teve um serviço de imprensa a desejar, anuncia agora uma nova forma de comercialização dos seus veículos no país. A promessa é que os clientes serão atendidos por um vendedor autorizado e, se desejarem, poderão realizar o test drive do veículo de maneira segura, sem riscos à sua saúde. Para tanto, basta acessar o site.

Divulgação       VW tem plantas em Pacheco e em Córdoba, na Argentina

HERMANOS – O Grupo Volkswagen Argentina comemora, nesta semana, 40 anos de presença no país vizinho, apostando na indústria local. Há presença em cada província por meio de rede de concessionários oficiais. Em 2019, a marca terminou como líder em vendas pelo 16º ano consecutivo, “graças à excelente aceitação de suas marcas Volkswagen, VW Caminhões e Ônibus, Audi e Ducati”, diz, em nota distribuída à imprensa. Há fábricas em Pacheco, onde produz a picape Amarok, exportada para diferentes destinos, e em Córdoba, onde são produzidas caixas de transmissão 100% para exportação.
"É um orgulho fazer parte dessa grande família, com colaboradores que nos acompanharam desde o início, outros que ingressaram nos tempos da Autolatina e muitos que começaram a trabalhar nos últimos anos. A Argentina tem um vínculo estreito com a nossa marca, foi o 8º país fora da Alemanha onde a VW decidiu produzir veículos, fabricamos mais de 10 modelos localmente, muitos deles ícones da indústria automotiva nacional", diz Thomas Owsianski, presidente e CEO do Grupo VW Argentina.

LAY-OFF – Em resposta à continuidade da quarentena no estado de São Paulo e ao impacto da pandemia da Covid-19 na economia nacional, a Hyundai Motor Brasil comunica que, em comum acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba, adotará a suspensão de contrato de trabalho (lay-off), sem redução de salários, para os funcionários da fábrica em Piracicaba/SP e dos escritórios na capital paulista, no período de 27 de abril a 26 de maio, com retorno previsto para 27 de maio.
A ação está em conformidade com as medidas de proteção de emprego aprovadas pelo governo federal e terá duração de 30 dias inicialmente, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. Nesse período, apenas atividades essenciais serão mantidas na fábrica e nos escritórios.

RESPIRADORES – A Toyota, integrante de uma rede de empresas voluntárias para a manutenção de cerca de 3.600 respiradores destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19, diz que após o período de treinamento e capacitação de 12 colaboradores, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a empresa está apta para receber mais equipamentos e continuar colaborando com a iniciativa.
O trabalho é realizado na unidade da Toyota de Sorocaba, interior de São Paulo, e conta com espaço exclusivamente montado para receber os aparelhos, efetuar desmontagem, conserto, montagem, empacotamento e envio. Até agora, sete respiradores foram entregues a hospitais do interior do estado.

MÃES – A Fecomércio, entidade que representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos, considera inadequada a proposta do governador João Doria em mudar a data do Dia das Mães de maio para agosto. “Isto porque o comércio não consegue se reprogramar faltando poucos dias para a comemoração, uma vez que já estão em curso planejamento de estoques, promoções, extensão de canais de atendimento, campanhas de marketing, ajuste do quadro funcional, entre outras ações”, diz a federação, em nota: “Além disso, jogar a data para agosto fará com que concorra com o Dia dos Pais e, após meses de crise, a expectativa é de uma conjuntura econômica ainda mais negativa na ocasião. Não deverá, portanto, ocorrer compra de presentes nem para as mães, nem para os pais, com a previsão de crescimento do desemprego, endividamento e inadimplência das famílias”.
Para a Fecomércio, o governo paulista “precisa concentrar seus esforços em medidas para minimizar os prejuízos e evitar o fechamento de milhares de empresa. A prioridade seria injetar mais recursos às linhas de crédito apresentadas, principalmente ao micro e ao pequeno empresário, detalhando o plano de reativação pós-quarenta, momento em que sua aplicabilidade for possível”.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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