Nelson Tucci
A
indústria automotiva obteve o melhor número de produção dos últimos 20 meses,
em julho último, crescendo 33,4% sobre julho do ano passado. Somadas, as
montadoras produziram 218.950 veículos, leves e pesados, o que representa alta
de 7% sobre o mês anterior (junho/22). Os dados são da Associação Nacional de
Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No
acumulado do ano já são 1,3 milhão de unidades produzidas, mesmo patamar dos
sete primeiros meses do ano passado. “Havia, e ainda há, muitos veículos
incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera de determinados itens
eletrônicos. Esses modelos só entram na estatística de produção quando são
totalmente finalizados, o que vem ocorrendo com maior frequência, e isso
explica essa melhora no fluxo de produção nos últimos três meses. Ainda temos
restrições de insumos e logística, como mostram essas paradas de fábrica, mas
estamos recebendo mais semicondutores do que no ano passado e do que no
primeiro trimestre deste ano”, explicou o presidente da associação, Márcio de
Lima Leite.
O setor se animou com os números de julho, mas sabe que para fechar o desafio de 2,14 milhões de veículos (produzidos no Brasil) neste ano não será propriamente uma tarefa simples. De qualquer forma, Márcio Leite deixou uma mensagem de otimismo. A conferir.
LIDERANÇA – A Stellantis
tem destaque nos mercados sul-americanos. De janeiro a julho, a empresa
registra participação acumulada de 23,1% nas vendas totais na América do Sul,
sendo líder de mercado no Brasil (33% de participação), Argentina (33,2%) e
Chile (10,8%).
No
país, a montadora franco-italiana emplacou 339 mil unidades, entre janeiro e
julho deste ano, representando 33% do mercado. Também é da Stellantis o veículo
campeão de vendas no Brasil – a picape Fiat Strada, com 61.945 mil unidades
emplacadas no período.
LANÇAMENTO – Um novo
modelo, que a montadora trata como SUV Coupé, pode ser um novo expoente do
portfólio da Stellantis, Trata-se do Fastback, veículos que apresenta um novo
frontal com grade em formato de colmeia tridimensional para reforçar sua
elegância. O filhote caçula traz entradas de ar laterais, friso em dark chrome com acabamento em formato
ômega que contorna os para-choques com equilíbrio entre frontal e traseira,
aparentando mais largura e sofisticação.
Com
rodas esportivas em acabamento diamantado, tem também assinatura full LED
marcante no conjunto ótico frontal e traseiro, com lanternas horizontais finas,
tecnológicas, bipartidas e flutuantes em posição elevada.
LIXO – Uma das
exigências prevista nos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias do
Estado de São Paulo, regulado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo
(Artesp), é a coleta e destinação correta do lixo gerado em seus 11 mil km da
malha concedida.
São
recolhidos 2,5 mil toneladas de detritos, mensais. Somente nos primeiros cinco
meses do ano, segundo levantamento da área de Meio Ambiente da Agência, foram
retiradas dos trechos concedidos mais de 12,5 mil toneladas de resíduos,
somados 1,4 mil metros cúbicos de detritos.
Um
dos problemas verificados é que muitos motoristas ou passageiros descartam
resíduos pela janela dos automóveis ou abandonam objetos na rodovia. De acordo
com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há punição prevista
para esse tipo de ação e o condutor está sujeito a multa no valor de R$ 130,16.
Considerada infração média, o motorista recebe ainda quatro pontos na Carteira
de Habilitação (CNH), e responde por crime ambiental.
AQUISIÇÃO – A Cummins Inc. anuncia a conclusão da aquisição da Meritor Inc., fornecedora líder global de sistemas de transmissão, mobilidade e frenagem, aftermarket e soluções de powertrain elétrico para veículos comerciais e mercados industriais.
A
integração das pessoas, produtos e capacidades da Meritor em tecnologia de
eixos e freios posicionará a Cummins como fornecedora líder de soluções
integradas de trem de força em aplicações de combustão interna e eletrificação.
É nisto que a empresa aposta.
LILÁS – Neste agosto, a Dana divulga apoio à campanha Agosto Lilás, criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha (de 7 de agosto de 2006), para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Por isso, os sites www.dana.com.br, www.spicer.com.br e www.albarus.com.br e página no Linkedin estão com a fita lilás. Além da fita, a empresa está divulgando um vídeo sobre o tema, em suas redes sociais.
A
denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos
especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central
de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.
O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de
violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
SOCIAL – Fortalecer a
educação ambiental entre crianças e jovens. Esse é o objetivo do projeto
patrocinado pela Toyota do Brasil, através da Lei Rouanet de Incentivo à
Cultura, que leva teatro pedagógico infantil a escolas públicas em Sorocaba,
Indaiatuba e Porto Feliz; cidades com a presença de unidades da montadora.
Até
o final deste mês, o projeto “Turma da Ação – Missão Natureza” deve receber 15
mil crianças entre 6 e 12 anos dos turnos matutino e vespertino. Ao todo, serão
50 apresentações: 18 em Indaiatuba, 26 em Sorocaba e seis em Porto Feliz, que
passarão por 22 escolas nessas cidades.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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