segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Vendas de carros são crescentes


Divulgação                  De janeiro a novembro, a alta registrada é de 10,3%

Nelson Tucci

Apesar da produção de veículos no Brasil ter recuado 7,1% em novembro passado, frente a igual período do ano passado, de acordo com a Anfavea, a associação das montadoras, as vendas continuam com demanda crescente e estável, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa mais de sete mil concessionários de veículos.
No acumulado de janeiro a novembro, a alta registrada é de 10,3%, com o total de 3.665.370 veículos novos emplacados, ante 3.322.200 unidades registradas, comparativamente com o mesmo período de 2018.
Em novembro último, o volume das vendas somou 345.386 unidades, o que representou avanço de 7,8% sobre novembro de 2018, porém, porém com queda de 6% sobre outubro de 2019, em função do menor número de dias úteis (23 dias úteis em outubro, contra 20 dias úteis em novembro – sem considerar o dia 20 como feriado nacional). Segundo o Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o ritmo de crescimento das vendas, no geral, permanece como o esperado para o ano, o que deve levar ao volume estimado pela federação. "Faltando apenas um mês para o fechamento do ano, notamos a estabilidade do mercado. Isso é positivo, pois não houve grandes oscilações durante o ano, o que confirma as nossas expectativas para 2019, de que deveremos crescer 10,76% sobre 2018", comentou Assumpção Júnior.

MARKET SHARE – A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) é a líder no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves no acumulado do ano. De janeiro a novembro, a montadora italiana contabiliza 450.978 veículos comercializados, o equivalente a 18,7% de participação no mercado. Quando comparadas com igual período do ano anterior, as vendas da FCA cresceram 14%.
A empresa posicionou três modelos entre os 10 mais vendidos: Fiat Argo, Strada e Jeep Renegade. A propósito, o Argo, caçulinha desse trio, foi o terceiro veículo mais vendido do Brasil em novembro com 8.270 unidades (em outubro, estava na quinta posição).

RECALL – A FCA-Fiat Chrysler Automóveis Brasil informa aos proprietários dos veículos Jeep Grand Cherokee, anos/modelo 2011, 2012 e 2013 e Dodge Durango, anos/modelo 2012 e 2013, sobre a possibilidade de falha no relé da bomba de combustível, ocasionando a dificuldade de partida do motor e, em casos extremos, o desligamento inesperado do veículo em movimento. Esta última situação pode comprometer as condições de dirigibilidade do veículo, aumentando o risco de colisão, com potenciais danos materiais, físicos ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou terceiros.
A empresa diz ainda que “tão logo a solução definitiva esteja disponível”, os proprietários de todos os veículos envolvidos na campanha serão convocados para a segunda fase do chamamento, para agendamento gratuito do reparo em uma das concessionárias das redes Dodge ou Jeep. Segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor (órgão do Ministério da Justiça), mais de 1,6 milhão de automóveis foram afetados por campanhas de recall em 2019. Pelo mesmo demonstrativo, a Toyota foi a que mais fez recall no ano. A FCA continua entre as primeiras, historicamente.
Para consultas e demais informações, o consumidor poderá ligar para as Centrais de Serviços ao Cliente Dodge no telefone 0800 703 7140, ou Jeep, pelo 0800 703 7150 ou, ainda, consultar os websites www.dodge.com.br e www.jeep.com.br

Divulgação      Até 10 vezes mais durável do que a convencional de chumbo ácido

LÍTIO – A Heliar, marca tradicional de baterias para motocicletas, irá lançar no Brasil a Heliar Lítio, bateria de íons de lítio para veículos de duas rodas. Esta será “até 10 vezes mais durável do que a convencional de chumbo ácido, tem dois anos de garantia (a maior no mercado) e é cerca de 70% mais leve”, diz o fabricante. A marca é líder no fornecimento para as montadoras, presente em 9 de cada 10 motos produzidas no Brasil.

PRÊMIO – A Texaco Lubrificantes foi contemplada com o “Prêmio Marketing Contemporâneo”, entregue pela Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), na categoria Diversidade Rio. A premiação aconteceu na semana que passou, no Rio de Janeiro.

SEGURO – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 último, alerta para a importância da conscientização sobre igualdade de oportunidades para todos. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% da população tem algum tipo de deficiência. E os números do seguro Dpvat mostram que os acidentes de trânsito envolvendo pedestres têm grande participação nestas estatísticas.
De janeiro a outubro deste ano, o seguro obrigatório indenizou mais de 68 mil pessoas que circulavam a pé no momento da ocorrência e ficaram com algum tipo de invalidez. O número representa 77% do total de pagamentos destinados a vítimas pedestres. As estatísticas do seguro Dpvat ainda mostram que os jovens são os mais atingidos.
O Dpvat é um seguro obrigatório de caráter social que protege os mais de 210 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito, sem apuração da culpa. Ele pode ser destinado a qualquer cidadão acidentado em território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre, e oferece três tipos de coberturas: morte (valor de R$ 13.500), invalidez permanente (de R$ 135 a R$ 13.500) e reembolso de despesas médicas e suplementares (até R$ 2.700). A proteção é assegurada por um período de até 3 anos.

PASTILHAS – A Fras-le e a Fremax receberam, dia 28 último, em São Paulo, o “Prêmio Inova 2019”. A Fras-le, já premiada em edições anteriores, como a Melhor Pastilha de Freio, repete a performance sendo escolhida novamente na categoria Ouro.
Da mesma forma, a Fremax figura como o melhor fabricante de discos de freio.
As premiações foram promovidas pela Editora Novo Meio e os resultados são extraídos da pesquisa realizada pela Ipsos, que aponta os fabricantes de autopeças que mais se destacaram no mercado de reposição, através da lembrança e da preferência de marca.

Divulgação     Montadora busca práticas sustentáveis no processo de fabricação

PALHA – A Ford firmou parceria com o McDonald's nos Estados Unidos para aproveitar a palha de café – casca seca do grão que sobra no processo de torrefação – na fabricação de peças de automóveis. O projeto pode dar novo destino a boa parte das milhares de toneladas de palha de café que são geradas por ano, normalmente usadas como adubo ou carvão.
Através de pesquisas, a Ford e o McDonald’s descobriram que a palha de café tem propriedades capazes de reforçar certos tipos de peças, criando um material durável. Segundo a Ford, os componentes feitos com esse composto são cerca de 20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. A sua resistência ao calor também é sensivelmente melhor que a do material usado atualmente, favorecendo a aplicação em peças como carcaças de faróis e outros componentes no compartimento do motor.

CORES – Quando o assunto é cor no universo automotivo as possibilidades são inúmeras, embora algumas já tenham caído no gosto do público. De acordo com um estudo da PPG Industries, empresa de tintas e revestimentos, o branco é a tonalidade mais popular na América do Sul (36%), seguida pela prata (31%). Um dos maiores motivos para a escolha de tons neutros é o impacto no valor do carro na hora da venda.
Para entender se essa afirmativa é “mito ou verdade”, a empresa KBB Brasil, preparou estudo sobre o impacto da cor na desvalorização de um automóvel. A KBB utilizou como parâmetro o comportamento da cor branca, uma vez que foi uma das mais presentes no estudo e em mais tipos de pinturas – sólidas, metálicas e perolizadas.
Na análise, foram identificados e considerados 9 grupos de pinturas e os segmentos compactos, médios e grandes entre automóveis de passeio e utilitários, além das desvalorizações por regiões. Por exemplo, uma das mais populares entre os carros vendidos no Brasil, a cor prata não surpreende e possui a maior presença nas amostras da análise e não influencia na perda de valor de um veículo. Curiosidade: entre os veículos grandes, o marrom valoriza em 1,7% e o vermelho 1,5%; e, de outro lado, o verde e amarelo caem 3,5% e 4,4%, respectivamente.

Divulgação                   Pedro, do Projeto Oásis, é um dos vencedores

TALENTOS – Pedro Arká (projeto Oasis), Gabriel Vieira (projeto Pill), Gustavo Cardoso (projeto Auster) e Lucas N. Silva (projeto Ambience) venceram o “Talento Design 2019” e ganharam a oportunidade de estagiar por um ano no Estúdio de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo/SP. A 21ª edição do Talento Design teve como tema Urban Xperience – Como a mobilidade pode deixar a cidade mais inteligente?
"Este ano desafiamos os estudantes a desenvolverem projetos e tecnologias que integrem a infraestrutura da cidade, promovendo o bem-estar das pessoas, o crescimento econômico e o uso adequado e sustentável de recursos", explica o head de Design da Volkswagen para a América Latina, José Carlos Pavone.

PLANEJAMENTO – Com o objetivo de reforçar o atendimento à rede autorizada de concessionárias, a Kia Motors do Brasil nomeou José Luiz Vendramini para o cargo de diretor de Planejamento de Rede, cujas principais atribuições serão o acompanhamento do padrão visual dos pontos de venda, o treinamento da mão de obra e o processo de ampliação.
Com 37 anos de experiência no setor automotivo (inclusa uma passagem pela própria Kia Motors), Vendramini vai atuar em sintonia com o diretor de Vendas, Ary Jorge Ribeiro, em atendimento aos desafios da Kia para 2020.

Divulgação      Europa se destaca em primeiro lugar no consumo mundial

CAFÉ – O consumo mundial de café estimado para este ano de 2019 deverá atingir 167,90 milhões de sacas de 60 kg, das quais 116,88 milhões, que correspondem a 70%, deverão ser consumidas por países importadores e 51 milhões por países produtores de café, cujo montante representa 30% do consumo global.
Com base nessa estimativa, se for estabelecido um ranking das seis regiões consumidoras de café no mundo em 2019, constata-se que a Europa se destaca em primeiro lugar no consumo mundial com 54,5 milhões de sacas, volume que representa 32% do total. Em segundo lugar figura Ásia & Oceania (23%); na sequência, em terceiro, América do Norte (18%); em quarto, América do Sul (16%); em quinto, África (7%); e, por fim, América Central e México, com 5,57 milhões de sacas (3%). O Brasil é o maior produtor e exportador e segundo maior consumidor. Vale ressaltar que as exportações brasileiras de café nos 10 primeiros meses de 2019 atingiram 34 milhões de sacas, volume superior às exportações verificadas nesse mesmo período nos quatro anos anteriores.

REVISTA – Em leilão realizado na última quinta-feira, 5, a revista Exame, do Grupo Abril, foi leiloada pela Mega Leilões no valor de R$ 72,374 milhões. Os fundos arrematantes são Planner Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. e Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não-Padronizados Alternative Assets I.
A ação faz parte de um plano de recuperação judicial da editora Abril, aprovado pelos credores em agosto deste ano, como um dos ativos de amortização da dívida do grupo, que segue acumulada a R$ 1,6 bilhão.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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