segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Bêbados, inconsequentes e imorais



Divulgação  Ano Novo: 1.343 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante

Nelson Tucci

Beber e dirigir é um crime de lesa-humanidade. Ou deveria sê-lo, porque todos sabem dos riscos que correm ao ingerir álcool antes de pegar um veículo. Mas o motorista brasileiro parece não se importar muito (ou nada) com a vida. Senão vejamos: no feriado de Ano Novo, 1.343 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante e 113 foram presos pela prática criminosa.
No Natal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 1.592 pessoas dirigindo embriagadas e 163 foram conduzidas para delegacias e autuadas pelo crime de alcoolemia ao volante. Ou seja, 2.935 bêbados (as), inconsequentes, que colocaram a própria vida em risco, além – e principalmente estas – da vida de terceiros que não tinham nada a ver com a falta de compostura e civilidade destes que foram flagrados pela Polícia Rodoviária Federal.
E quantos teriam passado ilesos pela fiscalização? Ou, ainda, sequer avistaram agentes e viaturas da PRF no caminho? É de se pensar... Entre os dias 21 de dezembro último e 1º de janeiro de 2020, nada menos que 167 pessoas perderam a vida, em um total de 863 acidentes.
Os principais fatores que influenciaram as tragédias, segundo o balanço da PRF, foram direção perigosa, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e embriaguez ao volante. É de se lamentar a irresponsabilidade dessa gente.

CLANDESTINOS – A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) realizou entre os dias 26 e 31 de dezembro diversas ações de fiscalização a ônibus intermunicipais em terminais rodoviários e em rodovias a fim de coibir o transporte irregular e garantir aos passageiros condições seguras para suas viagens no sistema regular. Na operação, realizada em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foram vistoriados 630 veículos, sendo 349 em terminais e 281 nas rodovias. Ao todo houve 94 autuações e 62 veículos retidos.
Às vésperas do feriado de Ano Novo, a operação tirou de circulação 50 veículos clandestinos, retidos nas fiscalizações realizadas nas rodovias Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), SP-055, Bandeirantes (SP-348), Mogi-Bertioga (SP-098). As operações em terminais ocorreram na Capital (Barra Funda, Jabaquara e Tietê) e em oito cidades do Interior. Entre as autuações realizadas nos terminais, as mais comuns foram o uso de veículos não cadastrados na agência; a venda de passagem para trecho não autorizado; e a alteração, sem permissão, do valor da tarifa.

OTIMISMO – O ano de 2019 foi ruim para as 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), que tiveram queda de 7,9% nas vendas ante igual período de 2018, quando foram vendidas 37.582 unidades importadas. As próprias importadoras previam 50.000 unidades. A culpa é atribuída ao câmbio.
Para 2020, a expectativa média é que o setor registre crescimento de 34% sobre a base de 2019, mas tudo a depender da cotação do dólar (estimativa projetada de R$ 3,80 a R$ 4,00 no ano). Veículos & Negócios esteve com o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, e dará mais detalhes na edição impressa, de janeiro, do jornal Perspectiva. Acompanhe.

SOFTWARE – A ZF está definindo o caminho para o desenvolvimento de software rápido e aprimorado. Junto à Microsoft, a empresa pretende levar seus processos, métodos e soluções de engenharia de software à velocidade e qualidade característica das líderes em TI. Transformando-se em uma fornecedora de serviços de mobilidade orientada por software, a ZF pode escalar seus recursos globais mais eficientemente e responder melhor às necessidades dos clientes. Mais adiante ela fornecerá soluções em software para o setor automotivo.
“No futuro, o software terá um dos maiores impactos no desenvolvimento de sistemas automotivos e será um dos principais fatores de diferenciação no que se refere à realização de níveis mais altos de funções de direção automatizada. Queremos ajudar a impulsionar o avanço desta tendência”, explicou Dirk Walliser, Head de Pesquisa e Desenvolvimento Corporativo da ZF.

Divulgação      Modelo tem opções de motor 1.0 e 1.5, ambos de 3 cilindros

KA – O Ford Ka Sedan registrou em 2019 o seu melhor resultado desde o lançamento da nova geração, com um crescimento de 31% nas vendas. As 51.260 unidades emplacadas consolidaram a posição do sedã compacto da Ford como vice-líder do segmento. “O modelo foi o sedã compacto que mais cresceu em 2019, considerando todos com ano cheio de vendas no período. É um carro versátil, que conquista cada vez mais clientes com sua excelente dirigibilidade, conforto e baixo custo de posse”, diz Daniel Sinzato, gerente de Produto da Ford.
Na linha 2019 o Ka Sedan passou por uma renovação abrangente, que incluiu o design, a motorização e equipamentos. Além do avançado 1.0 Ti-VCT de três cilindros, ele ganhou a opção do motor 1.5 Ti-VCT flex de três cilindros, com 136 cv, e transmissão automática de seis velocidades, que hoje responde por mais de 20% das vendas da linha.

EL LIDER – A Volkswagen fechou o ano de 2019 na liderança de vendas do mercado argentino, posição que sustenta há 16 anos de forma ininterrupta. Nos 12 meses do último ano, a marca comercializou 68.600 unidades, o que representa 15,6% de participação de mercado.
Dentre os modelos de maior sucesso, destacam-se o Gol, com 13.600 unidades emplacadas em 2019, e o T-Cross, com 3.700 unidades vendidas desde o seu lançamento em julho no mercado local.

Divulgação         Está chegando o “Rio”, da Kia, de olho no público jovem

LANÇAMENTO – A menos de três semanas de seu lançamento no mercado brasileiro, a Kia Motors enaltece design exterior e features do novo hatch Rio para conquistar consumidores, em especial os jovens. O novo hatch (fabricado no México) será lançado em duas versões, ambas com transmissão automática e motor 1.6 litro, flex, capaz de desenvolver 123 cv (gasolina) e 130 cv de potência (etanol).
Já na quarta geração, o Kia Rio é um dos produtos mais vendidos da história da montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde o ano 2000.
Em duas versões no mercado brasileiro – LX e EX –, o modelo virá equipado com sistema multimídia, com tela de 7” sensível ao toque e conectividade com smartphones, por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, ajuste elétrico dos retrovisores, câmera de ré, volante multifuncional com controles de chamada e do sistema de som, Bluetooth com reconhecimento de voz, sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), assistente de partida em rampa (HAC) e controles de tração (TCS) e de estabilidade (ESC). Na versão EX, conforto e segurança são reforçados por itens como DRL – Daytime Running Light (em LED), auto cruise control, bancos de couro, ar-condicionado digital e retrovisores com rebatimento e setas integradas.
Assim como toda a linha de passeio da Kia Motors, o hatch conta com 5 anos de garantia (ou 100 mil km). “Estamos otimistas com a chegada do Kia Rio. Seu design externo, qualidade de acabamento e itens de conectividade vão surpreender o consumidor brasileiro de todas as idades, mas em especial os jovens, por tratar-se de um produto alegre e divertido, que já conquistou os compradores em todo o mundo”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

MOBILIDADE – Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil tem ganhado destaque. Dados do Observatório das Metrópoles registrados entre os anos de 2002 e 2012 revelaram que, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o número de veículos registrou um crescimento de 138,6%. No contraponto, há diversas iniciativas que buscam favorecer e melhorar a qualidade de vida e de trabalho para todos.
Para o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, Milton Zanca, é preciso uma mudança de cultura e, principalmente, um novo olhar para questões como o fretamento: “Quanto mais instituições incentivarem este tipo de transporte, maiores serão benefícios em todos os âmbitos, já que ele contribui com a redução da poluição, com o número de acidentes, com o excesso de carro e proporciona qualidade de vida do colaborador, que reflete no seu trabalho”.
Já Ricardo Nanami, diretor de RH do Grupo Volvo América Latina, destaca que “fortalecer o cuidado com as pessoas e construir uma relação de confiança é essencial”. Tanto que a empresa incentiva o transporte por fretamento entre seus funcionários e reforça que os benefícios são ponto chave para empresa, colaborador e município: “Somos orientados para o cuidado com as pessoas e na construção de uma relação de confiança. Isso tem se fortalecido cada vez mais ao longo dos últimos anos, com nossos funcionários, nossos clientes, com a sociedade de uma forma geral”.
A Volvo conta com 46 linhas de transporte no 1º turno e 23 linhas no 2º turno da fábrica de Curitiba. Oferece mais 21 linhas no C3 (Centro de distribuição de peças, localizado em São José dos Pinhais), que cobrem adequadamente as demandas diárias de cerca de 2.541 funcionários de Curitiba e Região Metropolitana.

EDUCAÇÃO – A CCR ViaOeste promoveu ação educativa no último dia 9, com foco na segurança dos pedestres. A campanha de conscientização sobre os cuidados na travessia das rodovias foi realizada no km 22 da rodovia Castello Branco, em Barueri. A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes desenvolvido pela concessionária e tem apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Divulgação        100% elétrico: veículo utiliza propulsão elétrica distribuída

UBER + Hyundai – As empresas Uber e Hyundai Motor Company anunciaram na última semana parceria para desenvolver o Uber Air para uma futura rede de compartilhamento de viagens aéreas e apresentou um novo conceito de aeronave em escala completa na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira internacional de tecnologia, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, na semana que passou. A Hyundai é a primeira empresa automotiva a aderir à iniciativa do Uber Elevate, trazendo capacidade de fabricação em escala automotiva e um histórico de veículos elétricos de produção em massa.
O conceito de veículo aéreo que a Hyundai divulgou foi criado em parte pelo processo de projeto aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que estimula a inovação ao divulgar publicamente conceitos de projeto de veículo para que qualquer empresa possa usá-lo para inovar seus modelos de táxi aéreo e tecnologias de engenharia. Ele foi projetado para uma velocidade de navegação de até 180 milhas/h (290 km/h), altitude de navegação de 1.000-2.000 pés (300 a 600 metros) acima do solo e para viagens de até 60 milhas (100 km).
Nesta parceria, a Hyundai produzirá e implantará os veículos aéreos e a Uber fornecerá serviços de suporte ao espaço aéreo, conexões para transporte terrestre e interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento de viagem aérea. Ambas as partes estão colaborando nos conceitos de infraestrutura para apoiar a decolagem e o pouso desta nova classe de veículos. “Nossa visão de Mobilidade Aérea Urbana transformará o conceito de mobilidade urbana”, disse Jaiwon Shin, Vice-Presidente Executivo e Líder da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai.

Divulgação        Ampla linha de lâmpadas visa o maior número de aplicações

LED – Você sabia que a troca das lâmpadas halógenas originais do automóvel pela tecnologia LED é permitida? Essa possibilidade é garantida pela resolução 227 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e proprietário do veículo deve seguir algumas determinações. Para as lâmpadas de farol, seja alto, baixo ou neblina, é necessário fazer mudança no documento do veículo, onde constará a alteração do tipo de iluminação usada. O Contran considera a troca para o LED como uma mudança na tecnologia do veículo e a alteração deve constar na documentação.
O processo é feito no Detran e visa garantir que a lâmpada de LED obedeça aos critérios das lâmpadas originais, ou seja, que ela ilumine a via sem ofuscar os outros motoristas, por exemplo. Nesse momento a diferença de qualidade entre as lâmpadas de LED é visível. A lâmpada Philips, por exemplo, é desenvolvida para iluminar mais e somente dentro da área permitida, o que aumenta a visibilidade do motorista sem ofuscar quem vem no sentido contrário.
Na maioria dos casos, o uso de LED não causa interferência no computador de bordo do carro, mas é importante ficar atento para qualquer mudança. O baixo consumo das lâmpadas, como as da Philips, pode ser erroneamente confundido pelo sistema, que aponta que ela está queimada. Caso isso ocorra, é possível instalar um produto chamado Canceller, que corrige o erro. Fique ligado (a)!

Edypo Alaniz       New Senior: unidades entram em operação em Pernambuco

NORDESTE – A RCR Locação, um dos principais operadores de transporte das regiões Norte e Nordeste do país, recebeu em dezembro 21 micro-ônibus New Senior, as primeiras unidades deste novo modelo que entram em operação no estado de Pernambuco. Os veículos fazem parte de uma negociação que envolveu também 24 unidades do rodoviário Ideale e dois Paradiso 1200, que atenderão as aplicações de fretamento para as empresas Alcoa-Allumar, Mondelez e Unilever.
“A venda reforça a presença da Marcopolo na região e em um segmento muito importante, pois a RCR tem grande penetração em outros estados, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba, além de Pernambuco”, comenta Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo. Este ano a RCR já adquiriu mais de 100 unidades de ônibus de modelos da Marcopolo.

Divulgação   Jornalista Camila Franco atua há 10 anos na área automotiva

COMUNICAÇÃO – A Mercedes-Benz do Brasil anunciou a jornalista Camila Franco como executiva responsável pela Comunicação Corporativa, Comunicação Interna e Relacionamento com jornalistas de Economia e Negócios e com a Imprensa especializada em Veículos Comerciais.
Ela atua há mais de cinco anos na empresa e assume o novo cargo com o objetivo de manter o seu relacionamento com a imprensa sempre próximo e o compromisso de atender aos jornalistas de forma ágil e eficiente.
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Corporativa com ênfase em Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero, Camila tem 30 anos e já passou pelas redações de Automotive Business, AutoEsporte (como freelancer) e pela comunicação interna na General Motors do Brasil.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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