segunda-feira, 18 de abril de 2022

Retomado o encontro de antigos

Divulgação            São esperados 1.700 carros em Águas de Lindóia/SP

Nelson Tucci

Depois de dois anos marcados pela pandemia, com as edições de 2020 e 2021 do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia/SP suspensas, chegou a hora de retornar. A 7ª edição deste tradicional encontro de veículos antigos está marcada para os próximos dias 21 a 24, quando a organização espera receber 400 mil pessoas.

O evento reunirá aproximadamente 1.700 veículos, dos quais 400 estarão à venda. Além dos clássicos, a exposição vai apresentar diversidade de estilos que vão dos originais até os customizados (hot rods, streets e os gigantes caminhões antigos). Entre os destaques do evento, estão o concurso de elegância e a maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina.

Durante o evento (http://encontroaguasdelindoia.com.br) serão observadas todas as determinações de prevenção da Covid-19, seguindo o Decreto nº 65.897 do governo do estado de São Paulo. É obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do comprovante do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), ou teste para Covid com resultado negativo, até 48 horas do tipo PCR ou 24 horas do tipo antígeno.


POPULAR – A Renault abriu a pré-venda do Kwid E-tech, versão elétrica do seu carrinho “de entrada”. Ideia é manter o minúsculo veículo dentro de um envelope de “automóvel popular”, pois será o elétrico mais barato do país. Este “popular” elétrico custará R$ 142.990.

Até aqui o chinesinho JAC E-JS1 (o modelo elétrico) tinha o título pop, custando R$ 164.900.


LUXO – No dia 27 deste mês a imprensa conhecerá a visão do “Luxo Moderno” da Jaguar Land Rover. Estamos convidados, confirmados e vamos conferir.


MOBILIDADE – A Enel – multinacional italiana de geração e distribuição de energia – criou um novo negócio para o grupo. É a Divisão Enel X Way, voltada à mobilidade elétrica, que produzirá uma “plataforma global e inovadora para desenvolver tecnologias e serviços ligados à mobilidade”, diz a companhia.

É certo que deverá focar no setor de automóveis elétricos, atuando principalmente com estações de recarga e serviços relacionados.


Divulgação            Volksbus 15.190 OD é indicado para transporte urbano

BUSÃO – A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar 44 Volksbus 15.190 OD para a Auto Viação Transcap, empresa que opera 26 linhas do transporte coletivo nas regiões Oeste e Sudoeste de São Paulo. Os veículos, que renovarão a frota da empresa, são equipados com tecnologia de ponta para oferecer maior conforto para os passageiros, como ar-condicionado, tomadas USB e Wi-Fi.

De acordo com Claudiana Souza, diretora de Planejamento Estratégico e Controles da Transcap, a preferência pelos chassis da VWCO se deve à qualidade e ao custo benefício oferecidos pela marca: “Metade da nossa frota de ônibus é da Volkswagen, porque a VWCO tem peças com um custo mais vantajoso em comparação com as outras no mercado, além dos veículos oferecerem muita estabilidade e confiança em pós-vendas”.


CNH / FUGA – As motocicletas têm sido uma boa saída para quem quer fugir dos altos preços dos combustíveis e do trânsito nas grandes cidades. Ao menos é esta a percepção do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) indicando que o número de primeiras habilitações para categoria A (moto) emitidas em março deste ano cresceu 64,7% no estado, se comparado com o mês de fevereiro. Foram 2.002, contra 1.214 no mês passado. Trata-se do maior número registrado desde janeiro de 2020, oportunidade em que 2.104 habilitações foram emitidas.

Ressalte-se a coincidência da alta no valor da gasolina, em março, aumentando 6,9% no período, com a média atual de R$ 7,32 por litro (levantamento do Índice de Preços Ticket Log, empresa de gestão de frotas que monitora os preços de 21 mil postos do país).

"A alta reflete a busca por um combustível mais econômico. Os números mostram que a troca do carro pela moto é uma das alternativas encontradas para condutores que circulam constantemente. Mas é muito importante que todos os cidadãos façam todo o processo de habilitação de forma correta, nas autoescolas credenciadas pelo Detran.SP”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do órgão de trânsito.


MOTO – O primeiro trimestre de 2022 termina com mais um recorde para a Ducati, que anunciou em março o fechamento contábil de 2021 com o melhor resultado em termos de entregas, receitas e lucro operacional. Um total de 13.450 motocicletas foram entregues a clientes da marca em todo o mundo, de janeiro a março, com crescimento adicional de 5% em relação ao mesmo período de 2021 e 40% em relação a 2020.

No primeiro trimestre de 2022, a Itália recuperou o lugar de principal mercado para a Ducati com 2.544 motocicletas entregues (+8%), seguida pela Alemanha com 1.382 unidades (+9%). No Brasil foram 241 motocicletas entregues, representando crescimento de 21 %.


Divulgação            Instruções de voz com as gírias de décadas passadas

VOZES – Para os motoristas mais nostálgicos, a novidade do Waze, aplicativo de mobilidade urbana, é um prato cheio. Os usuários poderão voltar no tempo e ouvir as instruções de voz com as gírias das décadas de 70, 80 e 90 enquanto dirigem.

Os motoristas podem optar pela locução de um DJ dos anos 70, uma professora de aeróbica dos anos 80 e uma diva pop dos anos 90. Além das vozes temáticas, eles podem escolher entre os humores temáticos – bacana, supimpa e prafrentex – e os veículos: uma kombi dos anos 70, um carro esportivo dos anos 80 ou uma uma SUV clássica dos anos 90.

“A maioria dos nossos usuários são millennials e têm entre 26 e 41 anos de idade. Por isso, eles, de alguma forma, têm uma relação de afeto com a cultura dessas épocas. O nosso objetivo com essa ativação é celebrar essas lembranças e nos conectar ainda mais com os motoristas", diz Anasofía Sánchez Juárez, diretora do Waze na América Latina.


Divulgação                    VP Jae Min Lee diz que o prêmio é motivador

PRÊMIO – A Hyundai Motor Américas Central e do Sul reconhece, por meio do prêmio “Fornecedores do Ano Hyundai”, os parceiros que alcançaram excelência em desempenho e qualidade na entrega de produtos e serviços ao longo de 2021. A cerimônia de premiação acontece tradicionalmente durante o seminário anual promovido pela fabricante em Piracicaba/SP, cidade onde são produzidos os modelos HB20, Creta e Creta Nova Geração.

“Com esta premiação buscamos sempre valorizar e reconhecer a excelência de nossos parceiros e compartilhar suas melhores práticas. É uma grande oportunidade de engajar toda a cadeia de suprimentos a continuar na busca por abordagens inovadoras para aumentar significativamente a confiabilidade, flexibilidade e capacidade de resposta, ampliando nossa competitividade e, ao final do dia, a satisfação do cliente”, afirma Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.

“O setor ainda está lidando com os efeitos da pandemia. Contudo, 2021 apresentou cenários que permitem otimismo e nossos fornecedores demonstraram grande dedicação em atender aos requisitos de qualidade, volumes, sustentabilidade e competitividade. É a busca pela superação e excelência feita a quatro mãos que queremos reconhecer com essa premiação”, acrescenta Ivan Carvalho, diretor da divisão de Compras da Hyundai Motor Brasil.


Divulgação                         Montadora promete a melhor Frontier da história

HERMANA – A melhor Nissan Frontier de todos os tempos acaba de desembarcar no Brasil. Pelo menos é o que promete a montadora japonesa, ao importar as primeiras unidades da Argentina. As camionetes chegaram ao porto do Rio de Janeiro e seguiram para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no interior do estado. De lá, elas serão distribuídas para as concessionárias da marca em todo o país. As vendas do modelo começarão oficialmente na última semana deste mês.

Fabricada pela Nissan em Córdoba, Argentina, a Nova Nissan Frontier tem design moderno, equipamentos de segurança e se apresenta em três novas versões.


INVESTIMENTOS – Durante o lançamento da nova Frontier a Nissan revelou investimento de R$ 1,2 bilhão na modernização da fábrica de Resende/RJ. Informação foi dada por Ashwani Gupta, diretor operacional da Nissan. Na ocasião, a empresa disse que o valor anunciado será aplicado em “produtos”, porém, não especificou os modelos.


VAREJO – A Point S está chegando no Brasil no próximo dia 20. Rede mundial de serviços rápidos possui 5.700 centros automotivos distribuídos em 48 países.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário