segunda-feira, 3 de maio de 2021

Campanha por direitos iguais

Divulgação                    CCR ViaOeste e CCR RodoAnel já aderiram

Nelson Tucci

As concessionárias de serviços, em geral, podem (muito) contribuir com uma sociedade melhor. E algumas destas têm respostas rápidas sempre que instadas a fazê-lo – ou, eventualmente, por iniciativa própria. No caso da campanha “Direitos iguais: chega de machismo, chega de preconceito, chega de feminicídio”, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aderiu a este esforço e propôs o engajamento às concessionárias de rodovias.

A CCR ViaOeste e CCR RodoAnel já aderiram. Até o mês de junho serão divulgadas mensagens nos painéis eletrônicos instalados no sistema formado pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, além do trecho oeste do Rodoanel, administrado pelas duas concessionárias. As ações são um alerta sobre a necessidade de combater a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher.

Serão veiculadas as seguintes mensagens nas rodovias durante os próximos dois meses:

. Não à violência doméstica. Denuncie: (11) 3291.2621

. Feminicídio: fique atenta aos sinais.

. Feminicídio destrói a família. Combata!

Devido à pandemia, as ações serão virtuais. A população, no entanto, tem a oportunidade de conhecer todos os programas e as coordenadorias da Secretaria da Justiça e Cidadania pelo site www.justica.sp.gov.br


COMPROMISSO – Em seu Relatório de Sustentabilidade recém-divulgado, a General Motors se compromete com a neutralidade das emissões de carbono até 2040; com lançamentos 100% zero emissão a partir de 2035; com a inclusão e, no Brasil, com avanço da redução de embalagens e resíduos, bem como o reuso da água.

A companhia anunciou também a inscrição de 100% de seus principais fornecedores no Programa de Sustentabilidade do Fornecedor da GM. Cabe destacar que continua o trabalho nos objetivos anunciados anteriormente, incluindo a geração de eletricidade 100% renovável em suas operações globais até 2035 e nos EUA até 2030; redução do uso de água em 35% até 2035, em comparação com a linha de base de 2010; e buscar ter pelo menos 50% de materiais sustentáveis nos veículos da GM até 2030.

A GM vem compartilhando seus dados anuais em diversas estruturas de relatórios ESG, incluindo o CDP (Carbon Disclosure Project, ou Projeto Carbono Transparente), o Global Reporting Initiative (Iniciativa Global de Informação), Task Force on Climate-related Financial Disclosures (Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima), Sustainability Accounting Standards Board (Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade), o Pacto Global da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O documento pode ser visualizado pelo link www.GMsustainability.com


Divulgação                       Tracker agora é feito no Brasil

COMEMORA – O primeiro SUV compacto da Chevrolet fabricado no Brasil acaba de completar 100 mil unidades produzidas. O feito alcançado pelo Novo Tracker acontece cerca de um ano após o seu lançamento, o que demonstra também a aceitação do produto no mercado local e regional, já que um terço do volume foi destinado à exportação.

O segmento dos SUVs é hoje o que mais cresce no país, com um incremento superior a 20% nas vendas, considerando os números do fechamento do primeiro trimestre deste ano. E o Tracker foi o veículo que mais cresceu em volume de emplacamentos, com um incremento de quase 12 mil unidades comparado ao mesmo período do ano passado.

O Novo Tracker utiliza uma nova arquitetura global que traz importantes avanços em dirigibilidade e tecnologias para um veículo de sua categoria, o que inclui motorização turbo de alto desempenho e eficiência energética, além de itens de conectividade, como o wi-fi nativo, itens de comodidade, como o assistente de estacionamento automático, e itens de segurança, entre eles o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência. Para fabricar um carro com tantas inovações é necessária uma linha de produção igualmente moderna e, por esta razão, o complexo da GM em São Caetano do Sul/SP passou p ela maior reformulação da sua história. As obras levaram dois anos e foram resultado de um grande investimento.


Claudio Vieira/Divulgação              Elétricos estão avançando na frota nacional

DESAFIO – Aceito o desafio global de minimizar os impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes, a Marcopolo, líder no segmento de ônibus no país, reforça a sua atuação na produção de veículos sustentáveis. A companhia produziu o primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) 100% elétrico do Brasil, em parceria com a BYD, e já forneceu cerca de 370 unidades elétricas e híbridos para diversos países, incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil circulam 75 destes veículos.

A redução da emissão de gases de efeito estufa é um compromisso de vários países, firmado no Acordo de Paris, e reforçado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, recentemente, na Cúpula do Clima, com a participação de 40 nações. No encontro, foram reforçados os compromissos com as medidas que vão ajudar a evitar que a temperatura do planeta se eleve acima de 1,5°C em 100 anos.

Diante desse cenário, a Marcopolo se compromete a seguir em busca de tecnologias de energia limpa que ajudem a frear o aquecimento global. A expectativa da empresa é que outras 400 unidades estarão em circulação em toda América Latina até 2022.


Divulgação                        Veículos estão cada vez mais à mão...

CONEXÃO – A Hyundai Motor Brasil avança com sua visão corporativa de “Progresso para a Humanidade” e anuncia a chegada do sistema de carro conectado no país. Trata-se do Bluelink, seu conceito global de veículo conectado que combina em um único pacote tecnologias que proporcionam mais conforto, segurança e conveniência aos condutores. A novidade estará disponível inicialmente nos modelos 2022 do HB20.

A mesma solução tecnológica já consolidada em mercados tradicionais da Hyundai chega agora ao Brasil com foco em cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro. Os consumidores brasileiros poderão desfrutar deste pacote de maneira gratuita nos seis primeiros meses de uso, após o que haverá cobrança de mensalidade de R$ 29,90. A Vivo Empresas foi escolhida como parceira da Hyundai para esse sistema.


Divulgação                Democratização dos serviços de conectividade

“A tecnologia dos serviços de conectividade veicular do Hyundai Bluelink traz uma série de recursos para melhorar a experiência de condução e proporcionar maior tranquilidade para nossos clientes. Acreditamos fortemente que será amplamente aceito e reconhecido por seu grande valor agregado e praticidade de uso. O Bluelink vai promover a democratização dos serviços de conectividade ao ser lançado a partir do veículo mais acessível e popular da marca no Brasil, o nosso campeão de vendas HB20”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul.


Divulgação                     Linha comemora 15 anos e faz promoção

CAMINHÃO – A família Constellation alcança o marco de 15 anos desde suas primeiras unidades entregues. Hoje são mais de 230 mil veículos em operação, alçando a linha ao posto de mais vendida do país. Para marcar essa trajetória exitosa, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança um convite a seus clientes para que contem sua história à bordo deste gigante das pistas e concorram a um Constellation 24.280 V-Tronic com carroceria furgão carga geral e serviços de telemetria RIO gratuitos pelo período de 36 meses e emplacado.

Os clientes interessados em participar da campanha devem enviar um vídeo compartilhando sua experiência a bordo do VW Constellation pelo Instagram, via mensagem direta, para @vwcaminhoes e postar em suas redes sociais usando a hashtag #Constellation15anos. O vídeo deve ser gravado em um ambiente bem iluminado e não pode passar de um minuto.

Uma comissão de jurados da empresa vai escolher os 15 finalistas com base em sua criatividade, e a eleição do grande vencedor ficará a cargo de todos os colaboradores da VWCO, que serão convidados a participar da votação. No dia 7 de junho, será anunciado o campeão dessa campanha que celebra os 15 anos da família Constellation.


Divulgação       Tiplam: 8 milhões de t de soja, milho e açúcar em 2020

PORTO – A VLI, empresa que administra o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), no porto de Santos, movimentou, em 2020, 12,6 milhões de toneladas entre grãos, açúcar e fertilizantes. Esse volume é 16,3% maior do que as 10,9 milhões de toneladas movimentadas no terminal em 2019 e 31,4% maior do que os 9,6 milhões movimentados em 2018.

O acumulado de produtos do agronegócio exportados pelo terminal, como soja, milho e açúcar, supera 8 milhões de toneladas, ou seja, representa mais de 63,5% do total das 12,6 milhões de toneladas de 2020. O aumento no volume transportado pela empresa no Tiplam em 2020 é puxado pela alta de 26,7% na movimentação de soja (2,5 milhões de toneladas, ante 2,0 milhões em 2019); e açúcar, produto que teve alta no volume transportado de 29,9% no período (3,9 milhões de toneladas ante 3,0 milhões em 2019).

No Tiplam, a integração com o modal ferroviário e a chegada de 100% da carga exportada pelos trilhos tornam o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite, por dia, o recebimento médio de três composições, cada uma com 80 vagões.


CONSÓRCIO – A Rodobens fechou o primeiro trimestre de 2021 com recorde de vendas de consórcios. A empresa registrou o melhor 1º trimestre da história com um crescimento de 52%, em relação ao mesmo período de 2020. Este é um novo recorde, já que no ano passado havia registrado um resultado 14% acima do esperado no fechamento do segundo semestre, e com isso consolida o consórcio como um investimento financeiro.

Dados divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Consórcio (ABAC) confirmam a boa performance do segmento, com um balanço que apontou um crescimento de 30% do setor no primeiro bimestre, atingindo 7,92 milhões de participantes ativos.

De acordo com Sebastião Cirelli, diretor da Rodobens, o crescimento tem relação com uma mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia e com o aumento do ticket médio: “Com as pessoas trabalhando em home office, elas passaram a ter menos gastos e, com isso, começaram a procurar por investimentos a longo prazo que consideram mais seguros. O consórcio continua sendo uma boa opção, principalmente para quem precisa de disciplina para guardar dinheiro”.


RECALL – O Procon-SP informa a ocorrência de três recalls. Veja abaixo os links dos chamamentos ou acesse o site da instituição onde existe um banco de dados de recalls desde o ano de 2002 (http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/).

. Honda comunica recall de motos modelo CRF 450R

www.procon.sp.gov.br/honda-comunica-recall-de-motos-modelo-crf-450r/

. Honda Automóveis do Brasil convoca recall: Civic Touring, Accord, CR-V, HR-V Touring

www.procon.sp.gov.br/honda-automoveis-do-brasil-convoca-recall/

. KIA convoca recall modelo Carnival

www.procon.sp.gov.br/kia-convoca-recall/


Divulgação                                                Componentes para o HB20

PASTILHAS – A Cobreq apresenta ao mercado as pastilhas de freio para atender ao novo modelo HB20, da marca Hyundai, nas versões sedan e hatch 1.6 e 1.0. Os lançamentos são: N-2131 para versões 1.0 e N-2120 para versões 1.6. “O lançamento das pastilhas para o novo HB20 reforça o compromisso de atender com agilidade ao mercado de reposição na sua totalidade e complexidade da crescente frota de veículos”, ressalta João Sampaio, gerente de Marketing marca da TMD Friction, empresa do grupo Nisshinbo.

As pastilhas são desenvolvidas com base em um extenso plano de validação, ensaios e exposições, a fim de homologar os produtos antes de seu lançamento. “Como um dos maiores fornecedores para montadoras, temos como precaução desenvolver produtos que atendam aos requisitos de alta qualidade para o setor”, diz Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da empresa.


Divulgação                 Novas embalagens da PPG no mercado

REPINTURA – A PPG, fabricante mundial de tintas e revestimentos, apresenta uma nova identidade visual para seus produtos destinados à repintura automotiva. O projeto de redesign das embalagens, assinado pela agência AG22, foi desenvolvido com foco na marca.

A categoria de alta tecnologia ganhou layout minimalista e moderno, enquanto as linhas convencionais mantiveram as cores azul e preta, uma combinação muito bem avaliada pelo mercado e em pesquisas de campo por transparecer a qualidade premium e destacar os produtos entre outras marcas disponíveis no varejo.

"Trabalhamos com uma identidade visual atrativa e que destaca o produto no ponto de venda, revitalizando a experiência de marca do usuário final. Isso foi possível graças a uma pesquisa de amostra no varejo que realizamos, tanto sobre as nossas embalagens quanto sobre a experiência do consumidor com a nossa marca e as demais disponíveis no ponto de venda", explica Fabricio Vieira, diretor Comercial e de Marketing de Repintura Automotiva América Latina Sul.


PARADA – Entre hoje 3 e o próximo dia 12, devido à pandemia, a Yamaha suspenderá as atividades em suas linhas de produção no Brasil, informou a companhia em nota à imprensa. Com isto, espera ajustar o fluxo de recebimento de insumos. A produção dos motores de popa continuará normalmente, no período.


Divulgação                            Marca completa 90 anos

BATERIAS – Completando nove décadas de existência neste ano, a Heliar, do grupo Clarios, destaca-se como fabricante de baterias no Brasil, produzindo mais de 10 milhões de baterias ao ano. Hoje, de cada 10 motos produzidas em território brasileiro, nove saem de fábrica com baterias Heliar e a cada 10 carros, cinco usam a marca. De acordo com a fabricante, no item pesados, oito em cada 10 caminhões também são equipados pela marca.

A Heliar está presente desde 1931 junto à frota de veículos que circula no país. “Nessa trajetória, a marca tornou-se sinônimo de inovação, tecnologia de ponta, qualidade, durabilidade e sustentabilidade, estando sempre à frente”, comenta Alex Pacheco, vice-presidente e diretor geral da marca no Brasil.


FEIRA – Para apresentar as oportunidades que o seguro de transportes reserva a corretores e empresas que atuam no segmento, a Fetransporte Brasil, empresa de soluções de serviços para corretores, e a Educa Seguros, realizarão a segunda edição da Fetransporte Brasil Conference. O maior evento online de seguros de transporte de cargas do país acontecerá de 7 a 10 de junho, com a expectativa de reunir 5 mil profissionais interessados no setor.

Já estão confirmados mais de 40 profissionais, como palestrantes e apresentadores, todos eles relevantes players no segmento. Além da plenária online, os participantes terão como novidade um dia exclusivo para acessar as três salas de negócios e entrar em contato com os representantes das principais seguradoras atuantes no país, como forma de estreitar o relacionamento com os principais tomadores de decisão do setor.

As inscrições são gratuitas em https://conference.fetransportebrasil.com.br


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário