segunda-feira, 22 de março de 2021

Posição “N” na alavanca

Divulgação       Situação semelhante ocorre com a indústria automobilística

Nelson Tucci

O antigo “ponto morto” do câmbio manual é a posição “N” (neutra) do câmbio automático. Isso acontece quando está ligado o motor, mas o carro permanece parado. É uma situação semelhante ao que ocorre com a indústria automobilística. Ficam as linhas de montagem paradas por um tempo, mas sem demitir, na expectativa de retomar a velocidade. Com a produção parada desde 1º de março, a GM de Gravataí/RS tinha anunciado a volta em abril. Não vai mais. Segundo a indústria, ainda faltam componentes – sobretudo os semicondutores.

Assim, a montadora do Onix (o modelo mais vendido do país) ficará com as barbas de molho também nos meses de abril e maio (pelo menos!). Foi o que apurou o site Mobiauto, com as informações confirmadas pela montadora. No mesmo dia (sexta-feira última) a Volkswagen anunciava a paralisação em suas quatro unidades no Brasil.

No caso da VW, que também sofre com a falta de componentes, a justificativa apresentada foi outra: o agravamento da situação da pandemia no país. A montadora alemã, que foi pró-ativa – diferentemente da norte-americana GM –, paralisará toda a operação entre a próxima quarta-feira 24 e 4 de abril. Os administrativos trabalharão remotamente, em acordo fechado com os sindicatos locais de trabalhadores.


Divulgação   Concessionárias pagam R$ 61 MM de imposto direto a Prefeituras

ARRECADAÇÂO – Durante todo o ano de 2020 foram repassados R$ 61 milhões pelas concessionárias CCR ViaOeste e a CCR RodoAnel para 18 municípios da região Oeste do estado de São Paulo, através do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que incide sobre o pedágio. O recurso é revertido diretamente para as cidades empregarem em melhorias para a população, como saúde, segurança e educação.

Na região abrangida pelo Sistema Castello-Raposo, 16 cidades são beneficiadas e os recursos gerados foram de R$ 48,2 milhões. No trecho do Rodoanel Oeste, sete municípios recebem repasses, totalizando R$ 12,9 milhões em 2020. Os valores recolhidos para cada localidade são proporcionais à extensão das rodovias que atravessam cada município. No total, a CCR ViaOeste já repassou R$ 1 bilhão e a CCR RodoAnel destinou R$ 164 milhões desde o início das concessões. Os números apresentados foram fornecidos pela assessoria da empresa.

“A receita de pedágio é fundamental para garantir a melhoria contínua da infraestrutura rodoviária, incluindo todos os recursos e atendimento prestado aos motoristas 24 horas por dia”, enfatiza o presidente das duas concessionárias, José Salim: “Além disso, sabemos que estes recursos para as prefeituras são de grande importância para que os municípios equilibrem as contas públicas neste momento de crise provocada pela pandemia e também possam investir em ações primordiais, como a saúde da população”.


Divulgação                      Marca cresceu em toda a América Latina

BATERAS – A Volkswagen contabilizou crescimento em toda a América Latina, durante o ano passado, em relação ao período anterior (2019). Na média aritmética o índice foi de +0,37% no market share e que, apesar de pequeno, é expressivo se considerada a pandemia. Com isto, a participação de mercado da marca subiu para 4,37% na região.

Na semana que passou, a montadora alemã anunciou a sua estratégia global para resolver uma das mais questões mais difíceis de resolver em relação aos carros elétricos: as baterias. O componente é caro e eleva o preço dos veículos – que, consequentemente, provoca menor interesse de compra.

O plano da companhia é melhorar esta relação e, assim, acelerar a adesão ao carro elétrico ao redor do mundo. A VW anunciou uma tecnologia capaz de derrubar em 50% o custo das baterias, afirmando que irá construir uma série de fábricas ao redor do mundo para produzir o componente, e vai investir na ampliação da rede global de recarga de carros elétricos. É esperar para ver.


MARKETPLACE – Em vias de completar seu segundo aniversário, a Mobiauto, start-up posicionada como um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, está celebrando importantes conquistas em seu segmento. No primeiro bimestre de 2021, em sentido oposto à economia do país, a empresa viu seu faturamento crescer 35% frente ao mesmo período de 2020.

Para o CEO Sant Clair Castro Jr., a Mobiauto colhe os frutos por ter feito largos investimentos em tecnologia: “Uma de nossas metas sempre foi impulsionar os negócios dos lojistas. Investimos muito em novas tecnologias que atingissem esse objetivo. Produtos como Gestor de Lead e Integrador de Estoque cresceram 400% entre o início de 2020 para o início de 2021”.

Portal desvinculado de instituições financeiras, a startup já registra mais de 5 milhões de acessos mensais (o dobro da audiência registrada em janeiro e fevereiro de 2020). A empresa ampliou em 25% o universo de lojistas anunciantes. “Nenhuma estatística nos orgulha mais, porém, do que o aumento no número de colaboradores, em um ano em que todos os setores econômicos reduziram seus quadros: nossa equipe é, hoje, 28% maior do que em 2020”, orgulha-se o executivo.


ANUÁRIO – A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) lançou o primeiro Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica, apresentando panorama do setor no país, com o propósito de “estimular o crescimento do mercado, fomentar a capacitação profissional e oferecer bases ao desenvolvimento de políticas públicas para o tema”, diz a PNME em nota.

No total são 180 páginas trazendo o crescimento do mercado brasileiro de mobilidade elétrica e o volume dos veículos a combustão, bem como a concentração de veículos elétricos no país, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. A publicação está disponibilizada gratuitamente em PDF, pode ser acessada no site www.pnme.org.br/biblioteca


SOCIEDADE 5.0 – “A Sociedade 5.0” e “Os desafios da mobilidade” foram os principais temas debatidos durante o Simea 2021 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, em sua 28ª edição, ocorrido nos dias 17 e 18 últimos, pela primeira vez em plataforma online, com mais de 1.000 inscritos e participação efetiva de 643 profissionais e executivos da cadeia automotiva brasileira e internacional no primeiro dia e 586 no segundo dia.

Sob o macrotema “A revolução da mobilidade na sociedade 5.0”, o Simea 2021, em sua sessão solene, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Besaliel Botelho, destacou o papel da entidade, do simpósio e dos engenheiros brasileiros para o setor automobilístico nacional, cuja linha de raciocínio foi complementada pelo discurso de Carlos Zarlenga, presidente da General Motors América do Sul e presidente de honra do simpósio, para quem o Brasil precisa debater, com urgência, caminhos tecnológicos e investimentos setoriais que vão definir o futuro da indústria local.

José Gustavo Sampaio Gontijo, secretário-substituto de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, enfatizou a importância industrial e econômica do setor automotivo brasileiro, para quem tecnologia e inovação são primordiais no desenvolvimento setorial e destacou que o governo está atento e à disposição para dialogar com o setor privado. Uma das apresentações mais aguardadas do evento foi a da keynote speaker Yuko Harayama, diretora executiva da consultoria japonesa Riken e uma das maiores autoridades mundiais em sociedade 5.0. Ela mostrou o case nipônico, com destaque especial sobre o processo de conscientização das pessoas em relação à organização estrutural da sociedade.


Divulgação                        Modelo é premiado por jornalistas

VENCEDOR – Jornalistas da revista Motorshow elegeram o Peugeot 208 como o melhor na categoria Hatch Compacto, no país. O modelo também conquistou o European Car Of The Year 2020, um prêmio cobiçado no setor, e também o Carro Elétrico Compacto do Ano, da revista inglesa What Car?, com a versão e-GT.

“Hoje, muitos consumidores priorizam aspectos como acabamento e design. Nestes pontos, o 208 fica acima da concorrência. A nova plataforma o deixou maior e mais espaçoso e a cabine é incrível, ainda mais com o quadro de instrumentos digital 3D”, diz Flávio Silveira, editor da publicação, que também elogiou a fartura de itens de série, a posição de dirigir e o comportamento dinâmico: “A lista de equipamentos é generosa, com teto panorâmico, faróis full-LED, leitor de placas de velocidade e muito mais. A posição de guiar única, com volante reduzido (e painel visto por cima dele) reforçam a condução refinada, com suspensões excepcionais tanto pela alta capacidade de absorção de impactos quanto pelo trabalho silencioso”.


VAREJO – A Via Varejo, controladora das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, anunciou que vai incluir na sua frota de entregas 10 veículos elétricos a partir de abril para atender a cidade de São Paulo. O plano é que nos próximos meses o número chegue a 20.

Todas as unidades são do furgão BYD eT3, que tem capacidade para transportar até 720 kg de carga, autonomia de 300 km e carregamento em até 2 horas, segundo o fabricante. A empresa pretende, na próxima etapa, incluir caminhões leves elétricos na frota. Todos os veículos receberão adesivagem informando que são movidos a eletricidade. A ação faz parte da meta da empresa de reduzir suas emissões de carbono até 2025.

"A partir desse ano, incorporamos as práticas com foco em ESG em nossa estratégia de negócio e seguimos com estudos constantes para a adoção de formatos mais sustentáveis em nossos modais logísticos, um dos principais emissores dentro da nossa operação", diz Sérgio Leme, vice-presidente de operações da Via Varejo.


Divulgação    André: “O perfeccionismo pode facilmente te sabotar”

ARTIGO

O DNA da Inovação: a importância de colocar as ideias em prática

Por André Brunetta (*)

Inovação é a exploração de novas ideias. Mas se engana quem pensa que inovar é sinônimo de acertar. Pelo menos não, necessariamente, à primeira vista. Se você, sua marca, ou empresa, estão dispostos a enfrentar possíveis erros durante a jornada de criação ou renovação, as portas para a inovação certamente estão abertas para vocês.

O jogo de tentativa e erro faz parte do DNA dos inovadores, uma vez que muitas vezes o fracasso serve como catalisador para alcançar o tão almejado sucesso. O que isso quer dizer? O perfeccionismo, por exemplo, pode facilmente te sabotar. Se você é daqueles que espera um produto ficar 100% perfeito para lançá-lo, pode ser que esteja perdendo tempo de aprendizado e demore anos para alcançar o que espera, quando na verdade poderia fazer o lançamento e trabalhá-lo com ele na prática.

Com a ajuda da tecnologia, ficou mais fácil criar, mas com tantas empresas atuando no mercado, inovar é cada vez mais difícil. A lista de startups no Brasil tem crescido de forma assustadora. De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Startups, o país tem mais de 12.700 negócios neste formato.

Então como se destacar em meio a tantas oportunidades no mercado? Uma ótima opção é treinar algumas habilidades que, se bem desenvolvidas, podem te ajudar a alcançar o sucesso por meio da inovação, como: questionar, observar e experimentar.

Em primeiro lugar, questione-se de tudo, a todo momento. Uma ideia inovadora pode surgir de questionamentos simples ou até mesmo daqueles nunca antes pensados. Para isso, faça perguntas sem restrições, isso ajuda a enxergar um problema ou oportunidade em potencial.

Um inovador é também um bom observador, que consegue perceber situações em que outros mais distraídos passariam despercebidos. Por isso, esteja sempre observando e exercitando a associação, afinal, além de observar é preciso ter a capacidade de conectar problemas ou ideias, relacionadas de diferentes maneiras.

Por último, experimente. Novas ideias surgem a partir da prática de experimentos. O que adianta uma boa ideia se ela fica apenas no papel? Além disso, dedique tempo com uma rede de pessoas em quem você confia, pois indivíduos diferentes podem nos dar variadas perspectivas, e a partir de novas ideias, surgem grandes inovações.

(*) André Brunetta é co-criador e CEO do app Zul+, conhecida AutoTech da América Latina, com mais de 2 milhões de usuários em todo o Brasil. André já trabalhou como desenvolvedor e publicitário, conquistando quatro prêmios em Cannes.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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