segunda-feira, 29 de maio de 2023

Setor prevê vender mais carro

Divulgação                    “Muito positivo” o plano anunciado pelo governo

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) enxerga como “muito positivo” o plano anunciado pelo governo, dia 25 último, incidindo descontos de impostos para veículos abaixo de R$ 120 mil, com o objetivo de reaquecer a indústria automotiva. Na opinião de Márcio de Lima Leite, dirigente da entidade, tem potencial para gerar um aumento de vendas neste ano da ordem de 200 mil a 300 mil unidades.

“Esse incremento traz uma série de ganhos para a sociedade em termos de acesso do consumidor a carros 0 km e vantagens ambientais, no sentido que privilegia veículos de menor preço, descontos para modelos de baixas emissões de CO2 e de melhor eficiência energética, acelerando também o giro de veículos usados, e dessa forma a renovação da frota circulante”, diz a associação, em nota.

De acordo com o anúncio do VP e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, haverá descontos que poderão variar de 1,5% a 10,96% no preço de todos os automóveis e comerciais leves disponíveis nas redes de concessionárias e que custem até R$ 120 mil. Os veículos acima deste valor não estão contemplados por este plano.


DISTRIBUIDORES – Na mesma linha dos fabricantes, os distribuidores, por meio da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mostraram-se otimistas com o plano de vender carros mais barato, com a redução de impostos.

“Somos mais de 7.300 concessionárias que, juntas, empregam, diretamente, 310.000 pessoas, em mais de 1.000 municípios, em todos os estados brasileiros, e respondem, sozinhos, por 5,13% do PIB nacional. Realizamos não só a distribuição de veículos, mas, também, respondemos pela manutenção dos mesmos. Somos o elo que garante atendimento de milhões de consumidores em todo o território nacional e isso é um direito que o cliente não irá perder”, explanou Andreta Jr., presidente da federação.

O fato de um mini automóvel, pela indústria chamado de compacto, custar 54 salários mínimos e este ser o “novo carro popular” é algo que não entra nesta discussão. Assim como é um detalhe insignificante 70% da população brasileira ter uma renda média de “quase dois salários mínimos” mensais. Os 30% que consomem tais produtos seriam mais de 60 milhões, que, no fundo, sustentam o mercado.


Divulgação                                            A icônica Brasília dos Mamonas

ANTIGOS – O ano de 2023 é um marco histórico, e nostálgico, para o automobilismo nacional. Há cinco décadas, modelos que se tornaram ícones ganharam as ruas e cravaram suas marcas. Brasília, Maverick, Chevette e Dodge Polara tornam-se cinquentões este ano e, por isso, serão homenageados na 8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia, que acontecerá entre 8 e 11 de junho, com visitação gratuita. Das atrações, uma que será bastante destacada é a “Brasília Amarela, de rodas gaúchas” da banda Mamonas Assassinas.

O veículo que ainda está no nome do vocalista Alecsander Alves, o Dinho, foi estrela do clipe da música “Pelados em Santos”. Depois de permanecer alguns anos abandonado em um ferro velho, o carro foi resgatado pela família do músico (morto em acidente, junto dos demais companheiros, em 1996) e restaurado para ficar do mesmo jeito de quando era usado. O irreverente Dinho comprou a Brasília 77 do ex-sogro e customizou o automóvel, com para-choques de outros veículos e bancos cobertos por estampa animal print.

O evento terá atrações variadas e são esperados, em um espaço de quase 70 mil metros quadrados, 1.000 carros para exposição e venda. O público estimado é de 500 mil visitantes. 


CHAPAS – A startup MeuChapa anunciou o aporte financeiro de R$ 6,1 milhões. A rodada Pré-Série A foi composta pela Venture Hub, GV Angels, Tompkins Ventures, além de follow-on de investidores anteriores do negócio, totalizando R$ 5,1 milhões.

A MeuChapa tem como propósito democratizar e profissionalizar a atividade dos “chapas”, pessoas que até então ficavam à beira das estradas, e vias marginais, para prestar serviços de cargas e descargas. Buscando endereçar um problema relevante de logística, dando melhores condições de serviço e ressignificando a profissão, a startup desenvolveu uma plataforma digital que conecta profissionais autônomos a centenas de motoristas nas cidades em que atua.

Em pouco mais de três anos de operação, a MeuChapa atingiu alguns números expressivos e continua buscando crescimento. São 45.000 chapas cadastrados na plataforma, mais de 200 clientes (empresas) e está presente em 21 estados do país.


PASSAGENS – Com o aumento de preços nas passagens aéreas, o Brasil registrou um crescimento das viagens em ônibus interestaduais e internacionais. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram comercializadas 52 milhões de passagens no último ano. Em 2019, antes da pandemia, o volume correspondia a menos da metade: 25 milhões.

A mudança no comportamento dos viajantes também é notada por companhias, como a Marcopolo, que aposta em tecnologia para aprimorar a experiência dos passageiros nas viagens. O recente lançamento da marca, chamado Geração 8, promete mais conforto do que as tradicionais poltronas leito e semileito e conta com poltronas massageadoras e sistema de áudio e vídeo para o entretenimento a bordo.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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