Nelson Tucci
Fabricantes e montadoras de
veículos apostam no marketing para convencer consumidores que seus produtos são
os melhores, têm a manutenção mais baixa, melhor custo-benefício etc. Confira
alguns informes e tire suas conclusões.
Soberana,
a esportiva Kawasaki Ninja 300 manteve a liderança em setembro como a
motocicleta 0 km mais procurada na WebMotors. Com 5,21% do total, o preço médio
do modelo no portal é de R$ 19.990,00.
Na
lista das cinco mais buscadas levantada pelo Índice WebMotors entram ainda
Honda NXR 160 Bros ESDD (com 4,14%), Yamaha MT-07 (com 3,62%), Yamaha XTZ 250
Ténéré (com 3,31%) e Honda PCX (com 2,88%). O “Top 10” geral foi dominado pela
Honda, que emplacou seis modelos e possui 80% de market share.
Já
na Categoria USADAS, a Honda CB 600F Hornet continua em alta. A moto foi a mais
buscada no site da WebMotors em setembro, sendo responsável por 6,78% das
pesquisas realizadas por modelos usados. O número é expressivo, já que a
segunda colocada, a Honda Biz 125 ES, tem 3,53% das buscas.
ABCR – O Índice ABCR
de Atividade de setembro registrou queda de 0,2%, na comparação com o mês
anterior, considerando dados dessazonalizados. No período, o fluxo de veículos
pesados caiu 1,1% e o de veículos leves subiu 0,2%. O índice que mede o fluxo
de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada é produzido pela
Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a
Tendências Consultoria Integrada.
Na
comparação de setembro de 2015 com setembro de 2014, o Índice ABCR caiu 1,4%,
com queda de 6,6% no fluxo de veículos pesados e de 0,5% no movimento de
veículos leves.
“Continuamos
a ver no Índice ABCR o reflexo dos indicadores de indústria, comércio, renda,
confiança dos consumidores e massa salarial. Isso é visível no indicador de
comparação mensal, mas fica ainda mais claro nos dados do indicador na
comparação ano a ano, que consolidam uma tendência de queda, especialmente no
fluxo de veículos pesados”, analisa Rafael Bacciotti, economista da Tendências
Consultoria.
RECALL – A Toyota do
Brasil anuncia a “Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Corolla,
produzidos entre abril de 2007 a fevereiro de 2008, e Fielder, manufaturados em
abril de 2007 e entre junho de 2007 a junho de 2008”. Esta campanha abrange um
total de 40.045 unidades.
Defeito
apresentado: Rompimento inadequado do deflagrador do airbag do passageiro, que
pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do
deflagrador, juntamente com a bolsa deflagrada. Riscos e implicações: Danos
materiais e lesões físicas graves ao passageiro no banco dianteiro e aos demais
ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da
bolsa do airbag.
A
campanha consistirá em duas etapas: 1ª) com início em 13 de outubro de 2015,
para a desativação da bolsa do airbag do lado do passageiro e a fixação de
etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será
alertado sobre a desativação temporária do airbag; 2ª) com início em 23 de
novembro de 2015, para a substituição do deflagrador com a reativação da bolsa
do airbag do lado do passageiro e a remoção da etiqueta de alerta.
Para
confirmar o envolvimento e agendar o atendimento do seu veículo, os
proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Toyota.
Os endereços e telefones estão disponíveis no endereço eletrônico www.toyota.com.br A campanha
será realizada de forma gratuita aos consumidores.
Divulgação Audi enxerga potencial no mercado brasileiro
BRAZUCA – A Audi
iniciou a produção de veículos em São José dos Pinhais, no Paraná. A mais
recente das 13 produções da Audi pelo mundo é a única na América do Sul.
“Enxergamos um enorme potencial no mercado brasileiro. Nossa meta é manter a
posição entre os líderes do segmento premium no longo prazo”, diz Bernd
Martens, membro do Conselho Administrativo da AUDI AG e responsável por
compras. “Em nossa estratégia de crescimento global, vamos utilizar o potencial
de alto valor agregado no Brasil. Assim como o A3 Sedan, também produziremos o
Q3 em São José dos Pinhais e vamos adquirir localmente tantos componentes
quanto possível”.
O
A3 Sedan 1.4 TFSI Flex produzido em São José dos Pinhais é o primeiro modelo da
Audi com motor bicombustível. O Brasil é o maior mercado no mundo para motores
flex. Mais de 90% de carros novos licenciados no País são dotados dessa
tecnologia. A Audi entregará os primeiros modelos A3 Sedan para seus clientes a
partir novembro de 2015. “Com a produção local do A3 Sedan e, alguns meses
depois, do Q3, estaremos em uma posição ideal para satisfazer os desejos de
nossos clientes brasileiros", afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da
Audi do Brasil.
UNIFICAÇÃO – PSA Peugeot
Citroën anunciou a unificação das Direções de Marketing & Produto e
Comunicação & Relações Externas na América Latina.
Com
o objetivo de tornar a estrutura do grupo mais dinâmica e alinhada com as
estratégias para os mercados da região, Carlos Gomes, presidente para o Brasil
e América Latina da PSA Peugeot Citroën, implementa, durante o mês de outubro,
algumas mudanças estruturais em sua organização. Desta forma, Fabrício Biondo,
que liderava as áreas de Marketing & Produto América Latina, foi nomeado
também como responsável por Comunicação & Relações Externas.
Biondo
ingressou no Grupo PSA em 2011 e é formado em Engenharia de Produção,
pós-graduado em Marketing e com cursos na Fundação Getúlio Vargas e na
Universidade da Califórnia. Trabalha há 20 anos no setor automotivo, tendo
atuado em empresas nas áreas de Vendas e Marketing no Brasil e participado de
projetos na Argentina e na Alemanha.
“Integrar
essas áreas, que já trabalham em sinergia, dará ainda mais consistência a
nossas atividades, alavancando nossa eficácia comercial e planejamento
estratégico na região”, explica Biondo
VALORIZAÇÃO – Ônix, o hatch
da Chevrolet foi o campeão geral da 2ª edição do “Prêmio Maior Valor de Revenda
- Autos, da AutoInforme”. Ele obteve depreciação de apenas 7,6% em um ano. A
pesquisa abrangeu dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados
do 0 km em agosto de 2014. No ano passado, este hatch também faturou a primeira
colocação no ranking geral, com 8,5% de índice de depreciação, o que o torna
bicampeão do estudo, desenvolvido a partir dos levantamentos da Molicar.
Outros
13 autoveículos foram contemplados pelo Prêmio em suas categorias: Volkswagen
up! (Entrada – 8,3%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 10%), Fiat 500 (Hatch
Premium – 12,6%), Chevrolet Spin (Minivan – 11,9%), Honda New Fit (Monovolume –
11,1%), Fiat Palio Weekend (Perua – 12,7%), Fiat Strada (Picape Pequena –
11,2%), Toyota Hilux (Picape Média – 13,2%), Hyundai HB20S (Sedã Pequeno –
9,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 11,4%), Ford Fusion (Sedã Grande – 12,8%),
Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno – 13,2%) e Honda CR-V (Utilitário
Esportivo Grande – 12%), além do próprio Chevrolet Onix na categoria Hatch.
Divulgação
Peugeot 208: venceu 11 dos 23 critérios de avaliação
OS ELEITOS – O modelo Peugeot
208 é o melhor Hatch Compacto Premium, aponta a revista Quatro Rodas. Pesquisa
“Os Eleitos 2015” ouviu 2.097 proprietários dos modelos mais vendidos do Brasil
para saber o que os donos acham dos veículos que têm em casa e modelo da
Peugeot venceu todos os rivais em 11 dos 23 critérios de avaliação, divulga a
assessoria da montadora. “Na opinião dos consumidores que dirigem diariamente
seus automóveis, o Peugeot 208 é o melhor Hatch Compacto Premium do Brasil”.
Segundo
a própria Peugeot, algumas pontuações foram tão altas que figuraram entre as
maiores de toda a pesquisa. A nota do porta-malas, por exemplo, foi de 105,8,
sendo que a média do segmento atingiu 94,9. O critério Design foi na mesma
linha (104,9 x 100,8), assim como Rapidez no Arranque (103,1 x 97,5), Acesso
aos Comandos (102,3 x 99,8) e Modernidade do Projeto (100,6 x 98,1).
Metodologia da pesquisa realizada anualmente, “Os Eleitos 2015” ouviu 2.097
proprietários dos 45 modelos mais vendidos do Brasil, que analisaram o que o
dono esperava e o que ele obteve após a compra e o convívio diário com seu
carro.
AUTOVER – A Saint-Gobain
Autover Brasil, divisão da Saint-Gobain Sekurit que comercializa e distribui
vidros automotivos e produtos relacionados como colas, ferramentas e acessórios
para o mercado de reposição, lança no mercado brasileiro o seu novo website.
Presente em 26 países, a Autover fornece mais de 4 milhões de peças de vidro
por ano.
Com
endereço www.saint-gobain-autover.com.br, o site foi
desenvolvido com design simples e informações objetivas, idealizado para
ampliar e facilitar o relacionamento com toda a cadeia de clientes dos mercados
original e de reposição.
Além
das atividades e da história da empresa, o site tem informações sobre a linha
de produtos, as variadas propriedades tecnológicas do vidro automotivo
idealizado para a modernização da indústria automobilística, assim como
adesivos e ferramentas.
Maiara
Bertoni Volare: estimular as vendas de miniônibus
FEIRÃO – A Volare
Veículos promove em diversas regiões do país feirões com ofertas em toda a
linha de veículos. O último Mega Feirão Volare foi realizado em Curitiba, na
concessionária Rodo Service.
Em
parceria com as concessionárias da marca, os feirões visam promover as vendas
de veículos em condições e preços especiais. O realizado em setembro, em Belo
Horizonte, resultou na comercialização de mais de 30 unidades. Segundo Mateus
Ritzel, diretor comercial da Volare, o intuito é promover o relacionamento com
a rede de concessionários e estimular as vendas no segmento de miniônibus.
“Iremos realizar, até o final deste ano, uma série de eventos regionais para a
comercialização de veículos”, destaca o executivo.
Todas
as linhas de produtos estão com preços reduzidos, com faturamento direto de
fábrica e com facilidade de financiamento por diferentes bancos. A Volare
oferece ao mercado duas linhas de produtos: Attack e Premium. A primeira é
composta por modelos robustos e resistentes; já a Linha Premium conta com seis
diferentes modelos, que atendem o transporte de 14 a 49 pessoas.
Divulgação Fiat Toro: conforto de um automóvel de luxo
TORO – A FCA mostrou
a cara por inteiro da sua nova picape. Com ar robusto e sofisticado, a Fiat
Toro chega para unir o que a montadora chama de “o melhor de dois mundos”. Com
4,915 metros de comprimento, tem capacidade para levar até uma tonelada de
carga e cinco pessoas a bordo com o conforto de um automóvel de luxo.
O
modelo caçulinha da linha estará sendo comercializado a partir do ano que vem.
BIOGÁS – Geradora de
energia limpa e renovável, a Usina de Itaipu apoia e incentiva os menores
geradores do Brasil e do Paraguai. O incentivo à produção e uso de biogás são
exemplo disso. “É uma iniciativa que transforma problemas em soluções, com uma
nova cadeia produtiva, gerando renda, energia e oportunidades”, explica o
superintendente de Energias Renováveis, Herlon Goelzer de Almeida.
Ele
foi um dos convidados do seminário ”Território, Água, Energia e Alimento”, do
Pavilhão Brasil, na Expo Milão, na cidade italiana de Milão, no início do mês. Só
o Oeste do Paraná, para exemplificar, tem 1,4 milhão de pessoas, 1,5 milhão de
suínos, 400 milhões de aves e 250 mil vacas.
MINERAÇÃO – A Hydro
assinou protocolo de intenções com a companhia de mineração Vale para a
possível aquisição dos 40% de participação da Vale na empresa produtora de
bauxita Mineração Rio do Norte (MRN), aquisição esta que fortaleceria a posição
global da Hydro como um ator importante na indústria da bauxita e alumina.
Esse
virtual acordo dependerá dos termos ajustados entre as duas empresas para a
aquisição dos 40% da Vale na MRN, uma auditoria prévia e a aprovação da
diretoria das duas empresas, além da aprovação das autoridades de concorrência.
Os atuais acionistas da MRN são: Vale (40%), Alcoa (18,2%), South 32 (14,8%),
Rio Tinto (12%), CBA (10%) e Hydro (5%).
A
Hydro adquiriu alguns dos negócios de alumínio da Vale em 2011, inclusive 57%
das ações da refinaria de alumina Alunorte, a mina de bauxita de Paragominas,
51% das ações da fábrica Albras e 61% das ações do projeto de refino de alumina
CAP, todos situados no Pará. O acordo de 2011 também inclui acordos comerciais
para a compra da bauxita pertencente à Vale na empresa MRN.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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