Divulgação Mário Povia (Antaq),
Ricardo Colpo (Bahiana Distribuidora), Maria Conceição Cei, presidente da
Comissão Especial de Licitação; Parsifal de Jesus Pontes (Companhia Docas do
Pará), Gelson Cruz Picchi e Antonio Carlos Magalhães Moura (Liquigás) e Diogo
Piloni (diretor da Área Portuária do PPI). Atrás: Tabajara Bertelli e João
Eduardo Negrão de Campos (Bahiana Distribuidora) e Fábio Lavor (Ministério dos
Transportes, Portos e Aviação Civil)
Nelson Tucci
A
B3 (Bolsa de Valores brasileira) conduziu na última sexta-feira a licitação do
contrato de cessão de uso onerosa de áreas e infraestruturas públicas não
afetas às operações portuárias, destinadas à armazenagem e distribuição de Gás
Liquefeito de Petróleo (GLP), localizadas dentro do Terminal Petroquímico de
Miramar, no Pará.
As
áreas são a MIR01, com área de 25.388 metros quadrados, e a BEL05, com 33.888
metros quadrados. A licitante Bahiana Distribuidora de Gás, representada pela
corretora Bradesco, ofertou o lance de R$ 300.162,30 e ficou com o contrato da
área MIR 01. A licitante Liquigás Distribuidora, representada pela corretora
Itaú, ofertou o lance de R$ 100.000,00 e ficou com o contrato da área BEL05.
Não
houve ofertas para a área BEL06, de 32.256 metros quadrados.
A
licitação foi realizada pela Companhia Docas do Pará (CDP), entidade vinculada
ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA).
ALTA – Na semana que
passou a indústria automobilística brasileira comemorou os bons resultados
deste ano. O balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores, Anfavea, na quinta-feira, 5, aponta alta no
licenciamento, produção e exportação de novos veículos no primeiro trimestre.
Neste
período, 545,5 mil veículos foram vendidos, o que representa um crescimento de
15,6% frente as 472 mil unidades licenciadas no ano passado. O comparativo mensal
também mostra números superiores: somente em março 207,4 mil unidades foram
negociadas, aumento de 32,2% ante as 156,9 mil de fevereiro e de 9,6% sobre as
189,2 mil de março de 2017.
Para
Antonio Megale, presidente da Anfavea, o balanço confirma o gradual retorno das
atividades da indústria automobilística: “Mesmo com dois dias úteis a menos, o
desempenho do último mês ficou quase 10% acima de março do ano passado, o que
configura mais um indicador que comprova a retomada do mercado interno. Isto
nos deixa bastante otimistas quanto ao futuro da economia e do setor”. A
produção no acumulado do ano ficou em 699,7 mil unidades – expansão de 14,6% em
relação as 610,7 mil do ano passado. Só no terceiro mês 267,5 mil unidades
saíram das linhas de montagem, acréscimo de 25,3% se comparado com as 213,5 mil
de fevereiro e de 13,5% na análise contra as 235,6 mil de março do ano passado.
INVESTIMENTOS – A Volkswagen
do Brasil acaba de inaugurar uma Sala de Mistura de Tintas Automotivas que,
segundo a empresa, conta com a mais alta tecnologia, processos sustentáveis e
segurança máxima. Os investimentos são de R$ 20 milhões, em um espaço de 1.600
m², na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP).
“A
Volkswagen do Brasil investe e desenvolve estudos para tornar seus processos
produtivos cada vez mais tecnológicos, inovadores, seguros e sustentáveis, com
foco na satisfação do cliente e na robustez operacional. A Sala de Mistura de Tintas
tem o que há de mais moderno em equipamentos e foi projetada com auxílio do
software GaBi, que dimensiona os processos industriais mais ecológicos”,
afirmou o diretor de Engenharia de Manufatura, Celso Placeres.
“A
nova Sala de Mistura de Tintas Automotivas da fábrica Anchieta tem como grandes
diferenciais o alto nível de segurança, com os sistemas mais avançados e
modernos de prevenção a incêndio e controle de acesso restrito a profissionais
autorizados. Além disso, seus processos são sustentáveis, em linha com o
programa ambiental da Marca Volkswagen ‘Think Blue. Factory.’”, afirma o Plant
Manager da fábrica Anchieta, Mário Rodrigues.
Divulgação Violência gera novas demandas para blindados
BLINDADOS – A sensação de
insegurança e o crescimento da violência urbana provocam o aquecimento do
mercado de blindados no Rio de Janeiro. Apesar da crise no país, especialmente
no ano de 2017, a empresa MF4 Blindados anuncia crescimento de 12% em unidades
blindadas sobre o ano anterior (2016), tendo como expectativa um crescimento
próximo a 25% para este ano de 2018. “Já entramos neste contexto de
crescimento. E este é reflexo da busca por proteção em meio à violência
contemporânea”, revela a diretora da MF4, Lucy Dobbin.
Ela
acrescenta: “A blindagem de nível III-A, a máxima permitida pelo Exército para
carros de passeio no Brasil, é o nível de blindagem que trabalhamos, pois
resiste aos disparos de submetralhadoras (pistolas) 9 mm e revólveres Magnum
44”.
De
acordo com o levantamento da Abrablin, a Associação Brasileira de Blindagem, no
ranking de blindagem o estado de São Paulo lidera, concentrando quase 74% da
produção. Já o Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com 8,45% das blindagens
nacionais.
ANTIGOS – Amanhã, 10,
terá mais um “Encontro de Carros Antigos” no ParkShopping SãoCaetano , a partir
das 19 horas. O evento gratuito é organizado em parceria com o Automóvel Clube
de São Caetano do Sul. Haverá 150 carros de diversos modelos.
Aqueles
que tiverem interesse em expor seus automóveis devem levar 1 kg de alimentos
não perecíveis, que serão doados ao Fundo de Solidariedade de São Caetano do
Sul. Outras informações pelo fone (11) 4003.4174.
Divulgação Mercedes
tem 38% deste segmento
COMERCIAIS – Com sua linha Sprinter,
a Mercedes-Benz lidera as vendas de veículos comerciais leves da categoria de
Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT) no país. Com o emplacamento de 1.625
unidades no primeiro trimestre, a marca atingiu 38% de participação de mercado,
o que significa 6 pontos percentuais a mais em relação aos 32% de market share
que obteve no mesmo período do ano passado.
“Enquanto
o mercado de comerciais leves (3,5 a 5 toneladas de PBT) como um todo cresceu
2% no primeiro trimestre, nossa marca evoluiu 22% em volume de vendas. Este
resultado é muito expressivo por tratar-se de um segmento extremamente
competitivo”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da
Mercedes-Benz do Brasil: “Os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio
de Janeiro são os principais compradores da Linha Sprinter e vêm confirmando
essa tendência em 2018”.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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