terça-feira, 21 de agosto de 2018

Brasil recebe caminhões elétricos


Divulgação         Veículos fazem parte do primeiro lote de 21 unidades

Nelson Tucci

Já estão no Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela Corpus Saneamento e Obras, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos. Os veículos foram embarcados no início de junho último, na cidade de Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano.
Os caminhões não emitem gases de escapamento ou fumaça na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana, garante o fabricante. Eles utilizam como fonte de energia bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de fosfato de ferro lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4x2 e autonomia estimada de 8 horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).
“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução do nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica Charles Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus, acrescentando que os caminhões BYD contam também com modernos sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios.

ELÉTRICOS 2 – As vendas de veículos eletrificados do BMW Group totalizaram 71.310 unidades em todo o mundo neste ano, registrando um crescimento de 40,6% em relação ao volume de entregas alcançado nos primeiros sete meses do ano passado. Apenas no mês passado, as vendas de veículos BMW i, BMW iPerforamance e Mini Electric atingiram 10.649 unidades no mundo, registrando um aumento vigoroso de 30,9%, confirmando a posição do BMW Group como líder mundial em fornecimento de mobilidade elétrica premium.
O crescimento foi alavancado pela procura da versão híbrida plug-in do sedã executivo BMW Série 5 na China, com um total de 8.078 unidades comercializadas nos primeiros sete meses de 2018 naquele mercado. As entregas de veículos eletrificados em outros mercados importantes, como Estados Unidos e Reino Unido, também atingiram crescimento significativo no mesmo período. Nos EUA, a evolução foi de 39,5%, com um total de 13.874 veículos vendidos até o momento, neste ano, enquanto que no mercado britânico a alta foi de 34,3%, com 9.923 unidades comercializadas.

Divulgação                Hyundai HR: modelo é produzido há 11 anos no país

PRÊMIO – Pelo segundo ano consecutivo, o modelo Hyundai HR, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), conquistou a certificação Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, no segmento de Camionetas de Carga (premiação é da Agência AutoInforme, em parceria com a Editora Frota e Textofinal). Esse reconhecimento indica que o Hyundai HR apresenta a menor depreciação de preços, no período de três anos após a compra do veículo 0 km, em sua faixa de mercado.
Segundo Jack Nunes, diretor executivo Comercial da CAOA, “a certificação Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais é uma importante referência para os Clientes na hora da compra de um modelo comercial, seja ele novo ou seminovo. Pois ela é o resultado de uma avaliação racional, baseada em um amplo estudo que indica quais são os veículos que apresentam os menores índices de depreciação, quesito que está diretamente ligado à relação custo versus benefício, ponto de grande importância para frotistas e autônomos no momento da aquisição de um veículo”.
Em 2018, a camioneta Hyundai HR completou 11 anos de produção nacional, na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis. Ela se caracteriza por possui a maior capacidade de carga da sua categoria, 1.800 kg. O Hyundai HR é equipado com motor Euro V de 2.5 litros Diesel, com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, que gera a potência máxima de 130 cv e 3.800 rpm, com torque de 26 kgf.m disponível entre 1.500 e 3.500 rpm. Cabeçote de alumínio, turbo com intercooler, sistema de recirculação dos gases de escape e injeção eletrônica CRDI (Common Rail Direct Injection) completam o motor.

RECALL – A Moto Honda da Amazônia Ltda. convoca os proprietários dos modelos CRF 1000L Africa Twin Travel Edition e CRF 1000L Africa Twin – ano/modelo e número de chassis não sequenciais abaixo identificados – a comparecerem a uma concessionária da marca para inspeção e, se necessário, para a substituição do anel elástico do cavalete central.
Ano/Modelo: 2017 Modelo: CRF 1000L Travel Edition; Chassis: Inicial: 9C2SD0510HR – Final: de 000001 a 100085; Data de produção de 01/04/2016 a 19/04/2017 - Ano/Modelo: 2017 Modelo: CRF 1000L; Chassis: Inicial: 9C2SD0500HR – Final: De 000002 a 100167; Data de produção de 01/04/2016 a 19/04/2017 - Ano/Modelo: 2018 Modelo CRF 1000L Travel Edition; Chassis: Inicial: 9C2SD0510JR – Final: de 000001 a 100023; Data de produção de 06/10/2017 a 13/07/2018 - Ano/Modelo: 2018 Modelo CRF 1000L; Chassis: Inicial: 9C2SD0500JR – Final: de 000001 a 100337; Data de produção de 06/10/2017 a 13/07/2018.
A empresa informa que o anel elástico do cavalete central pode se romper durante a utilização da motocicleta ou durante o acionamento do cavalete central; essa ruptura pode ocasionar o desprendimento do cavalete central com possibilidade de danos materiais, lesões graves ou fatais aos ocupantes ou terceiros. A empresa disponibiliza o site www.honda.com.br/recall e o telefone 0800 701 3432 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas).

LEADERSHIP – A Petronas Lubrificantes Brasil (PLB), subsidiária da P Petronas Lubricants International (PLI) e produtora de fluidos industriais de alto desempenho, está organizando o Petronas Leadership Connection para CEOs e diretores de grandes empresas industriais para discutir os desafios atuais e futuros na transformação da indústria 4.0 nesta quarta-feira, 22. O evento será o primeiro do gênero no Brasil, realizado na fábrica da PLB, e reunirá líderes das maiores empresas dos setores de mineração, equipamentos, siderurgia e petroquímica, incluindo FIAT, Vale S.A., SCA Aliança, CNHi, Harsco, Mineração Caraíba, Mineração U & M e Arcelor Mittal.
“A Petronas Lubrificantes Brasil enxerga o setor industrial brasileiro como algo fundamental não só para o business da marca, mas também para a economia brasileira. Trabalhamos para disponibilizar soluções tecnológicas para os players deste setor e ajuda-los a crescer seus negócios através de produtos e fluidos inovadores. Essas soluções aliadas a informações relevantes são fundamentais para o setor”, explica Luiz Sabatino, CEO da PLB.

DETRAN – Quem se mudou e precisa alterar o endereço registrado da habilitação e do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não precisa se deslocar a um posto de atendimento. O serviço pode ser feito de forma online pelo portal www.detran.sp.gov.br Manter os dados atualizados evita que o motorista deixe de receber correspondências importantes dos órgãos de trânsito, em tempo hábil, como notificações de multas ou aviso de suspensão do direito de dirigir, por exemplo.
Para fazer o serviço, no topo da página do Detran.SP, basta clicar no link: “Serviços Online - Mais de 30 serviços disponíveis, acesse todos aqui”, e em seguida, em uma das opções nas colunas “CNH-Habilitação” ou “Veículos”. Feito isso, escolha o serviço desejado, preencha o formulário e siga as orientações para finalizar a solicitação.

ALUMÍNIO – No início de setembro, São Paulo se transformará na capital do alumínio. Entre os dias 3 e 5 a cidade será palco do 8º Congresso Internacional do Alumínio e da ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio, que acontecerão simultaneamente no São Paulo Expo. Ambos os eventos têm a curadoria da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e juntos compõem o maior evento do setor nas Américas.
O 8º Congresso é um fórum que reunirá executivos das grandes companhias, representantes de associações internacionais do alumínio, de agências governamentais, de centros de pesquisa e excelência vão compartilhar experiências bem sucedidas, ações inovadoras e, sobretudo, apontar tendências. Ao todo, serão 15 painéis de discussão e 70 palestrantes. A ExpoAlumínio, que acontece simultaneamente ao 8º Congresso, traz as novidades dos produtores primários e secundários de alumínio, das empresas de reciclagem, dos fornecedores de máquinas, insumos e dos representantes dos setores de metalurgia, usinagem e fundição.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário