Nelson Tucci
A
Intermodal South America 2023 acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de
março, das 13 às 21 horas, no São Paulo Expo. Neste ano, o maior evento da
América Latina dedicado aos mercados de logística, intralogística, transporte
de cargas e comércio exterior, chega à sua 27ª edição com uma novidade: o
Interlog Summit, reunindo a tradicional Conferência Nacional de Logística (CNL)
– realizada pela Associação Brasileira de Logística – e o primeiro Congresso Intermodal
South America.
Fornecedores,
formadores de opinião e players destes segmentos, nacionais e internacionais,
confirmaram presença. Serão mais de 500 marcas expositoras, especializadas em
produtos e serviços para gestão e movimentação de cargas dentro de armazéns,
unidades fabris e centros de distribuição; desenvolvedores de soluções
tecnológicas e as principais companhias dos modais rodoviário, ferroviário,
aquaviário e aéreo; além de empresas especializadas em serviços logísticos no
geral.
Inscrições
em www.intermodal.com.br/pt/visitar.html?gclid=EAIaIQobChMIzPeklbLY_AIVQcKRCh3pSgAGEAAYASAAEgLW3fD_BwE
SUPPLY CHAIN – A nstech, ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade que conta com mais de 60 mil clientes e diversas soluções para transportadoras, empresas, corretoras de seguro de carga, seguradoras e motoristas, reunirá, dia 31 próximo, alguns dos principais executivos das maiores empresas do Brasil com o objetivo de trazer oportunidades e trocar experiências em um evento exclusivo e fechado apenas para convidados.
No
mercado desde 2020, a companhia impacta o setor com soluções tecnológicas que
levam eficiência às operações logísticas, cujo setor é fragmentado. A empresa
promove o encontro para estreitar o relacionamento entre os executivos (de
logística e supply chain) mais influentes das maiores empresas do Brasil e o
ecossistema da nstech. “Queremos estar perto das pessoas que estão ajudando
esse ecossistema a evoluir, por isso esse evento é tão importante para nós”,
explica o CEO Vasco Oliveira.
Além
do Brasil, a companhia está presente no México, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia,
Argentina, Equador, Paraguai, Angola e Portugal.
PASSARELA
–
O acesso de pedestres à travessia de barcas Santos-Guarujá está mais seguro.
Está inaugurada a passarela na região da Alfândega, sobre a Rua Antônio Prado, no
Centro Histórico de Santos, beneficiando 20 mil pessoas que circulam
diariamente pelo local.
Esta
nova passagem, que conta com elevador para garantir a acessibilidade, faz parte
de uma série de modernizações em andamento na região do porto, que elevam a
segurança da comunidade junto ao aumento da eficiência operacional das
ferrovias que atendem ao porto. As obras também são parte da revitalização do
Centro Histórico.
O
antigo acesso, a cerca de 100 metros da nova, será removido, assim como a
passagem no nível da pista será fechada após um breve período de adaptação,
tornando a nova passarela a única passagem entre o Centro e a travessia de
barcas.
SEGURANÇA – Ainda sobre a nova passarela, o chefe do Executivo santista falou: “Trará segurança aos trabalhadores que atravessam essa avenida por onde passam mais de 15 mil caminhões diariamente e simbolizará essa ligação entre o município e o porto, buscada pelo poder público e iniciativa privada. Queremos um porto que tenha mais diálogo com a região, um porto para todos”, afirmou o prefeito Rogério Santos. Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse que esta é uma forma de compensar a população que convive com o trânsito portuário em nome do desenvolvimento.
Além
da segurança na travessia, que agora separa pedestres de veículos, outro ponto
elogiado por munícipes foi a acessibilidade da passarela, inexistente na antiga
construção. O servidor público Victor Moreira, de 27 anos, por exemplo, é
cadeirante desde os 10 e utiliza a passagem diariamente, sendo de extrema
utilidade para ele, que reside em Vicente de Carvalho/Guarujá e trabalha em
Santos. “É uma economia de tempo, porque antes tinha que aguardar o trem passar
e, às vezes, demorava muito. Sem falar da segurança, porque em dia de chuva a
cadeira escorregava nos trilhos e agora não vai mais ter esse problema”,
destacou o servidor, feliz com a inauguração. “Vai ser bem útil no meu dia a
dia e para pessoas com outras deficiências”, completou.
O
projeto arquitetônico do empreendimento foi feito em harmonia com o edifício da
Alfândega, erguido no século 19 e atualmente tombado como patrimônio do
Município.
MOBILIDADE
–
A 1ª edição do Prêmio Mobilidade Limpa, da Agência Autoinforme em parceria com
a Textofinal de Comunicação, divulga os modelos finalistas de quatro categorias
– híbrido leve, híbrido, híbrido plug-in e elétricos –, subdividas por duas
faixas de preços – até R$ 500 mil e acima de R$ 500 mil –, de veículos eletrificados
e 100% elétricos.
Baseados
em planilhas com todos os detalhes técnicos de 75 modelos disponíveis até
outubro de 2022 no mercado brasileiro, a banca de jurados indicou – na primeira
fase – os seguintes modelos:
Elétricos
até R$ 500 mil – Caoa Chery iCar EQ1 TEC, Renault e-Kwid Intens, Peugeot 208
e-GT, Chevrolet Bolt Premier e Volvo C40 P8 Recharge; Elétricos acima de R$ 500
mil – BYD TAN AWD GS 680EV, Mercedes-Benz EQC400 4M, Jaguar iPace E400 SE, BMW
iX XDrive50 e Porsche Taycan Turbo S;
Híbrido
leve até R$ 500 mil – Kia Stonic MHEV SX, Caoa Tiggo 5X Pro H, Audi A3 SD,
Mercedes-Benz C200 AMG Line e Land Rover Discovery Sport D200 SE RD; Híbrido
leve acima de R$ 500 mil – Jaguar FPace PHEV RDYN SE, Audi Q7, Land Rover
Defender LR DEF90D HSE e Mercedes-Benz AMG GLE53 4M;
Híbrido
Plug-in até R$ 500 mil – Caoa Tiggo 8 PHEV, Jeep Compass S 4XE, BMW 330E, Volvo
XC60 T8 R-Design e Audi Q5 SB P; Híbrido Plug-in acima de R$ 500 mil – Volvo
XC90 T8 R-Design, BMW X5 XDRIVE45E, Porsche Caynne TS PHE e Land Rover LR RRSPT
PHEV404 HSED 2.0;
Híbrido
até R$ 500 mil – Toyota Cross XRX, Lexus UX250H Dynamic, Honda Accord HYB TRNG
e Kia Niro Prestige; Híbrido acima de R$ 500 mil – Lexus RX450H F Sport e
Porsche Cayenne Coupè.
ARGO
–
O Fiat Argo ganha novo câmbio CVT e promete ser referência em economia entre os
hatches automáticos.
Disponível
nas versões Drive e Trekking, a nova transmissão com três modos de condução e
sete velocidades completa o portfólio do modelo e expande a cobertura de
mercado na categoria. O carrinho da Fiat custa a partir de R$ 78,5 mil (Entry
1.0) e segue com as versões Drive 1.0, de R$ 81.990; Trekking 1.3, R$ 89.990;
Drive 1.3 Automático, R$ 90.990 e o Trekking 1.3 Automático, de R$ 96.990.
CARGO – A Azul Cargo Express, empresa de logística da Azul, começa 2023 com as aberturas de três lojas, sendo elas nas cidades de Juína, no Mato Grosso; Nova Lima, em Minas Gerais; e em Serra, no Espírito Santo.
“Com
estas inaugurações no Centro-Oeste e Sudeste do país, nós seguimos com a nossa
meta, que é aumentar a capilaridade servindo mais de 4.500 municípios de porta
a porta, sempre com o alto índice de pontualidade e regularidade nas entregas.
A Azul Cargo Express segue sendo a líder no mercado de cargas no Brasil. Com a
vantagem de contar com a malha da Azul, nós conseguimos realizar entregas em
até 48 horas para mais de 2.000 cidades brasileiras”, afirma Izabel Reis,
diretora da Azul Cargo Express.
FINANCIAMENTO
–
As vendas financiadas de veículos em dezembro de 2022 somaram 483 mil unidades,
entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos
leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento
de 5,6% em relação a novembro do ano passado, e queda de 3,8% na comparação
com dezembro de 2021.
No
segmento de autos leves, a alta foi de 6,3% em relação ao mês anterior.
Comparado com dezembro de 2021, o número de financiamentos caiu 7,4%. Já o
financiamento de veículos pesados teve crescimento de 18,8% na comparação com
novembro e recuo de 1%, considerando o mesmo período de 2021.
O
segmento de motos oscilou positivamente em 0,3% no número de financiamentos em
relação a novembro, com 103 mil unidades, e cresceu 9,4% na comparação com
dezembro de 2021
SAÚDE MENTAL – A Clarios, especializada em soluções de armazenamento de energia e fabricante das baterias Heliar entre outras marcas, programa uma série de ações que visam incentivar os colaboradores da planta sediada em Sorocaba/SP a olhar para eles mesmos e a cuidarem-se mais.
A
programação, realizada neste início de ano, é inspirada na campanha “Janeiro
Branco”, contemplando oficina de pintura, palestra sobre saúde mental e
autocuidado, aulas de yoga e outras atividades de autoconhecimento.
Fabiana
Fagundes, responsável pela área de Recursos Humanos da Clarios, explica que a
campanha objetiva chamar a atenção da humanidade para as questões e
necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das
instituições. Segundo ela, a proposta é a prevenção do aparecimento de
transtornos.
“Como
em uma ‘folha ou em uma tela em branco’, todas as pessoas podem ser inspiradas
a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. A
programação foi preparada de forma a levar os colaboradores a refletirem sobre
o impacto das questões emocionais no cotidiano e a experimentarem variadas
possibilidades de descompressão para alcançar bem-estar. A Clarios investe
tanto em programas para saúde física quanto socioemocional”, comenta.
DIGITAL – O Sincopeças-SP promoveu, dia 17 último, a palestra “Preparando sua Empresa para o Digital”, ministrada pelo professor Douglas Marangoni. O evento é uma parceria da entidade com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Escritório Regional Capital Centro, para levar às lojas de autopeças um programa de aperfeiçoamento e profissionalização, batizado de “Programa Loja Legal”.
A
palestra do professor Marangoni é o primeiro módulo desse programa, que
contempla, inclusive, visitas presenciais às lojas que se cadastrarem, com o
propósito de identificar oportunidades de negócios e demandas e levar conteúdos
e ações que auxiliem no aumento da produtividade e do faturamento das empresas
participantes.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário