Nelson Tucci
Neste
mês, a Toyota celebra mais uma importante marca de sua agenda de compromissos
em prol da descarbonização da mobilidade, ao atingir a marca de mais de 20
milhões de veículos eletrificados comercializados no mundo desde 1997, quando
lançou o Prius, até fevereiro de 2022. Lembrando que o Prius vendeu apenas três
unidades nos sete primeiros meses de 2021 (no Brasil) e a sua importação foi
suspensa em agosto do mesmo ano. Em vez de tratá-lo como um “mico” de vendas (o
modelo 2022 custa mais de R$ 180 mil), a Toyota disse que era uma questão de
estratégia para reposicionar o modelo e que, a exemplo do Camry, voltaria neste
ano.
A
montadora japonesa tem atualmente um portfólio com 63 modelos eletrificados. De
acordo com os cálculos de sua assessoria, isto fez com que a Toyota ajudasse a
evitar que, aproximadamente, 160 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas na
atmosfera no decorrer dessas duas décadas e meia: “Além disso, a Toyota Motor
Company estima que cerca de 65 bilhões de litros de combustível tenham sido
economizados neste período com o uso desses mais de 20 milhões de veículos
Toyota eletrificados”.
Entre
os modelos mais vendidos (no histórico mundial), até o momento, estão o Prius
com aproximadamente 5,77 milhões de unidades, o Corolla e suas diversas versões
com cerca de 2,23 milhões e a RAV4 com 1,38 milhão. No ranking por países ou
regiões, aproximadamente oito milhões de unidades foram adquiridas no Japão,
outras cinco milhões na América do Norte, quatro milhões na Europa, e mais de
1,7 milhão na China e demais regiões do globo.
DIVERSIDADE – A Toyota do Brasil foi certificada com o Selo Paulista da Diversidade, em cerimônia realizada na última semana, no Palácio dos Bandeirantes. A certificação é um projeto do governo do estado de São Paulo para estimular instituições públicas, privadas e da sociedade civil a ter ações que busquem a inclusão no ambiente de trabalho, de forma estratégica e efetiva.
“O
reconhecimento atesta as iniciativas que a Toyota tem desenvolvido ao longo de
sua história, e com mais efetividade nos últimos anos. O respeito pelas pessoas
sempre foi uma prioridade, e é um dos pilares do Toyota Way, filosofia que
define os valores que orientam as ações da empresa”, diz a companhia.
“Para
nós, não é possível pensar em desenvolvimento sustentável sem incluir a diversidade.
Entendemos que, para que as mudanças sejam efetivas, precisamos de ações
abrangentes, que envolvam todas as áreas e que contemplem não apenas a
contratação de diferentes grupos, mas também a garantia da permanência e do
desenvolvimento dessas pessoas”, explica Juliana Fochi, gerente geral de
Recursos Humanos da Toyota do Brasil.
CARGO – O Movida
Cargo, serviço de locação de veículos utilitários para empresas oferecido pela
Movida (empresa de aluguel de carros), registrou no ano passado faturamento
superior a 1.800% em relação a 2020, quando foi criado. A nova unidade de
negócio também teve um crescimento exponencial no número de contratos firmados
em 2021. Atualmente, o segmento cargo está presente em quase todos os estados
brasileiros e conta com uma frota robusta no segmento.
“A
Movida foi a primeira locadora a criar um produto para esse segmento e
atendemos diversas companhias, incluindo grandes varejistas do país. Oferecemos
a esses clientes uma frota moderna e ágil, com manutenção em dia e baixo custo,
assim como acontece na locação dos nossos veículos de passeio. Com o
crescimento das entregas em domicílio e dos serviços de delivery em todo o
Brasil durante a pandemia, nossa demanda também cresceu e, com isso,
conseguimos apoiar desde pequenos e-commerces até grandes redes varejistas
brasileiras”, afirma Renato Franklin, CEO da Movida.
TECNO – Pesquisa da Webmotors revela que brasileiro está disposto a pagar mais para ter um veículo com mais tecnologia. Exemplos? Central multimídia, sistema keyless e wifi integrado são os itens de conectividade considerados mais importantes pelo consumidor, aponta pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights: de 5.480 entrevistados, em âmbito nacional, 72% revelaram a intenção de investir mais por um carro que ofereça itens de conectividade a fim de ter mais comodidade e segurança.
“No
passado, as pessoas que precisavam de um veículo, mas tinham um orçamento mais
limitado, acabavam optando por adquirir um veículo mais básico, os chamados ‘carros
de entrada’. Com o avanço da tecnologia, percebemos uma mudança no perfil do
consumidor. Hoje, o comprador entende que adquirir um carro com itens de
conectividade pode se tornar um investimento com retorno na hora de vender esse
veículo”, explica Cris Rother, da Webmotors.
Já
em relação aos itens de segurança, 4.309 consumidores responderam que os
sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (63%) e o sensor crepuscular
para acionamento automático dos faróis (36%) fazem toda a diferença no momento
da decisão. Diferenciais como sensores de movimento e câmeras também figuram
como essenciais entre os entrevistados. Ar-condicionado e alarme não foram
incluídos no levantamento porque já são considerados itens básicos.
USADOS – Com as vendas
de carros usados superaquecidas nos últimos dois anos, o segmento ganhou
destaque em 2021 com os preços da categoria chegando a atingir o patamar dos 0
km.
De
acordo com levantamento do WM1, hub de notícias da Webmotors, com base nos
números apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores (Fenabrave), o Volkswagen Gol atingiu a marca de 854.355 unidades
negociadas no período.
Para
efeito de comparação, na modalidade 0 km, o Fiat Strada alcançou a marca de
122.050 unidades vendidas, sete vezes menos que o carro da montadora alemã.
Outro que ainda não saiu do topo do ranking foi o Fiat Palio, com 517.057
registros de troca de dono no ano passado, de acordo com a Fenabrave. O Top 3
dos usados mais vendidos em 2021 se completa com o Fiat Uno, com 495.659 novos
registros de vendas.
PREÇOS – A Mobiauto, startup do segmento automotivo voltada a carros usados, realizou pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços dos principais modelos 0 km das maiores montadoras do país. Os analistas capturaram as cotações desses veículos em janeiro de 2021, por intermédio de anúncios de modelos novos, e as compararam com o último trimestre do ano.
Para
uma inflação oficial de 10,06% no ano, de acordo com o IPCA, as principais
montadoras brasileiras reajustaram seus carros em 12,84%, o que nem se traduz
em uma diferença tão elástica. O problema reside no “pódio”: a Fiat majorou os
preços de seus principais modelos em 22,82%, seguida pela Ford (16,56%) e pela
Hyundai (15,74%).
Na
opinião do especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o
resultado na venda de modelos 0 km em 2021 (retração de 1% frente a 2020) pode
ser explicado por essa alta nos preços. “O discurso no decorrer do ano repetiu
a mesma justificativa: o mercado está fraco porque faltam semicondutores e a
produção não está atendendo à demanda”, lembra: “Esses reajustes bem acima da
inflação dão, entretanto, a verdadeira justificativa: o carro 0 km ficou muito
caro em 2021”.
AUTOMÁTICOS – A ZF Aftermarket amplia portfólio de componentes para transmissão automatizada I-Shift. As novas peças estão disponíveis para as linhas FH, FM, FMX e VM.
Entre
os componentes estão jogos de reparo, bomba de óleo, eixo principal, eixo da
bomba, arame, engrenagem, guia deslizante, porca, cilindro e anel de
sincronização.
MOTOR – Em nova
versão que traz 12 cv a mais em relação àquela que equipa a Ram 2500, o
propulsor Cummins de 6,7 litros da Ram 3500, que acaba de desembarcar no
mercado brasileiro, gera 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as
picapes a diesel disponíveis no país. Essa verdadeira usina de força, como
definiu a própria Ram 3500 ao apresentar o modelo, traz número recorde de
torque no segmento, de 1.150 Nm a 1.700 rpm, 65 Nm a mais do que a Ram 2500.
Desenvolvida
nos Estados Unidos com participação do time de engenharia brasileiro, a nova
versão desse motor turbo diesel de 6,7 litros, com 6 cilindros em linha, coroa
a Ram 3500 também como a picape com as maiores capacidades de reboque e de
carga no país.
Pelas
características do motor, a Ram 3500 deve consumir exclusivamente diesel S10.
“Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e
durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”, esclarece
a fábrica, lembrando ainda que existe a intercambialidade de peças da nova
versão do Cummins 6,7 litros que equipa a Ram 3500 com a da Ram 2500, incluindo
itens como bloco, pistão, virabrequim, entre outros, o que otimiza o processo
de manutenção nas concessionárias.
MOTORHOME – O VW Delivery
11.180 4x4 é o único caminhão leve com tração integral do país, e agora pode
ser encontrado nas estradas com implemento de um motorhome. A empresa Serro
Motorhomes, sediada em Campo Largo/PR, preparou o caminhão para os desafios de
longas viagens com trechos off-road, com detalhes e conforto que o transformam
num 4x4 perfeito para aventuras.
O
modelo fabricado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende/RJ passa por
adaptações como a instalação de três placas solares com baterias estacionárias,
garantindo autonomia energética às suas instalações, e também ganha uma caixa
de água limpa com capacidade para 500 litros, permitindo viagens dos ocupantes
por até 15 dias.
Para
agregar mais desempenho e atrativos ao produto, a empresa de motorhomes
substitui o rodado original por outros de aro maior e mais robustos, incluindo
a adaptação de paralamas e estribos laterais. A estrutura interna inclui
banheiros, quarto, sala, cozinha e acesso à cabine, além de adaptações às
necessidades de cada cliente.
SOCIAL – A campanha “A
Paixão é Solidária”, idealizada pelo programa Fiat Comunità, uniu a Fiat, os
concessionários da Grande Rio de Janeiro e das cidades próximas a
Petrópolis/RJ, para mobilizar as pessoas da região em solidariedade aos
atingidos pelas fortes chuvas ocorridas na cidade serrana do estado. A ação,
que se iniciou em 23 de fevereiro e foi concluída no último dia 31, conseguiu
mais de 13 toneladas em doação de alimentos e roupas, além dos produtos de
limpeza, higiene pessoal e dormitório.
As
doações foram entregues aos atingidos pelas chuvas em Petrópolis/RJ ao longo de
toda a campanha, à medida em que os produtos eram levados aos postos de
arrecadação nas concessionárias participantes. Em seguida, os itens foram
entregues nos postos de apoio e também na concessionária em Petrópolis,
responsáveis por distribuir os produtos e que agilizou essa entrega à população
afetada.
FORMARE – Um dos pilares das ações de responsabilidade corporativa da Cummins Brasil, a educação, vem transformando a vida de muitos jovens que atualmente têm se destacado no mercado de trabalho. Dados apontam que, desde 2013, quando o Formare (programa de capacitação de jovens em desvantagem sócio econômica) foi implantado na empresa, em Guarulhos/SP, dos 170 formados, 85% estão empregados e 70% deram continuidade aos estudos.
“Mudar
a realidade do Brasil não é uma tarefa fácil, mas por meio de uma força tarefa
vinda de nossos colaboradores voluntários, conseguimos ampliar as
possibilidades de muitos jovens em terem uma profissão e condições para
batalhar por um lugar no mercado de trabalho”, diz Soraia Senhorini Franco,
gerente de Responsabilidade Corporativa da Cummins para América Latina.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário