segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Mais segurança no trânsito

Divulgação   Educação é aliada fundamental na prevenção de acidentes

Nelson Tucci

Reduzir o número de mortes no trânsito pela metade até 2028. Esse é o objetivo do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614/18. E para alcançar o resultado serão divulgadas metas anuais, sempre em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para cada Estado.
Conforme a lei, os dados sobre o desempenho de cada Unidade da Federação e sobre o cumprimento das metas deverão estar disponíveis para consulta na internet. Para Rodrigo Mourad, sócio da Cobli – startup focada em controle de frotas, telemetria e roteirização –, a medida só vai funcionar se houver conscientização tanto por parte dos condutores quanto por parte de empresas.
"É preciso focar em treinamento e educação de motoristas. Clientes nossos, na área de logística, já criaram programas visando cuidar da saúde de seus colaboradores e conseguiram reduzir cerca de 80% de multas, acidentes, além de promover uma melhor imagem da marca nas ruas", assegura, para finalizar em seguida: “Temos parceiros da Cobli reduzindo a emissão de CO2 e economizando cerca de 10% de combustível, apenas com um modo de condução adequado".

BLINDAGEM – Atenção você que pensa em blindar o seu carro. Alguns procedimentos são necessários para tal. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) preparou um passo a passo sobre o assunto.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), toda alteração na característica original (de fábrica) de um veículo – blindagem, cor, envelopamento, combustível – precisa ser previamente informada aos órgãos de trânsito. Somente no Estado de São Paulo, 12.639 novos Certificados de Registro de Veículo (CRVs) com registro de alteração de características foram emitidos no ano passado. Antes de iniciar o processo consulte o site www.detran.sp.gov.br

Divulgação       Nissan Note e-POWER: propulsionado por motor elétrico

PROPULSÃO – A tecnologia de propulsão elétrica Nissan e-Power, que contribuiu para fazer do modelo Nissan Note o carro compacto campeão de vendas do Japão no ano passado, recebeu uma honraria por sua contribuição na redução das emissões de CO2 no Japão.
O Centro de Conservação de Energia do Japão (ECCJ), organização amparada pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, premiou o sistema e-Powercom o "Chairman's Prize", que faz parte do Grande Prêmio de Conservação de Energia.
A montadora lançou o e-Power em novembro de 2016 e trabalha para colocar no mercado mais modelos equipados com esta tecnologia de propulsão elétrica.

Divulgação   Emplacamentos de veículos novos somaram 269.092 unidades

ALTA – O mercado de veículos, no Brasil, apontou alta significativa em janeiro último, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na quinta-feira, dia 1º. Os emplacamentos de veículos novos, considerando todos os segmentos – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros – somaram 269.092 unidades, registrando alta de 20,06% na comparação com janeiro do ano passado. Com relação a dezembro último, o resultado foi 10,68% menor.
Para Alarico Assumpção Júnior, Presidente da Fenabrave, a expressiva alta nas vendas de janeiro, sobre igual período do ano passado, já era esperada pela entidade: "O cenário econômico, deste início de ano, é totalmente diferente do início de 2017. As expectativas renovadas em função da melhora dos índices econômicos refletem, diretamente, na confiança do consumidor e favorecem o mercado de veículos. A Fenabrave tem projeções otimistas para o ano de 2018. Acreditamos que, gradualmente, o Setor da Distribuição de Veículos retome seu ritmo normal”.

Divulgação             Mustang GT Premium: motor V8 5.0 de 466 cv

MUSTANG – O mercado espera pela chegada do Mustang no Brasil e, por este motivo, a Ford antecipou dois recursos que vão equipar o modelo: o sistema eletrônico de preaquecimento dos pneus traseiros (Line Lock) e a central multimídia SYNC 3. O anúncio foi feito durante encontro com a imprensa na Campus Party Brasil, feira de tecnologia realizada em São Paulo, semana passada, onde a marca exibe o veículo para um público aberto.
Um dos equipamentos esportivos, o sistema eletrônico de preaquecimento dos pneus traseiros é uma função que permite travar as rodas dianteiras e acelerar as traseiras sem sair do lugar, “queimando” os pneus. Desse modo, os pneus são aquecidos e obtém-se uma maior aderência para arrancadas rápidas em ambientes controlados.
“É impressionante a emoção que o Line Lock transmite para o motorista, uma sensação única de potência e esportividade que empolga também quem assiste”, disse Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário