segunda-feira, 5 de março de 2018

Emplacamentos sobem 16,3%

Divulgação             Este é o resultado do primeiro bimestre do ano

Nelson Tucci

De acordo com o levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos) acumularam alta de 16,3% no primeiro bimestre do ano, comparado a igual período do ano passado, somando 499.145 unidades emplacadas.
Em fevereiro foram emplacados 230.066 mil veículos, representando crescimento de 12,26% na comparação com o mesmo mês de 2016. No entanto, quando comparado com janeiro, o resultado é 14,50% menor.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado confirma a expectativa da entidade para 2018: “O desempenho desses dois primeiros meses do ano está alinhado com as expectativas de retomada das vendas de veículos no País. Em fevereiro, a média de vendas diárias se mostrou 4,5% acima do registro de janeiro, não fosse o feriado, as vendas teriam sido ainda maiores”.
Conforme a entidade, os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados e analisados separadamente, apresentaram no bimestre alta de 18,59% sobre igual período do ano passado, totalizando 327.237 unidades. O segmento de caminhões também mostrou forte retomada. Em janeiro e fevereiro foram licenciadas 8.699 unidades, 56,71% acima do volume do mesmo intervalo de 2016. Apenas em fevereiro este somou 4.106 unidades emplacadas, 57,26% acima do resultado de idêntico mês do ano passado, mas 10,6% abaixo do volume de janeiro.
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Divulgação      Lote de 300 unidades é parte de licitação de 980 furgões

UTI – A Mercedes-Benz e seu concessionário De Nigris entregaram ao presidente da República, Michel Temer, e ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, 300 ambulâncias Sprinter UTI móvel para o SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Este novo lote soma-se às 225 unidades de outubro do ano passado, totalizando 371 unidades de uma licitação de 980 furgões Sprinter para transformação em UTIs móveis que serão distribuídas a várias cidades do País.
Realizado nas instalações do concessionário De Nigris em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, na sexta-feira passada, o evento contou com a participação do prefeito José Crespo; José Luís Bertoco e Jorge Zanotto, diretores do Grupo De Nigris; parlamentares, prefeitos e gestores de saúde de vários municípios.
“Esse atendimento à licitação do SAMU reforça o posicionamento da Linha Sprinter como referência na aplicação ambulância UTI, assegurando agilidade, conforto e segurança no transporte móvel de urgência”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

FERROVIÁRIO – A Wabtec Corporation, tradicional fornecedora global de tecnologia e serviços para o setor ferroviário, há 148 anos no mercado, inova na gestão de negócio. A companhia americana possui seis unidades na América Latina, sendo um escritório e cinco armazéns, um deles localizado em Belo Horizonte (MG).
Para suportar a acelerada operação na AL, a área de TI se tornou fundamental na estratégia da companhia e tinha como desafio prepará-la para integrar todas as novas unidades, mantendo em um único local o acesso a todas as ferramentas de gestão, de backoffice e voltadas à Logística. “Precisávamos padronizar o ambiente dos sistemas, garantir escabilidade, produtividade e eficiência, além de reduzir custos e melhorar o atendimento aos nossos clientes”, explica Adriano Arão, gerente de TI para América do Sul da Wabtec.
A premissa era formar um ambiente tecnológico que suportasse de forma ágil a estrutura de sistemas de gestão e possibilitasse escalabilidade, segurança, transparência e simplicidade na administração. O primeiro passo foi padronizar o ERP e para isso, a Wabtec implantou a plataforma Cloud Totvs. “Alocar as soluções de ERP na nuvem da Totvs significou, de imediato, reduzir em 56% os gastos que teríamos para implantar novas empresas no sistema da Wabtec. Também há custos indiretos gerados pela simplificação na administração da infraestrutura dos sistemas”, enfatiza Arão. O processo levou seis meses e hoje cerca de 300 usuários acessam os sistemas Totvs.

Divulgação          Chassi permite configuração para baú carga seca...

CAMINHÃO – A Hyundai CAOA apresenta o novo caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). Com o lançamento, a empresa reafirma a importância que o segmento de caminhões leves tem para a sua estratégia de crescimento. Disponível em versão única de acabamento e com preço sugerido de tabela de R$ 118.800, este novo caminhão leve foi desenvolvido sobre chassi resistente que possibilita ao cliente configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade (baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food...).
Para a fabricação do HD 80, a fábrica passou por algumas evoluções. Foram instaladas novas linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades desse modelo. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança, como, por exemplo, aperto de rodas e dos eixos.
Já no Trim Shop (local onde a carroceria acolhe as peças mecânicas e itens de acabamento), vários processos foram readequados para serem compartilhados pelos modelos comerciais HD 80 e HR, como, por exemplo, a montagem final da carroceria.

Divulgação         Unificação de estruturas prevê maior agilidade

RP – A partir deste mês as marcas Peugeot, Citroën e DS contam com uma nova diretoria de Relações Públicas e Imprensa no Brasil. A unificação das estruturas tem por objetivo reorganizar as atividades do departamento para garantir maior eficiência no atendimento à imprensa, rede e colaboradores.
Marcus Brier, que até então estava à frente da comunicação da Peugeot, passa a responder pela diretoria de relações públicas e imprensa das três marcas. A nova diretoria está ligada a Ana Theresa Borsari, Country Manager Brasil da Peugeot, Citroën e DS.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário