segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Intermodal será em fevereiro

Divulgação               27ª edição com uma novidade: o Interlog Summit

Nelson Tucci

A Intermodal South America 2023 acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, das 13 às 21 horas, no São Paulo Expo. Neste ano, o maior evento da América Latina dedicado aos mercados de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, chega à sua 27ª edição com uma novidade: o Interlog Summit, reunindo a tradicional Conferência Nacional de Logística (CNL) – realizada pela Associação Brasileira de Logística – e o primeiro Congresso Intermodal South America.

Fornecedores, formadores de opinião e players destes segmentos, nacionais e internacionais, confirmaram presença. Serão mais de 500 marcas expositoras, especializadas em produtos e serviços para gestão e movimentação de cargas dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição; desenvolvedores de soluções tecnológicas e as principais companhias dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo; além de empresas especializadas em serviços logísticos no geral.

Inscrições em www.intermodal.com.br/pt/visitar.html?gclid=EAIaIQobChMIzPeklbLY_AIVQcKRCh3pSgAGEAAYASAAEgLW3fD_BwE


SUPPLY CHAIN – A nstech, ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade que conta com mais de 60 mil clientes e diversas soluções para transportadoras, empresas, corretoras de seguro de carga, seguradoras e motoristas, reunirá, dia 31 próximo, alguns dos principais executivos das maiores empresas do Brasil com o objetivo de trazer oportunidades e trocar experiências em um evento exclusivo e fechado apenas para convidados.

No mercado desde 2020, a companhia impacta o setor com soluções tecnológicas que levam eficiência às operações logísticas, cujo setor é fragmentado. A empresa promove o encontro para estreitar o relacionamento entre os executivos (de logística e supply chain) mais influentes das maiores empresas do Brasil e o ecossistema da nstech. “Queremos estar perto das pessoas que estão ajudando esse ecossistema a evoluir, por isso esse evento é tão importante para nós”, explica o CEO Vasco Oliveira.

Além do Brasil, a companhia está presente no México, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, Argentina, Equador, Paraguai, Angola e Portugal.


Divulgação /Douglas Fernandes                               Travessia agora é mais segura

PASSARELA – O acesso de pedestres à travessia de barcas Santos-Guarujá está mais seguro. Está inaugurada a passarela na região da Alfândega, sobre a Rua Antônio Prado, no Centro Histórico de Santos, beneficiando 20 mil pessoas que circulam diariamente pelo local.

Esta nova passagem, que conta com elevador para garantir a acessibilidade, faz parte de uma série de modernizações em andamento na região do porto, que elevam a segurança da comunidade junto ao aumento da eficiência operacional das ferrovias que atendem ao porto. As obras também são parte da revitalização do Centro Histórico.

O antigo acesso, a cerca de 100 metros da nova, será removido, assim como a passagem no nível da pista será fechada após um breve período de adaptação, tornando a nova passarela a única passagem entre o Centro e a travessia de barcas.


SEGURANÇA – Ainda sobre a nova passarela, o chefe do Executivo santista falou: “Trará segurança aos trabalhadores que atravessam essa avenida por onde passam mais de 15 mil caminhões diariamente e simbolizará essa ligação entre o município e o porto, buscada pelo poder público e iniciativa privada. Queremos um porto que tenha mais diálogo com a região, um porto para todos”, afirmou o prefeito Rogério Santos. Já o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse que esta é uma forma de compensar a população que convive com o trânsito portuário em nome do desenvolvimento.

Além da segurança na travessia, que agora separa pedestres de veículos, outro ponto elogiado por munícipes foi a acessibilidade da passarela, inexistente na antiga construção. O servidor público Victor Moreira, de 27 anos, por exemplo, é cadeirante desde os 10 e utiliza a passagem diariamente, sendo de extrema utilidade para ele, que reside em Vicente de Carvalho/Guarujá e trabalha em Santos. “É uma economia de tempo, porque antes tinha que aguardar o trem passar e, às vezes, demorava muito. Sem falar da segurança, porque em dia de chuva a cadeira escorregava nos trilhos e agora não vai mais ter esse problema”, destacou o servidor, feliz com a inauguração. “Vai ser bem útil no meu dia a dia e para pessoas com outras deficiências”, completou.

O projeto arquitetônico do empreendimento foi feito em harmonia com o edifício da Alfândega, erguido no século 19 e atualmente tombado como patrimônio do Município.


Divulgação                                     Modelos finalistas de quatro categorias

MOBILIDADE – A 1ª edição do Prêmio Mobilidade Limpa, da Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação, divulga os modelos finalistas de quatro categorias – híbrido leve, híbrido, híbrido plug-in e elétricos –, subdividas por duas faixas de preços – até R$ 500 mil e acima de R$ 500 mil –, de veículos eletrificados e 100% elétricos.

Baseados em planilhas com todos os detalhes técnicos de 75 modelos disponíveis até outubro de 2022 no mercado brasileiro, a banca de jurados indicou – na primeira fase – os seguintes modelos:

Elétricos até R$ 500 mil – Caoa Chery iCar EQ1 TEC, Renault e-Kwid Intens, Peugeot 208 e-GT, Chevrolet Bolt Premier e Volvo C40 P8 Recharge; Elétricos acima de R$ 500 mil – BYD TAN AWD GS 680EV, Mercedes-Benz EQC400 4M, Jaguar iPace E400 SE, BMW iX XDrive50 e Porsche Taycan Turbo S;

Híbrido leve até R$ 500 mil – Kia Stonic MHEV SX, Caoa Tiggo 5X Pro H, Audi A3 SD, Mercedes-Benz C200 AMG Line e Land Rover Discovery Sport D200 SE RD; Híbrido leve acima de R$ 500 mil – Jaguar FPace PHEV RDYN SE, Audi Q7, Land Rover Defender LR DEF90D HSE e Mercedes-Benz AMG GLE53 4M;

Híbrido Plug-in até R$ 500 mil – Caoa Tiggo 8 PHEV, Jeep Compass S 4XE, BMW 330E, Volvo XC60 T8 R-Design e Audi Q5 SB P; Híbrido Plug-in acima de R$ 500 mil – Volvo XC90 T8 R-Design, BMW X5 XDRIVE45E, Porsche Caynne TS PHE e Land Rover LR RRSPT PHEV404 HSED 2.0;

Híbrido até R$ 500 mil – Toyota Cross XRX, Lexus UX250H Dynamic, Honda Accord HYB TRNG e Kia Niro Prestige; Híbrido acima de R$ 500 mil – Lexus RX450H F Sport e Porsche Cayenne Coupè.


Divulgação                                Fiat Argo tem novo câmbio CVT

ARGO – O Fiat Argo ganha novo câmbio CVT e promete ser referência em economia entre os hatches automáticos.

Disponível nas versões Drive e Trekking, a nova transmissão com três modos de condução e sete velocidades completa o portfólio do modelo e expande a cobertura de mercado na categoria. O carrinho da Fiat custa a partir de R$ 78,5 mil (Entry 1.0) e segue com as versões Drive 1.0, de R$ 81.990; Trekking 1.3, R$ 89.990; Drive 1.3 Automático, R$ 90.990 e o Trekking 1.3 Automático, de R$ 96.990.


CARGO – A Azul Cargo Express, empresa de logística da Azul, começa 2023 com as aberturas de três lojas, sendo elas nas cidades de Juína, no Mato Grosso; Nova Lima, em Minas Gerais; e em Serra, no Espírito Santo.

“Com estas inaugurações no Centro-Oeste e Sudeste do país, nós seguimos com a nossa meta, que é aumentar a capilaridade servindo mais de 4.500 municípios de porta a porta, sempre com o alto índice de pontualidade e regularidade nas entregas. A Azul Cargo Express segue sendo a líder no mercado de cargas no Brasil. Com a vantagem de contar com a malha da Azul, nós conseguimos realizar entregas em até 48 horas para mais de 2.000 cidades brasileiras”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.


Divulgação          Crescimento de 5,6% de novembro a dezembro passado

FINANCIAMENTO – As vendas financiadas de veículos em dezembro de 2022 somaram 483 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 5,6% em relação a novembro do ano passado, e queda de 3,8% na comparação com dezembro de 2021.

No segmento de autos leves, a alta foi de 6,3% em relação ao mês anterior. Comparado com dezembro de 2021, o número de financiamentos caiu 7,4%. Já o financiamento de veículos pesados teve crescimento de 18,8% na comparação com novembro e recuo de 1%, considerando o mesmo período de 2021.

O segmento de motos oscilou positivamente em 0,3% no número de financiamentos em relação a novembro, com 103 mil unidades, e cresceu 9,4% na comparação com dezembro de 2021


SAÚDE MENTAL – A Clarios, especializada em soluções de armazenamento de energia e fabricante das baterias Heliar entre outras marcas, programa uma série de ações que visam incentivar os colaboradores da planta sediada em Sorocaba/SP a olhar para eles mesmos e a cuidarem-se mais.

A programação, realizada neste início de ano, é inspirada na campanha “Janeiro Branco”, contemplando oficina de pintura, palestra sobre saúde mental e autocuidado, aulas de yoga e outras atividades de autoconhecimento.

Fabiana Fagundes, responsável pela área de Recursos Humanos da Clarios, explica que a campanha objetiva chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições. Segundo ela, a proposta é a prevenção do aparecimento de transtornos.

“Como em uma ‘folha ou em uma tela em branco’, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. A programação foi preparada de forma a levar os colaboradores a refletirem sobre o impacto das questões emocionais no cotidiano e a experimentarem variadas possibilidades de descompressão para alcançar bem-estar. A Clarios investe tanto em programas para saúde física quanto socioemocional”, comenta.


DIGITAL – O Sincopeças-SP promoveu, dia 17 último, a palestra “Preparando sua Empresa para o Digital”, ministrada pelo professor Douglas Marangoni. O evento é uma parceria da entidade com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Escritório Regional Capital Centro, para levar às lojas de autopeças um programa de aperfeiçoamento e profissionalização, batizado de “Programa Loja Legal”.

A palestra do professor Marangoni é o primeiro módulo desse programa, que contempla, inclusive, visitas presenciais às lojas que se cadastrarem, com o propósito de identificar oportunidades de negócios e demandas e levar conteúdos e ações que auxiliem no aumento da produtividade e do faturamento das empresas participantes.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário