segunda-feira, 31 de maio de 2021

Investimento de R$ 1,3 bi

Divulgação  Santos responde por cerca de 30% de toda exportação brasileira

Nelson Tucci

A Brasil Terminal Portuário (BTP) pretende renovar seu contrato de arrendamento do terminal no porto de Santos/SP por mais 20 anos. E foi ao Ministério da Infraestrutura oficializar o interesse. Se aceito, a parceria, que vence em 2027, se prolongará até 2047 e a companhia estará comprometida a investir R$ 1,3 bilhão.

O plano da BTP, de acordo com o CEO Ricardo Arten, é continuar ampliando a capacidade operacional do terminal santista. Para tanto, o pacote prevê a compra de mais quatro unidades de STSs (Ship To Shore/Portêiner), 27 RTGs (Rubber Tyre Gantry/ Guindaste sobre pneu) e 46 carretas (Terminal Tractors). Com as novas aquisições, o terminal passará a ter 12 STSs, 57 RTGs e 103 Terminal Tractors.

Além da compra de novos e modernos equipamentos, o investimento inclui o reforço dos berços de atracação para atender aos navios de 366 metros, o processo de automatização dos gates de entrada e saída do terminal, a readequação de edificações, assim como a ampliação da área reefer. Com essas mudanças, a projeção de aumento de área operacional é de aproximadamente 24 mil m², passando dos atuais 430 mil m2 para 454 mil m².


Divulgação  Diogo Piloni, da Secretaria de Portos, e Ricardo Arten, em Brasília

AMBIENTE – O contrato de arrendamento da BTP foi firmado em 2007 para o período de 20 anos prorrogáveis por mais 20, com base na Lei dos Portos (nº 12.815). O investimento inicial na construção e implementação do terminal alcançou cerca de R$ 1 bilhão, sendo que R$ 257 milhões foram destinados à remediação ambiental do local em que abriga o terminal (antigo lixão da Alemoa), projeto que solucionou o maior passivo ambiental em área portuária no país. As operações iniciaram cerca de seis anos depois, em 2013 e, desde então, outros investimentos foram feitos pela empresa, como a aquisição de novos equipamentos, em 2019, que alcançou o aporte de US$ 9 milhões.

Ricardo Arten mostrou-se otimista em relação ao processo de renovação e reforçou a disposição e abertura ao diálogo com o governo durante as etapas de elaboração do plano: “Houve parceria público-privada durante todo esse processo em que construímos o plano. E foi fundamental essa dinâmica de diálogo com o governo, para que chegássemos em um plano de investimentos que permita o desenvolvimento da infraestrutura portuária e, ao mesmo tempo, assegure o retorno aos nossos acionistas. Entendemos que as bases desse documento estão bem sólidas, e nossa expectativa é que o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria de Portos, aprove o pedido de renovação e dê prosseguimento à assinatura do aditivo contratual”.


PARADA – No último dia 25 a General Motors surpreendeu o mercado, anunciando uma nova paralisação da unidade de São Caetano do Sul/SP. Os empregados foram comunicados que o novo hiato vai durar seis semanas, devido à falta de componentes e, aproveitando o momento, para adequação de linha de montagem da nova picape – anunciada no dia 10 de maio.

A parada está prevista para ocorrer entre os dias 21 de junho e 2 de agosto. A partir desta segunda, 31, será desativado o turno da noite. A unidade de Gravataí/RS (onde é produzido o modelo Onix) deverá voltar a funcionar somente em 19 de julho. Ela está paralisada desde março, por falta de semicondutores.


LANÇAMENTO – Produzido na Argentina, o Taos, novo SUV da Volkswagen, entra para brigar por uma bela fatia de mercado. A marca colocou o modelo em pré-venda (para entrega em julho) e obteve sucesso na iniciativa.

O preço de lançamento varia entre R$ 155 mil e R$ 191 mil, a depender dos equipamentos.


BANDEJAS – A Nakata, um dos principais fabricantes de componentes para suspensão, freio, direção, transmissão e motor para o mercado de reposição, acaba de lançar bandejas de suspensão para diversas marcas de veículos: Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen.

A bandeja de suspensão é responsável pela conexão da roda ao chassi do veículo, bem como manter e determinar a correta geometria da suspensão, suportando forças multidirecionais geradas em curvas, arranques e frenagens, enquanto suas buchas absorvem e suavizam impactos e vibrações recebidos. Este componente interfere diretamente no desempenho da direção, portanto, sendo fundamental para assegurar a estabilidade do veículo.


Divulgação        Semissintético 20W50: lubrificante multiviscoso mineral

ÓLEOS – A linha de lubrificantes automotivos Competition da Valvoline ganha mais um produto, com alta viscosidade, para atender veículos da linha leve com tecnologia diferenciada, complementando a família desta categoria. O semissintético 20W50 é um óleo lubrificante multiviscoso mineral “com aditivos especiais para máxima proteção e desempenho, mesmo sob condições severas de uso e temperatura”, informa o fabricante.

O produto foi desenvolvido para oferecer performance na estrada ou uso urbano. Atende às normas API SJ, sendo destinado a veículos movidos a GNV, gasolina e etanol e recomendado pela Cummins Motores. Além do 20W50, a família de semissintéticos Competition conta também com 5W30, 10W30, 10W40 e 15W40.


ROUBOS – De janeiro de 2019 a março de 2021 foram registrados 58 mil roubos no estado de São Paulo. Do montante, 33 mil ocorreram no ano de 19, mais 20 mil no ano passado e 5 mil neste (até março). Os dados são do Boletim Econômico Tracker-Fecap, mostrando que a pandemia arrefeceu o ânimo dos amigos do alheio.

Relativamente a furtos, ocorreram 129 mil neste mesmo período estudado, sendo 67,8 mil em 2019; 47,6 em 20 e 13 mil no primeiro trimestre deste ano.

Dos veículos mais visados aparecem Onix, HB20 e Mobi, automóveis; Fiorino, Kombi e HR, caminhonetes; e Tiguan, Renegade, Compass e Duster como SUV/Camionetas.


Divulgação      Apesar do declínio, ainda há muitos sinistros nas rodovias

SINISTROS – As rodovias brasileiras foram palco de mais de 1,5 milhão de sinistros de trânsito, na sua maioria colisões traseiras (27,1%), envolvendo mais de 3,3 milhões de pessoas entre os anos de 2009 e 2019. Os dados foram coletados junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o estudo Dimensão e Impacto dos Sinistros de Trânsito no Brasil: Características Gerais e Descrição de Indicadores, elaborado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) com o suporte da agência 360° CI, e que traz uma notícia alentadora: um terço dos envolvidos saíram ilesos e a incidência de sinistros tem registrado declínio na década.

Apesar disso, alerta o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, o número de sinistros nas rodovias brasileiras ainda é alto e o que se espera é que o Brasil reduza ainda mais esses indicadores nos próximos anos. "O objetivo final, que toda a sociedade deve buscar, é um trânsito menos violento e mais seguro. Esse alto índice de sinistros sem vítimas, que é muito positivo em si, não atenua o fato de o trânsito ser a segunda causa de morte não natural no país. Nós, na Abramet, estaremos sempre buscando prover o conhecimento e as propostas necessárias para reverter isso".

Entre o total de indivíduos envolvidos nos sinistros ao longo da década, 2 milhões saíram ilesos, 755 mil tiveram ferimentos leves, 260 mil sofreram ferimentos graves e 79 mil foram a óbito. Os bancos de dados não apresentaram o desfecho de 144,7 mil vítimas envolvidas nos sinistros analisados na série histórica. "Por este motivo, e como opção metodológica, o estudo da Abramet foi baseado nos sinistros e não nas vítimas envolvidas", explica Meira Júnior.


CARGAS – Um encontro com os maiores especialistas do setor de guindastes articulados, plataformas aéreas e equipamentos para movimentação de cargas, para discutir inovação, soluções para o segmento e os bastidores de cada novo produto é o objetivo do Palfinger World Tour Latam 2021, um dos principais encontros virtuais da América Latina. Totalmente gratuito, o evento será realizado no dia 17 de junho, às 19 horas, horário de Brasília, com transmissão pelo Youtube da marca.

Com aproximadamente 1 hora e meia de duração, serão abordadas temáticas dos ramos Florestal, Reciclagem, Logística e Transporte; Mineração; Construção Civil; Elétrico; Agrícola e Locação de Equipamentos. O evento irá contar com a participação de convidados de âmbito nacional e de diversos países da América Latina e também convidados especiais direto de Salzburg na Áustria, por meio de depoimentos, discussões a respeito da produtividade e segurança dos equipamentos do setor entre outros.

Inscrição, gratuita, pelo link https://latam.palfinger.com/desafio-palfinger -01


SUPPLY CHAIN – De acordo com um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, o transporte rodoviário é responsável por cerca de 82% das entregas de cargas no país. E mesmo com o cenário de pandemia causado pela Covid-19, o setor de logística foi um dos mais impulsionados, como apontado em um estudo realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), onde a movimentação de carga no país, considerando todos os modais, foi ligeiramente maior em 2020 em relação à 2019, totalizando 1.771 bilhões de TKUs (unidade que combina toneladas com quilômetros percorridos).

A crescente movimentação de carga no Brasil ocorre justamente devido ao isolamento social, uma vez que é mais seguro que o produto chegue até o comprador, impulsionando assim o setor de e-commerce no país. Além da questão do abastecimento da sociedade feito pelo segmento de transporte de cargas.

Observando todos esses dados, a plataforma IT Talks realizou, na última quarta-feira, 19, em ambiente digital, a segunda edição do IT Talks Conference. O evento teve 3 horas de duração, foi dividido em três painéis e contou com a participação do público através de perguntas enviadas.


Divulgação  Mega Curitiba: mais 27 mil m² para atender crescente demanda

LOGÍSTICA – Com investimento de 50 milhões, a Capital Realty inicia a fase quatro da ampliação do complexo logístico Mega Curitiba, localizado na região metropolitana da capital paranaense. A expansão trará mais 27 mil m² para atender à crescente demanda do mercado. A Capital Realty é especializada em condomínios logísticos industriais, infraestrutura logística, construção e administração de empreendimentos sob medida.

"Nos últimos dois anos, a Capital Realty ampliou sua área construída e manteve a vacância baixa. Isso mostra que as empresas estão investindo muito mais em logística, buscando ficar próximas dos clientes e melhorando os processos para agilizar as entregas. O e-commerce está cada vez mais fortalecido com a compra de produtos pela internet. As empresas estão se adequando e buscando locais estratégicos para armazenagem”, analisa Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty.

O Mega Curitiba conta com terreno de 380 mil m² e projeto de 150 mil m², dos quais 70 mil m² já estão operantes e o restante seguirá sendo entregue em outras fases. A área da fase quatro, que já está disponível para pré-locação, será entregue em 2021 e contará com infraestrutura completa.


Divulgação             Eventos virtuais de formatura de 79 adolescentes

INCLUSÃO – A Cummins Brasil concluiu uma importante etapa da iniciativa “As Vozes das Adolescentes”, projeto que inaugurou o programa global da companhia no Brasil, Cummins Powers Women (CPW). A empresa e as organizações não-governamentais envolvidas ADJ e Empodera, apoiadas na metodologia da Rise-Up, celebraram eventos virtuais de formatura de 79 adolescentes que, após um programa intensivo de treinamentos, desenvolvimento de habilidades de liderança e incidência política apresentaram seus projetos, com soluções que contribuem com a transformação das comunidades em que vivem.

Lançado no Brasil em junho de 2020, o Cummins Powers Women tem como foco a equidade de gênero e é apoiado em quatro pilares: educação, direitos legais, autonomia econômica e segurança pessoal, que visam o empoderamento feminino, para que mulheres e meninas ganhem mais espaço na sociedade em que vivem.

Entre as propostas encaminhadas para as secretarias municipais de Educação e da Mulher e Família, após o evento, constam inclusão do tema menstruação na plataforma de saúde, implementação de projetos de prevenção ao abuso infanto-juvenil, atividade de fomento à cultura de paz e ao respeito à diversidade nas escolas, campanha permanente nas escolas do município com o objetivo de dar visibilidade ao tema da violência contra mulher.


CEO – André Niero é o novo CEO da Takao. Formado em Administração na Universidade Estadual de Londrina, com pós em Marketing pela ESPM, em São Paulo, e Gestão de Negócios pelo Insead, na França, Niero ingressou na Takao do Brasil em 2019, como diretor comercial. Tem experiências nos setores farmacêutico e químico, onde liderou as áreas de vendas e marketing de multinacionais como Bayer, Roche e Akzo Nobel e, desde que assumiu a área comercial da Takao, a companhia ampliou suas vendas em mais de 40%, mesmo com o largo período de pandemia vivido por toda a sociedade.

Em sua nova função, o administrador dará continuidade à gestão de André Simões, filho de Fátima Soares, fundadora da empresa há mais de 20 anos.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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