segunda-feira, 15 de maio de 2023

Japoneses focam em baterias de lítio

Divulgação                                    Iniciativa busca neutralidade de carbono

Nelson Tucci

A Honda Motor e a GS Yuasa anunciaram a constituição da joint venture Honda - GS Yuasa EV Battery R&D Co., Ltd., para produção de bateria de íons de lítio de alta capacidade e alto rendimento. As empresas já vêm discutindo detalhes para a colaboração tecnológica neste tipo de bateria, principalmente para veículos elétricos.

Para atender à crescente demanda, a nova empresa terá sede em Kyoto, Japão, e pesquisará e desenvolverá baterias de íons de lítio e métodos de produção de baterias “que serão altamente competitivos em um nível global”, diz comunicado distribuído à imprensa.

A operação está programada para iniciar até o final do ano. “Estamos muito satisfeitos que a Honda e a GS Yuasa tenham chegado a um acordo, que se tornará um novo marco em nossa busca pela neutralidade de carbono, uma meta compartilhada pelas duas empresas”, frisa o comunicado.


Divulgação                         Linha Bolt simboliza grande conquista tecnológica

AUTONOMIA – O Bolt, veículo elétrico Chevrolet, realizou teste e performou 900 km, comemora a montadora, assinalando que o SUV percorreu o trecho (901,8 km, mais exatamente) com carga completa de bateria, em desafio de máxima eficiência. O experimento ocorreu no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba/SP, e durou 28h30m. O Instituto Mauá foi o responsável pela auditoria do desafio.

O veículo vem equipado com um sistema capaz de gerar energia para a bateria em frenagens e desacelerações (a exemplo de outros elétricos), ajudando a aumentar a autonomia, principalmente em situações como o para e anda do trânsito urbano e descidas de serra.

É certo que o estilo de condução além das condições do veículo e da pista influenciam na autonomia de qualquer tipo de automóvel. No caso dos EVs, temperaturas extremas também são determinantes por conta da maior necessidade de refrigeração ou aquecimento da bateria. Os vários motoristas participantes deste desafio foram aconselhados a evitar acelerações e frenagens bruscas e a não utilizarem recursos como o sistema de aquecimento dos bancos e volante ou o ar-condicionado.

“A linha Bolt da Chevrolet simboliza uma grande conquista tecnológica em direção ao futuro 100% elétrico da GM e também é uma referência global em razão do seu pioneirismo, sendo o primeiro EV de produção em larga escala do mundo a oferecer elevada autonomia a preço mais acessível. E o impressionante desempenho do Bolt EUV neste desafio de autonomia máxima reforça a superioridade do produto em sua categoria”, comenta Leandro Couto, diretor do Campo de Provas da GM.


LIDERANÇA – A Stellantis avança na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina, Chile e América do Sul, consolidando-se como a maior empresa do setor automotivo na região no quadrimestre.

No Brasil, superou a marca de 192 mil veículos comercializados no acumulado do ano, com uma participação de mercado de 32,5%. Quatro modelos produzidos pela Stellantis estão entre os 10 mais vendidos no país: Fiat Strada, a campeã nacional de vendas, Fiat Argo, Jeep Compass e Fiat Mobi.

Na Argentina, as vendas da Stellantis somaram cerca de 46 mil unidades, com 31,3% de participação de janeiro a abril e, neste mesmo período, a empresa assumiu a liderança de mercado no Chile, com 13.629 unidades comercializadas e 12,29% de participação.


PNEUS – O ABC paulista de tanta história sofre mais uma perda. É que a produção de pneus de veículos leves da Bridgestone está saindo de Santo André/SP, até o fim do ano, para a unidade de Camaçari/BA. Por ora, continuarão no ABC a produção de pneus para veículos comerciais e fora de estrada.


CUMMINS – Pela sexta vez consecutiva, a Cummins Brasil conquista o prêmio “Top of Mind do Transporte – O Brasil que transporta”, na categoria Motor, realizado pelo Grupo Transpodata. Desde sua primeira edição, o prêmio reconhece, publicamente, produtos, serviços e as marcas mais lembradas pela comunidade do transporte. A cerimônia ocorreu na última semana de abril.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário