segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Quem é mais?

Nelson Tucci

Fabricantes e montadoras de veículos apostam no marketing para convencer consumidores que seus produtos são os melhores, têm a manutenção mais baixa, melhor custo-benefício etc. Confira alguns informes e tire suas conclusões.

Soberana, a esportiva Kawasaki Ninja 300 manteve a liderança em setembro como a motocicleta 0 km mais procurada na WebMotors. Com 5,21% do total, o preço médio do modelo no portal é de R$ 19.990,00.
Na lista das cinco mais buscadas levantada pelo Índice WebMotors entram ainda Honda NXR 160 Bros ESDD (com 4,14%), Yamaha MT-07 (com 3,62%), Yamaha XTZ 250 Ténéré (com 3,31%) e Honda PCX (com 2,88%). O “Top 10” geral foi dominado pela Honda, que emplacou seis modelos e possui 80% de market share.
Já na Categoria USADAS, a Honda CB 600F Hornet continua em alta. A moto foi a mais buscada no site da WebMotors em setembro, sendo responsável por 6,78% das pesquisas realizadas por modelos usados. O número é expressivo, já que a segunda colocada, a Honda Biz 125 ES, tem 3,53% das buscas.

ABCR – O Índice ABCR de Atividade de setembro registrou queda de 0,2%, na comparação com o mês anterior, considerando dados dessazonalizados. No período, o fluxo de veículos pesados caiu 1,1% e o de veículos leves subiu 0,2%. O índice que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.
Na comparação de setembro de 2015 com setembro de 2014, o Índice ABCR caiu 1,4%, com queda de 6,6% no fluxo de veículos pesados e de 0,5% no movimento de veículos leves.
“Continuamos a ver no Índice ABCR o reflexo dos indicadores de indústria, comércio, renda, confiança dos consumidores e massa salarial. Isso é visível no indicador de comparação mensal, mas fica ainda mais claro nos dados do indicador na comparação ano a ano, que consolidam uma tendência de queda, especialmente no fluxo de veículos pesados”, analisa Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria.

RECALL – A Toyota do Brasil anuncia a “Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Corolla, produzidos entre abril de 2007 a fevereiro de 2008, e Fielder, manufaturados em abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008”. Esta campanha abrange um total de 40.045 unidades.
Defeito apresentado: Rompimento inadequado do deflagrador do airbag do passageiro, que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do deflagrador, juntamente com a bolsa deflagrada. Riscos e implicações: Danos materiais e lesões físicas graves ao passageiro no banco dianteiro e aos demais ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag.
A campanha consistirá em duas etapas: 1ª) com início em 13 de outubro de 2015, para a desativação da bolsa do airbag do lado do passageiro e a fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag; 2ª) com início em 23 de novembro de 2015, para a substituição do deflagrador com a reativação da bolsa do airbag do lado do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta.
Para confirmar o envolvimento e agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis no endereço eletrônico www.toyota.com.br A campanha será realizada de forma gratuita aos consumidores.

Divulgação                 Audi enxerga potencial no mercado brasileiro

BRAZUCA – A Audi iniciou a produção de veículos em São José dos Pinhais, no Paraná. A mais recente das 13 produções da Audi pelo mundo é a única na América do Sul. “Enxergamos um enorme potencial no mercado brasileiro. Nossa meta é manter a posição entre os líderes do segmento premium no longo prazo”, diz Bernd Martens, membro do Conselho Administrativo da AUDI AG e responsável por compras. “Em nossa estratégia de crescimento global, vamos utilizar o potencial de alto valor agregado no Brasil. Assim como o A3 Sedan, também produziremos o Q3 em São José dos Pinhais e vamos adquirir localmente tantos componentes quanto possível”.
O A3 Sedan 1.4 TFSI Flex produzido em São José dos Pinhais é o primeiro modelo da Audi com motor bicombustível. O Brasil é o maior mercado no mundo para motores flex. Mais de 90% de carros novos licenciados no País são dotados dessa tecnologia. A Audi entregará os primeiros modelos A3 Sedan para seus clientes a partir novembro de 2015. “Com a produção local do A3 Sedan e, alguns meses depois, do Q3, estaremos em uma posição ideal para satisfazer os desejos de nossos clientes brasileiros", afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

UNIFICAÇÃO – PSA Peugeot Citroën anunciou a unificação das Direções de Marketing & Produto e Comunicação & Relações Externas na América Latina.
Com o objetivo de tornar a estrutura do grupo mais dinâmica e alinhada com as estratégias para os mercados da região, Carlos Gomes, presidente para o Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, implementa, durante o mês de outubro, algumas mudanças estruturais em sua organização. Desta forma, Fabrício Biondo, que liderava as áreas de Marketing & Produto América Latina, foi nomeado também como responsável por Comunicação & Relações Externas.
Biondo ingressou no Grupo PSA em 2011 e é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em Marketing e com cursos na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade da Califórnia. Trabalha há 20 anos no setor automotivo, tendo atuado em empresas nas áreas de Vendas e Marketing no Brasil e participado de projetos na Argentina e na Alemanha.
“Integrar essas áreas, que já trabalham em sinergia, dará ainda mais consistência a nossas atividades, alavancando nossa eficácia comercial e planejamento estratégico na região”, explica Biondo

VALORIZAÇÃO – Ônix, o hatch da Chevrolet foi o campeão geral da 2ª edição do “Prêmio Maior Valor de Revenda - Autos, da AutoInforme”. Ele obteve depreciação de apenas 7,6% em um ano. A pesquisa abrangeu dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados do 0 km em agosto de 2014. No ano passado, este hatch também faturou a primeira colocação no ranking geral, com 8,5% de índice de depreciação, o que o torna bicampeão do estudo, desenvolvido a partir dos levantamentos da Molicar.
Outros 13 autoveículos foram contemplados pelo Prêmio em suas categorias: Volkswagen up! (Entrada – 8,3%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10%), Fiat 500 (Hatch Premium – 12,6%), Chevrolet Spin (Minivan – 11,9%), Honda New Fit (Monovolume – 11,1%), Fiat Palio Weekend (Perua – 12,7%), Fiat Strada (Picape Pequena – 11,2%), Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%), Hyundai HB20S (Sedã Pequeno – 9,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 11,4%), Ford Fusion (Sedã Grande – 12,8%), Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno – 13,2%) e Honda CR-V (Utilitário Esportivo Grande – 12%), além do próprio Chevrolet Onix na categoria Hatch.

Divulgação               Peugeot 208: venceu 11 dos 23 critérios de avaliação

OS ELEITOS – O modelo Peugeot 208 é o melhor Hatch Compacto Premium, aponta a revista Quatro Rodas. Pesquisa “Os Eleitos 2015” ouviu 2.097 proprietários dos modelos mais vendidos do Brasil para saber o que os donos acham dos veículos que têm em casa e modelo da Peugeot venceu todos os rivais em 11 dos 23 critérios de avaliação, divulga a assessoria da montadora. “Na opinião dos consumidores que dirigem diariamente seus automóveis, o Peugeot 208 é o melhor Hatch Compacto Premium do Brasil”.
Segundo a própria Peugeot, algumas pontuações foram tão altas que figuraram entre as maiores de toda a pesquisa. A nota do porta-malas, por exemplo, foi de 105,8, sendo que a média do segmento atingiu 94,9. O critério Design foi na mesma linha (104,9 x 100,8), assim como Rapidez no Arranque (103,1 x 97,5), Acesso aos Comandos (102,3 x 99,8) e Modernidade do Projeto (100,6 x 98,1). Metodologia da pesquisa realizada anualmente, “Os Eleitos 2015” ouviu 2.097 proprietários dos 45 modelos mais vendidos do Brasil, que analisaram o que o dono esperava e o que ele obteve após a compra e o convívio diário com seu carro.

AUTOVER – A Saint-Gobain Autover Brasil, divisão da Saint-Gobain Sekurit que comercializa e distribui vidros automotivos e produtos relacionados como colas, ferramentas e acessórios para o mercado de reposição, lança no mercado brasileiro o seu novo website. Presente em 26 países, a Autover fornece mais de 4 milhões de peças de vidro por ano.
Com endereço www.saint-gobain-autover.com.br, o site foi desenvolvido com design simples e informações objetivas, idealizado para ampliar e facilitar o relacionamento com toda a cadeia de clientes dos mercados original e de reposição.
Além das atividades e da história da empresa, o site tem informações sobre a linha de produtos, as variadas propriedades tecnológicas do vidro automotivo idealizado para a modernização da indústria automobilística, assim como adesivos e ferramentas.

Maiara Bertoni                               Volare: estimular as vendas de miniônibus

FEIRÃO – A Volare Veículos promove em diversas regiões do país feirões com ofertas em toda a linha de veículos. O último Mega Feirão Volare foi realizado em Curitiba, na concessionária Rodo Service.
Em parceria com as concessionárias da marca, os feirões visam promover as vendas de veículos em condições e preços especiais. O realizado em setembro, em Belo Horizonte, resultou na comercialização de mais de 30 unidades. Segundo Mateus Ritzel, diretor comercial da Volare, o intuito é promover o relacionamento com a rede de concessionários e estimular as vendas no segmento de miniônibus. “Iremos realizar, até o final deste ano, uma série de eventos regionais para a comercialização de veículos”, destaca o executivo.
Todas as linhas de produtos estão com preços reduzidos, com faturamento direto de fábrica e com facilidade de financiamento por diferentes bancos. A Volare oferece ao mercado duas linhas de produtos: Attack e Premium. A primeira é composta por modelos robustos e resistentes; já a Linha Premium conta com seis diferentes modelos, que atendem o transporte de 14 a 49 pessoas.

Divulgação                     Fiat Toro: conforto de um automóvel de luxo

TORO – A FCA mostrou a cara por inteiro da sua nova picape. Com ar robusto e sofisticado, a Fiat Toro chega para unir o que a montadora chama de “o melhor de dois mundos”. Com 4,915 metros de comprimento, tem capacidade para levar até uma tonelada de carga e cinco pessoas a bordo com o conforto de um automóvel de luxo.
O modelo caçulinha da linha estará sendo comercializado a partir do ano que vem.

BIOGÁS – Geradora de energia limpa e renovável, a Usina de Itaipu apoia e incentiva os menores geradores do Brasil e do Paraguai. O incentivo à produção e uso de biogás são exemplo disso. “É uma iniciativa que transforma problemas em soluções, com uma nova cadeia produtiva, gerando renda, energia e oportunidades”, explica o superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida.
Ele foi um dos convidados do seminário ”Território, Água, Energia e Alimento”, do Pavilhão Brasil, na Expo Milão, na cidade italiana de Milão, no início do mês. Só o Oeste do Paraná, para exemplificar, tem 1,4 milhão de pessoas, 1,5 milhão de suínos, 400 milhões de aves e 250 mil vacas.

MINERAÇÃO – A Hydro assinou protocolo de intenções com a companhia de mineração Vale para a possível aquisição dos 40% de participação da Vale na empresa produtora de bauxita Mineração Rio do Norte (MRN), aquisição esta que fortaleceria a posição global da Hydro como um ator importante na indústria da bauxita e alumina.
Esse virtual acordo dependerá dos termos ajustados entre as duas empresas para a aquisição dos 40% da Vale na MRN, uma auditoria prévia e a aprovação da diretoria das duas empresas, além da aprovação das autoridades de concorrência. Os atuais acionistas da MRN são: Vale (40%), Alcoa (18,2%), South 32 (14,8%), Rio Tinto (12%), CBA (10%) e Hydro (5%).
A Hydro adquiriu alguns dos negócios de alumínio da Vale em 2011, inclusive 57% das ações da refinaria de alumina Alunorte, a mina de bauxita de Paragominas, 51% das ações da fábrica Albras e 61% das ações do projeto de refino de alumina CAP, todos situados no Pará. O acordo de 2011 também inclui acordos comerciais para a compra da bauxita pertencente à Vale na empresa MRN.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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