Divulgação Na comparação anual dados apontam para cenário negativo
Nelson Tucci
A
AT&M Tecnologia, empresa que detém mais de 90% do mercado de seguros de
transporte de cargas, com mais de 26 mil transportadoras e embarcadores,
registrou a primeira queda na movimentação de cargas em 2020. Durante a
primeira quinzena de abril foram registrados R$ 195 bilhões em movimentação de
cargas no país, representando queda de 28% na comparação com a primeira
quinzena de março último, quando foram registrados R$ 271 bilhões. Além disso
foram contabilizados 20,8 milhões de averbações (registro de todas as cargas
movimentadas) representando queda de 11% em relação a março, quando foram
registrados mais de 23,3 milhões de documentos averbados.
Na
comparação anual, os dados registrados também apontam para um cenário negativo.
A primeira quinzena de abril teve queda de 19% em relação ao mesmo período de
2019, quando foram contabilizados R$242 bilhões em movimentação de cargas e 18
milhões de documentos averbados.
De
acordo com Vagner Toledo, sócio fundador da companhia, o setor de transporte de
carga resistiu em março porque ainda sentia os efeitos das compras de fevereiro
e da primeira quinzena de março impulsionado pelo aumento do consumo em supermercados,
medicamentos e e-commerce. No entanto, em abril o segmento de transporte e
logística já começou a sentir a desaceleração por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Infelizmente, os reflexos da pandemia afetaram também o segmento de transportes
e os indicadores reforçam a tendência de queda até o final do mês”, destaca
ele.
TI
–
Pedro Neves é o novo diretor executivo de Tecnologia da Informação e
Transformação Digital da BBM Logística. Com mais de 15 anos de experiência em
liderança na área, o executivo iniciou sua carreira em tecnologia para indústria
naval no Rio de Janeiro. Em São Paulo comandou equipes de tecnologia no
segmento de logística no Grupo Coimex, Marimex e Tegma.
TROCA
–
A Mitsubishi Electric, tradicional companhia de automação industrial no mundo,
anuncia o novo presidente da organização no Brasil. É Hiroyuki Mizutani, que
substitui Koji Miyashita, ocupante do cargo desde 2016 – que agora retornará ao
Japão para assumir novas responsabilidades. Mizutani está na companhia desde
1990 e, antes de ser promovido, ocupava o cargo de vice-presidente executivo no
país desde 2019.
LANÇAMENTO
–
Na próxima quarta-feira, 29, a Audi apresentará o SUV elétrico da marca no Brasil.
Evento de lançamento será uma live, com participação do CEO Johannes Roscheck.
Divulgação Reforço na linha de
higienização da Autoshine
DESINFECÇÃO
–
A Autoshine, tradicional fabricante nacional de produtos Car Care, reforça,
nesta semana, a linha de higienização e desinfecção de superfície. Antes
destinada somente às áreas internas de veículos automotores, agora são de uso
geral, com o objetivo de atender à alta demanda por produtos de combate à
expansão da pandemia pelo novo coronavírus.
Esse
reforço teve início na última semana de março com o lançamento da linha Purifi
Care. O primeiro produto – álcool etílico 70º GL – está disponível em aerosol
de 300 ml. Agora a empresa coloca no mercado brasileiro o mesmo produto em
sachê lenço umedecido (dose única). Ambos se destinam ao uso geral em
higienização e desinfecção de superfícies.
“Por
ser uma tradicional empresa de produtos Car Care, inicialmente pensamos em
lançar um produto que pudesse desinfetar maçanetas, volante e outros
componentes que motoristas e passageiros costumam ter contatos. Pensamos também
para os profissionais de aplicativos de mobilidade compartilhada. Mas, com o
avanço exponencial da pandemia, decidimos lançar produtos que atendam ao uso
geral de limpeza e desinfecção de superfícies”, explica Kazuo Matsui, diretor
de Marketing da Autoshine.
SERVIÇO
–
A Caoa, que sempre teve um serviço de imprensa a desejar, anuncia agora uma
nova forma de comercialização dos seus veículos no país. A promessa é que os
clientes serão atendidos por um vendedor autorizado e, se desejarem, poderão
realizar o test drive do veículo de maneira segura, sem riscos à sua saúde.
Para tanto, basta acessar o site.
Divulgação VW tem plantas em Pacheco e em Córdoba, na Argentina
HERMANOS
–
O Grupo Volkswagen Argentina comemora, nesta semana, 40 anos de presença no
país vizinho, apostando na indústria local. Há presença em cada província por
meio de rede de concessionários oficiais. Em 2019, a marca terminou como líder
em vendas pelo 16º ano consecutivo, “graças à excelente aceitação de suas
marcas Volkswagen, VW Caminhões e Ônibus, Audi e Ducati”, diz, em nota
distribuída à imprensa. Há fábricas em Pacheco, onde produz a picape Amarok,
exportada para diferentes destinos, e em Córdoba, onde são produzidas caixas de
transmissão 100% para exportação.
"É
um orgulho fazer parte dessa grande família, com colaboradores que nos
acompanharam desde o início, outros que ingressaram nos tempos da Autolatina e
muitos que começaram a trabalhar nos últimos anos. A Argentina tem um vínculo
estreito com a nossa marca, foi o 8º país fora da Alemanha onde a VW decidiu
produzir veículos, fabricamos mais de 10 modelos localmente, muitos deles
ícones da indústria automotiva nacional", diz Thomas Owsianski, presidente
e CEO do Grupo VW Argentina.
LAY-OFF
–
Em resposta à continuidade da quarentena no estado de São Paulo e ao impacto da
pandemia da Covid-19 na economia nacional, a Hyundai Motor Brasil comunica que,
em comum acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba,
adotará a suspensão de contrato de trabalho (lay-off), sem redução de salários,
para os funcionários da fábrica em Piracicaba/SP e dos escritórios na capital
paulista, no período de 27 de abril a 26 de maio, com retorno previsto para 27
de maio.
A
ação está em conformidade com as medidas de proteção de emprego aprovadas pelo
governo federal e terá duração de 30 dias inicialmente, podendo ser prorrogada
por mais 30 dias. Nesse período, apenas atividades essenciais serão mantidas na
fábrica e nos escritórios.
RESPIRADORES
–
A Toyota, integrante de uma rede de empresas voluntárias para a manutenção de
cerca de 3.600 respiradores destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19,
diz que após o período de treinamento e capacitação de 12 colaboradores,
realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a empresa
está apta para receber mais equipamentos e continuar colaborando com a
iniciativa.
O
trabalho é realizado na unidade da Toyota de Sorocaba, interior de São Paulo, e
conta com espaço exclusivamente montado para receber os aparelhos, efetuar
desmontagem, conserto, montagem, empacotamento e envio. Até agora, sete
respiradores foram entregues a hospitais do interior do estado.
MÃES
–
A Fecomércio, entidade que representa 1,8 milhão de empresários, que respondem
por quase 10% do PIB brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos,
considera inadequada a proposta do governador João Doria em mudar a data do Dia
das Mães de maio para agosto. “Isto porque o comércio não consegue se
reprogramar faltando poucos dias para a comemoração, uma vez que já estão em
curso planejamento de estoques, promoções, extensão de canais de atendimento,
campanhas de marketing, ajuste do quadro funcional, entre outras ações”, diz a
federação, em nota: “Além disso, jogar a data para agosto fará com que concorra
com o Dia dos Pais e, após meses de crise, a expectativa é de uma conjuntura
econômica ainda mais negativa na ocasião. Não deverá, portanto, ocorrer compra
de presentes nem para as mães, nem para os pais, com a previsão de crescimento
do desemprego, endividamento e inadimplência das famílias”.
Para
a Fecomércio, o governo paulista “precisa concentrar seus esforços em medidas
para minimizar os prejuízos e evitar o fechamento de milhares de empresa. A
prioridade seria injetar mais recursos às linhas de crédito apresentadas,
principalmente ao micro e ao pequeno empresário, detalhando o plano de
reativação pós-quarenta, momento em que sua aplicabilidade for possível”.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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