Nelson Tucci
Proprietários de caminhões com mais de
30 anos de uso poderão comprar veículos novos, com apoio do Programa de Aumento
da Produtividade da Frota Rodoviária no País – Renovar. O governo publicou a
Medida Provisória 1.112, dia 1º deste mês, no Diário Oficial da União, que
entrou em vigor imediatamente. O programa terá incentivos de governo e é
voltado para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, em sua primeira fase,
abrangendo os veículos de passeio posteriormente.
No
caso dos caminhões e demais pesados, proposta é que o dono entregue o veículo a
um posto autorizado, que fará o devido desmonte e encaminhará as peças para
reciclagem. Com isto pratica-se a chamada economia circular, um dos pontos da
sustentabilidade. A adesão ao programa é voluntária.
“Mais
que uma vitória para o setor automotivo, a MP é uma conquista para os
caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com
idade média superior a 20 anos”, reagiu Luiz Carlos Moraes, presidente da
Anfavea, a associação das montadoras.
PRODUÇÃO – A produção de 146,8 mil de veículos cresceu 11,4% no último mês de março, quando comparada ao mês anterior (fevereiro de 2022). Mas se avaliado o trimestre, há queda e não é pequena.
De
acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
(Anfavea), o primeiro trimestre deste ano (contra igual período de 2021)
apresentou recuo de 17% na produção e de 23,2% no número de emplacamentos pelo
país.
Para
justificar os números, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, comentou:
“Além da questão dos semicondutores, tivemos impactos negativos da onda ômicron
nos primeiros dois meses do ano, por seu alto índice de contágio, e um volume
de chuvas e alagamentos acima da média, afetando o deslocamento dos clientes e
o funcionamento de várias concessionárias”.
EDUCAÇÃO – Como parte do
seu programa educativo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos
atendeu a mais uma empresa da cidade, ministrando palestra sobre legislação de
trânsito e direção defensiva. A apresentação foi realizada para colaboradores
das áreas operacional e administrativa da Transbrasa, empresa de logística
marítima.
Na
exposição, ilustrada com gráficos e imagens de flagrantes de condutas indevidas
de motoristas e pedestres, o especialista em educação para o trânsito da CET,
Adriano Mosna, falou sobre as características da cidade, estatísticas de
acidentes locais e no Brasil, elementos para a direção segura dos veículos e
condições adversas que podem contribuir para colisões, atropelamentos e outras
ocorrências nas vias.
Empresas
interessadas em agendar palestras do Programa de Educação para o Trânsito da
CET devem fazer contato pelo e-mail gced@cetsantos.com.br
A atividade é gratuita.
HÍBRIDO – Com 137
unidades licenciadas, o Kia Stonic foi o terceiro veículo híbrido mais vendido
em março no mercado brasileiro, atrás dos Corollas Sedan e Cross. Com tal
desempenho, ainda em março, a Kia Brasil chegou à quarta posição entre todas as
21 marcas que comercializam automóveis híbridos e elétricos no país, apesar da
baixa disponibilidade do modelo devido à crise global de suprimentos de
semicondutores e outros.
O
Stonic entrou no mercado nacional em novembro do ano passado, alinhado com o
novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana. Seu principal atributo,
em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de
1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120
cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
VEGANA – A Volkswagen
anuncia a Kombi elétrica, reunindo tecnologia e sustentabilidade em um único
projeto, ao utilizar alto percentual de materiais reciclados, enquanto todos os
componentes resultam de insumos de origem não-animal.
O
uso de peças e acabamentos que não derivam de animais estão por toda a parte. A
começar pelo aro do volante, feito de um material sintético que aparenta a
mesma alta qualidade do couro e oferece sensação similar. Os materiais usados
em algumas forrações dos bancos, como na cobertura do assoalho e no forro do
teto do ID. Buzz incluem componentes criados a partir de produtos reciclados.
Entre eles está um tecido feito com um fio, cujas fibras consistem em 10% de
plásticos coletados nos oceanos e cerca de 90% de garrafas PET recicladas. Até
mesmo o acabamento ArtVelours 'ECO', usado pela primeira vez no ID. Buzz, tem
em sua composição 71% de materiais recicláveis.
A
marca também faz planos para a reciclagem das baterias de alta voltagem ao
final de seu ciclo de vida. A ideia é prepará-las para outro uso como, por
exemplo, o armazenamento de energia para sistemas de painéis solares em
prédios. A previsão de uso das baterias no ID. Buzz é de oito anos ou 160 mil
quilômetros. Além disso, a Kombi elétrica também é neutra em emissões de
carbono durante o ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte, garante o
fabricante.
VENDAS – A Stellantis encerrou o primeiro trimestre do ano na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves na América do Sul, ao ocupar a primeira posição nos três maiores mercados da região: Brasil, Argentina e Chile.
No
Brasil, a Stellantis registrou o emplacamento de mais de 125 mil unidades no
acumulado de janeiro a março, alcançando 33,2% de participação de mercado. A
Fiat foi a marca mais vendida pelo 15º mês consecutivo em março e superou as 79
mil unidades emplacadas desde o início do ano, com uma participação de 21% nas
vendas totais. A picape Fiat Strada continua a ser o veículo mais vendido no
país, com 21.693 unidades emplacadas de janeiro a março.
Na
Argentina, a empresa acumula mais de 38 mil unidades registradas de janeiro a
março, o equivalente a 38% do mercado local. Já no Chile, liderou o mercado
local no trimestre com 12.546 veículos emplacados e uma participação de 11,4%
nas vendas totais naquele país.
USADOS – A Webmotors, ecossistema automotivo nacional, divulgou o ranking dos carros (novos e usados) mais buscados pelos brasileiros em março último. Segundo o Webmotors Autoinsights, hatch e sedã continuam liderando a preferência dos consumidores, seguidos pelos utilitários esportivos. Mensalmente, o site da marca recebe cerca de 15 milhões de usuários em busca das melhores ofertas.
Entre
os modelos mais procurados no último mês, o Honda Civic lidera o levantamento
com mais de 458 mil interessados. O carro da montadora japonesa aparece à
frente do Toyota Corolla, pesquisado por cerca de 392 mil pessoas, e do
Chevrolet Onix, com 300 mil buscas. O modelo, aliás, superou o Volkswagen Gol,
que em fevereiro ocupava o terceiro lugar e neste mês aparece na quarta
posição, com 291 mil buscas.
TECNOLOGIA – Controlada pela chinesa Geely desde 2010, a Volvo faz atualização remota simultaneamente de 190.000 veículos em 34 países. Cabe destacar que os lançamentos da marca estão agora disponíveis com capacidade de atualização de software over-the-air (OTA).
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário