Divulgação Prêmio reconhece e fomenta as boas práticas de apoio à bicicleta
Nelson Tucci
No
“Dia De Bike ao Trabalho” foi entregue o “Prêmio SP De Bike ao Trabalho”,
iniciativa da Bike Anjo e do Instituto Ethos. Em sua primeira edição, o evento reuniu
na semana que passou, no Sesc Pinheiros, representantes do cicloativismo e
terceiro setor, empresas e poder público. O prêmio, inédito na América Latina, reconhece
e fomenta as boas práticas empresariais de apoio à bicicleta. Comumente
associado à solução para mobilidade urbana sustentável, o evento procurou
mostrar que o uso da bicicleta no dia a dia pode e deve ser parte de uma
estratégia de promoção de saúde.
A
Eureka Coworking foi a empresa premiada na categoria pequenas empresas, por sua
inovação. “Desde a inauguração, há quatro anos, adotamos como política oferecer
desconto ao profissional que chegasse ao co-working de bicicleta”, explica Daniel
Moral, criador da Eureka: “Trabalhamos no espírito da economia colaborativa, e
entendemos também que não dá para achar normal o uso de um carro por pessoa”. O
Itaú Unibanco foi o premiado da categoria grandes empresas pelo impacto e
capilaridade das ações. Com iniciativas hoje já conhecidas pelos brasileiros,
principalmente devido ao sistema de bicicletas compartilhadas que inaugurou no
país, o Itaú Unibanco se empenhou nos últimos cinco anos no fomento ao uso da
bicicleta por seus próprios funcionários.
O
incentivo do deslocamento ao trabalho por bicicleta pelas empresas pode ter um
impacto impressionante em cidades como São Paulo, já que 50% das viagens por
bicicleta na capital correspondem a trajetos até o trabalho, segundo apontou
Guillermo Petzhold, especialista em mobilidade do WRI - World Resources
Institute. Para Evangelina Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade,
o maior comprometimento das empresas com esta causa pode ser facilitado com a
utilização de instrumentos como uma metodologia da OMS com indicadores que
evidenciam os impactos na saúde do trabalhador, além de modificações na lei
trabalhista, que minimizem os “riscos” frequentemente alegados pelos
empregadores. O Instituto Ethos, parceiro desta edição do prêmio, lançou um
guia de indicadores sobre mobilidade urbana para empresas, ferramenta que
também pode ser valiosa neste processo.
Veículos & Negócios é
publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.
BÊBADOS – O Programa
Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de
acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com
direção – autuou 16 pessoas em operação de fiscalização da Lei Seca realizada
na noite do último sábado (12), somente em Peruíbe, no litoral Sul de São
Paulo.
Durante
a blitz, realizada na Avenida Mário Covas, foram fiscalizados 230 veículos. Os
condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no
valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no
Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Lançado
no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP,
das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012),
todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até
que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o
condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa
será dobrado.
SEMINOVOS – Os veículos
Palio, Gol e Fiesta lideram o ranking dos automóveis seminovos mais procurados
no comércio eletrônico no primeiro trimestre deste ano. Segundo levantamento da
plataforma AutoAvaliar, utilizada atualmente em mais de 2,5 mil concessionárias
de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas no Brasil, os três
modelos tiveram a maior procura pelos lojistas brasileiros para alimentar o
estoque e a oferta no varejo.
No
ranking da AutoAvaliar com os 10 mais procurados no comércio B2B, também
aparecem na lista os veículos Fox, Sandero, Uno, Celta e Ecosport.
O
levantamento foi feito com base no volume de comercialização realizado na
plataforma B2B da AutoAvaliar, onde as concessionárias anunciam seus veículos
para repasse e os lojistas arrematam os modelos que lhe interessam, dentro de
um sistema de pregão online.
De
janeiro à março, as concessionárias repassaram cerca de 78 mil veículos usados
aos revendedores multimarcas no País.
Divulgação Alemã também está de olho no mercado de híbridos e elétricos
AUDI – A Audi
pretende vender aproximadamente 800.000 carros totalmente elétricos e híbridos
plug-in no ano de 2025. Na Assembleia Geral Anual da Audi AG, realizada na
semana passada, o Conselho de Administração apresentou a estratégia atualizada
"Audi.Vorsprung.2025.". Para permitir que um terço dos clientes
decida a favor de um carro elétrico até meados da próxima década, deve haver
uma opção sustentável em cada linha de modelos até então – a maioria deles deve
ser totalmente elétrica, com uma proporção menor como híbridos plug-in.
“Nossa
ambição sempre foi e continuará sendo a Vorsprung durch Technik”, diz Rupert
Stadler, presidente do Conselho de Administração da Audi AG: “Nosso objetivo é
revolucionar a mobilidade. Também em mobilidade elétrica, queremos nos tornar o
número 1 entre os fabricantes premium – com total adequação para o uso diário,
sem compromissos, qualidade superior e prazer de dirigir para o cliente. Com
nossa excelência tecnológica, estamos utilizando nosso Vorsprung e elevando a
mobilidade elétrica para o próximo nível”.
PESQUISA – A Confederação
Nacional do Transporte (CNT) inicia hoje, 14, a coleta de dados da 22ª Pesquisa
CNT de Rodovias 2018. As 26 equipes vão sair de 14 capitais às 8h30 e, durante
30 dias, vão avaliar, aproximadamente, 107 mil km. Em comparação com 2017, este
ano será avaliado 1,5 mil km a mais.
A
Pesquisa CNT de Rodovias avalia toda a malha federal pavimentada e os
principais trechos estaduais, também pavimentados, considerando as condições do
pavimento, da sinalização e da geometria da via. Os pesquisadores também
observam os pontos críticos, como erosão na pista e queda de barreira; e
infraestrutura de apoio, como postos de abastecimento, oficinas mecânicas e
postos da Polícia Rodoviária.
Com
os resultados, a CNT e o SEST SENAT oferecem informações relevantes para que as
transportadoras e os caminhoneiros autônomos possam planejar suas rotas de
viagens, considerando as condições de cada trecho.
PORTOS – A Wilson Sons
Estaleiros realiza uma operação especial para a Wilson Sons Ultratug Offshore.
A companhia está convertendo o PSV (Platform Supply Vessel) Gaivota em OSRV
(Oil Spill Recovery Vessel). O trabalho teve início em março e deve ser
concluído em meados de maio.
“O Gaivota foi construído pela Wilson Sons
Estaleiros em 2003, tendo sido o segundo PSV construído por nós. Essa conversão
é uma operação complexa, mas nossa equipe está preparada para lidar com o
desafio. Até o momento, seguimos dentro do cronograma, com um trabalho de alta
qualidade”, afirma o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto
Souza. O diretor executivo da Wilson Sons Ultratug Offshore, Gustavo Machado, acrescenta
que o Gaivota foi escolhido para essa conversão por suas características
técnicas, como o arranjo de tanques, convés principal e sistema de
posicionamento dinâmico.
Além
do Gaivota, a Wilson Sons Estaleiros receberá outras 18 embarcações para
docagem em 2018. Esse volume inclui nove rebocadores da SAAM SMIT, sete da
Wilson Sons Rebocadores e outros dois PSVs da Wilson Sons Ultratug Offshore.
MAIO – Com o
objetivo de gerar a conscientização da sociedade sobre o alto índice de mortes
e feridos no trânsito, o movimento Maio Amarelo foi iniciado em todo o Brasil,
e a Rodobens entrou no circuito para apoiar a causa.
Até
o final do mês, a empresa fará uma ação em parceria com a OLX em que serão
anunciados produtos fictícios, porém “vendidos” como se fossem reais, com nomes
e descrições bizarros, como o Banco Abraço de Urso, o Pneu Que Não Come Faixa e
o Pedal Para Pé Pesado.
“Segundo
a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país do mundo em mortes no
trânsito. Uma escala muito preocupante já que uma pessoa morre a cada doze
minutos. Pensando nisso, a Rodobens abraçou a causa com a campanha ‘Bom Senso
Em Oferta’. Uma boa atitude de uma empresa que nasceu no mercado automotivo”,
comenta Elvio Lupo, diretor da área de Varejo Automotivo da Rodobens. A
campanha consiste na oferta de peças e acessórios automotivos com
características próprias e funções inusitadas para proporcionar uma maior
segurança viária.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário