segunda-feira, 11 de abril de 2022

Adeus aos 30+

Divulgação              Programa de renovação terá incentivos de governo

Nelson Tucci

Proprietários de caminhões com mais de 30 anos de uso poderão comprar veículos novos, com apoio do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País – Renovar. O governo publicou a Medida Provisória 1.112, dia 1º deste mês, no Diário Oficial da União, que entrou em vigor imediatamente. O programa terá incentivos de governo e é voltado para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, em sua primeira fase, abrangendo os veículos de passeio posteriormente.

No caso dos caminhões e demais pesados, proposta é que o dono entregue o veículo a um posto autorizado, que fará o devido desmonte e encaminhará as peças para reciclagem. Com isto pratica-se a chamada economia circular, um dos pontos da sustentabilidade. A adesão ao programa é voluntária.

“Mais que uma vitória para o setor automotivo, a MP é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos”, reagiu Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, a associação das montadoras.


PRODUÇÃO – A produção de 146,8 mil de veículos cresceu 11,4% no último mês de março, quando comparada ao mês anterior (fevereiro de 2022). Mas se avaliado o trimestre, há queda e não é pequena.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o primeiro trimestre deste ano (contra igual período de 2021) apresentou recuo de 17% na produção e de 23,2% no número de emplacamentos pelo país.

Para justificar os números, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, comentou: “Além da questão dos semicondutores, tivemos impactos negativos da onda ômicron nos primeiros dois meses do ano, por seu alto índice de contágio, e um volume de chuvas e alagamentos acima da média, afetando o deslocamento dos clientes e o funcionamento de várias concessionárias”.


Divulgação          Palestra sobre legislação de trânsito e direção defensiva

EDUCAÇÃO – Como parte do seu programa educativo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos atendeu a mais uma empresa da cidade, ministrando palestra sobre legislação de trânsito e direção defensiva. A apresentação foi realizada para colaboradores das áreas operacional e administrativa da Transbrasa, empresa de logística marítima.

Na exposição, ilustrada com gráficos e imagens de flagrantes de condutas indevidas de motoristas e pedestres, o especialista em educação para o trânsito da CET, Adriano Mosna, falou sobre as características da cidade, estatísticas de acidentes locais e no Brasil, elementos para a direção segura dos veículos e condições adversas que podem contribuir para colisões, atropelamentos e outras ocorrências nas vias.

Empresas interessadas em agendar palestras do Programa de Educação para o Trânsito da CET devem fazer contato pelo e-mail gced@cetsantos.com.br A atividade é gratuita.


Divulgação                            Híbrido anima a montadora coreana

HÍBRIDO – Com 137 unidades licenciadas, o Kia Stonic foi o terceiro veículo híbrido mais vendido em março no mercado brasileiro, atrás dos Corollas Sedan e Cross. Com tal desempenho, ainda em março, a Kia Brasil chegou à quarta posição entre todas as 21 marcas que comercializam automóveis híbridos e elétricos no país, apesar da baixa disponibilidade do modelo devido à crise global de suprimentos de semicondutores e outros.

O Stonic entrou no mercado nacional em novembro do ano passado, alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana. Seu principal atributo, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.


Divulgação         Kombi elétrica: reciclados e insumos de origem não-animal

VEGANA – A Volkswagen anuncia a Kombi elétrica, reunindo tecnologia e sustentabilidade em um único projeto, ao utilizar alto percentual de materiais reciclados, enquanto todos os componentes resultam de insumos de origem não-animal.

O uso de peças e acabamentos que não derivam de animais estão por toda a parte. A começar pelo aro do volante, feito de um material sintético que aparenta a mesma alta qualidade do couro e oferece sensação similar. Os materiais usados em algumas forrações dos bancos, como na cobertura do assoalho e no forro do teto do ID. Buzz incluem componentes criados a partir de produtos reciclados. Entre eles está um tecido feito com um fio, cujas fibras consistem em 10% de plásticos coletados nos oceanos e cerca de 90% de garrafas PET recicladas. Até mesmo o acabamento ArtVelours 'ECO', usado pela primeira vez no ID. Buzz, tem em sua composição 71% de materiais recicláveis.

A marca também faz planos para a reciclagem das baterias de alta voltagem ao final de seu ciclo de vida. A ideia é prepará-las para outro uso como, por exemplo, o armazenamento de energia para sistemas de painéis solares em prédios. A previsão de uso das baterias no ID. Buzz é de oito anos ou 160 mil quilômetros. Além disso, a Kombi elétrica também é neutra em emissões de carbono durante o ciclo de vida, desde a fabricação até o transporte, garante o fabricante.


VENDAS – A Stellantis encerrou o primeiro trimestre do ano na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves na América do Sul, ao ocupar a primeira posição nos três maiores mercados da região: Brasil, Argentina e Chile.

No Brasil, a Stellantis registrou o emplacamento de mais de 125 mil unidades no acumulado de janeiro a março, alcançando 33,2% de participação de mercado. A Fiat foi a marca mais vendida pelo 15º mês consecutivo em março e superou as 79 mil unidades emplacadas desde o início do ano, com uma participação de 21% nas vendas totais. A picape Fiat Strada continua a ser o veículo mais vendido no país, com 21.693 unidades emplacadas de janeiro a março.

Na Argentina, a empresa acumula mais de 38 mil unidades registradas de janeiro a março, o equivalente a 38% do mercado local. Já no Chile, liderou o mercado local no trimestre com 12.546 veículos emplacados e uma participação de 11,4% nas vendas totais naquele país.


USADOS – A Webmotors, ecossistema automotivo nacional, divulgou o ranking dos carros (novos e usados) mais buscados pelos brasileiros em março último. Segundo o Webmotors Autoinsights, hatch e sedã continuam liderando a preferência dos consumidores, seguidos pelos utilitários esportivos. Mensalmente, o site da marca recebe cerca de 15 milhões de usuários em busca das melhores ofertas.

Entre os modelos mais procurados no último mês, o Honda Civic lidera o levantamento com mais de 458 mil interessados. O carro da montadora japonesa aparece à frente do Toyota Corolla, pesquisado por cerca de 392 mil pessoas, e do Chevrolet Onix, com 300 mil buscas. O modelo, aliás, superou o Volkswagen Gol, que em fevereiro ocupava o terceiro lugar e neste mês aparece na quarta posição, com 291 mil buscas.


TECNOLOGIA – Controlada pela chinesa Geely desde 2010, a Volvo faz atualização remota simultaneamente de 190.000 veículos em 34 países. Cabe destacar que os lançamentos da marca estão agora disponíveis com capacidade de atualização de software over-the-air (OTA).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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