Nelson Tucci
Que a vida ficou um bocadinho
mais complicada, todos já sabemos. Mas tem gente, e empresa, que comemora o
balanço do mês, do trimestre, do semestre. São os casos da alemã Audi e da
brasileira Marcopolo. O mercado de seguros também não faz feio. É vida que
segue.
A
Audi AG continuou a crescer em setembro. Com 170.900 carros vendidos, a empresa
aumentou suas entregas no mundo em 6,8%. As vendas nas Américas subiram 11,9%,
enquanto os negócios na Europa cresceram 8,8%. Desde o início do ano, as vendas
globais da montadora cresceram 3,8% para todos os modelos, com cerca de
1.347.950 unidades.
“Considerando
a difícil situação de mercado em importantes regiões, vemos o desempenho das
nossas vendas no terceiro trimestre de forma bastante positiva. O crescimento
na Europa demonstra que os novos modelos estão gerando um volume adicional”,
diz Luca de Meo, membro do Conselho Administrativo para Vendas e Marketing da Audi
AG. Apenas em setembro, a Audi conseguiu aumentar suas entregas dos novos Q7 e
TT para cerca de 4.900 unidades se comparado com o mesmo mês do ano passado.
Os
negócios no Brasil cresceram 23,4%, para 1.501 unidades, e nos Estados Unidos
outros 16,2%, para 17.340 carros, foram considerados bastante satisfatórios.
Gelson
Mello da Costa Marcopolo: comemorando contrato de exportação...
EXPORTAÇÃO – A Marcopolo
fechou contrato de exportação para Omã e fornecerá 32 ônibus Viaggio 900 para a
Royal Oman Police. Os veículos serão utilizados no transporte de oficiais da
polícia para grandes eventos e deslocamentos de tropa.
Segundo
Paulo Corso, diretor comercial da Marcopolo, esta é a primeira venda que a
empresa realiza para o Omã depois de 10 anos de ausência naquele mercado. O
Marcopolo Viaggio 900 foi desenvolvido para oferecer o mais elevado padrão
disponível no mercado de ônibus intermunicipais. Proporcionando grande conforto
e comodidade em viagens de médias distâncias, o veículo tem capacidade para
transportar 45 passageiros em poltronas leito super soft. As poltronas de couro
apresentam inovações únicas, como a utilização de espumas especiais
(viscoelástico) na região da cabeça e do pescoço, além de apoios de braço mais
largos e macios.
Com
chassi Mercedes-Benz OC 500 RS 1836, o modelo conta com sistema de áudio e
vídeo com três monitores rebatidos, ar-condicionado e sanitário. A iluminação
do salão de passageiros utiliza LEDs, com luzes indiretas que criam um ambiente
de conforto visual e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de
leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com
amplificadores de áudio individuais e integrados.
FÔLEGO – O novo HB20,
modelo apresentado pela Hyundai Motor Brasil, e que já ocupa a segunda posição
no ranking de automóveis mais vendidos, segundo a Fenabrave, em setembro,
inicia suas vendas em toda a rede, formada por mais de 180 pontos de venda HMB,
a partir desta semana. Objetivo é recuperar a queda nas vendas.
A
Nisa Veículos, por exemplo, concessionária Hyundai de Goiânia, aproveitará a
oportunidade para inaugurar sua nova unidade, que estará enquadrada no padrão
GDSI, adotado pela marca em todo o mundo. “Apresentaremos o novo HB20 e a nova
concessionária em evento único. Temos boas expectativas com relação ao modelo”,
comentou Samir Bittar, diretor da Nisa Veículos e diretor da Associação
Brasileira dos Concessionários Hyundai (Abrahy).
Na
opinião do presidente da Abrahy, Daniel Kelemen, a nova geração do HB20 trará
mais fôlego para os concessionários da marca atraírem e engajarem cada vez mais
clientes.
Divulgação Prius: compromisso Toyota com tecnologias avançadas
CARRO-CONCEITO – A Toyota
apresentará, durante o 44º Salão Internacional do Automóvel de Tóquio, sua
visão para o futuro da mobilidade, com a apresentação de três novos
carros-conceito que farão suas estreias mundiais durante o evento. Enquanto
alguns dos veículos que estarão expostos representam o desenvolvimento e
comercialização de novas tecnologias inovadoras, outros procuram explorar e
fortalecer o vínculo emocional entre carro e motorista.
O
compromisso da Toyota com tecnologias de propulsão avançadas será representado
por três modelos: o novo Prius, recentemente apresentado em Las Vegas e também
no Salão de Frankfurt, o conceito decrossover compacto C-HR, e o FCV Plus, um
carro-conceito movido a célula de combustível, que incorpora a visão da Toyota
sobre o futuro da mobilidade baseado no hidrogênio.
Além
desses veículos, a Toyota também vai revelar outros dois conceitos: o S-FR, um
veículo esportivo leve, de condução divertida e prazerosa, ressaltando a
filosofia fun-to-drive, e o Kikai, veículo com um conceito diferenciado de
design, que relembra a beleza inata das máquinas.
Divulgação Golf Variant: nova linha com mais conectividade e interação
CONECTIVIDADE – Tecnologia de
ponta é uma das características do Golf Variant. E a linha 2016 do modelo
começa a chegar às concessionárias com a Volkswagen prometendo levar o que há
de mais moderno em termos de conectividade e interação entre o veículo e os
smartphones. A partir de agora, o Golf Variant passa a trazer os novos Sistemas
Infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas
MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
A
tecnologia global permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela
central do sistema de Infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que
está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de
Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment.
Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que
passa a ser oferecido com exclusividade na categoria do Golf Variant no Brasil.
Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media”, o “Discover Media”
e o “Discover Pro”. Todos são uma evolução dos já consagrados sistemas de
Infotainment ofertados no Novo Golf.
Outros
destaques do Golf Variant são a versatilidade, aspecto atendido plenamente com
a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros e
rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620
litros. São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags,
espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC),
Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS),
regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros
elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”,
ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist), monitoramento da
pressão dos pneus (RKA) e sensores de estacionamento dianteiro.
MERCADO – A Fiat
Chrysler Automobiles (FCA) consolidou sua liderança em vendas de automóveis e
comerciais leves no Brasil e encerrou os três primeiros trimestres do ano no
topo do ranking. De janeiro a setembro, a FCA vendeu 367.366 unidades das
marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, o que representa uma participação de
mercado de 19,5%. No mês passado, foram comercializados 37.861 veículos dessas
marcas, o equivalente a 19,6% do total do mercado. Os dados foram divulgados
pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A
Fiat também consolidou sua posição de marca mais vendida do Brasil no acumulado
de 2015, com 342.722 unidades emplacadas (18,2% de market share). O Fiat Palio
segue como automóvel mais vendido do ano, com 92.090 unidades licenciadas e a
picape Strada manteve a liderança no segmento de comerciais leves, com 79.457
unidades vendidas.
NOMEAÇÕES – A Fiat
Chrysler Automobiles anunciou Stefan Ketter como presidente da FCA para a
América Latina (COO Latam) a partir de 1º de novembro de 2015. Ketter manterá
suas funções atuais como vice-presidente Mundial de Manufatura (Chief
Manufacturing Officer) e como membro do Conselho Executivo do Grupo (GEC).
Ketter
sucederá Cledorvino Belini que, a partir de 1º de novembro de 2015, será
designado presidente de Desenvolvimento para América Latina (President for
Latin America Developments), com a responsabilidade de representar a FCA em
todas as relações institucionais, além de desenvolver e manter o relacionamento
do grupo com instituições governamentais e financeiras na América Latina. Em
seu novo cargo, Belini se reportará diretamente ao CEO mundial da FCA.
SEGUROS – Levantamento
do economista Luz Castiglione para o Sindseg-SP mostra que setor avançou mesmo
com crise econômica. Comparando o primeiro semestre de 2015 com o mesmo período
de 2014, o mercado de seguros – excluído o seguro saúde – teve crescimento de
14,4%, saltando de R$ 106,7 bi para R$ 122 bi.
Contudo,
excluindo o produto financeiro VGBL/PGBL, há volume de vendas da ordem de R$
68,8 bilhões contra R$ 65,6 bilhões de 2014, um crescimento de 4,8% (inferior à
inflação média registrada no período). O segmento de seguros apresentou um
crescimento de 5,9%; já o de previdência tradicional, uma redução de 0,4% e
capitalização um aumento de 1,1%.
Ficam,
segundo o economista, claros os efeitos da recessão. O VGBL/PGBL está
contribuindo para que o crescimento da venda global ainda permaneça em dois
dígitos, levados em grande parte pela transferência de aplicações financeiras
que passaram a perder rentabilidade com o avanço da taxa de juros.
MOTEL – Com a escalada
dos preços do entretenimento (restaurantes, bares, cinema, entre outros) o
setor moteleiro vem de forma estratégica se posicionando como uma opção
completa com valor mais acessível ao considerar os elementos que compõem uma
noite para um casal. Nos motéis os clientes podem jantar um prato refinado, ter
à disposição uma carta de bebidas de qualidade, desfrutar de privacidade,
assistir a um filme em HD e repousar, tudo sem entrar em seu automóvel e pagar
um valet a cada etapa.
Uma
noite completa, incluindo restaurante, cinema e motel, se for substituída por
uma ida direto ao estabelecimento moteleiro para desfrutar com conforto as
opções oferecidas, chega a representar uma economia de cerca de 50%.
“Para
combater a crise, o mercado moteleiro vem se reinventando com novas suítes e
fachadas, cardápios e equipamentos, que se tornaram essenciais para que os
estabelecimentos se diferenciem em um setor altamente competitivo. Com isso,
estamos atraindo um público que antes não atingíamos, já que os custos do setor
aumentaram em, pelo menos, 20% esse ano”, declara o presidente da Abmoteis,
Eusébio Ribeirinha.
BEBÊ – Para manter a
qualidade de seus serviços durante o atual processo de expansão da empresa, a
Alô Bebê – que possui cerca de 1.500 funcionários – investiu em contrato com a
Hay Group, uma das maiores consultorias de gestão em negócios e RH do mundo.
A rede, que recentemente abriu lojas no bairro
do Cambuí e no Shopping Iguatemi, em Campinas, e no Metropolitano Barra, no Rio
de Janeiro, buscou os serviços da Hay Group com o intuito de rever sua
organização interna e incrementar sua estratégia de gestão de pessoas, que são
um diferencial em nível de qualidade.
“Um
dos principais diferenciais da Alô Bebê é a nossa equipe de funcionários.
Investir em nossa organização interna e em nossos colaboradores é a melhor
forma de garantir que continuaremos no caminho certo”, afirma Milton Bueno, diretor
de Marketing da rede.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário