segunda-feira, 1 de março de 2021

Honda dá show em valorização

Divulgação          Mais uma vez os modelos da montadora se destacam

Nelson Tucci

Com apenas 4,6% de depreciação em um ano, a Honda CG 160 foi a moto melhor avaliada na 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Motos, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. A montadora também venceu nas categorias Crossover com a CB 500X, Motoneta com a BIZ 110i/125i, Scooter até 200 cc com a PCX 150 e na categoria Sport acima de 800 cc com a CBR 1000 RR Fireblade. A Honda venceu em cinco categorias e foi a empresa que mais levou troféus para casa. O prêmio analisou 107 modelos, concorrendo em 17 categorias. A pesquisa indicou as motocicletas com menor depreciação do mercado.

Outras motocicletas foram contempladas pelo selo Maior Valor de Revenda – Motos 2020, respectivamente em suas categorias: Shineray XY50 (50 cc), BMW F750 GS (Big Trail até 800 cc), BMW F850 GS (Big Trail acima de 800 cc), Triumph Street Twin 900 (Clássica), Kawasaki Vulcan S 650 (Custom até 800 cc), Harley-Davidson XL883N Iron (Custom acima de 800 cc), Yamaha MT-07 689 (Naked até 800 cc), Yamaha MT-09 850 (Naked acima de 800 cc), Kymco Downtown 300i (Scooter acima de 200 cc), Kawasaki Ninja 400 (Sport até 800 cc), Yamaha XTZ 250 Lander (Trail), BMW G310 GS (Trail Média) e a Harley-Davidson Road Glide (Touring).

Com apoios institucionais da ABAC, Abeifa, AEA, Fenabrave, Fenauto e Sindipeças, o selo Maior Valor de Revenda – Motos “retrata, constata, baliza, os preços praticados no mercado brasileiro, sem subjetividades. Com isso, reconhece o trabalho das montadoras e das importadoras no processo de aperfeiçoamento de seus produtos e serviços e, na outra ponta, auxilia o consumidor na hora da compra”, afirmou Joel Leite.


VACINAS – Com o objetivo de garantir a agilidade necessária no processo de transporte das vacinas da Covid-19 pelas rodovias, a CCR ViaOeste, concessionária que administra o sistema Castello-Raposo, Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e secretaria de estado da Saúde passam a executar plano operacional específico, que prevê, por exemplo, uma série de medidas enquanto os caminhões trafegarem pelas rodovias.

Segundo o gerente de Atendimento da CCR ViaOeste, Carlos Costa, caberá ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária indicar a rota mais rápida para os caminhões que utilizarão o sistema Castello-Raposo nos deslocamentos. A partir do monitoramento das Câmeras do CCO, a equipe da CCR ViaOeste, se necessário, irá sugerir alterações no trajeto ou até mesmo, a partir do apoio do policiamento rodoviário, a realização de comboios ou outras medidas de tráfego.

“Com o apoio ao plano estadual, buscamos envolver as equipes da CCR ViaOeste e da Polícia Militar Rodoviária no sentido de oferecer o apoio necessário para garantir que as vacinas possam chegar ao destino no menor tempo possível, em segurança”, explica. O sistema Castello-Raposo conta com 75 câmeras de monitoramento de tráfego, capazes de cobrir quase 100% do trecho rodoviário administrado pela concessionária que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.


Divulgação      Agentes santistas também procuram orientar os ciclistas

BIKES – A campanha para disciplinar o uso da ciclovia da orla, que está na sua segunda semana, já alcançou quase 1.300 mil ciclistas. A maioria entendeu a abordagem feita por agentes da Companhia de Tráfego (CET-Santos) para advertência sobre alguma prática indevida na direção da bike e acatou a orientação recebida.

Contudo, dois condutores insistiram no comportamento irregular e tiveram o veículo apreendido. Na semana que passou, a ação voltou a ser realizada na Av. Presidente Wilson, na altura da Rua João Antunes, nas proximidades do emissário submarino, no José Menino. Em duas horas foram 54 abordagens, sem registro de recolhimento de veículo. A maioria das orientações envolveu aqueles que pedalavam sobre a calçada ou na contramão da via.

“O ciclista tem a sensação de que ele tem a prioridade no trânsito, mas deve entender que precisa respeitar o pedestre e, assim como os demais veículos, obedecer à sinalização de trânsito”, observou o cabo Pulise, da Polícia Militar. A campanha tem ainda o apoio da Guarda Municipal. As blitze acontecem em dias e horários alternados, em pontos da ciclovia com maior movimento.


FALTA – O que se temia aconteceu: faltam peças para a montagem de veículos no país. O sindicato dos trabalhadores em Gravataí/RS disse que a situação atingiu a linha de produção do Onix (o modelo mais vendido no Brasil). A fábrica da General Motors em Gravataí deverá parar por um mês em março, quando os empregados entram em férias coletivas, segundo confirmou Valcir Ascari, presidente do Sinmgra, o sindicato dos metalúrgicos local.

A empresa preferiu emitir um comunicado genérico: “A cadeia de suprimentos da indústria automotiva na América do Sul tem sido impactada pelas paradas de produção durante a pandemia e pela recuperação do mercado mais rápida que o esperado. Isso tem o potencial de afetar de forma temporária e parcial nosso cronograma de produção. Estamos neste momento trabalhando com fornecedores e sindicato para mitigar os impactos gerados por esta situação”, diz a nota da GM.

Antes, a escassez já tinha tingido outra montadora: a Honda, em Sumaré/SP. Pela segunda vez neste ano a linha do Civic teve se ser paralisada devido a falta de semicondutores (chips). Nesta unidade, a produção estará suspensa de 1º a 10 de março, com a concessão de férias coletivas para os mil empregados da unidade.


LEILÃO – O Detran tem veículos com lance inicial de R$ 180, em leilão que acontecerá hoje e amanhã, às 14 horas. Nesta edição do evento, os consumidores poderão arrematar carros documentados, com lances a partir de R$ 700, e em fim de vida útil (para desmonte), com lances a partir de R$ 180.

Entre os destaques do primeiro dia, está o lote 136, um modelo Citroen C3 120A Exclusiv 2014/2014, da cor vermelha, com lances a partir de R$ 13.100. Para quem quer encontrar uma moto, o destaque está no lote 66, a JTA Suzuki GS 500E 2000/2001, de cor preta, com lance inicial de R$ 3.900.

Para quem busca carros com caçamba, está disponível um Fiat Strada Fire Flex 2008/2009, da cor prata, com lance inicial de R$ 11 mil no lote 119. O veículo é essencial para o transporte de cargas e pode ajudar novos empreendedores.

“No leilão de veículos que realizaremos no dia 1, serão ofertados 77 lotes, todos com direito à documentação. Neste evento, costumamos ter grandes oportunidades para pessoas físicas e jurídicas. O consumidor que ficar atento aos valores para realizar um bom negócio”, explica Antonio Hissao Sato Junior, leiloeiro público oficial e CEO da Sato Leilões. Mais informações no site da Sato Leilões.


Divulgação                                 Itens antes opcionais agora são de série

DE SÉRIE – A ampla lista de itens de série dos Fiat Cronos e da Nova Strada ficou maior, segundo a montadora. No ano modelo 21/21, o sedã e a picape mais vendida do Brasil receberam novidades e estão mais equipados com novos conteúdos de série, e sem alterar o preço atual de suas configurações.

Na versão Drive 1.3, o Cronos passou a contar com controle de estabilidade, controle de tração e auxílio de partida em rampas. Os equipamentos faziam parte do pacote S-Design, que se encontra disponível nesta configuração e ainda oferece ar-condicionado automático digital, sistema Keyless Entry and Go, câmera de ré, retrovisor elétrico, faróis de neblina, roda de liga leve de 15”, spoiler traseiro e detalhes escurecidos no interior e exterior do modelo, garantindo um visual único que alia requinte e um toque de esportividade. O preço público sugerido do Cronos Drive 1.3 é de R$ 69.890.

Já a Nova Strada Freedom 1.3 passa a sair de fábrica tanto na cabine plus quanto na dupla com sensor de estacionamento, item que fazia parte do Pack Tech, pacote que dispõe agora de câmera de ré, central multimídia de 7” com conexão wireless, segunda entrada USB, controle de áudio no volante e dois tweeters. O preço sugerido para a Nova Strada Freedom 1.3 é a partir de R$ 76.490.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Territory, modelo 2021, fabricados entre 27/12/2019 e 10/10/2020, com números de chassis finais de MTP00009 até MTP04168. A Ford do Brasil, que anunciou a saída do país no mês de janeiro, agora precisará apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Em comunicado, a empresa informa a ocorrência de oscilações no tratamento dos gases emitidos pelo sistema de escapamento em razão de uma variação no processo de produção do conversor catalítico. Nestes casos, os níveis de emissões atmosféricas podem não atender aos limites previstos.

Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a substituição do conversor catalítico do sistema de escapamento. A empresa disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br


MERITOR – Adalberto Momi, que desde 2017 ocupava a direção geral da Meritor América do Sul, foi promovido a vice-presidente da empresa na região. Segundo comunicado da fabricante global de eixos trativos para veículos pesados, a mudança é parte da reestruturação do time global de executivos da companhia, agora sob o comando de Chris Villavarayan, nomeado novo CEO da Meritor em novembro do ano passado.

Momi trabalha há 34 anos na subsidiária brasileira da Meritor, incluindo o comando por 10 anos da área de controladoria financeira/estratégica e diretoria financeira (CFO) para América do Sul. O novo vice-presidente seguirá sediado na fábrica da empresa em Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo.


NIVER – Focada em mobilidade sustentável, a BMW i comemora 10 anos de mercado relembrando os marcos de sua primeira década de seu nascimento em 2011, com o BMW iX, que será lançado em breve também no Brasil. O décimo aniversário da marca BMW i será o mote de uma ampla campanha nas redes sociais do BMW Group, que terá duração até o Salão Internacional do Automóvel (IAA) de 2021.


SEGURO – A Fetransporte Brasil, assessoria de seguros especializada em transporte de cargas, expande sua atuação para novos ramos buscando proteger os transportadores, caminhoneiros e novos clientes em geral. Uma das novas apostas da empresa em 2021 é o segmento de seguro de vida, que teve sua relevância evidenciada neste momento de pandemia, em que as atenções se voltaram ao cuidado e preservação da saúde e das pessoas.

Para comandar a área, como head de seguro de vida, acaba de ser contratado Felipe Carvalho, profissional que, aos 47 anos, acumula mais de 30 de atuação no mercado de seguros, sendo os últimos 13 anos como especialista no ramo Vida: “A Fetransporte Brasil se apresenta como um agente de soluções para que o corretor de seguros consiga gerar, ampliar e potencializar seus negócios neste segmento com tamanha relevância no cenário atual”.


PACTO – O Pacto Global da ONU confirmou a reintegração do Grupo Volkswagen como participante, após um intervalo de cinco anos, quando os veículos da marca protagonizaram o que ficou conhecido como o “escândalo do diesel”, em que o índice de mensuração de gases emitidos eram falsificados. A companhia garante que a política de conformidade e integridade foi totalmente reconstruída, como resultado da supervisão concluída com êxito pelo Departamento de Justiça dos EUA. O programa de proteção climática anunciado pelo grupo alemão também foi bem recebido. Em 2025, a Volkswagen planeja cortar suas emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de seu portfólio de automóveis de passageiros em 30% em comparação com 2015 e pretende ser empresa neutra para o clima até 2050. Em 2016, depois de flagrada nas inconformidades, a Volkswagen nomeou um Conselho de Sustentabilidade independente.

Fundado em 2000 como uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é um apelo às empresas em todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Todas as empresas participantes são obrigadas a relatar publicamente uma vez por ano suas respectivas atividades para implementar os princípios. Para investidores e gestores de ativos no mercado de capitais, a participação é um critério importante em termos de investimento em ações e obrigações do Grupo Volkswagen.


CEO – A partir de 1º de maio a Scania terá um novo CEO. Atual membro do Conselho Executivo da Traton SE e diretor de Operações do Grupo Traton, Christian Levin foi nomeado como presidente da sueca Scania. Ele substituirá Henrik Henriksson que, após 23 anos de companhia, a deixará para ingressar na H2 Green Steel, novo empreendimento que pretende produzir aço sem emissão de carbono em 2024.


Divulgação                                     Salis: reinventamos processos

REPOSIÇÃO – As vendas de automóveis novos caíram muito no país desde que a pandemia começou, em março do ano passado, provocando uma das maiores crises econômicas da história. Tanto que alguns fabricantes, como a Ford com seus modelos mais populares e a Audi nos Premiuns, entre outros, anunciaram, no início de 2021, o encerramento de produção de carros nacionais e, consequentemente, o corte de muitos funcionários, elevando ainda mais o número de desemprego no Brasil e o medo das pessoas em também perder o seu trabalho em qualquer uma das atividades existentes.

Na contramão dessa crise que afetou as indústrias automotivas de todo o mundo, uma empresa gaúcha do setor de peças de reposição pode ser mais um dos poucos exemplos de sucesso no meio de tantos números e notícias negativas. É a Viemar Automotive, companhia genuinamente brasileira, que completou em fevereiro 25 anos de existência, trabalhando com tecnologia avançada para garantir a qualidade dos seus produtos em veículos de marcas nacionais e importadas. É atualmente a maior fabricante para o segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves, mesmo competindo com fortíssimas empresas multinacionais, que costumam entrar no país adquirindo companhias menores para crescer mais rapidamente.

A Viemar Automotive continuou investindo no último ano, ao ponto de crescer mais de 27% no seu volume de vendas e 20% na contratação de empregados. “O 2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a Viemar não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios, mas preparamos a empresa para este novo cenário criando, por exemplo, modelos de execução comercial focados na busca por resultado, contemplando a cadeia completa onde atuamos, oferecendo os produtos com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade”, conta José Salis, diretor comercial e de engenharia da Viemar Automotive.


Divulgação                      Cidade do futuro deverá ter 2.000 habitantes...

CITY – A Toyota Motor Corporation (Toyota) e Woven Planet Holdings, Inc. (Woven Planet), empresa do Grupo Toyota responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos de mobilidade baseados em software, realizaram uma cerimônia inovadora (Jichinsai) para a construção da Woven City no dia 23 último, no antigo pátio de veículos ao lado da antiga fábrica de Higashi-Fuji da Toyota Motor East Japan, Inc. (TMEJ).

Junto com o governador Heita Kawakatsu da localidade de Shizuoka, o prefeito Kenji Takamura da cidade de Susono e outros convidados representando a comunidade local, a cerimônia contou com a presença do presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, do CEO da Woven Planet, James Kuffner, do presidente da TMEJ, Kazuhiro Miyauchi, bem como de outros executivos envolvidos no projeto. Juntos, os líderes expressaram suas esperanças de um início seguro de obras.

“O projeto da Woven City começa oficialmente hoje”, disse Akio Toyoda: “Agir como um time em um projeto tão grande nunca é uma tarefa fácil. Devo expressar minha mais profunda gratidão a todos os envolvidos que forneceram, de todo o coração, o apoio e cooperação ao projeto até agora. Os temas principais da Woven City são 'centrados no ser humano', 'um laboratório vivo' e 'em constante evolução'. Juntamente com o apoio de nossos parceiros, assumimos o desafio de criar um futuro onde pessoas de origens diversas possam viver felizes".


Divulgação                                        O modelo esportivo já está disponível

TIOZÃO – Sabe aquele “carro de tiozão?” Então... ele enjoou do apelido e quer ter uma nova imagem junto ao consumidor. Daí lançou uma novíssima versão batizada de “Corolla Toyota Gazoo Racing”. O modelo, que entra nas lojas esta semana, terá preço sugerido de R$ 151.990, e estará disponível em três cores: o novo Branco Lunar (perolizado) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico), Vermelho Granada (metálico) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e todo Preto Eclipse (metálico).

Projetado pelas engenharias da Toyota do Brasil e Argentina, este é o primeiro veículo da marca a ser produzido em solo brasileiro com a grife Toyota Gazoo Racing. O sedã leva em consideração o lema “pushing the limits for better” (tradução livre “indo ao limite em busca do melhor”), que tem como objetivo desenvolver carros cada vez melhores e de alta performance, inspirado nas lições que vêm das pistas.

O novo Corolla GR-S apresenta novidades, como faróis de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina dianteiros de LED. Na traseira, conta com spoiler exclusivo Toyota Gazoo Racing, lanternas de LED e emblemas que identificam a versão proveniente da divisão esportiva da marca. Além disso, o veículo é equipado com saias laterais, rodas de liga leve 17” exclusivas e emblemas que enfatizam a alma Toyota Gazoo Racing. Para finalizar, retrovisores externos e o teto foram pintados na cor preta metálica, e os pára-choques dianteiro e traseiro contam com design diferenciado. Todo esse conjunto garante um visual exclusivo, impactante, atraente e sofisticado ao modelo.


Divulgação                 Cesar Neves, chefe de gabinete da secretaria estadual de Saúde; Ciro Possobom, vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul; Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais/PR; Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner; e Luiz Antonio Negrão Dias, presidente do Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer

 

HEMATOLOGIA – A Volkswagen do Brasil e o governo do Paraná inauguraram o Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea (Chtmo) do Hospital Erasto Gaertner, na semana passada. O projeto, que teve mais de R$ 5,5 milhões investidos pela VW ao longo de 2020, contou com ampliação do espaço – mantendo o ambiente aconchegante e acolhedor evitando características de ambiente hospitalar – e demandas estruturais no ambulatório, hospital-dia e internação. Além disso, melhorou a operação, capacitação e segurança dos tratamentos, com uso intensivo de tecnologia no tratamento de câncer.

“É com grande satisfação que participo, representando todos os empregados da Volkswagen do Brasil, desse evento que marca a inauguração do Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Erasto Gaertner, mais uma contribuição fundamental para a saúde da população. Temos um longo histórico de investimentos na saúde do Estado do Paraná que começou em 2009 e, de lá pra cá, já investimos cerca de R$ 12 milhões em projetos que beneficiaram toda a comunidade paranaense", destacou Ciro Possobom, vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

O investimento no Chtmo é fruto das contrapartidas do Protocolo de Intenções, firmado entre a Volkswagen do Brasil e o governo do Estado do Paraná em 2013, dentro do programa Paraná Competitivo, que possibilitou investimentos de R$ 2 bilhões destinados ao desenvolvimento e produção do SUV T-Cross na fábrica de São José dos Pinhais. "Ela é uma de nossas principais fábricas da região América Latina, que produz o T-Cross, modelo líder em 2020 na categoria SUV no Brasil e Argentina. Além de gerar empregos e contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, a Volkswagen reforça constantemente seu compromisso social com os paranaenses", disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. "A Volkswagen passou a ser também paranaense, já que está instalada aqui há mais de 20 anos, em São José dos Pinhais”, acrescentou Carlos Massa Ratinho Jr., governador do estado.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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