segunda-feira, 11 de março de 2024

Produção, vendas e exportação: ok!

Divulgação   Indústria automobilística sinaliza mercado em aquecimento

Nelson Tucci

Os três dias úteis a menos não impediram que fevereiro superasse janeiro nos principais indicadores da indústria automobilística do país: produção, vendas e exportações. Os itens cresceram no último mês, sinalizando mercado em aquecimento.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de 189,7 mil autoveículos superou em 24,3% o volume de janeiro, e em 17,4% o de fevereiro do ano passado. O primeiro bimestre acumula alta de 8,9% sobre igual período do ano anterior. “Este é o resultado mais importante para a indústria. Depois de alguns meses de alta consistente do mercado interno, finalmente a produção começa a subir degraus importantes de consolidação”, comemorou Márcio de Lima Leite, presidente da associação.

No segmento de pesados, o destaque foi a produção de ônibus, que atingiu 3,9 mil unidades no bimestre, elevação de 88% sobre o mesmo período de 2023, um patamar superior à média desta categoria de veículos. O potencial de compras em ano de eleições municipais e o recorde na liberação de recursos para o programa Caminho da Escola devem aquecer as vendas e a produção de ônibus neste ano.

Outro destaque do último mês foi a média diária de 8,7 mil autoveículos vendidos, a melhor para um mês de fevereiro desde 2020, ainda antes da pandemia. No total de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 165,2 mil unidades foram licenciadas, 2,2% a mais que em janeiro e 27,1% acima de fevereiro do ano passado. O acumulado de vendas é 19,8% superior ao dos primeiros dois meses de 2023.


Divulgação                                               Redução de custos é meta

SEM PARAR – O grupo norte-americano Fleetcor, proprietário do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, acaba de adquirir participação majoritária na Zapay, startup operadora de débitos veiculares no Brasil.

Desde 2018, a Zapay se dedica a simplificar a vida dos motoristas, oferecendo uma alternativa eficiente a alguns serviços dos Detrans.

Na nova estrutura societária, a Zapay manterá sua autonomia, preservando sua marca e permitindo que sua equipe continue liderando as operações. Como sócio controlador, o Sem Parar ajudará a criar soluções inovadoras que ajudarão aos motoristas. Callebe Mendes, CEO da Zapay, complementa: “Nosso propósito é reduzir os custos e a burocracia para se ter um veículo no Brasil”.


BLINDADOS – O Brasil registrou recorde de blindagens de carros em 2023. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) mostram que 29.296 veículos receberam proteção balística no ano passado, registrando aumento de 13% sobre 2022.


Divulgação                                 Mulheres jornalistas elegeram

FEMININO – O Kia EV9 foi anunciado, no Dia Internacional da Mulher (8), como “Melhor Carro do Mundo de 2024” no prêmio Carro Mundial Feminino do Ano (Wwcoty).

Após avaliações de 75 mulheres jornalistas especializadas no setor automotivo de 52 países, o Kia EV9 venceu um total de 63 candidatos. O reconhecimento do EV9 destaca a versatilidade e a capacidade do SUV totalmente elétrico de atender às diversas necessidades dos consumidores em todo o mundo.


LEI FERRARI – A Lei Federal nº 6.729, de 28/11/1979, que dispõe sobre a concessão comercial entre produtores e distribuidores de veículos automotores de via terrestre, conhecida como “Lei Ferrari”, voltou à cena e encontra-se no Supremo Tribunal Federal (STF), após petição encaminhada pela Procuradoria-Geral da República, que enxerga indícios de protecionismo, impedindo que outras legislações venham atingir montadoras e concessionárias de veículos no Brasil.

No entendimento da indústria da reparação de veículos, os apontamentos da PGR fazem sentido, pois o comportamento de mercado – tanto de montadoras como de concessionárias –, no que se refere ao mercado de reposição automotivo, reforça a tese de um desequilíbrio mediante o protecionismo.

Na lei original, existia um artigo que impedia as montadoras de veículos de manterem relações diretas com as oficinas independentes e com o comércio de autopeças, sendo necessário tratar com a rede de concessionárias qualquer movimento nesta direção.


Divulgação             Sandra no POD+ Empresas

PODCAST – No #Episódio3 do POD+ Empresas da semana passada tivemos o tema “Projetos Culturais Incentivados”, com a produtora cultural Sandra Mimoto. Se perdeu, assista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=q06luwwiLbw

Nesta semana (terça, 12, às 19 horas) subirá o tema “Projetos Sustentáveis na Amazônia”, com Luciana Burr. Será tratado um "case" inspirador de Rondônia. O POD+ Empresas é apresentado por este colunista, em projeto de parceria com Lilian Mancuso (publisher do jornal Empresas & Negócios).

Inscreva-se no canal: https://linktr.ee/podmaisempresas


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário