segunda-feira, 4 de abril de 2022

Toyota produz 20 MM de elétricos

Divulgação                       Corolla Cross híbrido: uma questão de estratégia

Nelson Tucci

Neste mês, a Toyota celebra mais uma importante marca de sua agenda de compromissos em prol da descarbonização da mobilidade, ao atingir a marca de mais de 20 milhões de veículos eletrificados comercializados no mundo desde 1997, quando lançou o Prius, até fevereiro de 2022. Lembrando que o Prius vendeu apenas três unidades nos sete primeiros meses de 2021 (no Brasil) e a sua importação foi suspensa em agosto do mesmo ano. Em vez de tratá-lo como um “mico” de vendas (o modelo 2022 custa mais de R$ 180 mil), a Toyota disse que era uma questão de estratégia para reposicionar o modelo e que, a exemplo do Camry, voltaria neste ano.

A montadora japonesa tem atualmente um portfólio com 63 modelos eletrificados. De acordo com os cálculos de sua assessoria, isto fez com que a Toyota ajudasse a evitar que, aproximadamente, 160 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no decorrer dessas duas décadas e meia: “Além disso, a Toyota Motor Company estima que cerca de 65 bilhões de litros de combustível tenham sido economizados neste período com o uso desses mais de 20 milhões de veículos Toyota eletrificados”.

Entre os modelos mais vendidos (no histórico mundial), até o momento, estão o Prius com aproximadamente 5,77 milhões de unidades, o Corolla e suas diversas versões com cerca de 2,23 milhões e a RAV4 com 1,38 milhão. No ranking por países ou regiões, aproximadamente oito milhões de unidades foram adquiridas no Japão, outras cinco milhões na América do Norte, quatro milhões na Europa, e mais de 1,7 milhão na China e demais regiões do globo.


DIVERSIDADE – A Toyota do Brasil foi certificada com o Selo Paulista da Diversidade, em cerimônia realizada na última semana, no Palácio dos Bandeirantes. A certificação é um projeto do governo do estado de São Paulo para estimular instituições públicas, privadas e da sociedade civil a ter ações que busquem a inclusão no ambiente de trabalho, de forma estratégica e efetiva.

“O reconhecimento atesta as iniciativas que a Toyota tem desenvolvido ao longo de sua história, e com mais efetividade nos últimos anos. O respeito pelas pessoas sempre foi uma prioridade, e é um dos pilares do Toyota Way, filosofia que define os valores que orientam as ações da empresa”, diz a companhia.

“Para nós, não é possível pensar em desenvolvimento sustentável sem incluir a diversidade. Entendemos que, para que as mudanças sejam efetivas, precisamos de ações abrangentes, que envolvam todas as áreas e que contemplem não apenas a contratação de diferentes grupos, mas também a garantia da permanência e do desenvolvimento dessas pessoas”, explica Juliana Fochi, gerente geral de Recursos Humanos da Toyota do Brasil.


Divulgação                 Serviço de cargas teve crescimento exponencial

CARGO – O Movida Cargo, serviço de locação de veículos utilitários para empresas oferecido pela Movida (empresa de aluguel de carros), registrou no ano passado faturamento superior a 1.800% em relação a 2020, quando foi criado. A nova unidade de negócio também teve um crescimento exponencial no número de contratos firmados em 2021. Atualmente, o segmento cargo está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com uma frota robusta no segmento.

“A Movida foi a primeira locadora a criar um produto para esse segmento e atendemos diversas companhias, incluindo grandes varejistas do país. Oferecemos a esses clientes uma frota moderna e ágil, com manutenção em dia e baixo custo, assim como acontece na locação dos nossos veículos de passeio. Com o crescimento das entregas em domicílio e dos serviços de delivery em todo o Brasil durante a pandemia, nossa demanda também cresceu e, com isso, conseguimos apoiar desde pequenos e-commerces até grandes redes varejistas brasileiras”, afirma Renato Franklin, CEO da Movida.


TECNO – Pesquisa da Webmotors revela que brasileiro está disposto a pagar mais para ter um veículo com mais tecnologia. Exemplos? Central multimídia, sistema keyless e wifi integrado são os itens de conectividade considerados mais importantes pelo consumidor, aponta pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights: de 5.480 entrevistados, em âmbito nacional, 72% revelaram a intenção de investir mais por um carro que ofereça itens de conectividade a fim de ter mais comodidade e segurança.

“No passado, as pessoas que precisavam de um veículo, mas tinham um orçamento mais limitado, acabavam optando por adquirir um veículo mais básico, os chamados ‘carros de entrada’. Com o avanço da tecnologia, percebemos uma mudança no perfil do consumidor. Hoje, o comprador entende que adquirir um carro com itens de conectividade pode se tornar um investimento com retorno na hora de vender esse veículo”, explica Cris Rother, da Webmotors.

Já em relação aos itens de segurança, 4.309 consumidores responderam que os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (63%) e o sensor crepuscular para acionamento automático dos faróis (36%) fazem toda a diferença no momento da decisão. Diferenciais como sensores de movimento e câmeras também figuram como essenciais entre os entrevistados. Ar-condicionado e alarme não foram incluídos no levantamento porque já são considerados itens básicos.


Divulgação    O prosaico Gol vendeu quase 900 mil unidades, em dois anos

USADOS – Com as vendas de carros usados superaquecidas nos últimos dois anos, o segmento ganhou destaque em 2021 com os preços da categoria chegando a atingir o patamar dos 0 km.

De acordo com levantamento do WM1, hub de notícias da Webmotors, com base nos números apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Volkswagen Gol atingiu a marca de 854.355 unidades negociadas no período.

Para efeito de comparação, na modalidade 0 km, o Fiat Strada alcançou a marca de 122.050 unidades vendidas, sete vezes menos que o carro da montadora alemã. Outro que ainda não saiu do topo do ranking foi o Fiat Palio, com 517.057 registros de troca de dono no ano passado, de acordo com a Fenabrave. O Top 3 dos usados mais vendidos em 2021 se completa com o Fiat Uno, com 495.659 novos registros de vendas.


PREÇOS – A Mobiauto, startup do segmento automotivo voltada a carros usados, realizou pesquisa em sua base de dados para verificar o comportamento de preços dos principais modelos 0 km das maiores montadoras do país. Os analistas capturaram as cotações desses veículos em janeiro de 2021, por intermédio de anúncios de modelos novos, e as compararam com o último trimestre do ano.

Para uma inflação oficial de 10,06% no ano, de acordo com o IPCA, as principais montadoras brasileiras reajustaram seus carros em 12,84%, o que nem se traduz em uma diferença tão elástica. O problema reside no “pódio”: a Fiat majorou os preços de seus principais modelos em 22,82%, seguida pela Ford (16,56%) e pela Hyundai (15,74%).

Na opinião do especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, o resultado na venda de modelos 0 km em 2021 (retração de 1% frente a 2020) pode ser explicado por essa alta nos preços. “O discurso no decorrer do ano repetiu a mesma justificativa: o mercado está fraco porque faltam semicondutores e a produção não está atendendo à demanda”, lembra: “Esses reajustes bem acima da inflação dão, entretanto, a verdadeira justificativa: o carro 0 km ficou muito caro em 2021”.


AUTOMÁTICOS – A ZF Aftermarket amplia portfólio de componentes para transmissão automatizada I-Shift. As novas peças estão disponíveis para as linhas FH, FM, FMX e VM.

Entre os componentes estão jogos de reparo, bomba de óleo, eixo principal, eixo da bomba, arame, engrenagem, guia deslizante, porca, cilindro e anel de sincronização.


Divulgação        Time brasileiro teve participação no desenvolvimento

MOTOR – Em nova versão que traz 12 cv a mais em relação àquela que equipa a Ram 2500, o propulsor Cummins de 6,7 litros da Ram 3500, que acaba de desembarcar no mercado brasileiro, gera 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel disponíveis no país. Essa verdadeira usina de força, como definiu a própria Ram 3500 ao apresentar o modelo, traz número recorde de torque no segmento, de 1.150 Nm a 1.700 rpm, 65 Nm a mais do que a Ram 2500.

Desenvolvida nos Estados Unidos com participação do time de engenharia brasileiro, a nova versão desse motor turbo diesel de 6,7 litros, com 6 cilindros em linha, coroa a Ram 3500 também como a picape com as maiores capacidades de reboque e de carga no país.

Pelas características do motor, a Ram 3500 deve consumir exclusivamente diesel S10. “Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”, esclarece a fábrica, lembrando ainda que existe a intercambialidade de peças da nova versão do Cummins 6,7 litros que equipa a Ram 3500 com a da Ram 2500, incluindo itens como bloco, pistão, virabrequim, entre outros, o que otimiza o processo de manutenção nas concessionárias.


Divulgação                Empresa adapta o VW Delivery para motorhome

MOTORHOME – O VW Delivery 11.180 4x4 é o único caminhão leve com tração integral do país, e agora pode ser encontrado nas estradas com implemento de um motorhome. A empresa Serro Motorhomes, sediada em Campo Largo/PR, preparou o caminhão para os desafios de longas viagens com trechos off-road, com detalhes e conforto que o transformam num 4x4 perfeito para aventuras.

O modelo fabricado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende/RJ passa por adaptações como a instalação de três placas solares com baterias estacionárias, garantindo autonomia energética às suas instalações, e também ganha uma caixa de água limpa com capacidade para 500 litros, permitindo viagens dos ocupantes por até 15 dias.

Para agregar mais desempenho e atrativos ao produto, a empresa de motorhomes substitui o rodado original por outros de aro maior e mais robustos, incluindo a adaptação de paralamas e estribos laterais. A estrutura interna inclui banheiros, quarto, sala, cozinha e acesso à cabine, além de adaptações às necessidades de cada cliente.


Divulgação                        Campanha arrecadou 13 t de alimentos

SOCIAL – A campanha “A Paixão é Solidária”, idealizada pelo programa Fiat Comunità, uniu a Fiat, os concessionários da Grande Rio de Janeiro e das cidades próximas a Petrópolis/RJ, para mobilizar as pessoas da região em solidariedade aos atingidos pelas fortes chuvas ocorridas na cidade serrana do estado. A ação, que se iniciou em 23 de fevereiro e foi concluída no último dia 31, conseguiu mais de 13 toneladas em doação de alimentos e roupas, além dos produtos de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

As doações foram entregues aos atingidos pelas chuvas em Petrópolis/RJ ao longo de toda a campanha, à medida em que os produtos eram levados aos postos de arrecadação nas concessionárias participantes. Em seguida, os itens foram entregues nos postos de apoio e também na concessionária em Petrópolis, responsáveis por distribuir os produtos e que agilizou essa entrega à população afetada.


FORMARE – Um dos pilares das ações de responsabilidade corporativa da Cummins Brasil, a educação, vem transformando a vida de muitos jovens que atualmente têm se destacado no mercado de trabalho. Dados apontam que, desde 2013, quando o Formare (programa de capacitação de jovens em desvantagem sócio econômica) foi implantado na empresa, em Guarulhos/SP, dos 170 formados, 85% estão empregados e 70% deram continuidade aos estudos.

“Mudar a realidade do Brasil não é uma tarefa fácil, mas por meio de uma força tarefa vinda de nossos colaboradores voluntários, conseguimos ampliar as possibilidades de muitos jovens em terem uma profissão e condições para batalhar por um lugar no mercado de trabalho”, diz Soraia Senhorini Franco, gerente de Responsabilidade Corporativa da Cummins para América Latina.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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