Divulgação Uso de aeroportos de menor porte para impulsionar negócios internos
Nelson Tucci
Teve
início na última semana a nova regra para os voos charters, ou os “voos de
férias” como também são conhecidos, dispensando autorização prévia da Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac). O setor do turismo espera novo estímulo à
aviação regional e o uso de aeroportos de menor porte em todo o país,
impulsionando negócios internos.
“Os
impactos serão muito expressivos, pois acreditamos que essa normatização
resultará na entrada de 10 milhões de brasileiros no mercado de viagens e essa
é uma grande conquista e mais um passo que damos em direção ao reconhecimento
do setor como um importante pilar da nossa economia”, comentou o ministro do
Turismo, Marx Beltrão.
A
medida contribuirá com a melhoria da infraestrutura dos aeroportos de pequeno
porte que deverão passar a contar com aparelhos de raio-x e bagagens para
aumentar a segurança do voo e dos passageiros, o que poderá despertar o
interesse das empresas em começarem a operar voos regulares. Para Luiz Eduardo
Falco, presidente da CVC, a partir de agora os operadores poderão negociar com
os destinos e os demais setores envolvidos com mais liberdade: “Por exemplo, um
destino que reduzir tarifas e impostos como o do querosene poderá levar
vantagem caso deseje receber aviões fretados ao se tornar mais competitivo”.
Divulgação Tecnologia digital e demandas conjugadas: conceitos da Indústria 4.0
4.0 – A
Mercedes-Benz dá um passo histórico rumo à implantação do conceito de Indústria
4.0 no Brasil. A empresa inaugurou, dia 27 último, uma linha totalmente nova de
montagem de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC.
“Somos o primeiro fabricante de veículos comerciais a inaugurar uma linha de montagem
de caminhões inovadora, no rumo da Indústria 4.0. Ou seja, já estamos vivendo o
futuro”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil &
CEO América Latina. “Novamente, estamos revolucionando a história da indústria
automobilística brasileira. A quarta revolução industrial chega, então, ao
segmento de caminhões no Brasil por meio da nossa marca”.
A
tecnologia digital, a hiperconectividade, dados na nuvem e a Internet das
Coisas, elementos da Indústria 4.0, já são realidade na Mercedes-Benz do
Brasil. Na nova linha de produção, os colaboradores estão no comando das
tecnologias, atingindo padrões de qualidade e produtividade, além da maior
flexibilidade para atendimento às demandas dos clientes.
Esta
nova linha de montagem faz parte de um investimento de R$ 500 milhões aplicados
desde 2015. Foram três anos de construção de um prédio novo que concentra a
montagem de caminhões, dos leves aos pesados, e a logística de peças, num
sistema moderno, integrado e inteligente de produção.
Divulgação Projeto visa melhorar a crítica mobilidade nas principais cidades
MOBILIDADE – O BMW Group e
a Daimler AG acabam de assinar um acordo para unir os seus serviços de
mobilidade urbana sustentável, oferecendo aos clientes fonte única de serviços
inteligentes e integrados. Ambas terão uma participação de 50% na joint-venture
que compreende os serviços de mobilidade de ambas as empresas. As marcas, no
entanto, permanecerão concorrentes em suas respectivas áreas principais de
negócios. O acordo, ainda pendente de aprovação governamental, busca a
liderança e expansão em escala global desse novo modelo de negócios.
As
empresas planejam compartilhar e expandir estrategicamente a oferta de
mobilidade sob demanda em cinco áreas: 1- CarSharing (aluguel do veículo por
curto período, unindo as empresas Car2Go e DriveNow, que operam 20 mil veículos
em 31 grandes cidades no mundo, com mais e quatro milhões de clientes ativos);
2- Ride-Hailing (serviço de táxi personalizado, que já possui 13 milhões de
clientes e 140 mil motoristas licenciados, em soluções inovadoras como mytaxi,
Chauffeur Privé, Clever Taxi e Beat); 3- Estacionamento (serviço de
estacionamento digital, sem pagamento físico, reduzindo a busca por vagas e o
trânsito com o ParkNow e o Parkmobile/ Parkmobile LLC); 4- Recarga (serviço
oferecido por meio da ChargeNow e Digital Charging Solutions, que facilita o
acesso às estações públicas de carregamento elétrico — são mais de 143 mil ao
redor do mundo, apoiando a expansão da eletromobilidade ao redor do mundo); 5-
Multimodal e eletro mobilidade sob demanda (por meio do moovel Group e ReachNow:
conectividade inteligente e contínua entre diferentes ofertas de mobilidade -
incluindo reserva e pagamento.
O
projeto conjunto também vai possibilitar o melhor uso da mobilidade,
colaborando para um deslocamento mais inteligente e com menor quantidade de
veículos nas ruas.
Divulgação Motor 2.9 TFSI pode render até 444 cv
SPORTBACK – A Audi Sport
introduz um novo modelo de alta performance no mercado. É o RS 5 Sportback que
faz sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Nova York, até 9
de abril, na versão inicialmente oferecida nos mercados dos EUA e Canadá. O
carro combina design e alto nível de usabilidade diária, além do desempenho. “O
RS 5 Sportback é mais que uma novidade na feira”, garante Michael-Julius Renz,
diretor executivo da Audi Sport GmbH: “O modelo oferece algo novo aos nossos
clientes. Nossa interpretação inovadora de um cupê de cinco portas de alta
performance não possui antecessores, nem um concorrente direto”.
A
distância entre-eixos maior, balanços mais curtos e capô alongado com um domo
que envolve o motor são características que enfatizam o dinamismo do modelo. A
característica forma ondulada da linha de ombros é destaque visual do cupê.
Visto por um ângulo traseiro, as laterais do modelo se mostram interessantes. As
caixas de rodas protuberantes foram aumentadas em 15 milímetros. Na dianteira,
o RS 5 Sportback traz a grade Singleframe ampla, entradas de ar com grade
estilo colmeia, típica dos RS, e spoiler dianteiro de alumínio fosco com o
logotipo quattro. O motor 2.9 TFSI V6 oferece performance e eficiência,
rendendo até 444 cv. Seu torque máximo de 600 Nm é disponibilizado em uma ampla
faixa de giros entre 1.900 rpm a 5.000 rpm. Dessa forma, o RS 5 Sportback
acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima
de 280 km/h. Os dois turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de
carga.
QUEDA – Segundo dados
divulgados pela Euromonitor, o mercado de carros de luxo apresentou queda de
20,5% no volume de emplacamentos do ano passado no comparativo com 2016. Apesar
do cenário, os modelos seminovos e usados de luxo e superluxo, com valor de
revenda acima de R$ 300 mil, continuaram a ser anunciados e comercializados com
boa performance de vendas.
Nessa
categoria, o destaque fica para a Lamborghini Huracan, carro com preço médio
acima de R$ 1 milhão. Outros modelos também foram transacionados pela
plataforma OLX, como Ferrari 575M e Audi R8, que possuem valor médio de R$ 480
mil e R$ 550 mil, respectivamente.
Divulgação Nissan comemora a premiação em NY
ELÉTRICO – Veículo
elétrico campeão mundial de vendas em seu segmento, o novo Nissan LEAF 2018
acaba de ser eleito "Carro Verde Mundial 2018", durante a edição 2018
do Salão do Automóvel de Nova York. O Nissan LEAF já é um ícone da mobilidade
inteligente da Nissan.
Trata-se
do primeiro veículo 100% elétrico a vencer a premiação World Green Car desde
que a categoria foi criada, em 2016. A segunda geração do carro elétrico foi
totalmente reinventada e está disponível em concessionárias da marca em vários
países. O modelo combina maior autonomia, design novo, além dos recursos de
mobilidade inteligente da marca, como ProPilot Assist, e-Pedal e frenagem
automática de emergência.
"É
um grande orgulho termos colocado mais de 300 mil veículos elétricos de zero
emissão para rodar em todo o mundo desde o lançamento do Nissan LEAF, em 2010,
a fim de ajudar na redução das pegadas de carbono no planeta", comentou
Daniele Schillaci, vice-presidente executivo mundial de Vendas & Marketing
para Veículos Zero Emissão.
Divulgação Livro sobre René Descartes, o pai da filosofia moderna
LIVROS – A
Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação Editora da Unesp preparam a
“I Feira do Livro da Unesp”, de 11 a 14 de abril, das 9 às 21 horas, no campus
Unesp São Paulo, ao lado da estação Barra Funda do Metrô, com entrada gratuita.
Serão cerca de 100 expositores confirmados para esta edição de evento, entre
editoras comerciais, como Companhia das Letras, Grupo Record e Intrínseca, e
editoras universitárias, como Edusp, Editora UFRJ e Unicamp. Todas oferecem aos
leitores no mínimo 50% de desconto sobre o preço de capa.
EVOLUÇÃO – A Editora
Mackenzie lança o livro “Fomos planejados: a maior descoberta científica de
todos os tempos” (460 páginas), do pesquisador brasileiro Marcos
Eberlin, abordando a relação das teorias da origem da vida e o design inteligente,
por meio de um viés científico e documentado.
O
autor apresenta diversos dados científicos e coloca os pontos frente a frente
às duas teorias adversárias, abordando questões como fatos e boatos sobre as teorias
da evolução do cosmo e química.
Sobre
a origem da vida, a TDI (Teoria do Design Inteligente) defende que mesmo as
células e moléculas biológicas mais simples seriam, na verdade, tão complicadas
que jamais poderiam ter surgido por vias naturais. A TE (Teoria da Evolução)
sustenta que embora não exista um modelo geralmente aceito para a origem da
vida a partir de moléculas não vivas, substâncias orgânicas, como componentes
das proteínas e do DNA, podem surgir espontaneamente universo afora.
Júlio
Soares/Foto Objetiva Bellini foi diretor de mercado internacional
MARCOPOLO – James Eduardo
Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, em
reunião realizada na última quarta-feira, após a Assembleia Geral de
Acionistas. Paulo Cezar da Silva Nunes, presidente desde 2016, assume o cargo
de vice-presidente pelos próximos dois anos. Os demais membros eleitos para o
conselho são Dan Ioschpe, Osvaldo Burgos Schirmer, Oscar de Paula Bernardes
Neto, Henrique Bredda e Nélio Henriques Lima.
James
Eduardo Bellini tem formação acadêmica em Administração de Empresas pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou na Marcopolo no início da
década de 90 até o ano de 2005, inicialmente como representante comercial na
Argentina. Depois, exerceu o cargo de gerente comercial e diretor de mercado
internacional, onde teve participação ativa na abertura de vários mercados,
como Cuba e América Central, entre outros.
LOGÍSTICA – A Ativa
Logística projeta crescimento de 20% até o final de 2018 para fechar o período
com R$ 280 milhões de faturamento. Ano passado a empresa totalizou R$ 242
milhões, sendo 15% maior que no ano anterior. Os principais setores que devem
contribuir com o crescimento da companhia – reunindo 17 unidades em São Paulo,
Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná – são o farmacêutico e o
de cosméticos.
De
acordo com Clóvis Gil presidente da Ativa Logística, a operação logística é
complexa e muitas empresas buscam por meio dela obter um diferencial
competitivo, fazendo seus produtos chegarem aos seus destinos com qualidade,
segurança e no prazo certo. “Temos soluções completas em nossas operações e, se
necessário for, podemos desenvolver um projeto sob medida, com eficiência
estratégica que o negócio do cliente exige”, diz ele.
MALHAS – A Feira do
Circuito das Malhas (Fecimalhas), realizada há 15 anos em três edições na
Avenida Paulista e Grande ABC, agora passa a se chamar Feimi - Feira da Moda
Inverno. Sonia Sodré, diretora-geral, destaca que ao longo dos anos a feira se
tornou uma vitrine de divulgação para os expositores. “Para 67% das empresas
consultadas, ela representa até 40% do seu faturamento anual e para os 33%
restantes significa até 20%”, diz ela: “Assim, decidimos aperfeiçoar esse
trabalho, transformando a feira em uma plataforma para os fabricantes e criando
mais oportunidades de negócios para essas marcas, além de atrair novos
públicos”.
Por
meio de estudo elaborado sob encomenda, a Inspiral, consultoria de comunicação
e negócios, aponta que para 28% dos expositores a feira é importante porque
divulga e fortalece a marca. A ampliação de vendas (21%), conquista de novos
clientes (16%), qualidade e quantidade de público (11%) e fidelidade dos
consumidores (7%) foram outros aspectos citados. Hoje, o Brasil é o 4º maior
produtor de malhas.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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