segunda-feira, 11 de junho de 2018

Licencie e viaje tranquilo

Divulgação     Passo a passo para licenciar está no portal www.detran.sp.gov.br

Nelson Tucci

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta que os donos de veículos com placa terminada em 3 devem realizar o licenciamento anual obrigatório neste mês de junho. Quem não regularizar a documentação até o dia 30 estará impedido de rodar a partir de julho.
A frota já ultrapassa 29,4 milhões no Estado de São Paulo, que detém o maior volume de veículos registrados no país. Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo veículo precisa ser licenciado anualmente para poder circular, independentemente do ano de fabricação.
O passo a passo para licenciar pode ser consultado no portal www.detran.sp.gov.br, na área “Veículos”. A página também traz uma série de respostas para dúvidas frequentes relacionadas ao tema.

RECALL GM – A General Motors Mercosul convoca os proprietários dos veículos modelos Cobalt, Onix, Prisma e Spin, ano/modelo 2017 a 2019, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 7/6/18, a adição de isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis.
Identificação dos veículos envolvidos: Cobalt fabricação 4/2/16 a 21/5/18 chassis HB100045 a KB103118; Onix fabricação 15/1/16 a 24/5/18 chassis HB100028 a KG110336; Prisma fabricação 15/1/16 a 24/5/18 chassis HG100102 a KG110508; Spin fabricação 22/1/16 a 21/5/18 chassis HB100029 a JB259531.
No comunicado a empresa informa que, em determinadas condições, pode haver entrada e acúmulo de água na região dos terminais de relê da caixa de fusíveis, localizada no compartimento do motor, com possibilidade de curto-circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida. Este defeito pode ocasionar o superaquecimento do motor de partida com possibilidade de incêndio no compartimento do motor e, em veículos equipados com transmissão manual, estando esta engatada, movimentação involuntária. Em ambos os casos, há risco de lesões corporais graves.
Para agendamento e mais informações a GM disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br

Divulgação         Transmissão mais leve permite rotação menor com a 6ª marcha

ZF – A ZF é a fornecedora da transmissão do novo modelo Iveco Daily City 30S13, lançado em maio no Brasil e chegou para atuar no segmento de 3,5 toneladas, versão de entrada. Trata-se da transmissão ZF 6S-480 de seis marchas que, segundo a fábrica, oferece ao transportador uma série de benefícios relacionados à economia de combustível e melhor produtividade.
“Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível”, Silvio Furtado, diretor de Vendas da América do Sul.
A produção da 6S480 ocorre na linha de montagem da ZF em Sorocaba/SP, inaugurada em Setembro de 2016 especialmente para este modelo.

3D – A impressão 3D tem modificado a forma do setor automotivo atuar, trazendo tecnologia, agilidade e competitividade ao setor. A facilidade de se imprimir em 3D, na hora de montar um veículo, um para-choque ou retrovisor, nas cores que o cliente imaginou, faz com que o veículo ganhe valor agregado e a montadora evite estoques. E se ate dois anos atrás o setor de veículos elétricos era capaz de imprimir motores inteiros em 3D, hoje já existem carros totalmente impressos com essa tecnologia, indicando que há um mercado de muitas possibilidades para esse segmento.
Além da indústria automotiva procurar novas formas de processo que viabilize a máxima customização de seus produtos, impressão 3D ou Manufatura Aditiva está influenciando as indústrias a pesquisarem maneiras de autogestão e interligação plena de informações, bem como avaliarem as melhores formas de conectar as informações de produção e logística.
Nesse cenário, a Inside 3D Printing Conference & Expo, edição brasileira do maior evento mundial de impressão 3D, vai trazer a palestra de Celso Luis Placeres, diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen América do Sul, sobre a indústria 4.0 e a impressão 3D. Placeres vai apresentar a aplicabilidade da Indústria 4.0 na Volkswagen, detalhando o uso de importantes ferramentas como a Fábrica Digital, Realidade Virtual, Impressão 3D entre outros. O evento será realizado nestas 2ª, 11 e 3ª-Feira, 12, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e já esteve em países como Cingapura, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul e China. Mais em www.inside3dprintingbrasil.com.br/2018

Divulgação   Direção progressiva, durante a frenagem pode recuperar até 12 kW de energia

AUDI – A montadora apresenta a nova cara da Família Q. O modelo Q8 combina a elegância de um coupé de luxo com a versatilidade de um SUV de grande porte. O Q8 será lançado no mercado europeu no terceiro trimestre deste ano.
Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, o SUV-cupê é mais largo, mais curto e mais baixo que o “irmão” Q7. Com uma distância entre-eixos de quase 3 metros, oferece interior espaçoso. Há um sistema de três assentos na parte traseira com ajuste longitudinal. Com os encostos dos bancos rebatidos, o compartimento de bagagens comporta até 1.755 litros.
Com o conceito operacional MMI sensível ao toque, quase todas as funções podem ser acessadas por meio de dois grandes monitores. A tela superior de 10,1 polegadas é usada para controlar os sistemas de infotainment e navegação. O motorista usa o display de 8,6 polegadas abaixo para aquecimento e ar-condicionado, funções de conveniência e entrada de texto.

CEGONHAS – O Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg) participou das negociações e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, no último dia 5, as alterações nas medidas da cegonha, que aumenta o comprimento para 23 metros e o entre eixo para 18 metros.
“Isso muito nos alegra, pois com essas alterações poderemos acomodar melhor as cargas nos equipamentos e dentro das regras do Contran”, explica Jaime Ferreira dos Santos, presidente do Sinaceg.
O texto foi publicado no Diário Oficial do dia 6 e estabelece requisitos de segurança necessários à circulação de Combinações para Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), considerando a necessidade de se reduzir custos no transporte de veículos, peças e componentes automotivos, sem prejuízo à segurança.

Divulgação        Rad Cool Super: produto inorgânico, deve ser diluído

ADITIVOS – A linha de aditivos para radiador da Promax Bardahl cresceu e apresenta novidades. Além dos já conhecidos Rad Cool Plus, Rad Cool Long Life, Rad Cool M e Rad Cool Ready to Use, a “família” acaba de ganhar três novos “membros”: Rad Cool M Long Life, Rad Cool Long Life Ready to Use e Rad Cool Super.
Utilizados para permitir que o líquido do sistema de arrefecimento do motor não ferva ou congele, os aditivos são essenciais, pois todas as montadoras recomendam no manual do proprietário os aditivos do tipo coolant.
Eles ajudam o motor a funcionar em uma faixa de temperatura ideal, que o permita trabalhar nas condições mais adequadas, obtendo do motor a melhor performance, evitando o superaquecimento e até inibindo a corrosão. Se o radiador não funcionar de maneira adequada e a temperatura não for a ideal, há chances de o motor fundir, além de aumentar o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário