segunda-feira, 11 de julho de 2016

Veículos produzem muitos gases, diz ABVE

Nelson Tucci

Anote: 94,7% de todos os veículos produzidos no mundo são emissores de gases de efeito estufa, enquanto apenas 4,9% são veículos híbridos com baixo nível de emissões e 0,4% são veículos elétricos, isto é, zero emissão.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Guggisberg, durante o Workshop Plano Nacional de Energias Renováveis, realizado na última semana, na Câmara dos Deputados.
Entre 2010 e 2015, foram emplacados no Brasil 2.137 veículos leves híbridos e movidos a eletricidade, o que representa menos de 1% da frota nacional. A projeção da Empresa de Pesquisas Energéticas é de que até 2025, esses veículos representem 1,5%, saltando para 60% a partir de 2050.
Para a ABVE, é preciso que haja uma política pública de incentivo às tecnologias. Entre os pleitos da associação estão a regulação da venda do combustível energia, a aprovação de infraestrutura para recarga para elétricos e a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
“A redução de IPI possibilitaria a popularização dos produtos e o crescimento do consumo, ou seja, é uma forma de estimular o mercado do veículo elétrico”, explicou Guggisberg.

ESPORTE – A Toyota patrocina pelo 19º ano consecutivo o mais importante campeonato de futebol da América Latina: a Copa Libertadores da América. As semifinais da edição 2016 terão início na última quarta-feira, 06, envolvendo quatro países que detêm distribuidores da marca: Argentina, Brasil, Colômbia e Equador.
Nesses 19 anos de patrocínio, os clubes brasileiros sagraram-se campeões em nove oportunidades, os argentinos levaram a taça sete vezes e os colombianos e equatorianos uma vez cada.
Pela nona vez consecutiva, a Toyota premiará o técnico vencedor da decisão da competição sul-americana com um veículo zero-quilômetro. De 1999 a 2007 a premiação foi oferecida ao melhor jogador das duas partidas finais.

RECALL – A Toyota do Brasil e a Lexus do Brasil veiculam comunicados sobre a abertura da Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Corolla (produzido entre outubro de 2007 e dezembro de 2009), Prius (produzido entre julho de 2012 e fevereiro de 2015) e CT 200h (produzido entre julho de 2012 e janeiro de 2015).
Foi constatada a possibilidade de haver uma trinca no canal por onde passa o fluxo de gás do tanque de combustível que, quando cheio, poderá apresentar algum vazamento. Caso ocorra a falha mencionada, há risco de incêndio, que poderá causar danos materiais e lesões físicas graves aos ocupantes do veículo.
A partir de 25/07, a Toyota promoverá a substituição do conjunto da bomba de combustível e do controle de emissões evaporativas, gratuitamente. Os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Lexus e/ou Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas está disponível nos sites www.toyota.com.br e www.lexus.com.br

RECALL 2 – Também entraram com recall as fabricantes Jaguar, com os modelos XF e XJ por problema na polia do motor e a Mercedes-Benz, com os caminhões Atego por problema na caixa de transferência. Os proprietários deverão buscar as respectivas concessionárias para sanar os problemas.

Divulgação    Criar soluções voltadas à condução totalmente autônoma

AUTÔNOMOS – O BMW Group, a Intel e a Mobileye uniram forças para desenvolver veículos totalmente autônomos e transformar em realidade conceitos de mobilidade para o futuro. As empresas estão cooperando para criar soluções voltadas à condução totalmente autônoma, e que devem chegar às linhas de produção de automóveis em 2021.
A parceria foi anunciada na semana que passou, na sede do BMW Group, em Munique, na Alemanha. O evento selou cooperação e o compromisso de buscar um padrão para a indústria e definir uma plataforma aberta e comum para a condução autônoma.
Esta plataforma irá contemplar a direção automatizada de níveis 3 a 5, sendo esta última 100% isenta de intervenção humana. Posteriormente, ela será disponibilizada a fabricantes de automóveis e outras empresas que podem se beneficiar de máquinas autônomas ou de inteligência artificial.

Divulgação      Range Rover Evoque: cinco anos de produção em Halewood

SUV – O famoso SUV compacto de luxo Range Rover Evoque comemora este mês cinco anos de produção na fábrica da Jaguar Land Rover de Halewood, na região de Liverpool, no Reino Unido. Com mais de meio milhão de unidades vendidas em mais de 180 países desde 2011, o Range Rover Evoque é o modelo de maior sucesso na história da Land Rover.
Sua produção no Reino Unido exige três turnos e 24 horas de trabalho sem interrupção. A cada 170 segundos uma versão atual do modelo sai das linhas de montagem. Tamanha velocidade se deve ao incrível sucesso em vendas do modelo, que teve suas vendas quintuplicadas desde 2011. Naquele ano, foram comercializadas cerca de 22 mil unidades do veículo. Já em 2015, mais de 108 mil Evoques foram vendidos em mais de 180 países.

CONSÓRCIOS – A Mapfre Consórcios obteve um crescimento de 64% em cotas vendidas e 73% em créditos entre os meses de janeiro e abril, ultrapassando o valor de 1 bilhão em cartas de créditos comercializadas. O crescimento mostra que o consórcio tem se tornado alternativa para o planejamento na aquisição de bens, como carros e imóveis.
O desempenho da atividade da Mapfre Consórcios no período foi superior ao volume de negócios do segmento. Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) de janeiro a abril 2016, comparado a 2015, o mercado de consórcios teve uma retração de 12,8% em cotas vendidas e 17,1% em créditos comercializados.

MIRIM – A “Patrulha Mirim Unidos pela Segurança”, campanha sobre segurança veicular voltada para crianças, está nas estradas desde o último fim de semana. Nesses dias 9 e 10 esteve no posto de parada da rede Frango Assado do Km 94 da Rodovia Carvalho Pinto. A ação é uma iniciativa da Anfavea.
A entidade promove a ação durante as férias escolares com o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos da utilização do celular ao volante e da importância do uso do cinto de segurança nos bancos traseiros. O presidente da Anfavea, Antonio Megale, diz: “Precisamos educar desde já os nossos futuros motoristas e mais, é preciso conscientizar todos os adultos sobre o risco de usar o celular enquanto dirige, algo muito comum hoje em dia. É um costume perigoso que precisa mudar. A experiência do primeiro fim de semana teve retorno muito positivo”.
Há também um hotsite exclusivo da campanha, onde é possível assistir ao vídeo educativo, acompanhar o local das próximas ações, criar imagem personalizada da patrulha mirim e imprimir seu próprio talão de multas. O endereço é www.patrulhamirim.com.br

Divulgação                    Atenção ao desgaste da vela de ignição!

VELAS – Férias escolares pedem atenção especial com a manutenção do carro. Quem pensa em pegar a estrada deve ficar atento ao desgaste da vela de ignição, já que o componente está relacionado diretamente ao desempenho do motor. A dica é da NGK, empresa especialista em sistema de ignição. “Velas com desgaste excessivo ou funcionamento irregular podem causar falhas no motor, dificuldades na partida do automóvel, aumento do consumo de combustível e dos níveis de emissões poluentes”, explica o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori.
De acordo com o especialista, o funcionamento irregular da vela de ignição nem sempre é percebido pelo motorista, o que torna as revisões periódicas muito importantes. “Por conta da evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas e, principalmente, quando há início de falha. Quando o problema começa a ser percebido, é sinal de que ele já está ocorrendo há algum tempo”, alerta Hiromori Mori.
Segundo o Consultor de Assistência Técnica da NGK, outra vantagem da inspeção da vela de ignição é que, por uma simples inspeção visual do componente, diversos outros problemas no motor do veículo podem ser identificados. Caso da infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão, ou do uso de combustível de má qualidade. “A aparência da vela diz muito sobre o estado do motor. Por isso, ela deve ser priorizada em qualquer revisão”.

Divulgação   Fernando Pinho: comunidade deve estar preparada

ARTIGO
O Brexit e o Brasil

Por Fernando Pinho (*)

O chamado Brexit (British Exit) já era esperado há muito tempo, apesar de ter surpreendido a quase todos no mundo. Desde o início da formação da então chamada CEE (Comunidade Econômica Europeia), já se desenhava a formação de um bloco econômico com grandes assimetrias, que invariavelmente acabaria por desembocar num processo de divórcio, iniciado pelo Reino Unido, podendo levar também ao êxodo de outros países.
As diferenças são muitas: idiomas; extensões territoriais; legislações trabalhistas; desníveis acentuados com relação à qualidade dos sistemas de ensino; disparidades gritantes em relação ao grau de competitividade das empresas de cada país; diferentes graus de aptidão ou falta dela, no tocante ao empreendedorismo; sistemas tributários mais ou menos hostis à acumulação de patrimônio; distribuição da estrutura demográfica; solidez das Finanças Públicas etc.
Já antevendo a possibilidade desse desfecho, sabiamente, as autoridades britânicas nunca permitiram que a secularmente confiável Libra Esterlina fosse trocada pelo Euro, o que proporcionará ao Reino Unido uma grande vantagem, quando ao final dos próximos dois anos, se desvincular definitivamente das onerosas obrigações advindas de membro da União Europeia.
Muitos fatos colaboraram para que os britânicos tomassem tal decisão: 1) Terrorismo, agravado com a facilidade do fluxo de pessoas decorrente do livre trânsito proporcionado pelo grande espaço europeu; 2)Fluxos migratórios incontroláveis, causados pela necessidade de acolhimento de refugiados de países assolados por guerras ou desastres naturais; 3) Sobrecarga do sistema de saúde causado pelo fluxo migratório; 4) Concorrência aos postos de trabalho britânico, por pessoas dispostas a trabalhar por qualquer remuneração, em função do estado de miserabilidade em que se encontram (refugiados); 5) Como o Reino Unido sempre enviou mais dinheiro para Bruxelas do que dela recebeu, naturalmente, convenceu as autoridades fazendárias de que tal fato era nocivo às finanças domésticas, já que Portugal, Espanha, Itália e Grécia são permanentes usuários dos programas de socorro financeiro, pois não conseguem transformar suas respectivas economias em entes competitivos.
São os chamados "cinturões de ferrugem" da Europa. Problema crônico e aparentemente insolúvel no curto prazo. Quanto ao Brasil, pouco deverá ser afetado pelo fenômeno, já que o fluxo de comércio Brasil/Reino Unido é muito pequeno, dado os valores transacionados. Porém, não há garantias de que em função da atual fragilidade das Finanças Públicas, não sejamos afetados por algum grau de volatilidade na economia mundial, no caso de haver outras defecções de países na União Europeia.
O mundo vive tempos de grandes incertezas, que parece tornar-se-ão permanentes. Portanto, a análise e entendimento dos desdobramentos desse imbricado jogo de variáveis controláveis e incontroláveis tornam-se de vital importância visando preparar a comunidade para as ameaças e oportunidades que vierem a apresentar-se.
(*) Fernando Pinho é economista e consultor financeiro da Prospering Consultoria.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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